Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 172 de 665Ao lado do vice Pedro Filho, Júlio diz que PP continua ajudando Madeiro
Por Arimatéa Carvalho
"Fui à cidade de Madeiro para prestar solidariedade a todos os familiares do prefeito Zé Filho. Estamos chocados com essa barbárie. Quando você mata um prefeito, está assassinando também a classe política do Piauí. Nós pensávamos que já tínhamos virado essa página na história do Piauí, de assassinatos políticos. Não podemos ter essa violência em nosso Estado", comentou, consternado, o presidente regional do Progressistas, Júlio Arcoverde, sobre o assassinato do prefeito Zé Filho com três tiros, por seu primo Felipe Anderson, que está foragido.
POSSE DO VICE
Com a morte de Zé Filho, do PP, assume a prefeitura seu vice, Pedro Filho, que é do mesmo partido. Júlio afirma que o Progressistas irá continuar ao lado de Madeiro para que as metas da gestão do ex-prefeito morto sejam levadas adiante.
O assassinato está sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que mandou homens para o município.
Grupo de Doutor Pessoa pode assumir o PL no Piauí
Por Sávia Barreto
O vereador e líder do prefeito na Câmara, Renato Berger, afirma à coluna que o PL é uma das opções para que o grupo político de Dr.Pessoa possa migrar para uma legenda própria. “A questão do Pessoinha disputar para federal é uma possibilidade que tem se você arrumar um partido desses novos que você possa montar um grupo de pessoas com condições e que possam fazer deputado federal, um ou dois. O União Brasil foi conversado com o grupo, o PL pode ser uma opção. O vice-prefeito tem conversado muito com pessoas em relação a partidos e está mais a frente com relação a ida para um partido novo”, argumentou.
Plano B
Caso o PL fique com Dr.Pessoa, a tendência é que um grupo de aliados migre para a sigla. O prefeito ainda pode permanecer no MDB pelo menos até março do ano que vem, acreditam e defendem aliados próximos, já que a sigla é forte e dá sustentação parlamentar ao prefeito. Já os vereadores apostam que Pessoinha fica na Eturb, que ganhará novas atribuições no próximo ano e se fortalece para disputar o pleito de 2026, já que ele não pode ser candidato em 2024 por ser filho do gestor em exercício.
Câmara deve alterar reforma de Previdência a pedido de Dr. Pessoa
Por Sávia Barreto
“Os vereadores estão todos conscientes, conversamos com cinco dos sindicatos dos servidores, tivemos uma reunião, todos entenderam, então, o regime de previdência complementar não tem mais problema. Já pode ser votado”, explicou à coluna do líder do prefeito Dr.Pessoa, vereador Renato Berger, sobre a expectativa de votação dos projetos da Prefeitura de Teresina essa semana na Casa. A reforma da Previdência, no entanto, sofrerá ajustes.
Tem que melhorar
Uma nova reunião com servidores e vereadores deve acontecer. “Nós vereadores e o Executivo, principalmente, queremos ter um projeto que realmente seja do interesse dos servidores e que não afete as questões da Emenda da Constituição. Somos obrigados a ter um aumento da alíquota”, disse Berger. O prefeito Dr.Pessoa tem reforçado com interlocutores que os servidores que ganham menos precisam ter algum benefício que amenize esse problema.
Pensando fora da caixa
Pessoa orientou que o secretário de Administração, do IPMT, e a Secretaria de Finanças, vejam uma maneira de beneficiar esses servidores que ganham pelo menos até R$ 5 mil para que eles não tenham tanto impacto. A forma de beneficia-los, segundo apurou a coluna, pode ser com um abono.
Bonfim se filia ao Cidadania com discurso batendo em Ciro e Dr. Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
Em seu discurso na filiação ao Cidadania, o cientista político e ex-secretário de Educação de Firmino Filho, professor Washington Bonfim, pegou pesado. Chamou o grupo do ministro Ciro Nogueira (PP) de "oposição fake" e afirmou que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), é um "meme ambulante" e frustrou a promessa de mudança.
"Vocês não estão diante de uma terceira via, mas da única certeza que se apresentou até agora de que é possível mudar de verdade", afirmou. O presidente nacional da sigla, Roberto Freire, participou virtualmente do ato, realizado na Câmara de Teresina.
A solenidade foi marcada pela presença de muitos tucanos, como o ex-secretário de Governo e Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, além do presidente regional do PSDB, ex-deputado Luciano Nunes, que até discursou e elogiou Bonfim.
Pessoa visita Mão Santa e já se fala em dobradinha Pessoinha/Gracinha
Por Arimatéa Carvalho
Os prefeitos de Teresina e Parnaíba, respectivamente Dr. Pessoa (MDB) e Mão Santa (DEM), se encontraram na casa de praia de Mão Santa no Coqueiro, em Luís Correia. Pessoa convidou o colega médico, a primeira-dama Adalgisa e a secretária Gracinha Moraes Souza para virem receber na capital, dia 2 de dezembro, a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva que será entregue a Gracinha. Eles disseram sim.
A informação de bastidores é que os filhos dos prefeitos, Pessoinha e Gracinha, podem fazer dobradinha para deputado federal e estadual no próximo ano. O secretário de Governo de Mão Santa, Fábio Barros, se empolga com a ideia. "Claro, pode sim, procede", comentou ao blog.
A dobradinha também anima assessores diretos de Dr. Pessoa. O coordenador de Comunicação, Lucas Pereira, e o líder do prefeito na Câmara de Teresina, Renato Berger, também estavam na comitiva.
DOIS PROBLEMAS
O primeiro problema de uma dobradinha entre Pessoinha e Gracinha se chama Jeová Alencar, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina e também pré-candidato a estadual, pela chapa do MDB.
A propósito, Jeová vem construindo uma rede de parcerias com vereadores, suplentes e lideranças em Parnaíba e outros municípios da Planície Litorânea.
Jeová Alencar é um aliado estratégico de Pessoa e um rompimento poderia trazer consequências imprevisíveis para o prefeito na Câmara, onde Jeová tem o apoio de praticamente todos os demais 28 parlamentares.
Pessoa e Pessoinha se comprometeram em apoiar Jeová para estadual e inclusive abriram mão de uma candidatura a federal para o jovem advogado.
A conferir a repercussão dessa chance de guinada na dobradinha.
O segundo problema é que Mão Santa fechou apoio a federal para o senador Elmano Férrer, do PP, que já conta com isso.
Bonfim e Ronney conversam sobre aliança para o Governo do Estado
Por Arimatéa Carvalho
O professor, cientista político, ex-secretário de Educação de Teresina e pré-candidato a governador Washington Bonfim se reuniu com o presidente do DEM, ex-vereador Ronney Lustosa, para tratar das eleições do próximo ano. O União Brasil, partido que vai surgir da fusão do DEM com o PSL, pode apoiar a candidatura de Bonfim ao Governo? O professor se filia ao Cidadania na segunda-feira (29) na Câmara de Teresina, às 11h30, com a presença do presidente nacional Roberto Freire.
A pergunta acima foi feita pelo blog aos dois. Ambos disseram que é possível e as conversas prosseguirão.
"Bonfim é meu amigo há 40 anos. Estudamos juntos no Diocesano e ele é padrinho do meu filho, somos compadres. Um nome preparado, competente, elogia Ronney. Ele afirmou que o União Brasil ficará nas oposições.
Já Washington Bonfim afirma que pode sim compor com o União Brasil, como uma alternativa aos grupo de Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP).
Apostando na herança de Firmino, PP reedita projeto “Teresina em Ação”
Por Arimatéa Carvalho
O Progressistas está apostando na herança política do ex-prefeito Firmino Filho e reeditou o projeto "Theresina em Ação", que oferecia serviços gratuitos à população, agora nomeado "Progressistas em Ação".
O presidente regional do PP, deputado Júlio Arcoverde, explica ao blog que a ideia é levar "cidadania aos teresinenses, sobretudo ao menos assistidos". Ele avalia que o "Teresina em Ação" tinha uma grande importância e essa lacuna precisa ser preenchida.
A edição de sábado (27) levou mais de 2 mil pessoas à praça do Poti Velho, na zona Norte da capital. A edição anterior foi na zona Sul e a próxima será em janeiro, na zona Sudeste.
No sábado, o pré-candidato a governador Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina, foi conversar com a população. Além dele, pré-candidatos a deputado estadual como Gustavo Neiva, Tadeu Maia e Lucy Soares (viúva de Firmino) e a federal, como o senador Elmano Férrer e deputada Margarete Coelho, estavam na praça. O vereador de Teresina Aluísio Sampaio, presidente municipal do partido, foi outra presença anotada.
O pré-candidato a senador Joel Rodrigues interagiu com os teresinenses, até como uma maneira de se tornar mais conhecido na cidade. Ele é prefeito de Floriano.
"A deputada federal Iracema tem participado, mas hoje não veio porque está viajando", explicou Júlio. Ele diz que o projeto representa uma interação direta das oposições com os teresinenses.
MUITOS SERVIÇOS
Entre os serviçosoferecidos pela nova versão do "Teresina em Ação" estão exames de mamografia e HIV/Aids, serviços jurídicos da OAB, atividades lúdicas para crianças e físicas para adultos e idosos.
167 cidades do Piauí já tem internet rápida gratuita, informa Viviane Moura
Por Arimatéa Carvalho
A superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Estado (Suparc), Viviane Moura, revela que 167 cidades do Piauí (do total de 224) já estão conectadas com internet gratuita e de qualidade.
"Por todos os lugares onde eu vou, eu ouço comentários sobre as transformações que a internet gratuita tem feito na vida dos piauienses", diz. "Desde o aumento na segurança, até o conhecimento que abre portas para o mercado de trabalho. É ótima a sensação de que seu trabalho melhora a vida das pessoas", completa.
CONVITE ACEITO
Viviane Moura é um dos principais nomes da chapa de federal do Solidariedade e o presidente do partido, Evaldo Gomes, aposta que ela terá expressiva votação. A técnica tornou-se referência nacional em parcerias público-privadas e a Nova Ceasa, uma delas, é hoje premiada internacionalmente.
Ciro anuncia fechamento de fronteiras aéreas para seis países da África
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP), anunciou em seu perfil no Twitter na noite de sexta-feira (26), que o "Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus".
Ele completou: "Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã (sábado, 27) e deverá vigorar a partir de segunda-feira (29)".
- Nova variante na África do Sul é a pior; o que se sabe até agora
SEIS PAÍSES
Segundo o ministro Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pelos ministérios da Casa Civil, Infraestrutura, Saúde e Justiça. A restrição atingirá os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Omicron: OMS declara nova cepa como "variante de preocupação"
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma "variante de preocupação" e escolheu como nome "Omicron". Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta.
A omicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
A conversa política de Tiago Vasconcelos, Themistocles e Flávio Jr.
Por Sávia Barreto
O superintendente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, recebeu a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio, junto com o deputado Flávio Nogueira Jr e o vereador Nerioston.
Além das demandas relativas à regularização fundiária, pasta comandada por Tiago, a conversa teve tom político, já que Themístocles é o cotado candidato a vice de Rafael Fonteles, Tiago é pré-candidato a deputado estadual e Flávio busca a reeleição, mas tem dificuldades partidárias.