Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 265 de 665Pessoinha após pai exonerar Rebecca Nievinski: “Não teve motivo”
Por Sávia Barreto
O secretário municipal de Juventude, João Duarte, o Pessoinha, comentou a exoneração da jovem enfermeira Rebecca Nievinski. Blogueira, ela foi nomeada para o cargo de Assistente de Apoio à Gerência, com o Símbolo DAM-2, da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), pasta gerida por Pessoinha. “Foi exonerada injustamente. Não teve motivo. Essa servidora pública, comissionada, já trabalhava na gestão passada. Solicitou e foi mantida no cargo. Todos estão trabalhando em forma de revezamento, em virtude da pandemia”, justificou Pessoinha à coluna.
Pessoinha ainda defendeu a jovem nas redes sociais: "Pra ninguém, ou algum servidor, pagar o preço por uma eventual candidatura, vou avisando desde já que não sou candidato a nada. Foco nos cargos públicos que assumi, pelo menos até hoje, porque ainda estou nomeado", disse o gestor, que também é presidente da Eturb.
Recado dado
Nas redes sociais, circularam imagens de Rebecca em viagens pelo país no período em que outros servidores cumpriam expediente. Um antigo servidor da gestão da Semjuv disse à coluna que a jovem era lotada na Prodater e não na pasta da Juventude na gestão de Firmino Filho. O pai de Pessoinha, Dr.Pessoa, dá o recado de que não poupa ninguém quando se trata de possíveis escândalos públicos e exonerará até mesmo nomes da pasta comandada pelo filho.
Evaldo Gomes pede policiamento na Ponte Metálica para coibir assaltos
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) reuniu-se com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS), Ronaldo Gonçalves, o secretário municipal de Segurança de Timon, Júnior Bacelar e o secretário estadual de Segurança no Piauí Coronel Rubens Pereira. Na pauta, o deputado levou o apelo para a necessidade de voltarem com o policiamento na entrada da Ponte Metálica. “É que muitos assaltos têm sido registrados na região devido à falta de policiamento, especialmente na parte da zona Norte de Teresina, com o grande fluxo de pessoas indo e vindo do Piauí para o Maranhão”, destacou Evaldo Gomes. O secretário se prontificou em dar encaminhamento em busca de uma solução para este caso.
Mão Santa toma na Justiça concessão da Agespisa em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Mão Santa (DEM) conseguiu na Justiça retomar para a Prefeitura de Parnaíba o serviço de abastecimento d'água das mãos da Agespisa. A decisão é do juiz de Direito da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, Aderson Antônio Brito Nogueira. A informação foi postada na rede social do advogado da Prefeitura, Eliaquim Sousa Nunes, e confirmada pelo blog com o secretário de Governo, Fábio Barros.
Na decisão, o juiz determina o repasse dos bens ao município de Parnaíba, o impedimento da retirada de qualquer equipamento, bens ou insumos dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a retirada da Agespisa ao final do processo de transição das instalações dos sistemas, que a Guarda Municipal possa adentrar as instalações dos sistemas para fins de resguardo do patrimônio público municipal e ainda o repasse de todos os dados técnicos e sobre os clientes.
O juiz reconheceu que a Agespisa despeja dejetos diretamente nos rios do município, causando "dano irreparável" ao meio ambiente, além de permitir a constante falta d'água. Ele alerta que, após a decisão, a Agespisa deve garantir o fornecimento regular do produto, sob pena de apuração de eventual responsabilidade civil, administrativa e penal.
A disputa do prefeito Mão Santa e de sua filha, a secretária Gracinha, para reaver a concessão do abastecimento d'água e esgotamento sanitário começou ainda na gestão anterior dele, com uma briga judicial que se arrastou até agora.
Artistas terão obras compradas para museus: “Ajuda em tempos difíceis”
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT), realiza live às 11h30 de terça-feira (23) para lançar o chamamento público para compra de obras de arte de artistas piauienses. "O destino delas é o acervo do Museu do Piauí, Portal do Sertão, Museu do Mar do Delta do Parnaíba e Tribunal de Justiça", conta. A live será transmitida pelas redes do secretário e da Secult. É mais uma ação do Pró Cultura.
"A ação valoriza nossos artistas em tempos tão duros. Eles receberão pelas obras selecionadas que também ficarão expostas em locais estratégicos, dando visibilidade para a arte e o talento piauienses". A curadoria será do professor e arquiteto Paulo Vasconcelos.
Merlong anuncia R$ 700 mil para abastecimento d'água em Elesbão
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) se reuniu na segunda-feira (22) com o presidente da Agespisa, Genival Sales, vereadores e lideranças políticas de Elesbão Veloso para tratar sobre o abastecimento de água na cidade. O parlamentar informou que vai destinar emenda de R$ 700 mil para investimentos no sistema, inclusive para melhorar o bombeamento e fazer a água chegar às regiões mais altas.
Acompanharam Merlong os vereadores Fernando Moura e Pinto Moura; o suplente de vereador Hyezio Moura; o ex-vice prefeito, Antonio Cavalcante (Tufy); o candidato na última eleição para prefeito, Cleriston Moura; o funcionário da Agespisa, Valdir de Souza; e o advogado Luciano Paes Landim.
Dr. Pessoa afirma que PMT está pagando empresas de terceirizados
Por Sávia Barreto
“Estou aqui ao lado do secretário de Finanças, Robert Rios, e informamos que os terceirizados estão sendo pagos de acordo com o cronograma da secretaria de Finanças. A prefeitura não está devendo a empresa em questão”, explicou o Dr.Pessoa à coluna, a respeito de denúncias de funcionários terceirizados da empresa Seletiva, que reclamam de atraso de dois meses em salários e tickets. Eles farão protesto na terça em frente ao Palácio da Cidade.
Comissão
“Demitir em troca dé governo todo ano tinha mas Dr.Pessoa e Robert Rios, deixou bem claro que quem tivesse realmente trabalhando não ia ser demitido. Demissão dos terceirizados não é ilegal, mas é imoral”, afirmou o representante da categoria, Luciano dos Terceirizados. Segundo ele, as empresas alegam que não pagaram os funcionários de órgãos públicos, como a Semec, porque o repasse municipal ainda não foi realizado. Ou seja, continua o cabo de guerra e, no meio, ficam os terceirizados.
Venâncio compara vacinação em Teresina com Pará e cobra celeridade
Por Sávia Barreto
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) chamou a atenção para a demora na vacinação em Teresina. Ele faz uma comparação com o estado do Pará, que já está vacinando na faixa dos 60 anos: “Minha família paterna é paraense, e, meus familiares que lá residem estão felizes, pois as pessoas com 60 anos completos ja terão acesso a vacinação na semana que segue. Motivação suficiente para agradecer e comemorar. Temos que avançar nossa vacinação em Teresina”, destacou Venâncio.
Com 100% de UTIs ocupadas, Exército ajuda Sesapi e distribui oxigênio
Por Arimatéa Carvalho
Com 100% dos 120 leitos de UTI para Covid-19 ocupados nos hospitais do interior do Piauí, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, recorreu ao Exército para distribuir cilindros de oxigênio aos hospitais estaduais. No domingo, os militares levaram o material para reforçar o estoque do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Dos 410 leitos de UTI Covid existentes hoje no Estado, somente 19 estão livres, todos eles em Teresina.
A logística para o envio foi realizada pelo 25º Batalhão de Caçadores após a articulação do secretário de Saúde. "Esse reforço significa muito para a vida das pessoas que estão internadas no HEDA. Estávamos com abastecimento em dia, porém, devido a alta demanda e a impossibilidade do nosso fornecedor de mandar a tempo, tivemos essa preocupação de conseguir uma logística de transporte para que não houvesse atraso no abastecimento. Agradecemos ao apoio do comando do Exército a todo o trabalho de enfrentamento à Covid-19 que estamos fazendo", destaca o gestor.
O Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, encontra-se com 100% dos seus leitos clínicos e de UTI ocupados. " Pedimos que a população, se possível, fique em casa e nos ajude a enfrentar essa pandemia. Infelizmente nosso hospital está com ocupação total e a situação é muito preocupante", pontua a diretora do hospital, Marisa Corrêa.
Rafael Fonteles celebra vacinação de pessoas com deficiência no Piauí
Por Sávia Barreto
Para quem ainda nutri dúvidas sobre a possibilidade do secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, entrar na vida política, essa interrogação está cada vez mais distante. Prova disso são as constantes agendas fora da pauta econômica que Rafael vem marcando presença. Ele esteve, por exemplo, no final de semana em pauta sobre vacinação de pessoas com deficiência: “Esse é o Pedro Setuval de Almeida Neto, entrando para história do nosso estado, marcando o início da vacinação das pessoas com deficiência no Piauí. Essa medida, pioneira no Brasil veio de uma lei proposta pelo deputado Franzé Silca, aprovada pela Assembleia Legislativa, apoiada pela deputada Rajane e sancionada pelo governador Wellington Dias”, destacou Rafael em seu perfil no Instagram.
Incluindo na vacinação
“A inclusão das pessoas com deficiência como grupo prioritário na vacinação - iniciada simbolicamente no Dia Internacional da Síndrome de Down, representa mais um importante passo para a vacinação no estado e reforça o compromisso do Governo de cuidar dos piauienses com carinho e excelência. Dia Internacional da Síndrome de Down e também um dia memorável para o Piauí. De forma pioneira no Brasil, iniciamos a vacinação das pessoas com deficiência e reforçamos o nosso compromisso de salvar vidas”, destacou Rafael Fonteles.
Ciro pede união e diz que “governos sozinhos não podem fazer milagres”
Por Sávia Barreto
Com um artigo intitulado “Um Brasil unido pela vida”, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) destacou no site nacional Poder 360, a necessidade de união nacional para o combate à Covid-19 no Brasil. Ele lembra que o número de vítimas de covid-19 cresce vertiginosamente e o Brasil contabiliza recordes e mais recordes em índices de mortes. “Chegamos próximos à triste marca de 3.000 vidas perdidas na última 4ª feira (17.mar.2021) e nos aproximamos da marca de 300 mil vítimas. O luto e a dor de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras, que a cada segundo veem suas famílias esvaziadas por pais, avós e filhos que se vão, precisam nos levar a refletir sobre qual o papel de cada um nesse cenário”.
Ciro afirma que “não cabem mais polêmicas sobre erros e acertos, discussões sobre qual a melhor vacina ou quem é o responsável por garantir a compra delas. Acusações como essas não levam a nada, não reescrevem os fatos e criam ainda mais tensão. O momento é de buscar soluções com serenidade e é nisso que estou focado”.
O senador pontua que com as restrições impostas pela pandemia, cada brasileiro passou por desafios e dores particulares ao longo desse período e que cidadãos de todos os setores da sociedade possuem razões legítimas para se queixar: a dificuldade econômica, a perda do emprego, o fechamento de um negócio ou um ente querido que se vai. “O momento, entretanto, exige que nos unamos para vencer a pandemia. Não buscando interesses particulares, mas o bem-estar coletivo por meio de uma luta nacional”.
Ele ainda deixa clara a necessidade por vacinas: “Um fato é certo: precisamos das vacinas para fazer frente a esse pesadelo que assombra todos nós. Não podemos nos deter em discussões infrutíferas e discursos muitas vezes agressivos, enquanto novas cepas cada vez mais virulentas se espalham velozmente em cada canto do nosso país. O inimigo é o vírus, não as pessoas”, argumenta.
O senador piauiense chama a atenção para o poder individual de evitar a propagação do vírus, citando que ao mesmo tempo em que milhares se aglomeram em incontáveis festas clandestinas, um exército de profissionais da saúde cada vez mais extenuados lida com medicações, entubações, altas e atestados de óbito. “Batalhas diárias em uma guerra que não dá tréguas. Comércio, serviços, escolas e templos religiosos talvez pudessem estar funcionando plenamente caso aglomerações desnecessárias deixassem de ocorrer. Lamentavelmente, governos sozinhos não podem fazer milagres. Para salvar vidas, temos que nos unir. Lutar pela vacinação em massa, cobrar a compra dos imunizantes, seringas, agulhas, enfim, defender a urgente implantação de uma logística de imunização contra a covid-19 de Norte a Sul do Brasil”.
Ciro conclui pedindo que “todos que façam a sua parte para aliviar o sobrecarregado sistema de saúde público e privado, em iminente colapso. Se o amor pelo nosso país não foi suficiente para nos unir até agora, que ao menos o respeito pela dor dos milhares que continuam a perder os seus entes queridos nos leve a um novo caminho, de mais empatia com o próximo e mais cuidados, conosco e com aqueles que nos cercam”.