Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 193 de 665Encontro de WDias com vereadores de PHB e deputados reforça base após crise
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias reuniu-se na noite de segunda-feira com vereadores de Parnaíba para discutir problemas da região. Ele convidou alguns deputados estaduais, como Flávio Jr e Flávio Nogueira, Hélio Isaías, Santana, Fábio Novo e Evaldo Gomes. A pauta principal foi a segurança pública, dando uma resposta às últimas e fortes críticas do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, a respeito do tema.
Vai ou fica
Além disso, Wellington sinaliza aproximação com os deputados que tiveram as relações arranhadas após eleição do TCE-PI na Alepi, em especial Flávio Júnior, Santana e Hélio Isaías. O governador, segundo apurado pela coluna, chamará todos os partidos para conversar depois do dia 30 de outubro. Ele quer saber como está a formação das chapas. E, claro, pegar o tom de quem fica no grupo político para 2022 ou não.
Júlio nega ciúmes de prefeitos do Progressistas por escolha de Joel
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Júlio Arcoverde, minimiza a reação de alguns prefeitos do Progressistas, que teriam ficado enciumados com o anúncio de que o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, será o candidato a senador na chapa da oposição. Aliados do prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, alegam que o gestor é quem melhor representa o modo de governador do Progressistas no Piauí. Júlio rebate qualquer insatisfação interna.
Prego batido
“A repercução tem sido muito positiva, estou impressionado não só na classe política, empresarial, mas principalmente na sociedade civil”, destacou Júlio, acrescentando que o nome de Joel para o Senado “não causou ciúme nenhum”. “Todos achando que é um grande nome e se dispondo a divulgar. Prego batido e ponta virada, só temos a morte, mas estamos muito felizes com o Joel”, completou Arcoverde.
Entenda
Aliados do prefeito Zé Raimundo, de Oeiras, defendem que ele seja o candidato a senador na oposição ao invés do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. “É de longe o progressista que tem louvor. Está equivocado o ministro ao sugestionar outro nome dentre todos os prefeitos, sem nenhuma desconsideração ao prefeito Joel. Diga-se de passagem, coadunava com o deputado Francisco Costa do PT. Sejamos francos, o grupo Boca-Preta são a elite e a vitrine do modo de governo que queremos para o Piauí”, destaca mensagem que circula nos grupos de WhatsApp de Oeiras - sem assinatura.
Calma lá
De Oeiras, o deputado B.Sá, do Progressistas, rechaça a mudança de nome para o Senado na chapa da oposição: “Apoiamos Joel! Inclusive, acho que quem tem pretensão futura tem que se apresentar agora. Não é justo abrir caminho, saltar obstáculos para, no futuro, em 2022, entregar de graça para um new aliado”, frisou B.Sá. “New aliado é bem-vindo! Mas para ficar lá atrás. Temos que dá preferência e valorizar aqueles que estão abraçando a nossa luta, neste momento”, pontuou o deputado.
Em Teresina, secretário nacional do PT diz que é preciso derrotar Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, foi eleito secretário do Setor Sindical do PT no Estado. Ele recebeu no auditório do sindicato o secretário nacional do PT, Paulo Cayres, que ressaltou a necessidade de união de esforços para derrotar o presidente Jair Bolsonaro no próximo ano.
“Vamos preparar desde já o enfrentamento com a direita e a extrema direita e eleger Lula em 2022, garantindo também uma expressiva bancada no Congresso Nacional com a presença de sindicalistas, sem esquecer a disputa nos estados”, afirmou Cayres.
SINDICATOS UNIDOS
De acordo com Paixão, o governo Bolsonaro, desde o início, "demonstrou que a sua eleição foi para destruir todo e qualquer movimento social de apoio à população pobre e sofredora, em especial as organizações sindicais do país. A intenção é acabar com as políticas sociais voltadas para a educação, saúde, segurança, cultura”, disse. “Vamos trabalhar para dialogar com os sindicatos, colocar nossas pautas em discussão dentro do partido e ampliar nossa participação nas decisões”, afirmou Paixão.
B. Sá quer que W. Dias reduza ICMS de 31% para 25%, como fez Eduardo Leite
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual B. Sá (PP) propôs ao governador Wellington Dias (PT) que reduza o ICMS sobre os combustíveis no Piauí dos atuais 31% para 25%, a exemplo do que fez o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB). Lá, o tucano baixou de 30% para 25%.
B. Sá cobrou que os colegas participem de audiência pública na Assembleia sobre a questão do ICMS. A proposta da audiência é do deputado Marden Menezes (PSDB) e ela será realizada na quarta-feira (29), a partir das 9h.
Antes de seu pronunciamento na tribuna, o deputado recebeu Humberto Lopes, do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí, e Francisco dos Aplicativos, da associação dos motoristas de aplicativos. Ambos foram pedir ajuda para reduzir o ICMS.
EMPRESAS EM FUGA
B. Sá acusou ainda a política de tributação adotada pelo Governo do Estado de afugentar grandes empresas, como as cervejarias, os grupos R. Damásio e Jorge Batista, a fábrica de cimento Nassau e as indústrias de margarina Bunge e de papel Suzanno, que "não concluíram a implantação por conta dos altos impostos cobrados no Piauí".
Tréplica de Ciro para WDias: “O Piauí sabe o que ”lado bom“ quer dizer”
Por Sávia Barreto
Após o governador Wellington Dias desejar "Paz de Cristo" para o ministro da Casa Civil e senador Ciro Nogueira, o progressista respondeu no Twitter e reafirmou o tom de crítica a respeito da expressão usada pelo governador em discursos e entrevistas, "o lado bom":
O tal lado bom
"O lado bom é que Wellington Dias disse que política, para ele, após 20 anos no poder, não é questão de vida ou morte. O lado bom é que o governador disse que me deseja a “Paz de Cristo”. O lado bom é que o Piauí sabe o que “lado bom” quer dizer", respondeu Ciro.
Explicando
Tudo começou quando Ciro Nogueira postou um vídeo nas redes sociais no final de semana com críticas ao governador Wellington Dias. "Sabe qual é o “lado bom”? Me disse um deputado do PT que toda vez que o governador Wellington Dias vai contar alguma mentira, costuma falar antes a frase “o lado bom”. É mais ou menos assim: mentir é feio, enganar o povo ninguém merece.Mas o lado bom é que agora todo mundo sabe como perceber. O lado bom? O lado bom é que agora todo mundo sabe qual é o lado ruim! Muda Piauí!", postou Nogueira, que teve como resposta de Wellington que "política não é uma questão de vida ou morte. É Deus no Comando, trabalho e paz no coração! Para ele desejo a Paz de Cristo!".
Vá trabalhar
Quem também entrou no embate foi o deputado Júlio Arcoverde, que respondeu a Rafael Fonteles, outro que participou do duelo ao defender Wellington Dias: "Rafael Fonteles, leia o que você mesmo escreveu: deixe o ódio no coração, vá trabalhar e deixe o homem trabalhar. No seu caso, trabalhe para diminuir os impostos. Da gasolina, por exemplo. Em vez de posts, menos impostos, rapaz."
Fonteles havia dito anteriormente, também no Twitter: "Ministro Ciro, deixe de ódio no coração, vá trabalhar e deixe o homem trabalhar".
O microblog tem sido a fonte da troca de farpas entre os petistas e os progressistas, prometendo mais capítulos.
Feira da primeira-dama será mensal e em comunidades diferentes
Por Arimatéa Carvalho
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Eduardo Draga Alana, afirmou que a pasta vai apoiar todas as edições da Feira de Arte e Agricultura Familiar, idealizada pela primeira-dama de Teresina, Samara Conceição, que teve sua primeira edição realizada no sábado (25) na comunidade Santa Luz de Baixo. A feira terá uma edição mensal, sempre numa localidade diferente. "Tivemos, entre várias atividades, campeonatos de futebol masculino e feminino", contou Draga Alana.
DIVERSAS ATIVIDADES
A feira contou com venda de produtos artesanais, de agricultura familiar, exposição de animais, campeonatos de futebol masculino e feminino, além de uma apresentação de zumba. "A Semel apoia integralmente esse projeto incrível da nossa primeira-dama", explicou o secretário.
O “estilo WDias” de responder às críticas de Ciro: “Desejo a Paz de Cristo”
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias usou o Twitter no domingo para responder, pelo mesmo canal, ao senador e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira: "Digo ao Ministro Ciro que para mim a política não é uma questão de vida ou morte. É Deus no Comando, trabalho e paz no coração! Para ele desejo a Paz de Cristo!", postou Wellington, mantendo o tom conciliatório pelo qual é conhecido.
Rafael na defesa
Quem também saiu na defesa do governador foi o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, um pouco mais duro: "Ministro Ciro, deixe de ódio no coração, vá trabalhar e deixe o homem trabalhar", escreveu Fonteles, lembrando um dos jingles de campanha de Lula à presidência da República.
O que Ciro falou
Ciro havia postado o seguinte: "O lado bom é que Wellington Dias disse que política, para ele, após 20 anos no poder, não é questão de vida ou morte. O lado bom é que o governador disse que me deseja a “Paz de Cristo”. O lado bom é que o Piauí sabe o que “lado bom” quer dizer". O ministro da Casa Civil também publicou um vídeo com críticas no mesmo tom em seu perfil no Instagram.
Tiago Vasconcelos intensifica agenda de regularizações no Sul do Piauí
O superintendente do Incra, Tiago Vasconcelos, tem reforçado sua agenda no interior do estado. Essa semana foi a vez da região Sul. Na cidade de Colônia, Tiago realizou a implantação do núcleo municipal de regularização fundiária e o município aderiu ao programa Titula Brasil, menina dos olhos do Incra nacional.
Terra para todos
Vasconcelos ainda realizou uma palestra, já que o município está criando um projeto Titula Colônia, para áreas que não são da alçada do Incra. Em Alvorada do Gurgueia, a agenda foi no assentamento Nova Esperança, e em Uruçuí, onde já há assentamento titulado pelo Incra, o problema estava em levar registro de cartório. “Vamos conseguir solucionar essa questão e seguir avançando na titulação das famílias”, destacou.
A resistência do PT à filiação de Wilson Martins
Por Sávia Barreto
Parte do PT, e não apenas a ala mais radical, não quer o ex-governador Wilson Martins filiado ao partido para disputar uma vaga de deputado federal. Martins é considerado um nome forte na disputa e a resistência a ele é matemática: eleito pelo PT, o ex-governador pode “tirar” a vaga de um petista histórico. Um dos petistas que verbalizou isso foi Júnior do MP3, representante de movimento social: “Não vamos aceitar Wilson Martins”, disse Júnior.
O combinado
Mas, quando voltou à base aliada, o PSB, Wilson e todo o seu grupo, já devem ter tido garantias de que teriam apoio para que Martins conseguisse se colocar de modo competitivo numa chapa proporcional. O ex-governador também pode ir para o MDB, ams estuda uma nova legenda. Além de Wilson, outros nomes sofrem resistência interna no PT, como Janaína Marques e Firmino Paulo. O mais provável é que os dois últimos, junto com Nerinho, encontrem uma outra sigla onde possam, em conjunto, disputar o pleito.
Ciro volta aos embates da oposição no Piauí e sobe o tom mirando em WDias
Por Sávia Barreto
O senador e ministro Ciro Nogueira intensificou a artilharia contra o governador Wellington Dias em vídeo publicado no final de semana nas redes sociais onde critica uma expressão retida pelo governador em entrevistas: “o lado bom”. Pelo conteúdo, a aposta da oposição é transformar a tônica dessa eleição em um pleito de mudança, cujo sentimento seria capitalizado por Sílvio Mendes, Iracema Portella e Joel Rodrigues na chapa majoritária.
O ministro da Casa Civil, que no começo da gestão no cargo tinha se afastado dos embates locais, deixando a função para Iracema e o deputado Júlio Arcoverde, volta a encabeçar o tom da oposição. Ciro também mira em Wellington Dias diretamente e não em Rafael Fonteles, como fazia quando era apenas senador. Isso mostra que o ministro deve entrar de cabeça na campanha de Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, na disputa pelo Senado.