Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 182 de 665Lucy visita Parque Brasil e reclama que Pessoa abandona obras inauguradas
Por Arimatéa Carvalho
Às vésperas da reunião com o prefeito Dr. Pessoa, a deputada estadual Lucy Soares voltou a criticar a gestão dele. Ela afirma que ele a "gestão atual tem dificuldade de manter obras recém inauguradas". Lucy esteve no Parque Brasil III, na zona Norte. Segundo ela, o convite veio de moradores insatisfeitos com ações da gestão de Pessoa, como a inauguração recente da Lagoa e do Campo da região, além do rápido sucateamento e aumento da periculosidade do local.
LISTA EXTENSA
A lista de problemas apontada por Lucy é extensa. Faltam postes com lâmpadas para iluminar a região durante a noite, e a Lagoa tem a presença de dois jacarés, que podem, a qualquer momento, machucar as crianças que tomam banho por lá. Ela disse que caminhou pelo local e pôde identificar diversas problemáticas. "Sujeira, falta de iluminação e a placa com nome errado do bairro foram alguns dos problemas perceptíveis", disse.
"É MUITO TRISTE"
“Visitamos essa obra que Firmino deixou para a comunidade, recentemente ela foi inaugurada pelo atual gestor e infelizmente eles erraram até na localização, colocando Parque Brasil II sendo aqui o III. É muito triste ver esse local, pensado com carinho por Firmino, abandonado. A atual gestão precisa entender que não basta inaugurar, é preciso manter”, avisa.
Prévias tucanas: “se ganha eleição juntando e não desagregando”, diz Marden
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) afirmou que as prévias do PSDB não são eleições entre adversários, mas uma escolha intrapartidária do nome a ser apresentado pela sigla para as eleições presidenciais de 2022.
O parlamentar afirmou que não rejeita nenhum nome dentre os pré-candidatos e que sua tendência é o caminho que seja o mais distante de qualquer aproximação com a esquerda e com o PT. Ele fala que essa tem sido a sua posição desde quando ingressou no partido, há duas décadas.
Marden afirma que tanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que virá a Teresina nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, como os demais pré candidatos às prévias tucanas, dentre eles o governador de São Paulo, João Dória, desejando vir visitar o Piauí, são bem-vindos e serão recebidos com a mesma atenção.
DUELO COM SÍLVIO
“Não existe qualquer razão para a rejeição dos candidatos que disputam as prévias. Todos estão no seu direito legítimo de colocar o nome para a avaliação partidária. Devemos ouvi-los com a mesma atenção e respeito e adiante devemos decidir com toda tranquilidade a nossa posição", diz.
"Se não houver consenso no Piauí, em relação a um único nome, creio que cada liderança e filiado ficará a vontade para fazer a sua escolha, de forma democrática, sem nenhum clima de adversidade ou animosidade, que é o que se espera numa escolha interna do partido”, destacou o único parlamentar estadual da sigla no Piauí com direito a voto qualificado nas prévias tucanas.
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, já manifestou publicamente que não vota em João Dória e não tem a intenção de recebê-lo na capital. Ele irá recepcionar nesta sexta-feira o pré-candidato Eduardo Leite, que virá com seu cabo eleitoral super poderoso Tasso Jereissati. Por isso mesmo, as declarações de Marden soam como duelo com Sílvio em pleno ninho tucano.
Candidato da oposição PI só deve ser anunciado em janeiro, entenda motivo
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Bessah acredita que o tempo ideal para escolher candidato da oposição é janeiro. Ele admite que lideranças no interior tem preferências e resistências a algumas candidaturas postas ao Governo na oposição - como a de Sílvio Mendes - mas pondera que as pesquisas quantitativas terão maior peso na definição do nome que vai se opor ao atual grupo do Palácio de Karnak. “As pesquisas quantitativas com certeza terão maior peso nessa escolha”, enfatizou sobre a escolha entre Sílvio e Iracema Portella para encabeçar a chapa.
Faz sentido
Outra fonte analisa que a decisão de só anunciar o candidato da oposição em janeiro leva em consideração a curva de crescimento e o declínio após a oficialização. Ou seja, para evitar o desgaste antecipado, o anúncio ficará para o final de janeiro. Além disso, a preferência por Sílvio Mendes decorre do fato de que o tucano poderá fazer uma campanha sem necessariamente apoiar o presidente Jair Bolsonaro justamente porque seu partido deve ter candidato próprio a presidente. O mesmo não seria esperado de Iracema Portella, por conta de sua relação familiar com Ciro Nogueira.
Mais posição
Dentro da oposição há uma crítica ao prefeito de Floriano e pré-candidato ao Senado, Joel Rodrigues, para que ele se posicione mais em contraposição ao governador Wellington Dias. Fonte disse à coluna que Joel “não deve cometer o mesmo erro de Margarete Coelho”, em referência ao período em que a deputada federal ficou apoiando o Governo do Estado e o grupo do senador Ciro Nogueira, evitando críticas a qualquer lado.
Júlio retira convite a Mainha, mas não vê dificuldade dele mudar de lado
Por Sávia Barreto
A oposição não conta mais com o ex-deputado Mainha em seus quadros por enquanto. O ex-parlamentar já foi filiado ao Progressistas e hoje está no PL. Nos bastidores, foi especulada sua ida para o União Brasil, na chapa articulada pelo senador Ciro Nogueira. “Realmente tentei uma conversa com o amigo e ex-deputado Mainha, mas depois de suas declarações na semana passada encerrei qualquer pedido de tentativa de aproximação do Mainha com nosso grupo”, explicou o deputado Júlio Arcoverde.
Amanhã, talvez
“No próximo ano talvez possamos conversar de novo. Boa sorte a ele e que num futuro próximo ele possa mudar de lado, coisa que não vejo muita dificuldade se tratando do deputado Mainha”, acrescentou Júlio Arcoverde, em referência ao fato de Mainha ter deixado a oposição para ocupar o cargo de comando do escritório do Piauí em Brasília.
Deolindo diz que oposição no PI “não pode esconder Bolsonaro” em 2022
Por Sávia Barreto
O vereador do PT, Deolindo Moura, disse à coluna que o pré-candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, deve ter o apoio de pelo menos 22 vereadores da capital nas eleições de 2022. Ele refuta a informação de que o ex-prefeito Sílvio Mendes, provável candidato ao Governo pela oposição, consiga o apoio de dez vereadores na Casa:
"Dentro que aquilo que é discutido com os vereadores aqui da Casa, e tenho proximidade com todos, tanto os colegas do nosso lado quanto os colegas de lá e a possibilidade é abaixo de zero de ter dez vereadores que não estejam nesse campo de renovação da política com Rafael Fonteles. É uma fake news dizer que do lado de cá tem menos de 22 dos 29 vereadores que aqui estão", argumentou Deolindo após encontro de Rafael com 21 vereadores na Câmara de Teresina nesta quinta.
O petista acredita que não é possível desvincular o palanque nacional, de Bolsonaro e Lula, no Piauí, já que o presidente da República e o ex-presidente devem polarizar o eleitorado, conforme apontam as pesquisas de intenção de voto: "Considero que a nível nacional e local estão polarizados da mesma forma, quem não estiver no campo do Lula, estará no campo do Bolsonaro. Certamente o lado do Rafael está reafirmado, é o lado do ex-presidente Lula e o outro lado é do Bolsonaro. O protagonista do campo da oposição é o senador Ciro Nogueira, e não temos dúvidas que o apoio político será colado ao presidente Bolsonaro. Ninguém pode esconder uma figura política como Bolsonaro", ponderou Deolindo.
Lucy terá encontro oficial com Dr.Pessoa nesta sexta na PMT; saiba o motivo
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) terá um encontro oficial com o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa. Ela teria solicitado a agenda à equipe do prefeito, que foi consultado e deu o sinal positivo para o encontro, que ocorre nesta sexta-feira, 9h no Palácio da Cidade.
O encontro do prefeito e da viúva do ex-prefeito Firmino Filho já se encontra na agenda de Dr.Pessoa. A deputada confirmou a reunião após questionamento da coluna: “Procede, falar sobre Teresina. Querendo fazer uma homenagem para meu esposo. Dando seguimento a algumas obras que deixou, regulação fundiária, academias que estão abandonas dadas pelo governo estadual e que falta só montar e educação. Principalmente educação”, explicou Lucy.
A reunião dos dois chama a atenção após uma série de críticas que a ex-primeira dama fez à atual gestão e, por outro lado, as críticas do prefeito ao modo como ele relata ter encontrado as contas públicas e administração do município. Nos bastidores, especula-se que Lucy possa ser candidata a prefeita em 2024, disputando, portanto, contra Dr.Pessoa. Mas, apesar disso, espera-se que o encontro seja amistoso e tenha como foco as questões administrativas de consenso e a preservação da memória do ex-prefeito Firmino Filho.
Tiago defende estratégia do PSD e disputa prefeitos com Nerinho e Santana
Por Sávia Barreto
Presidente municipal do PSD e superintendente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, afirmou à coluna que não procedem as informações de que ele deixaria a legenda. A coluna apurou que Tiago chegou a ser sondado para assumir o comando de outras siglas no Piauí, como Podemos, mas declinou. Ele está confiante na estratégia da chapa do PSD e respondeu ao deputado estadual Ziza Carvalho, após o petista publicizar uma série de críticas ao deputado Georgiano Neto por conta de disputas de colégio eleitoral.
Ditadura não
Tiago diz que posição de Ziza é “isolada” e o “PSD não vai ser partido de um deputado só como disse o Ziza e sim de quatro”. Sobre Georgiano conversar com o senador Ciro Nogueira, na oposição, Tiago Vasconcelos destaca a importância do diálogo e frisa que “não vivemos em um regime totalitário”.
Super estratégia
O superintendente do Incra tem mais cinco meses a frente do cargo antes de se desincompatibilizar para disputar o cargo de deputado estadual. Em alguns municípios como Pio IX e São José do Peixe, ele obteve o apoio dos dois prefeitos, que antes apoiavam o petebista Nerinho. Já em Colônia do Gurgueia, ele também obteve o apoio do gestor, que antes apoiava o deputado Zé Santana. A disputa de colégios eleitorais segue intensa enquanto Tiago reforça a agenda administrativa na regularização fundiária, além de ter penetração relevante no eleitorado evangélico, Vasconcelos é uma das principais apostas na chapa do PSD para estadual.
20 vereadores recebem Rafael Fonteles para ouvir propostas
Por Arimatea Carvalho
O coordenador do Pró-Piauí, Rafael Fonteles, foi recebido pelos vereadores de Teresina na Câmara Municipal nesta quinta-feira ( 28). Ele apresentou projetos do programa, o maior viabilizador de recursos do Estado . O vereador Vinício Ferreira, do Avante, está em conversas avançadas com Rafael para 2022, quando o secretário deve disputar as eleições para o Governo do Estado. Além de Vinicio, a maioria dos 20 vereadores que o recebeu na Câmara já sinalizou para um apoio na disputa eleitoral.
Câmara aprova lei que obriga hospital a ter odontologista em UTI
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara de Teresina aprovou projeto de lei da vereadora Elzuíla Calisto (PT) que obriga a presença de profissionais de odontologia nas UTIs de hospitais e clínicas públicas e privadas da capital. Nas UTIs o profissional será um cirurgião-dentista e nas demais unidades serão profissionais de odontologia com qualificação para atuar nessa área.
"O atendimento odontológico desses pacientes de forma preventiva visa promover a saúde, o bem estar e o conforto do paciente", explica a parlamentar.
SAÚDE BUCAL
Outro projeto de Elzuíla aprovado em segunda votação também na quarta-feira (27) institui a obrigatoriedade de realização de ações de saúde bucal nas escolas da rede municipal de Teresina. A Prefeitura deve providenciar que, semestralmente, profissionais de odontologia visitem os colégios com para fazer avaliações, consultas e atendimentos aos alunos. O projeto prevê ainda palestras.
Fábio tem carta branca para se coligar ao PT e confirma Landim e Mainha
Por Arimatéa Carvalho
O PL do Piauí respirou aliviado com vídeo do presidente nacional Valdemar Costa Neto autorizando o deputado Fábio Xavier a formalizar coligação no Estado com os partidos que ele quiser, incluindo o PT. Xavier já avisou que vai formalizar e votará tanto em Wellington Dias para o Senado quanto em Rafael Fonteles para o Governo do Estado.
Em Brasília, o deputado também se reuniu com o suplente de federal Paes Landim (PTB), que confirmou à coluna que estará na chapa do PL ano que vem. Mainha fica na chapa igualmente. "Nossas chapas estão bem estruturadas e ainda teremos novidades para reforçá-las ainda mais", conta.
"Ao contrário de outros partidos, que têm dificuldade de atrair bons nomes, no PL nós estamos é enjeitando", comentou Fábio Xavier.