Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 188 de 665O destino dos Flávios e a frustração no Republicanos
Por Sávia Barreto
No Republicanos é dado como certo que os deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr não vão se filiar à sigla. Membros do partido contam à coluna que fica o clima de chateação, portanto, com o apoio dado pela legenda na eleição municipal aos prefeitos, vices e vereadores ligados a eles e com as mudanças na estrutura do partido.
Vale lembrar que o comando do partido saiu do deputado Gessivaldo Isaías para um indicado de Flávio Nogueira, que segue filiado ao PDT, mas em processo de saída da legenda. Nos bastidores, especula-se que os Flávios possam se filiar ao Progressistas e deixar a base do Governo, o que seria um reforço importante na oposição.
Apesar de resistências, Janaína deve se filiar ao PT após pedido de WDias
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias se reuniu com ala do comando do PT na semana passada e avisou que o partido precisaria aceitar Janaína Marques (PTB) na sigla. E sim, a legenda aceitou, apesar de não anunciar nesse momento para evitar maiores polêmicas. Os descontentes tiveram que engolir a chateação e os muitos votos de Janaína. O deputado Francisco Limma - com colégios eleitorais na mesma região - já demonstra estar mais conformado. O argumento é que a deputada é da base e a legenda do governador precisa ceder. Vão para o PT, portanto, Janaína Marques, Firmino Paulo e Oliveira Neto. Já Nerinho deve ser acomodado na futura federação partidária que tende a ser criada com o PC do B.
Lucy reclama de traição e Teresinha rebate: meu compromisso era com Firmino
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Lucy Soares (PP), viúva do ex-prefeito Firmino Filho, disse que há vereadores traidores do legado de Firmino, que logo aderiram ao prefeito Dr. Pessoa em troca de cargos. E citou a vereadora Teresinha Medeiros, do PSL, que era da base de Firmino e hoje está com Pessoa.
Lucy reclama que esses parlamentares foram ajudados por Firmino Filho e rapidamente aderiram ao projeto de Pessoa na prefeitura.
Teresinha respondeu: "Há mais de 20 anos tenho um trabalho social e político e que sempre fui fiel à gestão ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho".
"SEMPRE FUI FIEL"
"Se hoje ele (Firmino) estivesse vivo ainda estaria caminhando com ele. Eu respeito o luto da deputada Lucy Soares, mas acredito que ela está equivocada, pois em nenhum momento eu traí a gestão ou os ideais de Firmino Filho. Fui eleita para trabalhar para a população de Teresina. Atualmente o prefeito de Teresina é o Dr. Pessoa e como parlamentar, tenho que buscar parcerias com a gestão, pois sempre estamos visando buscar melhorias para a cidade e para a população”, pontua.
Ao blog, por telefone, a vereadora explicou que nunca foi ligada a Lucy, mas a Firmino.
SOBRE CRISTINA
Já sobre uma possível candidatura da filha mais nova de Firmino e Lucy já no próximo ano, a deputada federal, ela afirmou que a decisão é de Cristina Soares, mas ela não se opõe. Nesse caso, elas poderiam fazer dobradinha nas urnas.
Prefeita Ivanária se veste de Emília para comandar festa das crianças
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio (MDB), comandou uma grande festa pelo Dia das Crianças. O evento dedicado aos pequenos concentrou os esperantinenses das zonas urbana e rural, que participaram do Especial Dia das Crianças - Mundo Encantado.
Um grande público assistiu às apresentações de vários personagens do mundo infantil e das crianças da Amare. "Além de brincarmos muito no parquinho que foi preparado especialmente para as crianças de Esperantina", conta a prefeita, que se fantasiou de Emília do Sítio do Picapau Amarelo e fez sucesso com a criançada.
André Lopes deixa de ser interino e Andréia é a secretária imediata
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Dr. Pessoa, oficializou o bancário André Lopes no cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Teresina. André estava interinamente no cargo desde a saída de Adolfo Nunes da Semgov.
A professora de direito Andréia Lima foi nomeada no cargo de secretária imediata do prefeito, que antes era ocupado por André.
O cargo de secretário imediato é uma função de confiança com ligação direta com o chefe do executivo municipal. Andréia atuava como chefe do setor de licitação da Secretaria de Administração.
Famílias pobres podem ter, gratuitamente, material de construção de obras
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) pretende criar um Banco Estadual de Materiais de Construção. Funciona assim: as sobras de materiais de construção de obras públicas serão direcionadas a famílias de baixa renda para reformas em seus imóveis ou construções. O projeto de lei apresentado na Assembleia aguarda parecer da Comissão de Administração Pública e Política Social da Alepi.
PRIVADO TAMBÉM
Severo explica que a proposta cria o Programa Banco Estadual de Materiais de Construção, que trará benefícios como a assistência à população carente, que necessita realizar reparos ou mesmo construir uma moradia, e a redução de desperdícios. “Em algumas situações, o Estado, a Prefeitura ou mesmo um particular que realiza obras precisa realizar uma demolição, por exemplo, e isso gera sobra de ferragens, estruturas e materiais que podem ser aproveitados. Hoje, infelizmente, esses itens são descartados”, expõe.
ALTAS NOS PREÇOS
O Banco de Materiais de Construção é uma alternativa à população já impactada pela alta nos preços dos materiais de construção. “A entrega desse material será feita de forma totalmente gratuita. As pessoas já estavam com dificuldades em comprar esse material antes mesmo da alta nos preços dos materiais de construção. Isso afeta principalmente as pessoas de baixa renda que querem reformar ou construir suas casas”, analisa. A execução do programa ficará a cargo da Seinfra.
Artigo: A coerência é um porto seguro - João Vicente Claudino
A coerência é um porto seguro
João Vicente Claudino
No último domingo, fui surpreendido com uma matéria no portal GP1 na qual Sílvio Mendes faz declarações que, em suas palavras, são “provocações”.
Ao agradecê-lo pelas colocações, também aproveito a oportunidade para esclarecer alguns pontos de suas falas.
Sou ex-senador da República (2007 a 2015) e fui candidato a governador em 2010. Lancei meu nome e concorri apenas por duas oportunidades a cargos eletivos. Silvio tem mais experiência eleitoral do que eu. É mais político até. Concorreu a cargos eletivos em quatro oportunidades. Foi ex-prefeito pelo PSDB de 2005 a 2010, ex-candidato a governador pelo PSDB em 2010, ex-candidato a vice-governador na chapa com o MDB em 2014.
Da minha parte, ele poderia ter concorrido em 2020 a prefeito de Teresina. Seria, portanto, seu quinto pleito eleitoral. Naquele momento, era um bom nome, razão pela qual o lancei ao cargo e até me coloquei à disposição para ser seu vice-prefeito numa chapa. Seria a primeira vez que aceitaria concorrer à vice de alguém.
A coerência me faz ser fiel à família, aos amigos, aos correligionários e ao próprio partido.
Há 24 anos comecei minha jornada política. Durante esse período fui filiado ao PSDB, entre 1997 e 2000, e no ano de 2001 migrei para o PTB permanecendo por 20 anos em seus quadros.
A política, pra mim, não é uma carreira, mas sim, uma missão. Uma prova disso é que fui candidato ao Senado quase 10 anos após assinar a primeira ficha de filiação partidária. Sem açodamentos, esperei o momento de contribuir politicamente com meu povo. Após oito anos, deixei aquela Casa sem nenhum apego ao cargo, nenhum processo ou investigação, após cumprir minha missão, sem máculas.
Quando acreditei que poderia cumprir uma nova missão em favor da minha Terra, fui candidato ao governo do Piauí em 2010. Carregava comigo um projeto de Estado, de desenvolvimento social e econômico. E ainda carrego. A grande vitória naquele ano foi conhecer ainda mais de perto a realidade do Piauí. Ainda carrego comigo este sonho compartilhado com muitos piauienses, não nego. Com um time de pessoas sérias, comprometidas, honestas e capazes, podemos sim provocar fortes mudanças políticas, econômicas e sociais no Piauí.
Silvio Mendes afirmou que “tudo que a família Claudino teve foi construído aqui no Piauí. Então, ele tem que devolver isso como nós todos estamos oferecendo”.
O ex-prefeito de Teresina está certo. Foi o Piauí a terra escolhida pelo meu pai para plantar as sementes de um grupo empresarial que, com muito esforço e trabalho, se tornou uma referência em todo o país de como é possível dar certo empresarialmente no Nordeste do Brasil. Nós escolhemos o Piauí e essa terra nos abraçou. Seu povo se tornou a nossa gente.
E é por isso que todos os dias, sem exceção, retribuímos tudo que recebemos do Piauí. Silvio Mendes afirmou: “ele [João Vicente] tem que devolver isso como nós todos estamos oferecendo”.
Devolver é um verbo comum usado em práticas políticas pouco republicanas que rechaçamos. Prefiro o verbo retribuir.
Por exemplo, retribuímos trabalhando incansavelmente para sermos o maior gerador de empregos do Estado. Retribuímos sendo um dos maiores contribuintes de ICMS do Piauí. Retribuímos através de apoios a projetos sociais sérios que cuidam dos mais vulneráveis e levam também oportunidade de inserção ao mercado de trabalho. Retribuímos sendo o maior investidor individual de projetos na área cultural. Retribuímos sendo um dos maiores investidores do esporte piauiense.
Muitas das nossas ações são em silêncio. “A palavra convence, o exemplo arrasta”, disse o Padre Antonio Vieira. Lutamos sempre para sermos e darmos um bom exemplo de trabalho.
Quanto ao amigo e ex-prefeito Sílvio Mendes, acredito que suas declarações foram como as de um pescador. Barcos são movidos pela correnteza ou pelo esforço dos braços que remam. Prefiro remar, mesmo que, às vezes, contra correntezas. É que somente assim encontramos o porto seguro da coerência.
Daniel Marçal assume interinamente a Semar no lugar de Sádia Castro
Por Arimatéa Carvalho
O auditor fiscal ambiental Daniel de Araújo Marçal assume interinamente a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI).
A transição foi iniciada e a posse oficial será realizada na próxima semana. Daniel de Araújo Marçal é servidor concursado da Semar e atuava como Coordenador de Outorga de Uso da Água, vinculada à Diretoria de Recursos Hídricos da Semar-PI.
Ele tem experiência na área de fiscalização e licenciamento ambiental e gestão de recursos hídricos, possui graduação em Tecnologia em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí Pós-graduado atualmente IFPI.
Marçal é pós-graduado como especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais, também pelo IFPI e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA/UFPI.
Apoio de Beto a Flávio Jr. é visto como porta de entrada dele no PP de Ciro
Por Arimatéa Carvalho
O vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles, e o vereador Edcarlos, ambos do PP, declararam apoio ao deputado estadual Flávio Nogueira, que disputará a reeleição. Beto votava no presidente regional do Progressistas, Júlio Arcoverde, para a Alepi, mas agora Júlio será candidato a deputado federal e Beto continua com ele.
A movimentação foi vista como sinal de que os deputados Flávios, pai e filho, devem sair da base do governador e seguir com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil). Perguntado sobre o assunto, Júlio se entusiasma: "É o que queremos, e toda semana a partir de agora teremos adesões de peso ano nosso grupo".
Pablo vai ajudar apicultura e anuncia eletrificação e pavimentação em Patos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) foi a Patos do Piauí conversar com amigos e lideranças. Ele se comprometeu em ser parceiro para alavancar a apicultura no município e também garantir eletrificação rural às comunidades. "Também abordamos obras de pavimentação", completou Pablo.
"A política é uma ferramenta para atender a população e quando pessoas se unem para buscar melhorias para sua cidade e querem construir um futuro melhor, surgem novas lideranças", falou o deputado em Patos. "Temas como apicultura e seu manuseio, melhores técnicas para dar melhor qualidade ao mel produzido no semiárido forma discutidas", finalizou. Na foto, Erotides, Zé Bernardo, Adalto e Alexandra.