Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 191 de 665Florentino lança Outubro Rosa e destaca engajamento de Araujinho na causa
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, lançou oficialmente no Piauí a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero. "A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e sociedade sobre a importância de manter os cuidados com a saúde, da prevenção ao diagnóstico precoce", disse.
Ele colocou o tradicional laço rosa no empresário Araujinho, coordenador do programa PRO Piauí na região de Picos, e destacou que ele também está engajado na causa. "Eu e meu amigo Araujinho abraçamos a causa", disse, acrescentando que "as ações são do Outubro Rosa, mas os cuidados devem ser do ano inteiro".
Florentino e Araujinho se aproximaram bastante nos últimos tempos. O secretário esteve em Picos visitando o empresário para alinhar obras e ações na região de Picos.
CASOS NO PIAUÍ
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi, Aureni Moura Fé, neste ano foram diagnosticados 275 novos casos de câncer de mam no Piauí, sendo 70% nos estágios 2 e 3, quando o idela é diagnosticar no estágio inicial.
Ex-candidato a prefeito de Floriano disputará Assembleia na chapa do PL
Por Arimatéa Carvalho
O ex-vereador de Floriano e ex-candidato a prefeito Bilu Claudemir Rezende, conhecido como Bilu e que teve 9.742 votos no ano passado, será candidato a deputado estadual no próximo ano pela chapa do PL.
Assim, o presidente regional da sigla, deputado estadual Fábio Xavier, fortalece ainda mais a chapa, que já tem três deputados (Dr. Hélio, Carlos Augusto e o próprio Fábio) e nomes de boa viabilidade. A ideia é eleger quatro nomes.
CHAPA DE FEDERAL
A chapa de federal do PL também está robusta. Além do deputado federal Fábio Abreu, a deputada federal Marina Santos também ingressou na sigla. O apresentador de TV e suplente de deputado federal Silas Freire, o suplente de deputado federal Mainha, o vereador de Teresina Leonardo Eulálio, o presidente da Eturb e filho do prefeito Dr. Pessoa, Pessoinha, além do suplente de deputado federal Paes Landim estão na lista.
Além desses nomes, a deputada federal Margarete Coelho, do PP, é cotada para reforçar o time, se for para a base do governador Wellington Dias de vez. O empresário do ramo de distribuição Jadiel Alencar é outro citado como futuro pré-candidato na chapa.
Empresários de ônibus recuam de acordo e marcam nova reunião para segunda
Por Arimatéa Carvalho
Em nota, o consórcio das empresas de ônibus de Teresina informa que o acordo firmado com a Prefeitura para o fim da crise do transporte retrocedeu. "O Consórcio SITT foi informado no final da tarde desta sexta-feira (1) dos novos termos inseridos na minuta de acordo, que vinha sendo negociada há mais de 40 dias com a Prefeitura de Teresina", diz.
"Infelizmente, o conteúdo desta nova minuta do acordo, que já estava praticamente aprovado pelas partes, desde o final da semana passada, foi bastante modificado e, em vista desta nova situação, tornou-se necessário o SITT se reunir com as concessionárias para avaliação deste novo documento. A previsão é de que isso só ocorra na próxima segunda-feira (4)", prosseguem os empresários dos quatro consórcios.
Na sexta-feira (1), o acordo estava firmado e na segunda-feira (4) haveria a homologação do mesmo.
VÁRIAS DATAS
"Lamentamos que a Prefeitura tenha levado todos esses dias para analisar juridicamente a última minuta pactuada e somente hoje tenha nos retornado com várias desconsiderações aos termos já anteriormente acordados", diz a nota. Ou seja, o acordo melou.
A crise no sistema de transporte público de Teresina já teve várias datas para acabar. O dia 1º de setembro foi uma delas, quando os empresários do Setut ficaram de dar a resposta ao secretário João Henrique Sousa (Planejamento) se aceitavam os termos do prefeito Dr. Pessoa (MDB) para evitar a ruptura unilateral do contrato e a consequente municipalização de 51% do serviço.
Antes, João Henrique havia amarrado um acordo que envolvia inclusive o governador Wellington Dias (PT), que concordou em aceitar bancar o desconto dado no sistema aos alunos da rede pública estadual.
Flávio Dino diz que nome sai no próximo mês: Weverton lidera pesquisa
Por Arimatéa Carvalho
A visita do governador Flávio Dino (PSB) a Timon rendeu. Novembro! Esse foi o mês confirmado pelo governador para a definição do nome do sucessor para as eleições do ano que vem. O anúncio foi feito durante entrevista na solenidade de entrega da reforma e ampliação da Ceasa, com a prefeita Dinair Veloso (PSB). O blog teve acesso à íntegra da coletiva e fisgou esse trecho específico.
Ele disse no que no mês de novembro irá reunir os partidos aliados para anunciar o nome do sucessor para a disputa ao governo do estado nas eleições de 2022. Flávio Dino havia firmado em julho deste ano um acordo com os presidentes de partidos, lideranças políticas da sua base de apoio e pré-candidatos ao governo, repassando critérios que seriam avaliados durante o processo para validar a escolha do sucessor.
Entre os requisitos, o melhor posicionamento em pesquisas, por exemplo. “Este acordo que nós fizemos vai ser cumprido. O que nós pactuamos? Que haveria a apresentação das pré-candidaturas e está havendo normal, que cada um iria procurar reunir e agregar apoio e que nós reuniríamos os partidos como reuniremos, de fato, no mês de novembro. De modo que, sem ansiedade, sem agonia, com espírito de concórdia, de paz, de convergência. O que não pode acontecer é o Maranhão sair da estrada certa”, disse.
WEVERTON ROCHA NA FRENTE
O Instituto de Pesquisa Escutec divulgou a terceira rodada pesquisa de intenções de votos para governo do estado, senado e presidência. Nos cenários apresentados o nome da base melhor posicionado é o do senador Weverton Rocha (PDT).
O instituto fez cenários com e sem a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e a pesquisa aponta o senador próximo a ex-governadora e liderando todos os cenários quando ela não aparece nas opções de resposta.
O pedetista obteve 24% na disputa com oito candidatos, seguido por Edivaldo Júnior, com 17%, Roberto Rocha aparece à frente do vice-governador Carlos Brandão com 14% e o vice ficou com 11%. Lahesio conta com 8%, Maranhãozinho e Simplício com 5%, Felipe Camarão com 3%.
Em outro cenário sem a emedebista e com seis nomes na disputa, Weverton aparece 28%, Edivaldo Jr com 20%, Roberto Rocha fica à frente de Brandão com 15%, o vice- governador aparece com 12%, Maranhãozinho aparece com 8% e Simplício com 5%.
Kléber Montezuma diz que vai procurar outra chapa para disputar Senado
Por Sávia Barreto
O ex-candidato a prefeito de Teresina e ex-secretário tucano Kleber Montezuma, afirmou à coluna que “não terá qualquer disputa interna entre mim e o prefeito Joel, por candidatura ao Senado. Ele está sendo escolhido pelo Progressistas. Legitimamente”, frisou Montezuma. Isso não significa que ele vai desistir de disputar o pleito de 2022 em uma chapa majoritária, apesar da oposição orquestrada por Ciro Nogueira ter escolhido o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, para disputar a vaga de senador no pleito de 2022.
Saindo à francesa
“Quanto a mim, eu devo sair à francesa e buscar espaço em outra legenda com vista a diversificar as alternativas ao Senado”, pontuou Kléber Montezuma. Um dos destinos possíveis para o ex-adversário de Dr.Pessoa é o Cidadania ou até mesmo o PDT. Kléber poderia optar por uma candidatura a deputado federal, em que observadores do cenário político avaliam que ele teria mais chances do que ao Senado. Mas Montezuma tem insistido que não irá por esse caminho. Ele deve aproveitar o recall da última eleição municipal e buscar capitalizar o voto de opinião.
MDB mira em filiar Gracinha, Flávios e Hélio Isaías para fortalecer chapa
Por Sávia Barreto
Reunião da cúpula do MDB nesta sexta-feira determinou quero partido vai investir na filiação de Gracinha Moraes Sousa, filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, Flávio Nogueira e Flavio Jr e Hélio Isaías. Gracinha, até agora, deve se filiar ao PSL/DEM, enquanto os Flávios possuem destino incerto e até mesmo a ida ao Progressistas, na oposição, é especulada. Já Hélio Isaías, pode tanto manter-se no PP como ir para o PL, na base do governador Wellington Dias. Os quatro seriam um reforço de peso para a chapa do MDB.
No lugar do pai
A reunião contou com a presença de Pessoinha, presidente da Eturb, como ouvinte e representando o pai, o prefeito Dr.Pessoa. Apesar da presença, Pessoinha não deve ficar no MDB para disputar uma cadeira de deputado federal. A tendência é se filiar ao PL. Na chapa majoritária, Themistocles Sampaio como pré-candidato a vice de Rafael Fonteles é prego batido e ponta virada.
Projeto de Eliane Nogueira vai tornar banco de DNA do país mais seguro
Por Sávia Barreto
A senadora Eliane Nogueira (Progressistas/PI) apresentou esta semana um projeto de lei que pretende devolver a segurança jurídica ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, comprometido em 2019 por uma série de alterações no Pacote Anticrime.
A principal mudança é que voltará a ser possível sequenciar o código genético de condenados por crimes hediondos, como os praticados com violência grave contra a pessoa, a vida, a liberdade sexual e vulnerável. Se a lacuna não for resolvida, vários criminosos poderiam pedir revisão da pena feita com base no Banco de DNA.
Vem desde Ciro
Realidade no Brasil desde 2012, o repositório é considerado o segundo melhor do mundo de acordo com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), pois perde apenas para o banco mantido pelo FBI norte-americano. A coleta e cadastro do perfil genético no país foi criado com base na proposta do senador Ciro Nogueira, hoje ministro-chefe da Casa Civil, de quem a senadora Elaine Nogueira é suplente.
“Apresentei esse projeto porque a finalidade do Banco ficou extremamente comprometida com as alterações de 2019. Quantos criminosos poderiam pedir revisão da pena com base na retirada dos crimes hediondos do rol de quem pode se submeter ao sequenciamento?”, questionou a senadora.
Zé Raimundo e Joel reforçam parceria após mensagens em grupos de whatsapp
Por Arimatéa Carvalho
Em encontro na primeira capital, Oeiras, o prefeito Zé Raimundo e o florianense Joel Rodrigues, ambos do PP, acabaram com dúvidas sobre a união de ambos em torno da chapa da oposição. Correligionários de Zé Raimundo comentaram em grupos de whatsapp que o nome de Joel não é o melhor para o Senado, pois o grupo de Oeiras representa melhor e mais fielmente a sigla.
"Nunca houve conflito entre eles, isso é história", comentou o presidente regional do PP, deputado Júlio Arcoverde. Joel segue pré-candidato ao Senado, enquanto a cabeça de chapa é disputada pelo ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) e a deputada federal Iracema Portella.
Metrô de Teresina vai adotar bilhetagem e projeto de expansão avança
Por Arimatéa Carvalho
A diretora-presidente do Metrô de Teresina, Josiene Campelo, foi a Fortaleza com o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) para alinhar a ampliação das viagens de Teresina até Altos e ainda adotar o sistema de bilhetagem eletrônica no serviço. Eles se reuniram com o gerente de Relações Institucionais e de Patrimônio da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Roberto Jorge.
"Tratamos sobre a viabilização de projetos da Companhia Metropolitana de Transporte Público, como a obra que construirá a linha do Metrô levando passageiros piauienses da capital até o município de Altos", conta o deputado. Josiene explica que na sexta-feira (1) ela e o deputado vão visitar o metrô de Fortaleza com a intenção de avaliar a adoção do sistema de bilhetagem em Teresina.
EXPANSÃO
Josiene explica está em Fortaleza para autorização dos projetos de modernização e expansão Teresina/Altos, haja vista que o trecho é compartilhado com a FTL, que tem a concessão da via.
"Na oportunidade, vamos conversar com representantes do Metrofor para conhecimento de modernização e melhorias no sistema em Teresina", finaliza.
Igor Neri sai da Sedet e Ariane Benigno assume. Nerinho rompeu?
Por Arimatéa Carvalho
Mudança inesperada no secretariado de Wellington Dias: sai o secretário Igor Neri, do Desenvolvimento Econômico, e entra a secretária Ariane Benigno, que vai acumular a Sedet e a Secretaria de Administração.
Fonte do Palácio de Karnak contou ao blog na noite de quinta-feira (30) que não se trata de rompimento do deputado estadual Nerinho, do PTB, com o governador Wellington Dias. Igor Neri era uma indicação do parlamentar.
Segundo essa fonte, a troca é de responsabilidade de Nerinho e cabe agora a ele indicar substituto. Nerinho é da base do governo, mas vem sendo cortejado pelo Progressistas do deputado estadual Júlio Arcoverde.
No entanto, na quarta-feira Nerinho resolveu demandas administrativas junto ao governador e o clima estaria tranquilo.