Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 197 de 665Amarante será a Paraty piauiense, anuncia Fábio Novo ao inaugurar museu
Por Arimatéa Carvalho
O Museu "Casas de Amarante", formado por 8 casas históricas requalificadas, foi inaugurado na sexta-feira (17) na cidade histórica berço do poeta Da Costa e Silva.
"Por aqui a primeira parada é na escadaria do Alto da Costa e Silva, que recebeu uma intervenção artística do grupo Cactus. Depois seguimos pelo centro histórico para visitar a casa da música, a casa dos azulejos e seu quarto dos anos 30, o museu do Divino, a botica mais antiga do Piauí e a casa do poeta Da Costa e Silva que ganhou um jardim com seus poemas", enumera o secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT).
"O projeto em parceria com a prefeitura é um presente do Governo do Estado para os 150 anos de Amarante e será coroado em dezembro com a inauguração do Museu das Letras do Piauí que será abrigado na Casa da Odilon Nunes. Anotem: Amarante será a Paraty piauiense!", disse.
Novo agradeceu ao governador Wellington Dias, ao secretário Rafael Fonteles, prefeito Diego Teixeira, professor Paulo Vasconcelos e ao grupo Parnaiba, que patrocinou toda a ideia através da Lei Estadual de Inventivo à Cultura.
CIRO E FÁBIO
"Obrigado ainda ao ministro Ciro Nogueira e à deputada federal Iracema Portela pelo reconhecimento do nosso trabalho", completou Novo.
Em seu discurso na inauguração, Ciro disse que é adversário do governo W. Dias, mas não podia deixar de reconhecer o trabalho destacado de Fábio Novo na cultura.
Flora tomará posse no TCE na segunda, às 11h, na sala da presidência
Por Arimatéa Carvalho
A conselheira eleita do Tribunal de Contas do Estado (TCE), deputada estadual Flora Izabel, vai tomar posse administrativa na segunda-feira (20), às 11h, na sala da presidência, com a presença apenas dos conselheiros da instituição. "Vamos fazer uma posse administrativa restrita devido à pandemia", explicou ao blog a presidente do TCE, conselheira Lilian Martins.
Lilian explicou que a deputada tem 30 dias, a contar de segunda-feira, para começar a atuar como conselheira e pode escolher qualquer data dentro desse prazo para iniciar.
Na tarde de sexta-feira (17), a deputada se desfiliou do PT. "Aos 18 anos de idade me filiei ao Partido dos Trabalhadores e essa militância esteve presente em todos os momentos de mida vida. Hoje assinei desfiliação para ingressar em uma nova jornada", comentou.
Ciro: Bolsonaro vem ao Piauí; Iracema e Sílvio aceitam ser vice um do outro
Por Arimatéa Carvalho
Em Amarante, a convite do prefeito Diego Teixeira (PP) para inaugurar obras e também onde recebeu o título de Cidadão Amarantino, o ministro Ciro Nogueira fez revelações sobre o futuro da oposição e também sobre uma nova vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Piaui.
"O presidente Bolsonaro está vindo aqui agora para conferir a recuperação da BR-343 entre a Estaca Zero e Floriano e está fazendo um governo histórico", afirmou, sem citar a data exata da vinda. Sobre a baixa popularidade do presidente atualmente, Ciro afirmou que o importante é escolher o melhor governador do Piauí, o melhor deputado estadual, o melhor deputado federal, melhor senador e o melhor presidente, que ele afirma que é Bolsonaro.
A respeito do nome para encabeçar a chapa da oposição para o governo estadual em 2022, o ministro da Casa Civil garante que "tanto a Iracema aceitou ser vice do Sílvio quanto Sílvio aceitou ser vice de Iracema" e o nome quem vai escolher é o povo, através do que as pesquisas irão mostrar.
Tanto Sílvio quanto Iracema estavam em Amarante e inauguraram juntos com Júlio e Diego Teixeira diversas obras, como calçamentos.
POSSO DEIXAR A CASA CIVIL
Ciro surpreendeu ao dizer que ele pode deixar a Casa Civil para disputar o Governo do Estado contra o candidato do governador Wellington Dias. E aproveitou para criticar a gestão petista, afirmando que se trata de um governo de promessas e que "o povo não aguenta mais". "Estamos no nosso melhor momento. Precisamos tirar o Piauí do papel", completa.
"Eu digo, meu caro deputado: você quer tomar a vacina do Wellington Dias? Pega a estrada que ele não construiu, passa por uma obra do PRO Piauí que não foi feita, procura um posto de saúde que ele não construiu e procura a vacina que ele nunca trouxe! Então, é um governo de promessas", finalizou.
Eleição de Flora no TCE fortalece WDias e Themístocles; saiba consequências
Por Sávia Barreto
Fortes
Caso Flora perdesse, Themístocles também se enfraqueceria, já que ele apoiou a deputada e se consolida como candidato a vice de Rafael Fonteles. Como Flora venceu por 17 votos a 12 contra Wilson Brandão, tanto Wellington como Themistocles - e também Rafael Fonteles e Regina Sousa, que tiveram papéis cruciais nas conversas - conseguiram controlar a rebelião na base e evitar maiores cisões. Mágoas do processo ficaram, isso é natural, mas podem ser administradas.
Lições
Há alguns sinais que ficam para serem decodificados da eleição. O primeiro deles é que o desgaste interno do PT com os aliados foi expresso com a demora nas desistências das candidaturas de Santana e Flávio Jr. Para aliados, Wellington também poderia ter agido com mais velocidade e informado desde o início aos aliados sobre a prioridade na eleição de Flora, evitando as quatro candidaturas de nomes da base.
Hoje não
Pelo menos por enquanto, o Governo não deve fazer uma mini-reforma administrativa para realocar aos aliados as pastas dos dois nomes que teriam “traído” o Governo. Esperava-se que Flora tivesse mais dois votos além dos que foram contabilizados. Ou seja, dois nomes da base incluídos nos acordos preferiram votar em Brandão ou se abster. Resumindo: teve "traição". A pergunta é: terá punição? Se sim, agora ou depois?
Mágoa
Já a chateação de Wilson Brandão, que foi duro em suas palavras após o resultado ("Vejo o resultado com muita tranquilidade, muita serenidade, e só lamento muito que a Assembleia Legislativa escreve em seus anais uma página triste da sua história, quando a democracia perde a luta para a pressão e para a opressão”, disse Brandão) pode ser equacionada com a velha receita: tempo, diálogo e compensações. Mas não se descarta que o deputado, chateado com o que ele avalia como interferência do Karnak, fique do lado de Ciro e deixe a base. A aguardar.
Mão Santa pede Força Nacional a Bolsonaro diante de escalada de facções
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), encaminhou um pedido formal ao presidente Jair Bolsonaro para o envio imediato da Força Nacional de Segurança à segunda maior cidade do Piauí. O ofício foi elaborado após uma manhã inteira de reuniões entre o gestor e as forças de segurança que atuam na cidade, incluindo as polícias Militar, Civil e PF.
"Tivemos que pedir a Força Nacional, pois aqui em Parnaíba já não é possível entrar em alguns lugares depois das 20h", comentou com o blog o secretário municipal de Governo, Fábio Barros.
De fato, através do programa Banca de Sapateiro, da Rádio e TV Jornal Meio Norte, o correspondente Carlos Mesquita traz quase que diariamente homicídios cometidos pelas facções criminosas nacionais que atuam na cidade.
A Força Nacional de Segurança é formada por agentes de segurança dos estados que são selecionados pela União e passam por cursos de instrução. Ela está vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por isso o ofício foi também mandado para o ministro Anderson Torres.
Marcos Aurélio faz pré-campanha sábado em São José do Divino e Piracuruca
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) intensificou a pré-campanha pelo Piauí. No sábado, ele irá a São José do Divino a convite do prefeito Assis Carvalho e também a Piracuruca, ambas no Norte do Estado.
"Eu sempre tenho andado em nosso Estado, visitando os municípios, conversando com a nossa população, lideranças, prefeitos e amigos. Meu trabalho é pautado no bem da nossa gente e, por isso, eu preciso andar em todas as regiões para ouvir o que as pessoas têm a dizer", disse.
Para São José do Divino, Marcos Aurélio Sampaio já destinou uma emenda de R$ 300 mil, além de trator agrícola, carreta agrícola, batedeira de cereais e outros equipamentos que são de extrema importância para o desenvolvimento da região.
PIRACURUCA
O deputado também passará no sábado por Piracuruca, cidade que também já recebeu recursos e equipamentos do parlamentar, dentre eles: kits, trator e carreta agrícola e emendas que foram destinadas para pavimentação. Esta última será utilizada pela Prefeitura Municipal para a construção do calçadão da entrada da cidade.
"Recentemente estive em Picos, Brasileira e em Esperantina. Seguiremos com o nosso trabalho de aproximação, sempre atento às demandas e analisando a melhor forma de auxiliar e destinar recursos", finaliza.
Pessoa se reúne com Ciro e anuncia obras que incluem ponte e Canal do Poti
Por Arimatéa Carvalho
O ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PP), avançou na consolidação de uma aliança com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante encontro entre os dois na quinta-feira (16) em Brasília. O prefeito volta à capital trazendo na bagagem diversas parcerias com o presidente nacional do Progressistas: uma nova ponte será construída ligando as zonas Norte e Leste de Teresina, além da que já estava em construção, na Água Mineral; a galeria do Torquato Neto será retomada e construída; o centro de controle operacional e de monitoramento da Strans entrará em funcionamento e Pessoa conseguiu os recursos para o projeto do Canal do Poti, que vai garantir irrigação para horticultura, abastecimento d'água e para piscicultura.
NA DIANTEIRA
Dr. Pessoa já havia dito que apoiaria em 2022 quem mais ajudasse Teresina com recursos e projetos. Pela lista de obras na bagagem de volta, o senador está na dianteira nesse aspecto com o gestor.
Rafael anuncia que dinheiro do BB caiu na conta e alfineta Ciro Nogueira
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, informou na quarta-feira (15) que o dinheiro do empréstimo junto ao Banco do Brasil já está na conta do Governo do Estado, para obras nas 224 cidades.
O coordenador do programa de investimentos PRO Piauí também aproveitou a postagem nas redes sociais para alfinetar o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), que seria contra a liberação dos R$ 800 milhões para o Estado. "Mais uma vez, perderam os que trabalharam contra o Piauí", escreveu.
Gestores com contas irregulares podem ser candidatos na próxima eleição
Por Arimatéa Carvalho
Foi aprovado no Cogresso Nacional o projeto de Lei Complementar nº 9, de 2021, que permite que gestores com contas julgadas irregulares possam ser candidatos em algumas situações. O relator da matéria foi o senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí.
Segundo o advogado Astrogildo Assunção Filho, especialista em Direito Administrativo e Constitucional, hoje quem possui contas julgadas irregulares por ato doloso estão impedidas de ser candidatos, independentemente da sanção aplicada.
O projeto de lei aprovado exclui desse tipo de inelegibilidade aqueles que tiveram as contas rejeitadas apenas por questões formais e tenham sido condenados somente em multa, e não em devolução de valores. A razão dessa exclusão, segundo o advogado, seria o fato de que em tais casos não há intenção do gestor em praticar ato ilícito e nem ocasionar prejuízo ao erário.
"Afastar da vida pública por 8 anos uma pessoa que não provocou dano mas apenas não cumpriu uma formalidade irrelevante seria desproporcional", avalia Astrogildo Assunção. O projeto agora vai a sanção do presidente Jair Bolsonaro e já pode valer para a próxima eleição.
Eleição do TCE: acordos, recuos e avanços movimentam Alepi na véspera
Por Sávia Barreto
Sobre a eleição do TCE-PI, a expectativa da base governista é que a deputada Teresa Britto, da oposição, permaneça em São Paulo, para onde foi anteriormente cumprir uma agenda pessoal. Avalia-se que a ausência de Teresa ajudaria indiretamente na eleição de Flora Izabel, pois a parlamentar oposicionista seria um voto certo contra a petista. Teresa tem boa relação com o presidente da Casa, Themistocles Sampaio, que trabalha em prol de Flora.
Exceção
Em 2010, quando Júlio Arcoverde - hoje deputado e na época advogado - foi candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi a primeira vez na Alepi que um concorrente que não era deputado conseguiu levar a eleição para o segundo turno. Júlio teve nove votos no primeiro turno e oito votos no segundo contra Xavier Neto, então deputado, que conseguiu se eleger para o cargo. Em geral, quando a vaga é definida pela Assembleia, apenas deputados conseguem chegar ao segundo turno.
Quem rompeu primeiro
Por parte do Karnak, é frisado que o deputado Hélio Isaías foi quem rompeu com o Governo do Estado ao ser o único parlamentar que não é candidato a conselheiro a pedir exoneração para votar na eleição do TCE.
Chocados
Já do lado do Progressistas, é destacado que Hélio nunca escondeu o voto em Santana e houve surpresa com a nomeação de Ariane Beningno para a Setrans, além da exoneração da tesoureira da pasta, ligada a Hélio Isaías. O episódio relembra o rompimento de Wellington Dias e Ciro Nogueira, que também pegou muitos de surpresa. A Setrans, que é uma pasta com bastante capilaridade, passa agora a ser alvo de interesse de grupos aliados e não deixa de ser um elemento a mais na disputa pela vaga no TCE.