Francy Teixeira, direto de São Paulo
O MeioNews acompanha o Conecta Imobi 2025, o maior evento do setor imobiliário da América Latina, que acontece em São Paulo. Durante o encontro, o CRO e CMO do Grupo OLX, Marcos Leite, afirmou em entrevista exclusiva que o mercado de imóveis no país segue em ampla expansão, com atenção especial para o Nordeste.
“O cenário do mercado de imóveis brasileiro só tem a crescer”, afirmou Leite, ao destacar que as plataformas do grupo registraram mais de 1 milhão de transações imobiliárias no último ano.
Nordeste em alta
Leite ressaltou que a força da marca OLX na região abre espaço para novos investimentos e digitalização do setor. “Então a gente adora o Nordeste, né? Por várias razões. Mas a gente tem bastante força no Nordeste, porque a marca é muito forte. (...) A gente vê oportunidades também do mercado do Nordeste se digitalizar mais”, disse.
Ele destacou ainda a passagem recente por Teresina, onde reuniu-se com profissionais do mercado. “A gente foi ter essa estratégia muito clara, por isso que a gente esteve em Teresina recentemente, para falar com os profissionais do mercado, para entenderem que a gente está aqui para ajudar eles a chegarem a esse objetivo.”
Locação e novas gerações
Segundo Leite, o segmento de luxo cresce de forma consistente, mas o grande potencial está no mercado de locação. Ele avalia que as gerações mais jovens, como a Z, tendem a priorizar o aluguel, em função do menor poder aquisitivo e da dificuldade em obter financiamentos.
Inteligência Artificial no setor imobiliário
O primeiro dia do Conecta Imobi também foi palco para o lançamento da IA conversacional do Grupo OLX, apresentada pela CPO Lilian Ferraz. A ferramenta permitirá que compradores conversem diretamente com a inteligência artificial, informando preferências e prazos para aquisição de imóveis.
“O comprador vai poder conversar e contar o que procura num imóvel, suas preferências, e até se os planos são a curto, médio ou longo prazo. A IA analisa as informações e já apresenta um rol qualificado de imóveis, como um corretor virtual”, explicou Ferraz.
Segundo ela, a inovação não apenas facilita a tomada de decisão dos clientes, mas também gera inteligência para o mercado: “para que ele vá mais qualificado para os corretores”.