Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 171 de 665Rafael e Themístocles se reúnem: nome do MDB está consolidado e PSD não sai
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), se reuniu com o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, tendo a seu lado o secretário municipal de Saúde de Esperantina, Felipe Sampaio, filho do deputado. Trataram de obras para Esperantina e, claro, política.
O jovem Felipe será candidato a deputado estadual no próximo ano, devendo ocupar a vaga do pai, que será vice na chapa de Rafael para governador. Apesar da pressão do PSD de Júlio César para ficar com a vice, Themístocles é um nome cada vez mais consolidado.
Nos bastidores, a avaliação é que Júlio e Georgiano não rompem com o governo mesmo perdendo a vice. Nesse caso, seriam recompensados pelo Palácio de Karnak com bons nomes na chapa do PSD (os deputados Coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio, do PL, já foram) e uma estrutura maior dentro secretariado em 2022.
As negociações para a ida do deputado federal Fábio Abreu, do PL, prosseguem.
Câmara aprova projeto para que estudantes tenham informações de saúde
Por Sávia Barreto
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (1º), um Projeto de Lei que institui a Política Municipal Juvenil de Atenção à Saúde nas escolas de ensino básico e fundamental da rede pública. De autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB), o PL quer possibilitar que crianças de adolescentes obtenham informações desde muito cedo sobre como adquirir um estilo de vida mais saudável.
Venâncio comemora
O vereador Venâncio afirma que “esta é uma forma de fomentar a cidadania e possibilitar a inclusão social”. O objetivo, segundo a redação do PL, é reduzir a médio e longo prazo o número de jovens acometidos por doenças relacionadas ao sedentarismo. Quatro em cada cinco adolescentes no mundo são sedentários, segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tendência é de que 5 partidos elejam deputados na Alepi; Veja lista
Por Sávia Barreto
A coluna apurou quais são os partidos viáveis para 2022 na formação de bancadas na Alepi. Com a entrada de Bolsonaro no PL, a sigla perde lugar na estratégia proporcional da base governista, que mantêm agora apenas partidos competitivos: PT, MDB, PSD e Solidariedade.
Números
Neste caso, o MDB, se absorver um chapão com Flávio Jr., Janaína Marques, Nerinho e Gessivaldo Isaías, pode eleger até 12 deputados. O PT, nesse cenário da 8, o PSD elegeria três e o SDD, um. O deputado Evaldo Gomes, presidente do SDD no Piaui, confrontado com a lista, diz que o partido elege mais deputados estaduais pois tem mostrado um crescimento nos últimos anos.
Depende
Os cálculos devem mudar com a ida de vários nomes do PL para o PSD, que pretende eleger mais deputados incluindo Carlos Augusto e Dr.Hélio. O grupo veta Fábio Xavier pois acredita que no novo partido só há chapa para eleger Carlos, Hélio, Georgiano e Tiago Vasconcelos e outro nome de mandato iria competir com eles. Pela oposição, o Progressistas poderia eleger seis deputados.
Júlio César conversa com Fábio Abreu e alinha ida do federal para o PSD
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados estaduais Coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio, ambos do PL, vão migrar para o PSD após a filiação do presidente Jair Bolsonaro na sigla. Eles são da base do governador Wellington Dias (PT) e votam em Rafael Fonteles para governador.
A dupla almoçou com o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) e esperam agora somente a janela partidária. A informação foi publicada antes pelo jornalista Gustavo Almeida e confirmada pelo blog.
Mas e o deputado federal Fábio Abreu, que faz dobradinha com o Coronel em muitos colégios eleitorais?
A VEZ DE FÁBIO ABREU
A coluna conversou com Abreu. Ele já foi procurado pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD) e os dois tiveram na terça-feira (30) uma longa conversa. Abreu deve, sim, sair do PL e o PSD é o caminho.
Mais: como ele e Coronel Carlos Augusto têm muitos colégios eleitorais juntos, o destino dos dois tende a ser o mesmo. Só resta um detalhe: Fábio precisa ter a certeza que Júlio fica no grupo de W. Dias, pois sair do PL e ficar no PSD com Ciro Nogueira e Bolsonaro é trocar 6 por meia dúzia.
Bárbara substitui Lucy em evento político e reacende tese sobre candidatura
Por Arimatéa Carvalho
Filha mais velha do ex-prefeito Firmino Filho, Bárbara Carvalho substituiu a mãe, deputada estadual Lucy Soares, em evento político em Timon (MA).
O ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, e o líder da prefeita Dinair Veloso (PSB), vereador Ivan do Saborear, participaram. Todos prestaram homenagem a Firmino Filho, falecido em abril deste ano, e comentaram sobre o futuro das cidades irmãs, Teresina e Timon.
Bárbara citou o pai, que tinha um carinho pela cidade vizinha, e declarou que o momento era de firmar compromisso. “É uma honra estar aqui, principalmente porque meu pai falava de Timon com muito apreço. Hoje é dia de firmarmos compromissos, de construir cidades melhores, capazes de oferecer uma qualidade de vida digna para a população”, disse.
ELA SERÁ CANDIDATA?
Bárbara Carvalho será candidata em 2022? A deputada federal? A deputada estadual, no lugar da mãe? A pergunta vem crescendo de tamanho desde que Bárbara compareceu às prévias do PSDB e discursou após homenagem do partido a Firmino Filho.
Lucy nega que vá desistir da reeleição, sendo substituída pela filha, mas admite o ingresso de Bárbara na política. Seria em 2024, disputando a Prefeitura? A conferir.
Famílias de crianças autistas terão R$ 100 mil para cursos de capacitação
Por Arimatéa Carvalho
Reunido com representantes da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Autistas (Associação Prismas), Elisângela e Ana Lúcia Gonçalves Sousa, o vereador Venâncio Cardoso anunciou duas medidas importantes: uma audiência pública para debater o Sistema Municipal de Regulação e as dificuldades de atendimento para crianças com espectro do autismo e ainda a destinação de R$ 100 mil de emenda dele para a Fundação Wall Ferraz.
"A Fundação vai capacitar famílias carentes de pessoas com autismo para garantir acesso ao mercado de trabalho", explica o parlamentar.
Cidade de Coronel José Dias vai receber 12 mil metros de calçamento
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto garantiu recursos para implantar 12 mil metros de calçamento no município de Coronel José Dias.
Ele esteve com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Igor Nery, o ex-prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior, e o prefeito de Coronel José Dias, Rafael Silva. "Isso são ações que promovem desenvolvimento econômico na cidade, melhorando a qualidade de vida da população e o comércio da região", afirmou Oliveira Neto.
Berger x Venâncio, Enzo ou Luís André: Câmara já discute sucessão de Jeová
Por Sávia Barreto
Apuração aponta que já há um pré-acordo para a sucessão do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, caso ele seja eleito deputado estadual. Jeová fica no cargo até o final do próximo ano e ainda poderia se reeleger.
O escolhido seria o atual líder do Governo, Renato Berger. Renato tem a confiança do Palácio da Cidade. Mas alguns acreditam que outro nome pode surgir nos bastidores, sendo os citados Luís André, Enzo Samuel e Venâncio Cardoso.
Consórcio NE fica em outro patamar após presidência de Wellington Dias
Por Sávia Barreto
Respeitado pelos governadores de toda a região e consultado por governadores de todo o país, o governador Wellington Dias deixou ontem o cargo de presidente do Consórcio Nordeste. A eleição escolheu o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que vai assumir o cargo em janeiro.
Governador do NE
A avaliação do período de Wellington na presidência é de que o governador deu outro patamar para o Consórcio e tanto ele como o grupo ganharam reputação e autoridade nacional durante a pandemia. Dias, à frente do Consórcio, passou a ser considerado o “governador do Nordeste” na busca por insumos e vacinas para a região num momento de incerteza e conflito com o Governo federal.
Ida de tucanos para evento de Bonfim expõe desconforto com Sílvio no PSDB
Por Sávia Barreto
A ida de vários tucanos ao evento de filiação do cientista político Washington Bonfim ao Cidadania deixa o ex-prefeito Sílvio Mendes numa situação desconfortável, avaliam aliados. Ainda mais depois do que Sílvio já disse, em entrevista à imprensa, que não descartaria voltar ao Progressistas para ser candidato por lá.
Zero chance
Fonte próxima ao grupo de oposição revela à coluna que se fosse ter que escolher um botão entre um “Sim” ou “Não”, se Sílvio Mendes seria candidato pelo PSDB, hoje escolheria a opção “Não”. “Nem o PSDB quer. E nem ele quer. Um está aceitando o outro”. Firministas que estavam no evento de Bonfim, como Fernando Said, não trabalharão pró-Sílvio Mendes. Zero chances. E esse é um grande mobilizador.
Sincericidio
Além disso, Mendes não é visto como um dos nomes mais queridos pela classe política em geral por conta de seu conhecido “sincericídio”. A avaliação no mundo político é que após a morte de Firmino Filho, não há um grande líder no PSDB, nem o próprio Sílvio. O único deputado do partido, Marden Menezes, está de malas prontas para o Progressistas, por exemplo.
Quem sabe
Procurado pela coluna para comentar se Sílvio Mendes poderia voltar a se filiar ao Progressistas, o presidente estadual da sigla, deputado Júlio Arcoverde, disse que não descarta. “Sempre é bom receber pessoas do nível político do dr Sílvio no partido. Mas não sei nada em relação a esse assunto”, pontuou Júlio.