Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 88 de 97Em Altos, kits de prevenção ao câncer vão parar no lixo
A prefeitura de Altos precisou descartar dois mil testes de prevenção ao colo do útero e caixas de material contra o tabagismo, que estavam vencidos.
Segundo o prefeito Maxwuell da Mariínha, os kits perderam a validade em 2018 e 2019. Em publicação nas redes sociais, ele culpou a gestão anterior pelo descaso.
"Vamos tentar corrigir esse desperdício e recuperar o prejuízo causado à saúde de milhares de altoenses", destacou.
Deputada acompanha 1ª reunião deliberativa da nova diretoria da APPM
A primeira reunião deliberativa da nova presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizada nesta quinta-feira (14/01), contou com uma convidada “federal”.
A deputada Iracema Portella, que foi cumprimentar o colega de partido e novo presidente da entidade, o prefeito Paulo César, de Francinópolis, acabou ficando para a encontro com os gestores.
Aproveitou para reforçar seu compromisso e apoio à pauta municipalista durante a nova gestão.
Iracema parabenizou ainda o prefeito Robertinho, de Miguel Leão, novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR).
Para bom entendedor, fica claro que são os primeiros movimentos em 2021 da deputada - que possui forte base no interior do Piauí - em busca de viabilizar uma candidatura ao governo do estado no próximo ano. Mesmo que a primeira alternativa no Progressistas seja ainda o senador Ciro Nogueira.
Eleição da Câmara: Abreu vai ouvir comando do PL antes de definir voto
O deputado federal Fábio Abreu (PL) garante que ainda não definiu seu voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Em Teresina, o parlamentar esteve tanto na recepção preparada para o deputado Arthur Lira, do Progressistas, como no encontro de Baleia Rossi, do MDB, com o governador Wellington Dias (MDB).
“Terei uma conversa com o presidente do PL nacional”, respondeu Abreu quando questionado sobre em quem iria votar.
Contudo, o presidente nacional do Progressista, Ciro Nogueira, saiu do jantar oferecido para Lira contando com o voto de Fábio Abreu.
PL tem candidato
Apesar de setores do PL terem anunciado apoio ao deputado progressista, o coordenador da chamada "bancada da bala", o deputado Capitão Augusto (PL-SP) anunciou que é candidato à presidência da Câmara.
Ele aposta em “traições” para vencer a disputa.
Iracema pode ser a candidata do Progressistas ao governo em 2022
A deputada federal Iracema Portella afirmou, nesta quinta-feira (14/01), que já debateu com o senador Ciro Nogueira a possibilidade de que ela seja a candidata do Progressistas ao governo do Piauí em 2022.
Contudo, ela diz, o nome do momento no partido para a disputa é o do senador.
“Já conversamos sobre isso, sim. Até o momento, o nome do Progressistas para disputar o Governo do Estado é o do senador Ciro, mas temos nomes fortes, temos opções e eu estou, como sempre estive, à disposição do partido”, afirmou o blog.
Disposta a entrar na corrida pelo comando do Palácio de Karnak, Iracema lembra que esse “é o sonho de todo político que ama seu Estado”.
“Estou no meu terceiro mandato na Câmara, tenho serviços prestados, tenho consciência da importância do meu trabalho”, completa a parlamentar.
Além de Iracema, a deputada federal Margarete Coelho é também vista como alternativa dentro do Progressistas para concorrer em 2022. Contra ela, pesa a relação próxima com Wellington Dias, de quem foi vice-governadora, sendo ainda detentora de importantes indicações no governo PT, como a da irmã, Sádia Castro, na secretaria de Meio Ambiente.
Em meio a rumores de que sairá do PSC, Gessy não vai a evento da sigla
Em meio aos rumores de que pode deixar o PSC, a ex-candidata a prefeita e secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca, não apareceu no evento de filiações do partido, realizado na manhã desta quinta-feira (14/01).
Ao blog, Gessy afirmou que só foi avisada no dia de ontem sobre o ato, e que já havia agendado compromissos importantes.
“Minha prioridade são os compromissos da secretaria”, destacou Gessy.
PSC articula candidatura em 2022
No evento, o presidente estadual da legenda, Valter Alencar, confirmou que o PSC buscará viabilizar candidatura ao Governo do Piauí nas Eleições de 2022.
Ele diz que a legenda tem sido muito procurada “por um movimento renovador por pessoas que estão buscando a sigla para defender a bandeira da família, da nossa saúde e direitos”.
Valter ainda deu posse à Mara Denise - que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Gessy Fonseca em Teresina - no comando do PSC Mulher.
Prefeitura agenda 8 pregões em um só dia; MPC entra com representação
O Ministério Público de Contas ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) contra a prefeitura de Rio Grande do Piauí, apontando irregularidades na publicação de oito pregões presenciais, marcados para o mesmo dia.
Na representação, o procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos afirma que o cadastramento das licitações no sistema Licitações Web, do TCE, estão em “desacordo com o prazo previsto no artigo 6º da Resolução nº 06/2017, o qual estabelece o prazo de um dia útil para preenchimento eletrônico das informações relativas à abertura do procedimento, tendo realizado os aludidos cadastramentos mais de 10 (dez) dias após a publicação na imprensa Oficial e apenas três dias antes da data prevista para realização de sessão de abertura dos certames”.
Ressalta que a irregularidade prejudica a publicidade dos procedimentos, o que afetaria o caráter competitivo dos certames, podendo resultar em prejuízo à administração pública.
Chama atenção ainda para o fato de que a Prefeitura programou todos os oito certames para o mesmo dia, 14 de janeiro, com intervalo de apenas 30 minutos entre o início de cada procedimento.
O MPC pede a procedência da representação e a suspensão dos Pregões Presenciais nº 01/2021, 02/2021, 03/2021, 04/2021, 05/2021, 06/2021, 07/2021 e 08/2021, até que a prefeitura Rio Grande do Piauí programe e realize as sessões de abertura das licitações no prazo mínimo de sete dias úteis após sua disponibilização no sistema Licitações Web.
A representação foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Jaylson Campelo.
Merlong propõe realização do Enem após o início da vacinação
O deputado federal Merlong Solano (PT) defende que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, sejam aplicadas somente após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.
Na opinião do parlamentar, manter as datas é “mais um atentado do governo Bolsonaro contra a saúde pública”.
Diz isso levando em conta estatísticas indicando a possibilidade de que até 54 mil pessoas infectadas participem da prova. “O governo que não vacina a população brasileira é o mesmo que quer realizar o Enem agora, justamente no momento em que estão aumentando os casos de contaminação, a ocupação de leitos e o número de mortes. Realizar o Enem agora é agravar a pandemia”, ressalta.
Merlong considera ainda a dificuldade enfrentada pelos alunos da rede pública de ensino, que não têm acesso aos canais de educação à distância. Assim, realizar o ENEM agora, ele diz, “é consolidar a desigualdade no acesso da nossa juventude ao ensino superior, em prejuízo das famílias mais pobres do nosso país”.
Presidente do PP conta com até 330 votos para Arthur Lira na Câmara
O senador Ciro Nogueira estima que o deputado federal Arthur Lira, do Progressistas, já conte com até 330 votos de parlamentares na eleição para presidente da Câmara dos Deputados.
Após a agenda de ontem, em Teresina, Ciro diz contar com os votos de sete parlamentares do Piauí para Lira.
Além das progressistas Iracema Portella, Margarete Coelho e Átila Lira, estiveram presentes os deputados Fábio Abreu (PL), Flávio Nogueira (PDT) e Júlio César (PSD). O sétimo voto seria da deputada Marina Santos (Solidariedade.
Berger diz que Pessoa vai receber todos os vereadores, “sem distinção”
O líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Teresina, Renato Berger (PSD), afirmou que Dr. Pessoa (MDB) vai receber todos os parlamentares, sem distinção.
Nesta quarta-feira (13/01), ele esteve reunido com o prefeito, na presença também do presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, do vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, e do secretário de Governo, Adolfo Nunes.
Tudo para tentar pacificar a situação entre o prefeito e os vereadores da base, que ficaram enciumados após o encontro, mediado por Themístocles Filho (MDB), de Pessoa com a bancada federal.
“O importante é trabalhar pela cidade. Não vai ter uma reunião com todos, mas individualmente ele [prefeito] vai receber todos os vereadores e vereadoras que quiserem agendar alguma conversa”, disse Berger.
Gessy avalia convite do Solidariedade para disputar eleição em 2022
A secretária municipal da Economia Solidária, Gessy Fonseca, está analisando o convite do deputado estadual Evaldo Gomes, para que ela se filie ao Solidariedade.
Ainda no PSC, ela é cotada para assumir a presidência da sigla, que tem hoje no comando o advogado Valter Alencar.
Mas, em razão do resultado obtido nas urnas em 2020, em Teresina, ela é um dos nomes mais assediados por partidos na composição das chapas proporcionais para 2022.
Segundo Gessy, o Solidariedade a deixou à vontade para escolher se quer disputar uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.
Questionada se vai aceitar, ela respondeu:
“Esse momento estou focada na secretaria, em fazer um bom trabalho. Mas o convite está sendo analisado. Deputado foi muito educado e gentil”, disse.