Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 190 de 665Evandro Hidd faz apelo na Câmara para evitar despejo de 130 famílias
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) se pronunciou na Câmara fazendo um apelo ao Executivo para que tenha um olhar mais sensível e atencioso para o loteamento Corujas, na zona Leste de Teresina, evitando o despejo das famílias. No local estão mais de 130 famílias que necessitavam de moradias, estando já devidamente consolidadas e estabelecidas na área, sem qualquer especulação financeira.
"Entendemos que nesse caso do loteamento Corujas as famílias não estão lá especulando qualquer coisa, já estão consolidadas no local, estão lá por realmente precisarem de moradia", pontua o vereador Evandro Hidd.
Licitação da expansão do Metrô é discutida por W. Dias, Evaldo e Josiene
Por Arimatéa Carvalho
Em reunião com o governador Wellington Dias (PT) e a diretora-presidente do Metrô de Teresina, Josiene Campelo, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) anunciou que o processo licitatório para a expansão das viagens até a cidade de Altos vai ser deflagrado. "A nossa meta e a do governador é fazer a expansão o quanto antes", adiantou Evaldo.
Na semana passada, tanto Evaldo quanto Josiene estiveram em Fortaleza para finalizar o processo de autorização para a expansão do Metrô da capital até a Capital da Manga. Voltaram empolgados com o início das viagens.
Prefeitos do PP querem Ciro e ministro reforça agenda para ajudar Sílvio
Por Sávia Barreto
Os prefeitos do Progressistas e de partidos aliados no interior do Piauí estão colocando o ministro Ciro Nogueira num dilema. Chegam a falar com todas as letras: “Voto apenas se o candidato for você”. Ou seja, não há transferência automática para Sílvio Mendes, que hoje é o mais forte para ser o candidato da oposição.
Brechas
Resultado: Ciro está cavando brechas em sua agenda apertada de ministro em Brasília para cumprir agenda com Sílvio/Iracema no Piauí, pelo menos nos finais de semana. É o caso desse final de semana. Ciro vem na sexta para cumprir agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na entrega de equipamentos para o Hospital Universitário.
Confiança
Ciro vai estender a estadia para o final de semana. Essa é uma forma dele mostrar aos prefeitos: “Votando neles, é como se você tivesse votando em mim”. Com a palavra, os prefeitos… Iracema ainda trabalha seu nome para a cabeça de chapa, mas as pesquisas internas do Progressistas favorecem Sílvio, que agora precisa conquistar a confiança dos prefeitos.
Valdeci, Zé Filho, vaga do PL: a disputa pelas suplências de Joel e WDias
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Júlio Arcoverde afirmava constantemente em entrevistas que a chapa majoritária da oposição, em especial a vaga ao Senado, poderia ser composta por nomes “de fora da política, em especial da sociedade civil”. Com o anúncio de Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, para a função de pré-candidado a senador na chapa, a avaliação de Júlio não tinha se concretizado. Exceto pelo fato de que agora foi admitida a possibilidade de que o empresário Valdeci Cavalcante integre a chapa majoritária como vice de Joel na suplência pelo Senado. Valdeci, portanto, vai se filiar ao Progressistas.
Disputadíssima
A vaga de suplente de Wellington Dias, que vai concorrer ao Senado, também é disputadíssima na base. O PL é um partido que gostaria de ocupar o espaço, já que há grandes chances de Wellington ser ministro em um eventual governo do PT no Palácio do Planalto em cenário de vitória do ex-presidente Lula. Quem também sonda a vaga, segundo informações de bastidores, é o ex-governador Zé Filho, do que poderia voltar a se filiar no MDB (hoje ele está no PSDB).
Venâncio pede que PMT reforce crédito para adoção de energia solar em THE
Por Sávia Barreto
No início deste mês foi sancionada uma Lei que dá à Prefeitura de Teresina a possibilidade de criar alternativas que facilitem o financiamento bancário às pessoas físicas, micros e pequenos empreendedores na utilização de projetos de energia solar em Teresina. A Lei n.º 5.641/2021 é de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB). Venâncio espera que exista uma movimentação da Prefeitura para incentivar o consumo de energia solar, principalmente por micro e pequenos empreendedores, considerando que Teresina é rica nessa fonte de energia limpa.
Pioneirismo
“Muitos negócios se tornam inviáveis pelas altas contas de energia pagas mensalmente. Com a Prefeitura intermediando essa transação, os micro e pequenos empreendedores poderão tocar seus negócios utilizando a energia solar, que muitas vezes não conseguiriam fazer esse contato com os bancos. A Prefeitura vai servir como elo, passando a facilitar os empréstimos para que empreendedores e pessoas físicas possam utilizar placas solares”, explica o vereador. O parlamentar defende que se houver uma forte campanha para facilitar ao máximo a linha de crédito.
Globalmente
Venâncio lembra que estamos vivendo uma grave crise energética no Brasil e inegavelmente uma crise ambiental ao nível global. “Além disso, as altas contas de energia já podem ser sentidas desde agora, todo mês, no bolso de cada cidadão. Então seria um ganho importante para nossa cidade se houvesse uma política real de facilitação de linha de crédito e popularização de projetos de energia solar em nossa cidade”, finaliza Cardoso.
Tadeu Maia Filho se filia ao PP na segunda (11) para disputar vaga na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado estadual Tadeu Maia Filho vai se filiar ao Progressistas na próxima segunda-feira (11), com a presença do ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), na sede do diretório de Teresina, em cerimônia marcada para o meio-dia. Atualmente ele preside do Avante no Piauí, partido que irá marchar junto com o grupo de Ciro no próximo ano. O suplente de vereador de Teresina Edu Aguiar comandará a sigla.
Tadeuzinho, como é conhecido, por ser filho do ex-deputado Tadeu Maia, está empolgado com sua pré-candidatura a estadual pelo Progressistas no ano que vem. "Recebi o convite do ministro Ciro Nogueira para engrossar as fileiras da oposição, como pré-candidato a deputado estadual. Conversei com amigos e eles confirmaram que é uma pré-candidatura viável", comentou ao blog.
Tadeu disse que há um sentimento de mudança no Piauí e o grupo de Ciro representa essa mudança. "Vamos levar nossa mensagem de confiança e esperança para o povo do Piauí", finaliza. Ele afirmou que tem conversado com lideranças e apoiadores por todo o Estado.
Ele afirma que os dois nomes que podem disputar a cabeça de chapa, Sílvio Mendes e Iracema Portella, são igualmente bons e competitivos.
O presidente estadual do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, afirma que Tadeu somará muito com a chapa de deputado estadual.
Vinício e Nouga visitam Casa Meio Norte e vereador destaca retorno seguro
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Vinício Ferreira (Avante) acompanha de perto o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Teresina. O parlamentar esteve na terça-feira (5), juntamente com o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, na Casa Meio Norte.
A escola municipal Casa Meio Norte recebeu a doação de uma esteira com tecnologia anti-Covid e de diários digitais da empresa piauiense Infatec Soluções Tecnológicas. Vinício destaca a importância do retorno de forma segura para alunos e professores.
Secretários de Pessoa disputam campeonato com goleada: “Foi taca grande”
Por Arimatéa Carvalho
Não é segredo para ninguém que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), tem seus secretários prediletos, os chamados "queridinhos do Pessoa". O superintendente da Saad Centro, Roncalinho, e o secretário da Semel, Eduardo Draga Alana, estão nesse time. E quando eles duelam entre si?
"Nesse caso, o duelo foi entre amigos e por uma boa causa: o time da Semel jogou contra o da Saad Centro na noite de terça-feira (5) pelo Torneio dos Servidores (futsal e society)", comenta Draga Alana. Foi pela primeira rodada de futsal e teve goleada. "Adivinha de quem? Goleamos o time do Roncalinho por 5 a 2. Taca grande", brinca Draga Alana.
O secretário da Semel complementa: "mas tem um outro campeonato que estamos na liderança juntos, de obras entregues nesses primeiros oito meses de gestão do Dr. Pessoa".
Só MDB, PT, PP, PSD e PL farão deputados estaduais, prevê João Mádison
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) prevê que apenas cinco ou seis partidos vão eleger representantes para a Assembleia Legislativa no próximo ano: MDB (nove nomes, segundo ele), PT, PP, PSD e PL. "Um sexto partido pode até fazer um nome", afirma.
Mádison aponta que o problema é que em 2022 cada partido só poderá lançar 31 nomes para disputa e precisa fazer 64 mil votos para eleger um, caso contrário, vai depender da arriscada matemática das sobras (80% de 64 mil, com a vaga ficando para quem fizer pelos menos 20% do total).
BOLSONARO VETOU
O presidente Jair Bolsonaro vetou a ampliação do número de candidatos por partido para 150% do total de vagas no Legislativo, o que permitiria a cada sigla ter chapas mais numerosas e atingor mais facilmente o quociente eleitoral de 64 mil, no caso da Alepi.
Projeto Calçada Cultural vai gerar renda para 200 pessoas no Grande Dirceu
Por Arimatéa Carvalho
Tão logo o whatsapp voltou, o secretário estadual de Cultura, deputado Fábio Novo (PT), anunciou que a Associação de Moradores do Itararé (AMI) vai ganhar um novo palco de apresentações culturais. Ele elogiou o projeto de ocupação "Calçada Cultural", que a entidade está desenvolvendo. Novo visitou as obras na Associação.
"Cerca de 150 de artistas se apresentarão em formato de lives na calçada e fachada da entidade que ganhou nova roupagem. Todos recebem cachê por suas apresentações", explica.
O projeto foi selecionado pela Secult, através do edital Afrânio Castelo Branco, com recursos da Lei Aldir Blanc. A iniciativa fomenta cultura e renda para cerca de 200 pessoas da região Sudeste de Teresina.