Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 218 de 665Encontro com tucanos tem pressão para chapa Ciro e Sílvio
Por Sávia Barreto.
Na oposição, a pressão para o senador Ciro Nogueira ser mesmo o candidato ao Governo em 2022 é grande. No encontro com membros do PSDB ele deu uma “animada”, na avaliação de presentes, após passar algumas semanas em submersão política.
O vice seria Sílvio Mendes, visando já projetar novamente o tucano no cenário eleitoral para 2024, disputando com Dr.Pessoa na capital. Nessa composição, JVC ficaria fora da chapa.
Pessoinha alinha dobradinha com Joninha e apoio de Valter Rei das Motos
Por Sávia Barreto.
O presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, está se movimentando para 2022. Ele almoçou sábado na casa do ex-vereador Joninha, na zona rural, onde fechou uma dobradinha, já que Joninha será candidato a deputado estadual pelo Solidariedade.
Pessoinha fechou também com o Valter Rei das Motos, que foi o candidato a vice-prefeito de Simone Pereira no PSD no pleito de 2020. A principal dobradinha de Pessoinha, que vai disputar uma vaga de deputado federal pelo MDB, é com o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal.
Venâncio destaca que vereadores devem colocar emendas para Rede Pós-Covid
Por Sávia Barreto.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) terá um prazo de 14 dias para apresentar uma minuta para a formação de uma Rede Municipal de Atendimento Pós-covid. Esse foi um dos principais resultados da Audiência Pública que debateu a criação de uma rede de apoio às pessoas com sequelas devido à Covid-19, realizada na Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta segunda-feira (12).
Orçamento
O orçamento para viabilizar a iniciativa ficou a cargo dos vereadores, segundo o vereador Venâncio Cardoso, autor Audiência Pública. Ele explica que deve acontecer também uma parceria com faculdades públicas e privadas para que estudantes de psicologia, fisioterapia e medicina possam atuar nesta Rede de Atendimento.
Parcerias
“A definição do orçamento ficou por conta da FMS, mas quem terá que correr atrás dos valores serão os vereadores, com a destinação das emendas 2021–2022. E claro, teremos de viabilizar também emendas com os deputados estaduais e federais do Piauí. Queremos trazer Universidades, públicas e particulares, para poder disponibilizar alunos para fazer estágios nessa área pós-covid, acho isso de extrema importância visto que a pesquisa sobre esse tema não vai parar”, explicou Venâncio.
Para a vereadora Pollyanna Rocha, a coautora da audiência pública, o debate foi positivo porque foram acordados pontos que beneficiarão a população. Ela defendeu que o município contrate mais fisioterapeutas para atender a demanda, que é considerada alta.
Governo do Estado
“Embora estejamos vivendo um momento de queda dos números de internações e mortes por Covid, o vírus continua circulando entre nós. Por isso considero que essa questão do aperfeiçoamento da rede merece mais atenção por parte da Fundação Municipal de Saúde. As sequelas da Covid-19 são graves e precisam ser observadas e tratadas com bastante cuidado”, disse Pollyanna, que também é fisioterapeuta.
Além desses encaminhamentos, ficou definido que Governo do Estado, por meio do CEIR, vai fazer a capacitação dos profissionais que atuarão na Rede. A ideia é que haja um atendimento integrado para população.
João Henrique e Leonardo Sobral acertam parceria entre Prefeitura e Governo
Por Arimatea Carvalho
O secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, esteve nesta segunda-feira (12) com o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral. Eles trataram na reunião sobre o fortalecimento da parceira administrativa entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, com o planejamento e a execução de obras que devem melhorar a infraestrutura da capital.
César Menotti & Fabiano são primeira atração confirmada para Expoapi
Por Arimatéa Carvalho
Os 70 anos da Expoapi, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte e Nordeste, serão marcados por uma super edição do evento no Piauí. E já tem até atração musical nacional anunciada.
No final de semana, o deputado estadual João Mádison (MDB), que está à frente mais uma vez da feira, divulgou que a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano vai se apresentar no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde, na BR-343 em Teresina.
No vídeo, o próprio César Menotti convida para a Expoapi, que será realizada de 5 a 12 dezembro deste ano, com leilões, vaquejada, exposições, estandes, serviços e, claro, shows com grande público. Sim, a expectativa é de que até o Piauí tenha vacinado toda a sua população e vencido a pandemia.
Florentino e Teófilo disputam Câmara e Assembleia pelo PT no próximo ano
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, se reuniu com o músico, compositor e cantor Teófilo no domingo. No bate papo animado, Florentino Neto e Teófilo lembraram dos tempos de "Rabiscos Urbanos" e conversaram sobre seus projetos de candidaturas, respectivamente, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, ambos pelo PT. Com mais esse movimento de parceria, Florentino se fortalece como um dos nomes mais fortes da chapa do PT para a Câmara.
Metroviários são vacinados e presidente anuncia reforma das estações
Por Arimatéa Carvalho
A diretora-presidente do Metrô, Josiene Campelo, foi imunizada contra a Covid-19, assim como todos os metroviários. Ela aproveitou para destacar a importância do SUS e confirmar que todas as estações do Metrô que foram depredadas durante a pandemia, quando o serviço ficou suspenso, será reabertas ao público.
Cotação de bastidor: Pré-candidatos à Alepi “mais fortes” em THE; lista
Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
Explicando
Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral e apontam que Parnaíba é a segunda cidade do estado com o maior número de pessoas aptas a votar nas eleições: 103.347. Ou seja, ser bem votado em Teresina não é garantia de vitória de forma alguma, mas é indício de conseguir em apenas uma cidade uma quantidade suficiente de votos para estar na frente em uma disputa fragmentada, onde a força política divide-se em mais de 224 municípios em um vasto território.
A força
Para ser tido como “forte” nas urnas em Teresina, a cidade com a maior escolaridade do estado, é preciso duas coisas (que podem andar juntas ou não): trabalho de convencimento da opinião pública, ou seja, o “voto de opinião) e estrutura de base em comunidades e categorias, como professores, servidores públicos e policiais. Já no interior do estado, com cidades com características e demandas diferentes, o voto é mais regionalizado e há políticos realmente muito fortes em grupos de cidades e completamente desconhecidos em outras. Com a diferença de que a quantidade de votantes é distribuída de modo mais fragmentado.
Nomes considerados “mais fortes” eleitoralmente em Teresina
Deputado Federal
Pessoinha - 40 mil
Fábio Abreu - 30 mil
Florentino Neto - 28 mil
Silas Freire - 25 mil
Rejane Dias - 25 mil
Wilson Martins - 20 mil
Castro Neto - 20 mil
Elmano Ferrer - 17 mil
Marcos Aurélio Sampaio - 15 mil
Iracema Portela - 15 mil
Luis André - 13 mil
Charles Silveira - 12 mil
Átila Filho - 10 mil
Deputado Estadual
Jeová Alencar - 21 mil
Felipe Sampaio - 18 mil
Lucy Silveira - 17 mil
Evaldo Gomes - 15 mil
Gessivaldo Isaías - 14 mil
Amadeu Campos - 12 mil
Teresa Britto - 12 mil
Tiago Vasconcelos - 12 mil
Fábio Novo - 11 mil
João Mádison - 10 mil
*Flora Isabel - 10 mil (*caso não vá para o TCE-PI)
Carlos Augusto - 10 mil
Marden Menezes - 9 mil
Severo Eulálio- 9 mil
Lucy denuncia “campanha de ódio” contra ela e disputará Alepi de novo
Por Arimatéa Carvalho
A ex-primeira-dama de Teresina e viúva do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), deputada estadual Lucy Soares (Progressistas), desabafou à coluna que vem sendo vítima de uma "campanha de ódio" por certo grupo político da cidade. Ela afirmou que está atravessando o luto pela morte de Firmino ao lado dos filhos e tentando de reerguer para iniciar a campanha de reeleição dela. "Vou disputar novamente para estadual, pois quero ficar em Teresina, colaborando com o Piauí mas também com essa cidade que tanto amo", falou.
NOME PARA 2024
Lucy prefere ficar em Teresina porque disse que ainda tem muito a colaborar com a capital. Embora não diga nem cite 2024, está claro que a ex-primeira-dama é um nome para disputar o Palácio da Cidade com o atual prefeito, Dr. Pessoa (MDB). Detalhe: ela pode ser o nome da oposição, mas não no PSDB e sim onde está agora, no Progressistas.
Markim Costa, expulso do DEM, vai para o MDB levado por Jeová Alencar
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Markim Costa, que foi expulso do DEM por integrar a base de apoio do prefeito Dr. Pessoa (MDB), vai para o MDB. A confirmação foi dada à coluna pelo presidente da Câmara de Teresina e presidente do MDB de Teresina, Jeová Alencar, responsável pela ida do parlamentar de primeiro mandato.
Markim reforça a sigla, que no próximo ano pretende eleger entre oito e dez deputados estaduais na Assembleia, sendo o próprio Jeová um dos mais cotados. Em Teresina, a expectativa é que o presidente da Câmara seja o mais votado para a Alepi, com 30 mil votos . Aqui, Jeová e Markim na casa do vereador Enzo Samuel (PDT) com outros colegas de parlamento (Teresina Medeiros-PSL, Gustavo de Carvalho-PSDB e Deolindo Moura-PT).