Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 143 de 665Rafael Fonteles reúne 12 vereadores em Parnaíba e mostra força política
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, esteve reunido na manhã deste sábado (26) com 12 vereadores de Parnaíba e lideranças da região Planície Litorânea. O secretário, que é pré-candidato a governador pelo PT, publicou fotos do evento nas redes sociais e escreveu que o encontro tratou do Piauí, demandas da região e sobre projetos para o futuro.
“Falamos da importância das obras e melhorias que estamos realizando em Parnaíba, Luís Correia e outras cidades da região, por meio do PRO Piauí, como é o caso da ZPE de Parnaíba, da Adutora do Litoral, da restauração de rodovias e das obras de infraestrutura urbana, como asfalto e calçamento”, escreveu ele. “Foi uma conversa extremamente produtiva, que reafirma a importância do diálogo e da união de todas as forças políticas que querem e trabalham por um Piauí mais desenvolvido e melhor para os piauienses”, afirmou.
Participaram da reunião os vereadores Assis Car (PROS), Taylon Andrades (PROS), Joãozinho do Trânsito (PSC), David Soares (PP), Zé Filho Caxingó (PL), Ronaldo Prado (Cidadania), Ricardo Veras (Republicanos), André Neves (Republicanos), Irmão Marquinhos (DEM) e Daniel Jackson (Solidariedade). A vereadora Fátima Carmino (PT) foi representada pelo marido Dourado e o vereador Renatinho da Cepisa (PTB) pelo filho, Renan.
O ex-prefeito de Parnaíba e atual secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e o deputado Dr. Hélio também participaram do encontro, dentre outras lideranças da região.
Ciro critica politização do tema Ucrânia e cita entrevista de Lula
Por Arimatéa Carvalho
O ministro Ciro Nogueira criticou a politização do tema "invasão da Ucrânia" no Brasil. Ele diz que a politização "é oportunista".
Ciro citou recente entrevista do ex-presidente Lula em que ele diz que o presidente Jair Bolsonaro deveria ir à Ucrânia resolver o problema da guerra, em uma ironia a respeito da recente visita do gestor a Vladimir Putin na Rússia.
O ministro aproveitou para dizer que deveria haver preocupação era com a Urânia, "um dos quase 70% dos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes que precisam de políticas públicas do Brasil para os brasileiros".
Briga por prefeito esquenta após gestor reafirmar apoio a Rafael no sábado
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Ribeiro Gonçalves, Dr. Lindenberg, virou o centro de uma disputa entre o grupo do ministro Ciro Nogueira e do governador Wellington Dias após o ministro anunciar que o gestor o havia procurado em Brasília para anunciar sua saída do PT e apoio ao pré-candidato a governador Sílvio Mendes.
"Ele me procurou para manifestar apoio a Sílvio Mendes. São essas situações que vão acontecer", afirmou Ciro, sugerindo que outras adesões de petistas ocorreriam.
No sábado (26), no entanto, o caso teve uma reviravolta. O prefeito Dr. Lindenberg se encontrou com o pré-candidato a governador Rafael Fonteles e reafirmou que votará nele para o Governo do Estado.
O presidente regional do PT, deputado estadual Limma, já havia dito que Lindenberg não iria votar em Sílvio Mendes.
Lula grava com Wellington Dias e Rafael Fonteles
Ananias Ribeiro
Wellington Dias, Lula e Rafael Fonteles estiveram juntos nesta sexta-feia, dia 25, em São Paulo. "Lula é a esperança para reconstruir nosso país depois do desastre causado pelo presidente atual. Ele está cada vez mais ciente e motivado para o desafio", disse Rafael.
Os dois gravaram com Lula. O pré-candidato a presidente destacou o pré-candidato a governador Rafael como renovação, um jovem inteligente e bom gestor que reúne as competências para dar sequência ao trabalho do Wellington.
Lula brincou quando o governador Wellington disse que Rafael está sendo chamado de "Menino de Lula". "Somos imensamente gratos pelo apreço, o carinho e a confiança do presidente", completou Rafael.
Nas redes sociais, o governador do Piauí falou sobre o encontro.
Pré-candidato Telmo Neves critica Setur por “esquecer Serra da Capivara”
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a deputado estadual Telmo Neves esteve no Parque Nacional da Serra da Capivara no fim de semana. Ele visitou o museu e conversou com a chefe do Parque, Marrian Rodrigues, sobre a forma precária com que o local vem funcionando devido à falta de investimento.
Para Telmo, o Parque é um local extraordinário que tem potencial para receber turistas do mundo inteiro, mas que tem sido esquecido pelas autoridades responsáveis.
“Uma pena que a Secretaria de Turismo do Estado não invista nisso e deixe um patrimônio da humanidade maravilhoso como este completamente subutilizado”, lamentou Telmo.
Átila Filho entrega trator agrícola para Palmeirais
Por Arimatea Carvalho
O empresário Átila Filho representou o pai, o deputado Átila Lira, na entrega de um trator agrícola e de uma grade aradora para a Associação dos Produtores Rurais da localidade Castelo, em Palmeirais, adquiridos com recursos de emendas do Deputado via Codevasf.
Os equipamentos foram entregues ao vice-prefeito Marcinho Teixeira, que estava acompanhado do Irmão Régis, representando a Associação, além do vereador Gabriel do Lucídio e do ex-vereador Manoel do Povo.
“Uma satisfação contribuir com o desenvolvimento das atividades agrícolas desse querido município”, destacou Átila Filho
Diego Teixeira sai na frente e efetua pagamento de 35% para professores
Por Arimatea Carvalho
O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, saiu na frente dos demais prefeitos e do Governo do Estado e anunciou nesta sexta-feira (25) que já pagou o reajuste de 35% dos professores, com retroativo referente ao mês de janeiro.
O reajuste anunciado pelo prefeito Diego Teixeira é maior que novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), de 33,2%.
Esse é o maior percentual de reajuste da história do município, desde o surgimento da Lei do Piso
Professores se revoltam após prefeito não aparecer em reunião sobre piso
Por Arimatéa Carvalho
Os professores da rede municipal do município de Conceição do Canindé estão revoltados com o prefeito Alcimiro Pinheiro, o Mirim, após realizarem uma reunião em que o gestor não compareceu. O encontro deveria reunir Alcimiro, vereadores e professores para reivindicarem o piso nacional do magistério, conforme estabelece o decreto federal no percentual de 33,24%.
CADÊ ELE ?
Os vereadores, de situação e oposição, compareceram e manifestaram apoio ao reajuste da categoria. Na oportunidade, os professores apresentaram dados financeiros que comprovam que o município pode repassar o aumento à categoria, que acredita estar sendo desvalorizada pelo atual gestor.
Gracinha faz pré-campanha em Teresina e grava podcast Ielcast
Por Arimatéa Carvalho
A secretária Gracinha Mão Santa faz pré-campanha em Teresina nessa quinta-feira (24), quando vai se reunir com dois ex-prefeitos, lideranças e ainda com o prefeito de Porto, Dó Bacelar, pré-candidato a deputado federal pelo PP.
A filha do prefeito Mão Santa também vai conceder entrevista ao jornalista Ieldyson Vasconcelos para o podcast Ielcast, falando de sua trajetória e de sua decisão de disputar vaga de deputada estadual neste ano. Gracinha ainda não anunciou por qual partido disputará.
A estratégia de Gracinha é firmar parcerias não apenas na Planície Litorânea, mas na capital e outras regiões do Estado.
Júlio avisa: presidente do União Brasil será Luciano Nunes ou Marcos Elvas
Por Arimatéa Carvalho
Já o presidente regional do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, informou que o presidente do União Brasil no Piauí será alguém fortemente ligado ao ex-prefeito Sílvio Mendes, pré-candidato a governador que também irá para a nova sigla.
"Será Luciano Nunes (atual presidente regional do PSDB) ou Marcos Elvas (ex-prefeito de Bom Jesus)", afirma. Ele diz que o ex-vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, que era do DEM, sequer foi cotado para o cargo.
DUELO DE GRANDES
Por trás da disputa entre Ronney Lustosa e Júlio Arcoverde estão o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) e o ex-senador Heráclito Fortes, que são rivais. Já Luciano Nunes contou à coluna que, antes de mais nada, precisa definir seu futuro no PSDB com o presidente nacional Bruno Araújo. Os dois vão conversar até a próxima semana.
A decisão sobre o comando do União Brasil no Piauí deve sair até o Carnaval. A demora é decorrente da incerteza se o partido vai se federar com o MDB ou não.