Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 189 de 665Dr.Pessoa candidato a senador pelo União Brasil? Novo cenário para 2022
Por Sávia Barreto
Fonte revela à coluna que há tentativas de convencer o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, hoje filiado ao MDB, para ser candidato a senador na oposição, mais especificamente pelo União Brasil (junção de PSL e DEM), na chapa que seria encabeçada por Sílvio Mendes ou Iracema Portella no Progressistas. O mais provável seria que Iracema fosse a candidata a governadora caso Pessoa topasse a empreitada, já que seria difícil deglutir o prefeito da capital em uma chapa encabeçada pelo eterno tucano Sílvio Mendes. Naturalmente há resistências a essa possibilidade em alas do Palácio da Cidade, já que Pessoa teria que deixar o cargo para disputar o Senado e concorreria contra o governador Wellington Dias a apenas uma vaga de senador em 2022.
Faz sentido
Nesse sentido, Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, teria sido lançado como pré-candidato a senador pelo Progressistas como uma estratégia da oposição para não abrir o jogo a respeito das articulações com Dr.Pessoa ou outro nome mais competitivo. O cenário mais provável seria Joel sair como candidato a deputado estadual. Já a ida de Dr.Pessoa para o União Brasil passaria pelo apoio do grupo de Ciro Nogueira a candidatura a deputado federal de seu filho, João Duarte, o Pessoinha, na sigla. Na chapa de federal do União Brasil, caso o comando fique com Luís André, apadrinhado de Ciro, teriam nomes como Mainha, Samuel Silveira e Paes Landim, com a meta de eleger um deputado federal com menos de 55 mil votos.
Discurso
Dr.Pessoa tem deixado subtendido nas últimas semanas que gostaria de comandar o União Brasil no Piauí. Ele também fala de uma terceira via na disputa pelo Palácio de Karnak e demonstra insatisfação com o espaço político no MDB. Pessoa disputou contra Wellington Dias em 2018 e apoiou o presidente Jair Bolsonaro naquele pleito, mas também já fez duras críticas ao hoje ministro Ciro Nogueira. O prefeito da capital é um nome carismático e seria um adversário relevante contra Dias, que hoje é visto como o franco favorito ao Senado.
Mainha pode voltar para oposição e reforçar chapa do União Brasil no Piauí
Por Sávia Barreto
A informação de que o superintendente do escritório do Piauí em Brasília, José Maia Filho, o Mainha, vai se filiar ao Progressistas novamente e, portanto, deixar a base do governo estadual para figurar na oposição, movimentou o campo político no final desta semana. Nos bastidores, a informação é de que Mainha iria assumir a secretaria de infraestrutura turística do governo federal, vinculado ao Ministério do Turismo, e se filiar ao PP para concorrer a uma cadeira de deputado federal. A coluna apurou os fatos.
Negamos totalmente
Questionado pela coluna, o deputado federal do PL, Fábio Abreu, negou a saída de Mainha. “Sem essa possibilidade agora”, frisou Abreu. O próprio Mainha também negou a possibilidade: “Não procede. Estou com governador em Madeiro. E a chapa do PL é a que oferece pra deputado federal a melhor competitividade”, destacou Mainha à coluna.
Parece que sim
Já o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, confirmou as conversas para o retorno de Mainha ao Progressistas: “Parece que sim. Vai ser federal. E vem outros. Tudo na sua hora, como sempre lhe disse”, disse Júlio à coluna. Ou seja: onde há fumaça, há fogo… Mainha disputou a última eleição na oposição, e sua saída para a base governista foi ruidosa, portanto, haveria resistências no próprio Progressistas para ele retornar ao partido.
Fumaça
Outra fonte informa que na verdade Mainha iria para o União Brasil, sigla formada pela fusão de DEM e PSL. Na chapa de federal teria também o ex-deputado Paes Landim, João Duarte, o Pessoinha, o ex-vereador Samuel Silveira e o vereador Luís André. A articulação está sendo feita pelo senador Ciro Nogueira em Brasília. A meta, segundo fonte, seria eleger um deputado federal com 50 mil votos. Vale destacar que o comando do União Brasil no Piauí ainda não está definido e há disputa de caciques nos bastidores entre Ciro e o ex-senador Heráclito Fortes, antigo adversário político de Ciro.
Margarete deixa o governo e Dias agradece: “Desejo bênçãos”
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho teve a conversa definitiva com o governador Wellington Dias e informou que ficará com o grupo do senador Ciro Nogueira (PP) em 2022. Com isso, ela e a irmã, a secretária estadual de Meio Ambiente, Sádia Castro, deixam logo o governo.
“Hoje conversamos, como gente grande, eu, a deputada federal Margarete e a secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro. Olho no olho como fazemos entre amigos e pessoas que se respeitam, ficou acertado que ela permanecerá no PP, onde coloca o seu nome para Câmara dos Deputados", explicou o governador.
"Da minha parte tenho gratidão por tudo que vivemos juntos e trabalhamos juntos pelo Piauí, e seguiremos a vida com muito respeito e preservando a amizade entre eu e ela e nossas famílias. Reconheço de ontem e de hoje as suas qualidades como importante liderança do Piauí e que se destaca a nível nacional", diz Wellington.
"À secretária Sádia, meu agradecimento por poder contar com seus conhecimentos técnicos e dedicação, que permitiram importantes avanços, que reconheço e são muitos, na Secretaria do Meio Ambiente. Acertamos, pela complexidade da área que contarei com ela e equipe atual para uma transição, evitando descontinuidade nos projetos e serviços que a SEMAR presta às pessoas físicas e jurídicas", explica ele.
"Cuidarei para seguir com o plano traçado para novas conquistas necessárias para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí. Desejo muitas bênçãos de Deus para Margarete e Sádia nos seus planos futuros", finalizou.
Ciro anuncia obras no Promorar, em Buriti dos Lopes e Parnaíba no sábado, 9
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, estará às 9h40 deste sábado (9) na Praça da Bíblia, em frente à igreja católica do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. Ele irá anunciar obras na região. Na parte da tarde, ele assina ordens de serviços para construção de praça, avenida, UBS e academia em Buriti dos Lopes. A partir das 16h, se encontra com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), para uma série de inaugurações e autorizações.
Na sexta-feira (8), o ministro e o colega da Saúde, Marcelo Queiroga, fizeram no HU da UFPI a maior entrega de equipamentos hospitalares da história da medicina pública do Estado, no valor que supera R$ 6 milhões, segundo o superintendente do hospital, médico cardiologista Paulo Márcio.
Praça do Primavera Leste será recuperada e iluminada, diz Vinício Ferreira
Por Arimatéa Carvalho
O vereador de Teresina Vinicio Ferreira (Avante) esteve com o superintendente da Saad Leste, James Guerra, acompanhados do professor José Carlos e Cabral, líderes comunitários e moradores da região, no conjunto Primavera Leste.
O parlamentar anunciou que a praça do conjunto será limpa, recuperada, as árvores podadas e a iluminação recomposta. "São obras para a melhoria da qualidade de vida da região", comentou.
Margarete avisa que lutará para derrubar veto de Bolsonaro sobre absorvente
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho, do Progressistas, avisou que vai trabalhar para derrubar na Câmara dos Deputados o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que garantia a distribuição gratuita de absorventes íntimos para estudantes de baixa renda, mulheres em situação de rua, grande vulnerabilidade social e detentas.
O veto repercutiu mal em todo o Brasil e causou reações de parlamentares e especialistas em "pobreza menstrual", um conceito ainda pouco conhecido e que afasta mulheres da escola, do trabalho e convívio social.
"A pobreza menstrual afeta diretamente direitos fundamentais de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Ficam prejudicados seus direitos de ir e vir, educação, trabalho, saúde e etc. É uma questão de dignidade. Vamos trabalhar pra derrubar o veto", avisou Margarete em sua rede social.
Apesar de ser da base do governo na Câmara e do grupo do senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, a deputada se insurgiu contra uma medida que prejudica as mulheres mais pobres.
Mão Santa recebe Ciro e Ponte para maratona de inaugurações e autorizações
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, vão a Parnaíba no sábado (9) para uma extensa agenda de inaugurações e autorizações de novas obras. Às 15h30, eles vão a creche no bairro Catanduvas e autorizam construção de escola com seis salas de aula e quadra padrão FNDE no conjunto Dom Rufino IV.
Ciro e Marcelo irão anunciar a entrega de três ônibus escolares para reforçar a rede municipal e ainda autorizar uma quadra coberta no CAIC. A mobilidade urbana entra na agenda com a autorização para o asfaltamento e prolongamento da Avenida São Sebastião até o Portinho.
MAIS ASFALTO
Mão Santa, Ciro e Marcelo inauguram o asfaltamento do bairro Reis Veloso e visitam o canteiro de obras da creche no conjunto Dom Rufino I. Mão Santa e o ministro Ciro estão afinados e o prefeito afirma que a parceria ainda vai render muitas obras para Parnaíba.
Merlong discursa na Câmara: enquanto Guedes tem offshore, brasileiro sofre
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) usou a tribuna da Câmara na quinta-feira (07) para cobrar uma atitude do governo federal diante das denúncias de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Campos Neto, mantêm contas offshores em paraísos fiscais. Merlong ressaltou que, enquanto funcionários públicos do alto escalão do governo têm investimentos que são afetados por decisões que tomam em seus cargos, o brasileiro sofre sem políticas públicas que lhe garantam o básico para viver.
Para Merlong, existe evidente o conflito de interesses, uma vez que Guedes e Campos Neto atuam na área econômica e fazem parte do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão responsável por emitir resoluções sobre temas relacionados a ativos mantidos no exterior.
Fernanda Gomes quer viabilizar projeto de segurança de SP para Teresina
Por Sávia Barreto
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) participou na tarde desta quarta-feira (06/010) de uma reunião com a secretária Elza Paulino na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo. Em pauta o aplicativo “SP+ Segura”, na qual a vereadora pretende trazer a tecnologia para a capital piauiense através do aplicativo “The Segura”.
Fernanda Gomes apresentou na Câmara Municipal de Teresina o Indicativo de Projeto de Lei da criação do aplicativo “The Segura” em agosto desse ano. Conforme a vereadora, a reunião na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo trará bons frutos para a segurança de Teresina.
“Esse é um aplicativo inteligente que vai fomentar a segurança local, sendo uma espécie de waze da segurança. Irei marcar uma reunião com o prefeito Dr. Pessoa para apresenta-lo detalhadamente a ideia do aplicativo. Também pude conhecer como funciona a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, vou também apresentar ao prefeito a ideia de criarmos uma Secretaria Municipal de Segurança Urbana em Teresina, para proporcionarmos mais segurança a população e dar um suporte à Guarda Civil Municipal”, disse Fernanda Gomes.
O poder público terá acesso a todas as informações do aplicativo, fazendo com que otimize o seu trabalho e proceda com os encaminhamentos necessários para que solucionem as ocorrências. Além, da possibilidade de se desenvolver um estudo estratégico para uma segurança mais assertiva.
Dr. Pessoa tem interesse em comandar União Brasil no Piauí e entra no páreo
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), manifestou interesse em comandar no Estado o novo partido que surgiu da união de DEM e PSL, o União Brasil 44. No momento, o partido é disputado pelo ex-deputado federal Heráclito Fortes, que era do DEM, e o vereador de Teresina Luís André, do PSL, com influência nesse caso do ministro Ciro Nogueira (Casa Civil). Se Heráclito vencer a parada, o ex-vereador e ex-presidente do DEM no Estado, Ronney Lustosa, assume.
Mas agora há o fator Pessoa, que pode levar seu filho, Pessoinha, para disputar pela sigla vaga de deputado federal no próximo ano. A saída de Pessoa do MDB é só questão de tempo. No meio de tudo isso ainda tem o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, do DEM, uma liderança tão forte na Planície Litorânea que precisa ser ouvido também.
Embora hoje não tenha deputado estadual ou federal no Piauí, o União Brasil nasce gigante no plano nacional e com lideranças de peso no Estado.