Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 194 de 665Com desgaste de Dr.Pessoa no MDB, PL é a opção principal de Pessoinha em 22
Por Sávia Barreto
Quando o prefeito da capital, Dr.Pessoa, fala em “terceira via” para 2022, pode estar sinalizando para algo além da chapa majoritária que disputará o Karnak. Se comandar uma sigla nova, ele poderá abrir espaço para aliados como Jeová Alencar, presidente da Câmara, e o próprio filho, presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha.
Pode vir
Ambos fazem dobradinha e o MDB, sigla a qual Jeová é filiado e que João poderia se filiar, já tem nomes de peso, o que dificultaria a eleição de ambos. Sem contar o desgaste do prefeito com a cúpula do MDB. Dr.Pessoa reclama de não ser ouvido.
Por outro lado, Pessoinha ainda tem a opção de migrar para o PL. Segundo apurado pela coluna, Dr.Pessoa teria concordado com a possibilidade. E, no partido, ele seria aceito pelos demais nomes da chapa de federal. Os principais nomes da chapa do PL são Fábio Abreu, buscando a reeleição, e o apresentador Silas Freire.
Três fortes pré-candidatos a deputado se reúnem com Araujinho em Picos
Por Arimatéa Carvalho
O coordenador do PRO Piauí na região de Picos, empresário Araujinho, recebeu no sábado (25) o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o ex-governador Wilson Martins e o deputado estadual Severo Eulálio (MDB). Os quatro conversaram sobre obras nas cidades na macrorregião.
Florentino, que ganhou muita força e visibilidade no combate à pandemia no Estado, será candidato a deputado federal pelo PT no próximo ano. Severo deve ser o estadual mais votado do MDB em 2022 e Wilson disputará vaga de federal na base do governador Wellington Dias (PT). Ele ainda está no PSB, mas ingressar no MDB, no próprio PT ou PL.
Kléber vota em Lucy, que vota em Júlio e todos votam em Sílvio em 2022
Por Arimatéa Carvalho
Na casa da deputada estadual Lucy Soares (PP), viúva do ex-prefeito Firmino Filho, o ex-candidato a prefeito de Teresina Kléber Montezuma discursou e anunciou que vota em Lucy. Já ela anunciou que vota para deputado federal em Júlio Arcoverde na capital. E os três estão unidos em torno do pré-candidato a governador da oposição, Sílvio Mendes, que está cada vez mais empolgado com a missão.
A decisão sobre se a cabeça de chapa será ocupada por Sílvio Mendes ou pela deputada federal Iracema Portella será tomada até o mês de novembro, mas a expectativa é que seja ele.
Deputado Evaldo Gomes empodera Viviane: decisões políticas passam por ela
Por Arimatéa Carvalho
O presidente regional do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, avisa: as decisões sobre a chapa de federal do partido passam pela pré-candidata Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Governo.
Viviane Moura, aliás, assumirá em grande evento no dia 16 de outubro o cargo de segunda vice-presidente no Piauí, substituindo a deputada federal Marina Santos, que trocou o grupo para disputar pelo PL no ano que vem.
A QUESTÃO DOS FLÁVIOS
Sobre o ingresso dos deputados Flávio Nogueira (pai e filho) no Solidariedade, Evaldo falou que não sabe nem tratou do tema. Mas afirma: a chapa já está fechada, redonda, e será anunciada no evento do dia 16 de outubro.
Morre a mãe do presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), perdeu a mãe na quinta-feira (23). Dona Maria Adelaide Cornélio Pessoa tinha 80 anos, estava internada na UTI do Hospital Marques Bastos e morreu após complicações cardiorrespiratórias.
Ela exerceu o cargo de chefe do IAPEP em Parnaíba e era casada com o radialista e ex-vereador Jose Augusto Pessoa. Dona Adelaide deixa sete filhos, 12 netos e um bisneto.
A família informou que o velório será realizado no Pax União a partir das 7h e o enterro está marcado para as 16h, no Cemitério da Igualdade, no Centro de Parnaíba. A Câmera de Vereadores divulgou nota de pesar pela morte da mãe do presidente.
Projeto proibindo “vape” em local fechado em Teresina divide Câmara
Por Sávia Barreto
A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta semana, em segunda votação, o projeto de lei de autoria do vereador Dudu Borges que proíbe o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços fechados. Para Dudu, além de fazer mal à saúde, o uso dos dispositivos invade o espaço do outro.
“A lei é também para assegurar o direito ao cidadão que não fuma de não consumir o produto indiretamente. Temos uma lei federal que não permite fumar nos estabelecimentos fechados, mas quando foi aprovada não existiam os dispositivos eletrônicos, então muitos locais estão permitindo o uso. Quem quiser utilizar tem o direito, mas em locais adequados e respeitando quem não faz uso de cigarros”, afirmou o vereador.
Vape, sim
O tucano Edson Melo, sempre em polo oposto ao de Dudu, votou contra o projeto do petista. Ele defende a liberdade e diz que é preciso ter bom senso. “Em ambiente fechado eu nunca fumei, apesar de ser fumante. Recebi protesto de pessoas que estão incomodadas com esse projeto”, frisou Melo. A proposta teve 7 votos contrários mas mesmo assim foi aprovada.
André Lopes visita Câmara e diz que solução para transporte sairá “logo”
Por Sávia Barreto
O secretário municipal de Governo, André Lopes, visitou a Câmara e comentou o impasse sobre transporte público em Teresina. Ele afirma que solução ocorrerá antes do prazo que o MP deu, de 15 dias e frisa que esse é um problema complexo, com origem na gestão passada. “Esses nove meses de Governo do Dr.Pessoa foram de trabalho intenso para procurar uma solução, e se não conseguimos resolver até agora é porque a gestão anterior nos deixou numa situação muito complicada”, pontuou.
Prefeito Joel, de Floriano, é nome da oposição para o Senado em 2022
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), deve ser o candidato a senador na chapa da oposição. A chapa já tinha Sílvio Mendes e Iracema Portella nas posições de governador e vice (a definir até novembro a posição de cada um). O presidente do PP, deputado estadual Júlio Arcoverde, é só elogios para Joel. "Nome forte, aparece bem nas pesquisas, da nossa confiança", afirma, dizendo que ele soma muito para o Senado.
RENÚNCIA EM ABRIL
Com a renúncia de Joel Rodrigues em abril do próximo ano, quem assume a Prefeitura de Floriano é o vice Antônio Reis, eleito pelo DC, de 64 anos de idade. Com a escolha dele, a chapa fica completa e o nome do tucano Kleber Montezuma sai de cena para a vaga.
Caça ao “traidor” na eleição do TCE-PI tem pressão por mudança na base
Por Sávia Barreto
Considera-se na base petista que foi Gessivaldo Isaías quem votou em Wilson Brandão na eleição do TCE, sendo Flávio Jr. o voto em branco. Isso não desceu bem na base, que agora pressiona para que o deputado seja penalizado e tenha seus espaços no governo redistribuídos pois consideram que ele “traiu” o grupo e a justificativa que deu para não votar em Flora - questão nacional do Republicanos - não teria colado.
Gessivaldo teria indicações importantes em diretorias relacionadas a assistência social. O governador deve ouvir os aliados, mas a tendência é que nesse momento não ocorram mudanças na base. Vale lembrar que o voto é secreto, o que não impede que as especulações se multipliquem.
PT tem cabo de guerra para aceitar Janaína Marques, Firmino Paulo e Nerinho
Por Sávia Barreto
Mais veto
Até mesmo Firmino Paulo, hoje no Progressistas e com caminho quase certo para ir ao PT, sofre com vetos. Nerinho é outro nome que os petistas rejeitam. Eles acreditam que o deputado não é “fiel” e em outros momentos não esteve 100% com o Governo. É fato que a decisão final de manter o fim das coligações dá aos partidos a perspectiva de trabalhar em prol de uma estratégia individual, focando na sobrevivência eleitoral.