Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 83 de 97Dudu trata com Pessoa e Strans sobre crise no transporte público
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), se reuniu na manhã desta sexta-feira (30/04), com o prefeito Dr. Pessoa (MDB), no gabinete do chefe do Executivo, para debater soluções para a crise no transporte público de Teresina.
O parlamentar é autor de requerimento apresentado na Câmara Municipal, que pede à Procuradoria da Casa que entre na Justiça buscando o rompimento do contrato entre a Prefeitura e os consórcios de ônibus que atuam hoje na cidade.
A iniciativa de Dudu vai ao encontro do desejo da prefeitura de rever a relação com as empresas de transporte público. O município sustenta que há falha na prestação de serviços à população.
Por outro lado, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) cobra da prefeitura repasses de subsídio, acordado em contrato em razão das gratuidades do sistema, que estão atrasados desde o ano passado.
Também participou da reunião o Major Cláudio Pessoa,superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS).
No feriado, lojas de Teresina irão funcionar em turno único
As lojas do Centro, shoppings e dos bairros de Teresina irão abrir na próxima quarta-feira (21/04), feriado do Dia de Tiradentes.
A informação foi confirmada pela assessoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS), que decidiu pelo funcionamento em turno único, já que não há restrição imposta por qualquer decreto do governo estadual ou da prefeitura.
Cada lojista e comerciante poderá definir o horário de abertura dos estabelecimentos, desde que respeitem o limite de 6 horas.
Bancada do Progressistas na CMT articula reunião com Dr. Pessoa
No dia em que o presidente municipal do Progressistas, Aluísio Sampaio, negou qualquer articulação na Câmara de Teresina para montar um bloco de oposição ao prefeito Dr. Pessoa, o vereador Neto do Angelim, também do Progressistas, confirmou que a bancada do partido no Legislativo irá se reunir com o chefe do Executivo municipal.
A agenda, segundo Neto do Angelim, está sendo acertada pelo líder do prefeito, o vereador Renato Berger (PSD), e já deveria ter ocorrido na semana passada.
Neto disse ainda que a executiva estadual e nacional do partido, que tem como líder maior o senador Ciro Nogueira, não fez imposições à bancada na Câmara no que diz respeito à relação com o Palácio da Cidade.
“Ele [Ciro] nunca foi muito radical no ponto de determinar que a gente fosse oposição. E ele sempre disse que está aberto, para conversar, com o próprio prefeito", completou o parlamentar.
Aluísio Sampaio: “Não se está montando palanque de oposição”
O vereador Aluísio Sampaio, presidente do diretório municipal do Progressistas, negou que haja na Câmara de Vereadores qualquer articulação de uma bancada de oposição ao prefeito Dr. Pessoa (MDB). Ao blog, ele diz que a postura do partido segue de “independência”.
“Neste momento não se está montando nenhum palanque de oposição. Nós estamos aí colaborando nas coisas que são de interesse da cidade, e evidentemente que nas coisas que a gente identificar que merece um contraponto, nós vamos levantar e discutir", pontuou.
Samuel defende vereador e rebate Pessoa: “Tenha mais humildade”
O delegado e ex-secretário do município de Teresina, Samuel Silveira, reagiu à declaração do prefeito Dr. Pessoa (MDB), que em entrevista à imprensa usou os termos “vereadorzinho periférico” para se referir a um parlamentar que questionou o gestor por entregar obras construídas na gestão do ex-prefeito Firmino Filho.
Para Samuel, a mensagem de Pessoa foi direcionada a Paulo Lopes (PSDB), que na campanha de 2020 teve o apoio de Silveira, que desistiu de concorrer à reeleição. E em publicação nas redes sociais, o delegado saiu em defesa do colega, se referindo aos “sem dias de gestão” do emedebista.
“Dr. Pessoa, tenha mais humildade! O vereador Paulo Lopes foi tão bem eleito quanto o senhor foi eleito prefeito e sua atitude menospreza o Poder Legislativo Municipal. Sua pretensa humildade cai por terra em face de declarações preconceituosas como a que o senhor acabou de fazer chamando Paulo Lopes de VEREADORZINHO PERIFÉRICO. Mas tenho certeza que, pelo que conheço do Paulo, ele adora trabalhar pela periferia e isso é motivo de orgulho e não de desprezo”, escreveu Samuel.
Na sequência, delegado afirma que é hora de Dr. Pessoa “sair do palanque e trabalhar”.
PL que prioriza vacinação de estudantes da saúde aguarda sanção
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) cobrou nas redes sociais que o governador Wellington Dias sancione o Projeto de Lei 38/2021, aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí, que garante prioridade na vacinação aos estudantes da área de saúde, que estão em atendimento à população.
“Precisamos com urgência corrigir essa injustiça com os estudantes da área de saúde que estão expostos ao vírus, arriscando suas vidas, para salvar as vidas de muitos piauienses. É uma categoria que deveria está recebendo a imunização junto com os profissionais de saúde já diplomados e que assim como os universitários, estão na linha de frente”, destacou Menezes.
Franzé pede que Lira analise pedidos de impeachment de Bolsonaro
Um requerimento apresentado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), e aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí, na manhã desta quinta-feira (15), solicita ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), que seja dado encaminhamento aos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.
Para Franzé, o presidente “crimes de responsabilidade diários” e “demonstra completa inaptidão para governar o país e integral distanciamento da realidade”. O petista defende que “o impeachment é a forma constitucional de repudiar com veemência as frequentes e grotescas manifestações antidemocráticas, como as proferidas ontem em meio a apoiadores”.
Funai deve retomar demarcação de terras do Povo Gamela, no Piauí
Foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal recomendação à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para que seja retomada, de forma imediata, a tramitação do procedimento de reconhecimento e demarcação de terras do Povo Indígena Gamela, na região de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Estado.
O documento, assinado pelo Procurador da República no Município de Corrente, Anderson Rocha Paiva, pelo Defensor Regional de Direitos Humanos da Defensoria da União no Piauí, André Amorim de Aguiar, e pelo Defensor do Núcleo de Direitos Humano e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado Piauí, Igo Castelo Branco de Sampaio, estabelece prazo de um ano para a conclusão do procedimento, garantindo ao povo indígena posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existente.
A FUNAI deve ainda enviar aos autores da recomendação, de forma periódica, informações sobre os atos praticados no decorrer do procedimento. O órgão tem 15 dias para comunicar sobre o acatamento da recomendação.
MPF, DPU e DPE ressaltam que o Povo Gamela enfrenta "secular tentativa de apagamento de sua história e existência sob o pálio de uma suposta inexistência de povos indígenas neste Estado contando assim com o histórico descaso no tocante a políticas públicas específicas" e que "o processo de demarcação de terras, responsabilidade da FUNAI, vem enfrentando diversas dificuldades em sua conclusão acentuando-se a vagarosidade no seu trâmite e a ínfima quantidade de terras indígenas efetivamente demarcadas".
Uma crise que "leva a um estado de incerteza e insegurança jurídica com expressiva tentativa de apropriação de tais terras por parte de terceiros com o uso de violência, gerando reiteradas denúncias sobre violência, ameaças e até de queima de casas de indígenas".
Decisão judicial
Em janeiro deste ano, a Defensoria Pública do Estado do Piauí obteve decisão favorável ao agravo de instrumento impetrado perante o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, para manter famílias de indígenas do povo Gamela em área que já ocupam há várias gerações na região de Baixa Grande do Ribeiro. Na ação, a DPE questionou decisão liminar da Vara Única de Gilbués, que deu posse da área à pessoa que alegava ter comprado a propriedade onde vivem os indígenas. Na época, 11 indígenas foram despejados de suas casas, sem aviso prévio.
Ação de grileiros
Com o avanço do agronegócio na região, o Povo Gamela é constantemente alvo da ação de grileiros. Em junho do ano passado, mesmo na pandemia, os indígenas tiveram suas casas incendiadas e hortas devastadas na comunidade Barra do Correntim, em Bom Jesus. Após o incidente, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) solicitou providências às autoridades, enviando ofício à Procuradoria da República no município de Corrente.
Internautas sugerem dar nome de Firmino à avenida ou ponte de THE
Como forma de homenagear o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, encontrado morto na última terça-feira (06) na calçada de um prédio na zona Leste, internautas iniciaram um movimento nas redes sociais para que seja dado o nome do político a alguma avenida ou ponte da cidade.
Ao menos duas vias são mencionadas. A avenida João XXIII, que interliga o Centro à Zona Leste da capital, e a Avenida Marechal Castelo Branco, que margeia o Rio Poti, interligando as Zonas Sul e Norte de Teresina.
No caso da Marechal, a mudança também é justificada pelo fato de que Castelo Branco foi um dos generais da ditadura e apontado como articulador do Golpe Militar de 1964, já havendo inclusive projeto em tramitação para que a via ganhe o nome de Esperança Garcia, que foi escrava e hoje é reconhecida como primeira mulher advogada do Piauí.
Outra opção dada pelos internautas seria dar o nome de Firmino à ponte da Água Mineral, que está em fase de construção, para interligar a Avenida Ulisses Marques à zona Norte de Teresina.
Thanandra solicita à PMT novo prédio para o Centro de Zoonoses
Em requerimento apresentado na Câmara de Vereadores, Thanandra Sarapatinha (Patriota), solicita ao prefeito Dr. Pessoa (MDB) que determine ao município a busca de um imóvel para a instalação de um novo centro de Zoonoses em Teresina.
Ela justifica que o prédio onde hoje funciona o Centro não possui estrutura adequada para atender a demanda.
As orientações da gerência de Zoonoses indicam que o prédio deve ter terreno com área mínima de 10 mil metros quadrados, e prédio de 800 metros quadrados, com estrutura que contenha salas de vacinação, laboratório, sala de cirurgia, sala de necropsia, além de canis coletivos, gatil e vestiário para funcionários.
O espaço, segundo a parlamentar, é importante não só para o bem estar dos animais, como para promoção da saúde pública da população, ajudando no controle de doenças como raiva, leishmaniose visceral, dengue, febre amarela, Chikungunya, dentre outras.