Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 142 de 665Prefeito do PP elogia PRO Piauí ao receber asfalto e calçamento em Palmeira
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) acompanhou na terça-feira (1), no Povoado Brejo Novo, a construção de 8 mil metros de calçamento em Palmeira do Piauí. Ao lado do prefeito João da Cruz, ele destacou a importância dos investimentos do programa PRO Piauí por todo o Estado.
"Só tenho a agradecer ao deputado João Mádison pelo empenho e ao governador Wellington Dias e ao secretário Rafael Fonteles por liberarem a obra, que é tão importante para Palmeira do Piauí", comentou o prefeito.
Além do calçamento, Palmeira recebeu 4 mil metros de asfalto do PRO Piauí. O prefeito João da Cruz foi eleito em 2020 pelo PP, derrotando um candidato do PT (Nonato Mendes). No entanto, segundo o deputado João Mádison agora em 2020 o gestor irá votar em Rafael Fonteles (PT) para o Governo do Estado e não do candidato das oposições.
Margarete disputará reeleição, independente de chance de ir para tribunal
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho (PP) negou que tenha desistido de sua reeleição à Câmara em nome de uma nomeação para um tribunal superior pelo Governo Federal.
Embora o nome dela seja mesmo fortíssimo para vagas no TRF e TCU, Margarete pretende se reeleger. Se assumir um cargo depois, o que é provável segundo a coluna apurou em Brasília, o primeiro suplente do PP se beneficia, mas ela não vai trabalhar no campo das possibilidades.
De concreto, mantém as bases ativas pelo Piauí, está fazendo pré-campanha e tem, inclusive, o apoio da cúpula nacional do Progressistas. "Estou, sim, pré-candidata à reeleição", comentou.
Chapas de federal: lista com partidos e candidatos mais competitivos no PI
Por Sávia Barreto
A coluna traz as probabilidades atualizadas das chapas de deputado federal no Piauí, após balanço com fontes nos bastidores, incluindo presidentes de partidos. O PT com a federação planeja eleger quatro federais (disputam de maneira mais competitiva, segundo fontes do próprio PT: Rejane Dias x Flávio Nogueira x Merlong Solano x Francisco Costa x Florentino Neto x Wilson Martins x Jadiel Alencar).
O Progressistas almeja eleger três, mas pelo menos dois nomes são dados como certos. Disputam com maiores chances: Júlio Arcoverde x Átila Filho x Margarete Coelho x Elmano Ferrer.
O PSD na fusão com a chapa do MDB pode fazer três federais com sobras (Castro Neto x Fábio Abreu x Marcos Aurélio x Júlio César). E o Solidariedade deve eleger um nome. Concorrem com maiores probabilidades: Silas Freire x Viviane Moura x Fernanda Gomes x Mainha.
Competitivos
São competitivos, a depender das composições, que consigam fazer, o Republicanos e o União Brasil. O Republicanos pode eleger um deputado federal, mas precisa correr no varejo. Marina Santos e Paes Landim foram convidados, Fábio Abreu também.
A sigla precisa de pelo menos três nomes competitivos. No União Brasil, a ida de Sílvio Mendes para a legenda pode gerar 40 mil votos de legenda. A chapa do União Brasil teria que somar mais 110 a 120 mil votos para fazer um deputado federal.
“Faço todo o trabalho para colocarem gente do PSDB?”, dispara Luís André
Por Sávia Barreto
“Foi proposto que o Ronney Lustosa ficasse com a estadual e eu a municipal. Eu disse que também tenho interesse na estadual. Se não for para cumprirem o que foi combinado, eu prefiro sair. Se não for presidente estadual eu não quero municipal. Quer dizer que meu trabalho não vale nada?”, questionou o vereador Luís André, presidente estadual do PSL no Piauí, após encontro com o pré-candidato a governador Sílvio Mendes, onde ele teria sido informado que não ficaria no comando do União Brasil no Piauí.
Grupo do Pessoão
“Estou conversando com o Republicanos, e lá o líder será o prefeito Dr.Pessoa. Vou para onde querem valorizar meu trabalho e posso ter disputa em pé de igualdade. Faço todo o trabalho e de repente vão valorizar gente do PSDB?”, questionou Luís André. Além de Roney, estão cotados para a função no União Brasil os tucanos Luciano Nunes e Marcos Elvas. O vereador vai disputar uma vaga de deputado federal e espera ter pelo menos 30 mil votos. Além disso, de acordo com informações de bastidores, ele gostaria de indicar ou assumir o comando da Saad Norte na gestão de Dr.Pessoa.
Kléber nega disputa de federal e diz que mantém nome para o Senado
Por Sávia Barreto
“Não. Não procede. Mantenho ideia de candidatura ao Senado”, afirmou o ex-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kléber Montezuma, ao ser questionado pela coluna se poderia disputar uma vaga de deputado federal pelo Progressistas.
“Aguardo a acomodação dos partidos para ver o melhor e mais seguro caminho para nossa candidatura ao Senado”, frisou sobre o partido pelo qual poderia disputar as eleições deste ano ao Senado.
15 gestores saem das pastas e alguns nomes já estão definidos (veja quais)
Por Arimatéa Carvalho
Quinze gestores do Governo W. Dias irão se desincompatibilizar no final deste mês de março para disputar cargos este ano (um majoritário e os demais proporcionais). Em algumas pastar os substitutos já foram definidos. O próprio governador Wellington Dias deixa o comando do Executivo para disputar a única vaga para o Senado em 2022, deixando a cadeira para a vice Regina Sousa.
No Agronegócio, por exemplo, a secretária Simone Pereira sai para disputar vaga de deputada estadual na chapa do MDB e o ex-presidente da APPM Jonas Moura assume a Seagro. Simone e Georgiano farão uma dobradinha já chamada de "Georgemone".
Na Sefaz, no lugar do pré-candidato a governador Rafael Fonteles, ficará o atual superintendente de Gestão, Antônio Luiz. Ele é um técnico respeitado e da confiança de Rafael.
Já na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), quando Florentino Neto se afastar para disputar vaga de federal pelo PT, há três nomes cotados: Herlon Guimarães, Alderico Tavares e o ex-secretário Telmo Mesquita.
Outros gestores ainda não definiram seus substitutos ou esperam para conversar com o governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa, casos de Fábio Novo na Cultura, Fábio Xavier na Secretaria das Cidades e Genival Sales na Agespisa.
VEJA A LISTA DE GESTORES QUE IRÃO SE AFASTAR PARA DISPUTAR VAGAS DE DEPUTADOS:
Rafael Fonteles (Fazenda) - Governo do Estado
Fábio Novo (Secult) - Reeleição na Assembleia
Florentino Neto (Saúde) - Vaga na Câmara dos Deputados
Hélio Isaias (Transporte) - Reeleição na Assembleia
Janaína Marques (Infraestrutura) - Reeleição na Assembleia
Flávio Nogueira (Turismo) - Reeleição na Assembleia
Zé Santana (Sasc) - Reeleição na Assembleia
Osmar Júnior (Governo) - Irá coordenar as campanhas de Rafael e Wellington Dias
Fábio Xavier (Cidades) - Reeleição na Assembleia
Simone Pereira (Agronegócio) - Vaga na Assembleia
Viviane Moura (PPP) - Vaga na Assembleia
Mainha (Superintendência do governo em Brasília) - Vaga na Câmara
Genival Sales- Agespisa - Vaga na Assembleia
Castro Neto - DER - Vaga na Câmara
Cida Santiago- Cendrogas - Vaga na Assembleia
Sem Carnaval mas com pré-campanha: Jeová se reúne com lideranças na capital
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, aproveita o Carnaval para conversar com lideranças e moradores da capital. Ele esteve com a líder Raimundinha da Risoleta ouvindo demandas. "Tomamos café com nossa amiga e grande líder Raimundinha, familiares e amigos, sempre ouvindo a população", comentou Jeová.
O parlamentar é pré-candidato a deputado estadual na chapa do Republicanos, que está sob o controle do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB). O gestor apoia Jeová, assim como o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha.
O Republicanos pretende eleger quatro deputados estaduais, sendo dois deles o próprio Jeová e também o deputado estadual Gessivaldo Isaías.
Com iluminação indo pra Eturb, Pessoinha não deve disputar Câmara Federal
Por Sávia Barreto
O presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, promete uma revolução no transporte público da capital na parte da bilhetagem nos próximos meses, após aprovação na Câmara Municipal para que a Eturb cuide desse segmento. Ele quer diversificar a venda de bilhetes usando a plataforma do Banco do Brasil, PIX, QR Code e aplicativos.
Justificativa
O prazo para essas mudanças ocorreram é até setembro. Além disso, a iluminação pública da cidade vai deixar a Semduh e passar para a Eturb, que está cada vez mais turbinada. Esse trâmite será interno e não deve passar pelo Legislativo Municipal. Dr.Pessoa quer mais agilidade na área. Com tudo isso, fica claro aos aliados que Pessoinha não deixará a Eturb para disputar uma vaga de federal no Republicanos.
Venâncio questiona FMS sobre ações para combater a dengue em Teresina
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informações e retorno das ações de combate ao mosquito (Aedes aegypti) transmissor da dengue. Segundo o vereador, a temporada de chuvas tem preocupado a população que cobra atitudes preventivas do poder executivo municipal.
“Recebi contato de várias pessoas questionando ações concretas do poder público para o combate ao Aedes aegypti, o retorno dos carros de fumaça, o retorno de recolhimentos de materiais que acumulem água, a limpeza de regiões onde acontece o acúmulo de água, por isso resolvi fazer o requerimento junto a FMS”, explica Venâncio. Ele destaca que por a cidade estar ainda sob os efeitos da pandemia do Covid-19, é mais que necessário que os cuidados com a dengue sejam intensificados.
Estratégia de migrar petistas para o Republicanos divide cúpula do PT
Por Sávia Barreto
No PT, com a ida provável de deputados de mandato para a sigla - com ou sem federação - perdem espaço na chapa proporcional os petistas raiz. Já há articulação avançada para que migrem para o Republicanos ou Solidariedade. “Estamos tratando caso a caso. De forma que cada partido tenha um número máximo definido”, confirmou à coluna o deputado e presidente estadual do PT, Francisco Limma.
Discordo
Já o deputado Franzé Silva nega saber dessa articulação no PT para transferir nomes a outras legendas aliadas com a falta de espaço na chapa da sigla. “Não estou sabendo dessa articulação. Isso não foi tratado em nenhuma instância partidária”, disse Franzé. “Cada um tem sua estratégia pessoal mas, partidariamente é preocupante”, acrescentou o petista à coluna. Entre os nomes que podem ir para o SDD ou Republicanos estão Paulo Martins, Ziza Carvalho e Sérgio Vilela. O Republicanos quer eleger quatro deputados estaduais.