Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 198 de 665Oliveira Neto declara voto em Flora para o TCE: “É uma grande companheira”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania) declarou seu voto nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para a votação de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Ele votará na deputada Flora Isabel (PT).
O parlamentar afirma que Flora Isabel foi uma das maiores lideranças do PT e que fez uma excelente gestão, além de ser uma grande companheira de bancada.
“Trata-se de uma das maiores lideranças do PT, com vasto conhecimento jurídico, contábil e de administração pública, fruto das experiências em gestões à frente dos órgãos por onde passou, além de ser servidora pública de carreira, e contar com inúmeros mandatos nesta casa, portanto declaro meu apoio a companheira Flora Izabel ,e tenho certeza de que será um excelente nome para o Tribunal”, afirma o parlamentar.
'Meu coração é só alegria', diz Viviane ao se filiar ao Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
A superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí, Viviane Moura, se filiou ao Solidariedade em Brasília na tarde de terça-feira (14), com as presenças do deputado estadual Evaldo Gomes e do presidente nacional da sigla, deputado federal Paulinho da Força.
“Meu coração hoje é só alegria e ansiedade. Começo a descortinar um universo novo, cheio de significados, desafios e perspectivas. Sei o quanto de impacto isso promoverá em minha vida pessoal e profissional, mas estou segura e confiante quanto a esse passo. A política sempre esteve mais perto do que longe e hoje passa a ser ferramenta de trabalho”, declarou.
Viviane Moura é especialista em PPP e Concessões formada no exterior e em Gestão Pública pela Universidade de São Paulo. Foi diretora jurídica da Codevasf, em Brasília. No Piauí, já foi diretora administrativa da Agespisa, secretária estadual das Cidades e secretária de Habitação de Teresina. Há seis anos, convidada pelo governador Wellington Dias, Viviane implantou o Programa de PPP do Piauí, algo inédito no estado até então.
Evaldo Gomes é pura empolgação com a filiação de Viviane, que ele garante que será eleita deputada federal pelo Solidariedade no próximo ano, sendo uma das grandes surpresas da eleição de 2022.
W. Dias estica a corda, mas Wilson diz não a ele e Santana o mesmo a Osmar
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) resolveu esticar a corda em relação à eleição na Assembleia Legislativa para a vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Através do secretário de Governo, Osmar Júnior, ele chamou para uma conversa final os candidatos Zé Santana (MDB) e Wilson Brandão (PP).
O primeiro alegou que estava febril e com dor de garganta e não foi, sinal de que não pretende retroceder na disputa. Já Wilson topou e foi ouvir qual a proposta do governador para o processo. O governo quer que ele resolva a questão apoiando a deputada estadual Flora Izabel, a candidata do PT. A resposta dada por Wilson foi não.
A decisão do governador de "pesar a mão" se deu porque o Palácio do Karnak confirmou que, num eventual segundo turno da eleição, os candidatos Wilson Brandão, Zé Santana e Flávio Júnior (PDT) pretendem se unir contra a deputada Flora Izabel. Ou seja, Flora precisa ganhar ainda no primeiro turno. O deputado Flávio Nogueira Júnior segue no páreo, pois tem articulado bem nos bastidores.
PÉRIPLO DE OSMAR
O secretário de Governo, Osmar Júnior, decidiu na noite de terça-feira ir pessoalmente falar com os deputados Zé Santana e Flávio Júnior. Ambos disseram que continuam candidatos.
Quanto à saída de Hélio Isaías (PP) da base, a leitura que o Karnak faz é que ele iria mesmo ficar com Ciro Nogueira no próximo ano, então essa rebeldia de não votar em Flora só adiantou um desembarque inevitável.
Alguns deputados da base já avisaram ao governador que a situação está complicada com a união dos três candidatos no segundo turno, mas o Karnak acha que dá, sim, para vencer no primeiro turno.
Evandro Hidd quer mais transparência em programas habitacionais da capital
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) quer tornar obrigatória a divulgação dos inscritos em programas habitacionais em Teresina no portal da Prefeitura, para dar mais transparência ao processo. Ele apresentou projeto de lei prevendo essa obrigatoriedade e a matéria foi aprovada em segunda votação na terça-feira (14), seguindo agora para sanção do prefeito Dr. Pessoa (MDB).
Na proposta, o Poder Executivo municipal deverá divulgar na página oficial da cidade a lista das pessoas cadastradas nos programas habitacionais do município. Ainda no texto existe a previsão de que a publicação na internet terá atualizações mensais com a quantidade de inscritos e atendidos no mês, assim como a alteração da ordem dos números de inscritos na relação de espera.
“Esse projeto é uma obrigação do poder público mostrar a gestão dos dados, para que esse cadastro seja real e se modifique e atualize ao longo do tempo, diante da realidade social e econômica das famílias”, avalia Hidd.
Wellington Dias e Hélio Isaías rompem; saiba o motivo
Ananias Ribeiro
Os amigos de longa data Wellington Dias e Hélio Isaías romperam! O governador começou a definir a situação dos deputados do Progressistas que ficaram no governo após o rompimento com Ciro Nogueira.
Os quatro deputados / secretários que não são candidatos receberam do governador o pedido para não voltar para a Assembleia para votar na eleição de conselheiro do TCE-PI. Hélio Isaías voltou! Quebrou o acordo, sem comunicar Wellington.
O governador entendeu como a antecipação da definição dos times de 2022. Ou seja, Hélio Isaías ficaria no governo até o ano eleitoral e depois o trocaria por Ciro Nogueira. Assim, não nomeou um substituto indicado por Hélio, mas sim Ariane Benigno, que passa a ocupar os cargos de secretária de Administração e também de Transportes, esse último era ocupado por Hélio. Wellington também trocou a diretora administrativa e financeira da Setrans.
Como a jornalista Sávia Barreto antecipou, Hélio voltou à Assembleia para votar em Wilson Brandão, candidato a conselheiro que tem o apoio da oposição liderada por Ciro Nogueira.
Eleição TCE: Hélio Isaías pede exoneração da Setrans e pode não retornar
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Hélio Isaías agora é ex-secretário estadual de Transportes. Ele pediu exoneração da pasta e entra em seu lugar a interina Ariane Benigno. Hélio foi o único parlamentar que pediu exoneração e não é candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no pleito que acontece na quinta-feira.
Especula-se que a saída de Isaías, que é do Progressistas e da base do governador Wellington Dias, seja para votar em Wilson Brandão. Sua exoneração pode ser vista negativamente pelo Palácio de Karnak, que trabalha para eleger Flora Izabel. Um voto pode fazer a diferença. Fontes palacianas especulam que ele pode não retornar para o cargo e a Setrans seria comandada por um novo aliado.
PSOL elege jovem advogado e terá candidato de oposição a Bolsonaro e W.Dias
Por Arimatéa Carvalho
O PSOL realizou elegeu a nova direção do partido no Piauí, com um perfil mais jovem e aliado aos direitos humanos. O encontro foi virtual e homenageou a filiada e professora do ensino municipal Osmarina Moura, que morreu de Covid-19. O advogado Emerson Sammuel, de 28 anos, foi eleito presidente estadual do PSOL.
O novo presidente tem uma firme trajetória no movimento estudantil, foi assessor jurídico da Comissão Pastoral da Terra e é membro do Movimento Negro Unificado.
NA OPOSIÇÃO
No Piauí, desde 2018, o PSOL tem apostado em apresentar jovens, mulheres e LGBTs como figuras centrais nas disputas eleitorais. Para 2022, o PSOL terá candidato a governador, fazendo oposição tanto ao Governo Bolsonaro quanto ao Governo Wellington Dias.
Fábio Abreu entrega 35º trator para agricultores familiares do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) entregou o 35º trator para agricultores familiares no Piauí. "Agora nós temos a máquina para arar e carregar o adubo na nossa comunidade", comentou o agricultor Raimundo Nunes, do Povoado Ave Verde, na zona rural de Teresina. Além do veículo, os produtores rurais receberam plantadeira e roçadeira. Os itens foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinada por Abreu.
DE NORTE A SUL
"Essa comunidade já recebeu uma caminhão para o escoamento da produção e agora completamos o trator e esses equipamentos vão ajudar na produção", disse. Dos 35 tratores, cinco foram para comunidades de Teresina e outros 30 para cidades do interior do Piauí como Alto Longá, Boa Hora, Barro Duro, Campo Maior, José de Freitas, Picos, Nazária, União, entre outros.
Quem os vereadores apoiarão em 2022? Candidatos a federal e estadual; lista
Por Sávia Barreto
A coluna apurou quem os vereadores de Teresina devem apoiar para deputado federal ou estadual na eleição de 2022. Os apoios não são oficiais e as informações são de bastidores. Observa-se que os compromissos da campanha municipal de 2020 são os norteadores dos apoios de 2022. A fidelidade partidária não é o principal critério de apoio, tendo em vista que os parlamentares votam em candidatos dos mais variados espectros ideológicos.
Os mais fortes
Nos bastidores, afirma-se que o vereador Dudu pode não ser candidato e apoiar o cunhado, Thiago. Observa-se que o vereador Jeová Alencar é o que tem mais apoio para estadual e Florentino Neto, secretário de Saúde, contabiliza mais apoios para federal. Já a deputada Lucy, que teve forte apoio da Câmara na última eleição, substituiu a aliança direta com vereadores para o diálogo com as lideranças nos bairros. Isso também tem gerado insatisfação nos vereadores em disputa por bases.
Confira:
Jeová Alencar (MDB): Ele próprio para estadual e Pessoinha para federal
Evandro Hidd (PDT): Pode ser candidato a federal. Não tem estadual definido
Fernanda Gomes (Solidariedade): Evaldo Gomes e ela própria a federal
Levino de Jesus (Republicanos): Gessivaldo Isaías e Florentino ou Rejane Dias
Gustavo de Carvalho (PSDB): Fábio Novo/Jeová e Florentino Neto
Paulo Lopes (PSDB): Lucy ou Jeová / Samuel Silveira
Edson Melo (PSDB): Jeová ou Lucy para estadual / Wilson Martins ou Júlio Arcoverde
Luis Andre (PSL): Ele próprio para federal / Pablo Santos
Aluísio Sampaio (PP): Júlio Arcoverde / Bsá
Dr Leonardo Eulálio (PL): Ele próprio para federal e Fábio Xavier
Teresinha Medeiros (PSL): Jeová e nela mesma pra federal
Venâncio (PSDB): Estadual depende de Flora / Marcos Aurélio
Waldemir Virgino (PP): Hélio Isaías e Florentino
Enzo Samuel (PDT): Jeová e Francisco Costa
Neto do Angelim (PP): Carlos Augusto e Florentino
Professor Zé Nito (MDB): Felipe e Marcos Aurélio
Deolindo Moura (PT): Dr.Hélio e Rejane Dias
Dudu (PT): Ele próprio e Rejane Dias
Elzuila Calisto (PT): Pablo Santos e Merlong Solano
Thanandra Sarapatinhas (Patriota): Aldo Gil e não tem federal ainda
Pollyanna Rocha (PV): Pulim (pai) e não tem federal
Ismael Silva (PSD): Georgiano e Júlio César
Vinicio Ferreira (Avante): Ferreira (pai) e Júlio César
Alan Brandão (PDT): Bsá e Átila Filho
Renato Berger (PSD): Georgiano/Jeová/ Tiago Vasconcelos e Júlio César
Bruno Vilarinho (PTB): Pablo Santos e Florentino Neto
Markim: Lucy ou Severo ou Jeová (estadual) e Elmano Ferrer para federal
Roberval: Jeová e Rejane
Dr. Pessoa anuncia que todas as estações de passageiros serão recuperadas
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), e o presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar, visitaram estações de passageiros no final de semana na capital, acompanhados do presidente da Eturb, Pessoinha.
Elas estão sendo recuperadas após furtos e atos de vandalismo devido à pouca utilização na crise do transporte urbano. "Visitamos as obras de recuperação total dos espaços", explicou Jeová.
Em 18 dias da Operação Segura, da Guarda Civil, o coronel Nixon Frota (Segurança Pública e Patrimonial da PMT) revela que nove pessoas foram presas por furtar partes das estações.