Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 217 de 665Thanandra rebate fake news sobre agressão e aponta machismo em ataques
A vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas, informa em nota que não sofreu nenhuma agressão física nem agrediu ninguém em uma academia, ao contrário do que vem circulando em uma série de fake news e postagens difamatórias nas redes sociais. A parlamentar diz que está solteira e repudia qualquer especulação sobre sua vida pessoal.
“Sou uma pessoa pública porque me tornei vereadora e fui eleita por abraçar a causa dos animais. Essa é uma pauta que sempre foi relegada a segundo plano em Teresina e tem causado muito incômodo entre aquelas pessoas e grupos políticos que preferiam que os animais não tivessem voz e nem que uma mulher jovem, sem ligação política, tivesse sido eleita após uma campanha simples”, apontou Thanandra como possível motivo para os ataques que vem sofrendo.
A vereadora ainda lamenta que em meio a uma pandemia, que causa sofrimento físico, psíquico e financeiro à milhares de pessoas, conteúdos machistas e misóginos tentem manchar a reputação de uma jovem política, desvirtuando o foco dos problemas da cidade e das soluções para os mesmos.
Por fim, Thanandra explica que seu perfil de Instagram com 30 mil seguidores foi retirado do ar após a vereadora receber ataques virtuais quando defendeu a liberdade dos animais do Zoobotânico de Teresina. Ela manifestou-se contra o posicionamento de alguns estudantes de Veterinária que criticam a transferência dos animais do parque para santuários e pedem a permanência do zoológico da capital. Após essa publicação, ela foi alvo de denúncias dos que defendem a permanência dos animais no Zoobotânico de Teresina ao invés de viverem em melhores condições em santuários.
OAB-PI acerta com INSS fim da procuração para analfabetos em todo o Brasil
Por Arimatéa Carvalho
A OAB-PI e o INSS assinaram em Brasília, na quinta-feira (15), um acordo histórico que vai beneficiar todos os brasileiros, não apenas os piauienses. Pelo acordo, não haverá mais a necessidade de procuração pública para analfabetos, facilitando o acesso do cidadão aos requerimentos de benefícios e também contemplando uma reclamação dos advogados. A assinatura é o desfecho de uma ação civil pública na Justiça Federal movida pela OAB-PI em maio deste ano em desfavor do INSS. O presidente da Ordem, Celso Barros Neto, a secretária-geral adjunta, Nara Letícia Couto, e o presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Chico Couto, mostram o documento.
"GANHA O BRASIL"
Além dos representantes da OAB-PI, o acordo também foi assinado pelo em Brasília pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, e pelo procurador chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Caio Coelho. “A OAB, antes de tudo, é a sociedade. Não representamos os anseios apenas da advocacia, mas de toda a população brasileira. Justiça social sendo realizada, de forma concreta. Ganha o INSS, ganha OAB, ganha o Brasil”, frisou Chico Couto.
Teresina ganha novo centro esportivo de padrão olímpico dia 12 de agosto
Por Arimatéa Carvalho
Teresina vai ganhar um novo centro de treinamento e esportes no dia 12 de agosto, uma espécie de presente de aniversário para a capital no mês de sua fundação. A inauguração foi confirmada pelo professor Abdias Queiroz Filho, o Queiroz do Judô, que é suplente de vereador da capital e ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô. O Centro de Treinamento Abdias Queiroz, uma homenagem ao patriarca da tradicional família de judocas, está localizado na Fundação Nossa Senhora da Paz, na zona Sul da capital. A Fundação realiza um trabalho educativo e de inclusão reconhecido e respeitado.
"Será um espaço totalmente climatizado e com todos os materiais utilizados no padrão olímpico", explica o professor. Na quinta-feira, ele esteve reunido com o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, que confirmou ao blog que a instituição é parceira do projeto.
TATAME
"Estive reunido com o presidente da Fundespi e com o professor David Vecki com o intuito de viabilizar recursos para a manutenção do novo Centro de Treinamento Abdias Queiroz, buscando melhorias para o esporte piauiense", comentou o professor Queiroz do Judô. "A Fundes será parceira e queremos ver o desenvolvimento de grandes atletas do judô no nosso Piauí", disse. Clemilton Queiroz elogiou a estrutura e garantiu a parceria.
Jeová faz balanço do semestre na CMT e destaca destino de CPI do Transporte
Por Sávia Barreto
“Esse é ano um ano atípico, vivemos a maior pandemia que o mundo já viu, e nossa cidade sofre muito. Apesar de todos os problemas, a Câmara de Teresina tem desenvolvido suas atividades. A prova disso é que temos uma CPI em curso, aprovamos um indicativo que virou Projeto de Lei, através da Prefeitura de Teresina, uma PPI- Programa de Pagamento Incentivado, que é uma indicação nossa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar, que fez balanço no encerramento do semestre legislativo.
Balanço da CPI
“Temos na CPI pessoas de responsabilidade e compromisso e que estão fazendo coisa séria. Tenho que certeza que após o relatório, que entregaremos ao prefeito, teremos o compromisso também de melhorar o transporte público. A CPI não vai melhorar, mas dará as diretrizes para que o prefeito possa ou romper o contrato ou chamar essas empresas. O que não pode é ficar da forma como está”, argumentou Jeová, frisando que “o problema vem há 30 anos se arrastando com essas empresas sem compromisso”.
Por que Ciro deve manter candidatura ao Governo em 2022
Por Sávia Barreto
O motivo para o senador Ciro Nogueira não desistir de se candidato ao Governo é que as pesquisas internas apontam que os prefeitos do Progressistas ou ligados ao partido votam nele, mas não iriam transferir o voto se o candidato da oposição fosse outro, como João Vicente Claudino.
Mantém o plano
Além disso, caso ele decline agora da pré-candidatura, isso seria visto pelo mundo político como reconhecimento antecipado de derrota. Então, sim, Ciro segue candidato com Sílvio Mendes de vice. Kléber Montezuma, ao contrário do que muitos pensam, não quer se projetar para uma disputa de deputado estadual ou federal.
Batedor
Tucanos afirmam nos bastidores que Montezuma almeja mesmo concorrer ao Senado para incorporar o perfil de “batedor” contra a Prefeitura e alavancar seu nome para concorrer com Dr.Pessoa em 2024. Entre os que carregam o legado dos tucanos, Lucy Silveira, Kleber e Sílvio Mendes são os mais fortes cotados para assumir uma candidatura de oposição em 2024.
MDB apresenta seus novos nomes: Amadeu Campos e Jeová são grandes apostas
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados Themístocles Filho, João Mádison e Severo Eulálio apresentaram na quarta-feira ao governador Wellington Dias (PT) os nomes "novos" para compor as chapas proporcionais do MDB. A expectativa é que outros nomes, inclusive de mandato, ingressem na sigla para disputar tanto vaga na Assembleia Legislativa quanto na Câmara. O encontro foi no escritório da residência oficial.
O MDB trabalha com a informação que o PT já tem 40 nomes definidos em sua chapa e não aceitará "estrangeiros", mesmo com a pressão de W. Dias. Entre esses "estrangeiros" estariam os deputados Nerinho (PTB), Janaína Marques (PTB) e Firmino Paulo (PP). Então, eles ainda são aguardados.
Os nomes mais fortes para a Assembleia Legislativa apresentados pelo MDB ao governador são:
Amadeu Campos (jornalista, âncora de sucesso na TV e que tem a bandeira das pessoas com deficiência)
Jeová Alencar (presidente da Câmara de Teresina e presidente do partido na capital)
Luiz Lobão (vereador de Teresina)
Luiz Coelho (ex-deputado e ex-presidente da APPM)
Nize Rêgo (ex-deputada estadual)
Vanessa Tapety (advogada, ex-candidata a vice-governadora)
Tererê (ex-deputado estadual)
Antônio Félix (ex-deputado estadual e coordenador do PRO Piauí na região de Campo Maior)
O governador Wellington Dias gostou dos nomes e mostrou empolgação. A meta é eleger nove deputados estaduais. A expectativa é que nenhum desses nomes obtenha menos de 15 mil votos. A chapa reforça também Themístocles Filho, que será vice do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, na chapa governista.
Sede do TJ será vitrine da arte piauiense e Estado terá Museu do Judiciário
Por Arimatéa Carvalho
O novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí será também uma vitrine para a arte piauiense. O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), se encontrou com o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, para fazer a entrega das primeiras obras doadas pela Secult ao Judiciário. "Nessa primeira etapa, selecionamos obras de 13 artistas, com curadoria do professor Paulo Vasconcelos. Tem artes plásticas, arte santeira e arte em talha", explica Novo. "Entregamos obras de Hostyano Machado, Gabriel Arcanjo, Gina Castelo Branco e Avelar Amorim. Além de garantir renda para nossos artistas essa também é uma forma de incentivar e dar visibilidade ao talento deles", explicou.
MUSEU DO JUDICIÁRIO
O secretário Fábio Novo e o desembargador também assinaram um termo de cooperação para que a Secult ajude na museografia e na parte técnica de implantação do Museu do Judiciário. "Podem contar comigo", comentou o gestor da cultura no Estado.
Venâncio sobre bancários vacinados: “Estão na linha de frente e merecem”
Por Arimatéa Carvalho
A FMS confirmou que a categoria dos bancários será inserida no agendamento para a vacinação contra a Covid-19, a partir das 18h desta quarta-feira (14). A adição da categoria foi confirmada durante reunião com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) e uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Bancários e APCEF-PI. Segundo o vereador Venâncio, duas mil doses serão disponibilizadas para a imunização da categoria dos bancários em Teresina.
CATEGORIA EXPOSTA
“A reunião que tivemos nesta manhã foi justamente para entendermos a questão da logística das datas de agendamento. Serão duas mil doses que terão condições iniciais de começar a imunizar os bancários da nossa cidade. A categoria, que não parou durante a pandemia, ficou tão exposta quanto qualquer outra da linha de frente, está lutando pela imunização há meses”, disse o vereador.
João Mádison diz que PSD deve ficar com “cargos” e de fora da majoritária
Por Sávia Barreto
O deputado João Mádison argumentou à coluna os motivos pelos quais o MDB e não o PSD está definido como mais cotado para vice da chapa governista. “Hoje o segundo maior partido da base é o MDB e o PT vai lançar o candidato a governador, tudo indica que será o Rafael Fonteles, que tem andado em todo o Piauí levando seu nome. Isso vem agregando o fortalecimento do nome dele. O nosso candidato a vice é o Themístocles, que é um homem que tem um serviço prestado, foi presidente dessa Casa por várias vezes. O MDB já decidiu que se caber ao partido a indicação de vice, será o Themístocles”, justificou.
Ponta virada
Questionado pela coluna se também é fato a candidatura de Wellington Dias ao Senado nessa composição, Mádison respondeu: “Não há dúvida. O Wellington Dias é um nome conhecido nacionalmente e que fortalece qualquer chapa. Um homem que ganha quatro eleições como ele ganhou é muito forte. Ninguém pode dizer que é imbatível, mas não vejo hoje ninguém que possa concorrer com ele”.
Ganha o mais forte
O parlamentar acredita que o PSD fica na base, mesmo sem espaço na chapa majoritária. “Existem vários cargos para serem preenchidos. É um partido que tem o Georgiano, que é um grande deputado que tudo indica que será deputado federal, vão lançar o Julinho para estadual, o Júlio César que é deputado federal. Então, pode-se pensar em uma participação. Tudo tem jeito para dialogar quando há boa vontade. O grupo do PSD é forte, mas o MDB hoje um partido maior. Temos seis deputados estaduais, um senador e temos deputado federal. Isso nos fortalece para participar da chapa majoritária”, frisou João Mádison.
Fábio Xavier fala em expansão do PL: três estaduais e dois federais em 2022
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Xavier, presidente regional do PL, segue reforçado e reforçando o partido para o próximo ano. Ele acompanhou o governador Wellington Dias e o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, em visita a municípios entregando obras do programa PRO Piauí, do qual Rafael é coordenador. "Estivemos em nossa querida Jerumenha, juntamente com nosso prefeito Júnior Nato e seu secretariado", comentou Fábio, que é secretário estadual das Cidades.
INVESTINDO FORTE
Fábio Xavier diz que o PRO Piauí está investindo forte em obras nos municípios piauienses. O parlamentar, um dos mais ligados ao governador, avalia que Rafael Fonteles vem fazendo um trabalho diferenciado. Fábio, por sua vez, afirma que o PL vai ganhar ainda mais musculatura em 2022, elegendo pelo menos três estaduais e dois deputados federais.