Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 266 de 665Tiago, Rubenita e Gessy se manifestam no aniversário de Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
Políticos piauienses aproveitaram o aniversário de 66 anos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para reafirmar apoio e carinho ao seu líder. O presidente do PSD de Teresina e superintendente do Incra, ex-vereador Tiago Vasconcelos, desejou no Facebook: "Deus te bendiga em tudo. Parabéns!".
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, ex-candidata a prefeita Gessy Fonseca, postou 100 corações de várias cores no perfil do presidente. A advogada e ex-candidata a vereadora pelo PSL, Rubenita Lessa, escreveu: "Parabéns, meu presidente! O nosso Senhor te abençoe e te proteja de todo mal em nome de Jesus e te renove as forças com sabedoria e graça!! Te amo! Feliz Aniversário!".
Em Brasília, houve carreata de apoiadores do presidente festejando o aniversário dele.
Leonardo Sobral acelera obras de esporte e lazer no Médio Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, visitou a cidade de Agricolândia para conferir o andamento das obras do Idepi no Médio Parnaíba.
Acompanhado do prefeito de Agricolândia, Ítalo Alencar; da prefeita de Lagoinha do Piauí, Kelly Alencar; e do empresário Evaldo Barbosa, ele esteve no Estádio Municipal Alencarzão, que está sendo reformado; na pista de cooper e também na Orla da Lagoa da Baixa, que está sendo revitalizada.
W. Dias anuncia novo lockdown parcial e novo feriado estadual
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) prorrogou por mais uma semana as medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas e combater a disseminação do novo coronavírus no Piauí. Haverá local parcial novamente de quinta a domingo e toque de recolher de segunda-feira a quarta (a partir das 21h), com o comércio de rua fechando às 17h e os shoppings às 20h. Bares e restaurantes abrem até quarta, presencialmente, até 20h com música. Nos demais dias, funcionam nos sistema de delivery e drive thru.
A novidade é que sexta-feira (26) será feriado estadual. A data a ser antecipada será definida na segunda-feira (22). A equipe está avaliando a parte jurídica porque há feriados municipais, estaduais e nacionais. Vão analisar as leis e definir.
"Em reunião do Comitê de Organização Emergencial, que congrega representantes de diversas instituições da sociedade civil organizada, decidimos pela prorrogação do decreto de medidas restritivas em vigor. Manteremos as mesmas restrições durante a semana, sendo que de sexta-feira à domingo, serão autorizados a funcionar apenas os serviços essenciais. A colaboração de todos é, mais do que nunca, fundamental", disse W. Dias.
CRM apura denúncias de profissionais não-Covid atuando em UTIs
Por Arimatéa Carvalho
O Conselho Regional de Medicina (CRM) está apurando denúncias de que o município de Teresina está deslocando profissionais de hospitais e outras instituicões não-Covid para atuar em UTIs Covid, sem capacitação. A entidade avalia que isso é ilegal e fere o Código de Ética Médica.
No sábado (20), médicos intensivistas pediram socorro aos gestores e à sociedade para que cumpram medidas restritivas propostas pelo CRM-PI e outras entidades. A proposta é a adoção de medidas mais restritivas durante 14 dias.
A Sociedade de Terapia Intensiva do Piauí enviou ofício ao secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, e ao Comitê de Operações Especiais (COE), órgão criado pela Sesapi para o controle da pandemia de Covid-19, afirmando que “a demanda por leitos de UTI para pacientes graves, tanto da rede pública como privada, chegou a níveis impossíveis de serem atendidas”.
Além da falta de leitos que chega a 100% em vários municípios e também na capital Teresina, médicos intensivistas e demais profissionais da linha de frente ainda têm que trabalhar com a escassez de equipamentos, profissionais e de insumos.
Para o CRM-PI, é de extrema preocupação o aumento da mortandade no Piauí nos últimos dias, acompanhada de um elevado aumento de número de casos positivados para o vírus pandêmico. Assim, o CRM-PI, mais uma vez, pede que os gestores municipais e estaduais de saúde reforcem o efetivo de médicos e demais profissionais para o combate à Covid-19, bem como mantenham o estoque de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes graves, insumos, bem como a necessidade de restringir ainda mais a circulação de pessoas.
Para a presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente, o principal neste momento é evitar mais colapso no Estado, ao ponto de pessoas morrerem sem direito ao atendimento especializado em leito hospitalar. Além disso, o CRM-PI informa que está vigilante quanto à denúncias de médicos e outros profissionais que estão sendo removidos de instituições de saúde para atuar na linha de frente contra a Covid-19, sem nenhuma capacitação.
Conhecido professor morre de Covid e colegas e alunos lamentam
Por Arimatéa Carvalho
A educação perdeu no sábado (20) um dos professores mais queridos e conhecidos de Teresina, o professor Chico Carlos. Muitos alunos apreenderam a gostar de História com suas aulas cheias de energia.
Nas redes sociais, alunos e ex-alunos lamentam a morte do educador, que não resistiu às complicações da Covid-19.
O Colégio CPI divulgou nota de pesar. "É com grande pesar que o Colégio CPI informa o falecimento do professor Francisco Carlos de Sousa Ferreira, conhecido como Chico Carlos, ocorrido neste sábado", diz a nota.
"Somos gratos pelos anos de trabalho e parceria com esse professor muito querido por seus alunos, pelos seus colegas e todos na escola", afirma.
A nota prossegue: "Sua alegria e seus ensinamentos ficarão para sempre nas nossas lembranças".
Firmino quebra o silêncio: lamento pelos que morreram sem atendimento
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) resolveu romper o silêncio e se pronunciar publicamente sobre a situação da pandemia na capital e no Estado. "Tenho ficado afastado nos últimos meses, reorganizando a vida. Mas não posso de lamentar tantas perdas, especialmente hoje (dia 19), quando faz exato um ano dos primeiros casos de Covid-19 no Piauí. Hoje também tivemos um triste recorde no número de mortos pela doença no Estado (foram 38 pela primeira vez)", disse.
"Lamento e me solidarizo com cada uma das 38 famílias, que perderam familiares nas últimas 24 horas. Lamento especialmente pelos que morreram sem um atendimento digno. Difícil esquecer", avalia.
"Estamos passando por um momento difícil e o que posso pedir a vocês, agora como cidadão, é que se cuidem. O vírus tem sido cada vez mais agressivo, inclusive com os jovens", comenta.
"Aos profissionais de saúde, que mesmo esgotados, permanecem nas trincheiras dessa luta, meu abraço e desejo de força. Nossa esperança está em vocês", concluiu o ex-gestor, que tem permanecido calado diante das acusações da nova gestão, de Dr. Pessoa (MDB).
Flora lamenta morte de prima com Covid, conhecida enfermeira no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Flora Izabel (PT) lamentou a morte da enfermeira Abenista Jacira Maria Rodrigues Alves, sua prima e conhecida e respeitada profissional de saúde da capital. Jacira era responsável pelo CRIE do Hospital Infantil Lucídio Portella e trabalhava também no Hospital da Primavera. Ela estava internada no Hospital São Marcos e perdeu a guerra contra a Covid-19. A categoria perde mais um profissional para a doença na capital.
Edson Melo continuará no comando do PSDB em Teresina
Por Sávia Barreto
“Fomos antes de ontem comunicados pelo presidente regional, Luciano Nunes, sobre a prorrogação de mandatos em todos os diretórios. Foi suspenso por um ano a renovação dos diretórios, decisão nacional”, destacou à coluna o vereador Edson Melo, presidente municipal do PSDB na capital. Ele havia sido questionado se continuaria no cargo, já que em entrevista à imprensa afirmou que um bom nome para substituí-lo seria o do ex-vereador e delegado Samuel Silveira.
Depende do andar de cima
“Qualquer articulação passa pelo prefeito Firmino. Feliz pela lembrança do amigo Édson. Todo filiado sentiria-se honrado em presidir seu partido”, respondeu o ex-vereador Samuel Silveira sobre a especulação de dirigir o PSDB na capital. Por enquanto, os tucanos seguem tímidos na oposição a Dr.Pessoa.
Terceirizados reclamam de atraso e farão protesto contra PMT dia 23
Por Sávia Barreto
Os terceirizados farão um protesto no próximo dia 23 em frente ao Palácio da Cidade. Reclamam de demissão em massa, atraso de salário e ticket alimentação. “Nós, terceirizados, votamos no Dr. Pessoa (claro que não todos). E acreditamos que ele ia cuidar do povo, mas não é o que estar a acontecendo. Trabalhadores com mais de 10 anos sendo demitidos nessa pandemia, mães solteiras ficando desempregadas. Nós não temos nada a ver com as brigas políticas, somos gente”, afirmou o representante da categoria, Luciano dos Terceirizados.
Alto lá
Secretário municipal respondeu às críticas, mas preferiu não se identificar. “Secretarias eram divididas para vereadores. Só é dispensado com tudo pago, regime CLT, aviso prévio, todos os direitos. E a responsabilidade não é da Prefeitura, é da empresa”, justificou. Segundo o secretário, os terceirizados demitidos eram “cabo eleitoral do Firmino”. “Aliás, os que aparecem! Parte significativa, fantasma. Pode ter quem votou Dr.Pessoa? Pode! Com certeza deve procurar ser aproveitado”, completou.
Gustavo Henrique deixa comando do Avante e busca nova sigla
Por Sávia Barreto
“Quero comunicar a todos que entreguei no dia de hoje a Presidência Municipal do Avante de Teresina. Projetos maiores nos chamam onde teremos condições de trabalhar em grupo. Em breve irei apresentar a todos que fizemos contato e que convidamos possam sentir-se abraçados. Temos chapa para estadual e federal”, destacou o ex-presidente do Avante, Gustavo Henrique, sobre sua saída da sigla, cujo diretório não foi renovado pela Executiva nacional. O substituto dele deve ser o suplente de vereador Eduardo Aguiar.