Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 282 de 665Visita a Bolsonaro empurrou Pessoa para Ciro e Átila reforça 'namoro'
Por Arimatéa Carvalho
O encontro entre o deputado federal Átila Lira (PP) e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), no Palácio da Cidade, na terça-feira (16), despertou teorias sobre uma aproximação entre o gestor da capital e o senador Ciro Nogueira. Há quem veja em Átila um mensageiro de Ciro. Mas a lógica parece ser outra: como o presidente Jair Bolsonaro deixou bem claro para Dr. Pessoa no Palácio do Planalto que no Piauí ele e Ciro são uma coisa só, o prefeito já ensaia esse casamento para 2022.
No quadro Jogo do Poder, da Rede Meio Norte, a possibilidade de Dr. Pessoa ingressar no Progressistas e ser candidato a governador com o apoio de Ciro no próximo ano foi levantada, mas o blog ouviu fontes no Palácio da Cidade e no Progressistas que consideram a ideia improvável. O certo é que Pessoa procura um partido para chamar de seu no Piauí e já mirou no PDT, que o vereador Evandro Hidd luta para segurar (tendo, inclusive, se encontrado com o presidente nacional Carlos Luppi na companhia dos demais vereadores da capital, Enzo Samuel e Alan Brandão).
Se Dr. Pessoa sair mesmo candidato no próximo ano, seja pelo Progressistas, PDT ou outro partido, o novo prefeito de Teresina será Robert Rios (PSB), e isso confirmaria a informação nunca admitida que um acordo foi feito para Dr. Pessoa ficar dois anos no mandato e Robert os outros dois.
Dr.Pessoa deve municipalizar 25% do transporte com gestão da Eturb
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que uma solução à questão do transporte público começa a ser gestada na Prefeitura de Teresina: a municipalização de 25% do setor. E não seria preciso criar uma empresa municipal para tal. A gestão ficaria com a Empresa Teresinense de Serviços Urbanos (Eturb), hoje presidida pelo também secretário municipal de Juventude, advogado João Pessoa, o Pessoinha.
PODE MUDAR
A ideia ainda é incipiente e deve sofrer modificações, já que a Strans e outros órgãos da Prefeitura iniciam agora os estudos para viabiliza-la, considerando a preocupação de disputas jurídicas com as empresas que ganharam a licitação do transporte público de Teresina.
SÓ EM SETEMBRO
Caso seja efetivamente colocada em prática, a proposta só começa a ser executada em setembro. Até lá, busca-se um acordo entre PMT e Setut. Durante esse período, no entanto, a Prefeitura deve acompanhar de perto a gestão do transporte, principalmente na questão do fluxo de despesas e receitas.
APOSTANDO ALTO
A aposta da PMT é alta, mas se o modelo vingar, o Palácio da Cidade pode colher os louros de ter apresentado uma solução para um problema que se arrasta há anos a respeito da qualidade do transporte público da cidade.
Dória elogia gestão de Wellington na pandemia e recebe afago
Por Sávia Barreto
Uma inusitada troca de afagos públicos entre um petista e um tucano coloca o Piauí em destaque no cenário nacional. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) deu uma entrevista à mídia nacional e e destacou o trabalho do governador Wellington Dias (PT) citando o piauiense como um gestor comprometido e que tem liderado nacionalmente com seriedade a luta pela vacina contra a Covid-19. Dória destaca que a construção de uma frente ampla para o país passa por governadores como o Wellington.
PARABÉNS PELA OUSADIA
Dias respondeu e também teceu elogios a Dória. “São Paulo, sob o comando do governador João Dória, está sendo fundamental pela ousadia de contrato direto com a Sinovac e Butatan, para garantir a maior parte das vacinas que estamos usando no Brasil nesta fase é importante para salvar vidas, no Brasil inteiro”, pontuou Wellington.
APOSTAS
Há quem aposte numa frente ampla com partidos de esquerda, centro e centro direita na disputa contra Bolsonaro em 2022 e Dias, na visão de articuladores políticos, seria um nome do PT que somaria em uma chapa como candidato, por exemplo, a vice-presidente.
Elzuila Calisto apresenta projeto de telemedicina a Dr. Pessoa
Por Sávia Barreto
Na reunião realizada nesta segunda-feira (15), com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e a bancada do PT, a vereadora Elzuila Calisto apresentou o projeto de Telemedicina para os hospitais da rede pública, que será feito em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Piauí Conectado.
Segundo a parlamentar, Dr. Pessoa se interessou pelo projeto e já marcou uma reunião com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque. “O projeto trará muitos benefícios para a população, diminuindo as filas de espera nos hospitais e melhorando o atendimento. Acredito que com o apoio do prefeito isso sairá do papel em breve”, disse Elzuila.
Dr. Pessoa também abraçou a parceria com a bancada do PT para a concretização de outras ações propostas pelos vereadores. “Vamos trabalhar com harmonia e atenção pelo povo. Estamos aqui para isso e nada é mais importante do que levar melhor qualidade de vida àqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.
12 mil policiais podem ser incluídos na prioridade da vacina no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) vai reunir a Bancada da Segurança, em Brasília, com o Ministério da Saúde para incluir as forças de segurança nos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A ideia é incluir policiais militares e civis, bombeiros, militares do Exército, Polícia Federal, PRF e guardas municipais. No Piauí, seriam 12 mil pessoas.
Na segunda-feira (15), Fábio Abreu se reuniu com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, para discutir a importância da inclusão dos policiais.
"Viemos aqui conversar com o secretário de Saúde, junto com Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, para incluir as forças de segurança nos grupos prioritários da vacinação", explicou o deputado. As forças de segurança estão na linha de frente do contato com a população.
Dr. Pessoa doará salário de prefeito para população em situação de rua
Por Sávia Barreto
Como foi adiantado pelo Jornal Meio Norte na última sábado (13), o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), vai doar o seu salário no valor de R$ 17.690 por mês, para a população em situação de rua, que vivem em condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação.
“O meu salário será doado para as pessoas vulneráveis, pobres, que não têm a oportunidade de comer nem uma refeição por dia. Vou doar meu salário integralmente. Eu vim para ajudar”, disse à coluna o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, que abre mão do salário em prol de doações.
Ele já faz trabalho social há anos e pretende manter o simbolismo do gesto como forma de mostrar a preocupação com a pauta social.
Após tiro na Raul Lopes Venâncio reforça cobrança por posto da Guarda
Por Sávia Barreto
Autor de projetos e requerimentos que tratam de viabilizar maior segurança e infraestrutura para os praticantes de atividades físicas na capital, o vereador Venâncio Cardoso (PSDB), lamentou o caso da biomédica que foi baleada enquanto praticava atividade física na avenida Raul Lopes, zona Leste de Tereina, com um grupo de amigos, neste domingo, 14.
ISSO NÃO É NORMAL
“Não se pode considerar um fato desses como algo comum em uma cidade média. Toda semana acompanhamos ciclistas tendo suas bicicletas roubadas, ladrão roubando e fugindo de canoa pelo rio, famílias deixando de frequentar espaços de lazer por medo de assalto”, frisou Venâncio, que desde o início de janeiro vem articulando e cobrando junto a Prefeitura de Teresina, que um posto da Guarda Municipal seja colocado na avenida Raul Lopes.
VAMOS COBRAR MAIS
“Como medida de curto prazo, fizemos indicativo e colocamos emendas disponíveis do nosso mandato para instalação de um posto 24h da Guarda Municipal na Ponte Estaiada e em pontos da nossa cidade frequentados em virtude da prática esportiva. Temos que concretizar isso, urgentemente”, cobrou Venâncio.
DEMANDAS ATENDIDAS
Mesmo sendo eleito na oposição, Venâncio Cardoso tem conseguido se articular com sucesso, de modo que as demandas levadas por ele ao Executivo já estão sendo viabilizadas pela Prefeitura de Teresina na gestão de Dr.Pessoa (MDB). Na questão da Guarda Municipal, o coronel Nixon Frota, comandante da GCM, já anunciou neste domingo que irá alocar um efetivo no complexo turístico, proporcionando maior sensação de segurança à população.
MAIS UMA
Outra demanda do vereador atendida, foi a solicitação por fechar parte da avenida Raul Lopes aos finais de semana. A medida ajuda a dar mais espaço à prática de atividades esportivas ou passeios familiares, ajudando a evitar aglomeração e atendendo às recomendações de saúde das autoridades médicas no combate a Covid-19.
Deputado Fábio Abreu se movimenta e a bola da vez foi Alto Longá
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu tem viajado pelos municípios para conversar com as famílias, lideranças, vereadores e prefeitos sobre as demandas para as cidades. No sábado (13) ele esteve em Alto Longá.
Abreu percorreu a zona rural da cidade, onde ouviu moradores sobre as necessidades mais urgentes da região. A reunião foi organizada pela vereadora Rúbia Leal. O prefeito Henrique César e o deputado estadual Carlos Augusto, também do PL, estavam com Abreu no encontro.
Hospital do Dirceu terá projeto de telemedicina para eliminar filas
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Elzuila Calisto (PT) se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, para discutir um projeto piloto de telemedicina para os hospitais da rede pública de Teresina. O objetivo do projeto é diminuir as filas dos hospitais e atender mais pessoas, com maior qualidade. “Vamos tentar juntar a FMS e o Piauí Conectado para realizar esse projeto piloto no Hospital do Dirceu. Se tudo ocorrer como o esperado, poderá ser expandido aos outros hospitais. A população tem muito a ganhar com isso”, afirma Elzuila.
SAÚDE BÁSICA
De acordo com Gilberto Albuquerque, trata-se de um programa de telemedicina voltado para a saúde básica, que está em retomada. “Vamos abrir um processo licitatório para conseguir um suporte de informática que desenvolva o aplicativo. Serão consultas virtuais que diminuirão as filas e irão gerar celeridade no sistema”, esclarece o presidente da FMS.
Bate-boca no litoral: líder do prefeito e vereador da base em colisão
Por Arimatéa Carvalho
Azedou de vez o clima entre a líder do prefeito Mão Santa (DEM) na Câmara de Parnaíba, vereadora Neta, e o vereador da base David Soares (PP). Ele acusa a colega de ter tentado derrubar ele da Secretaria de Saúde ainda na gestão de Florentino Neto (PT). Os dois discutiram feio na Câmara, com direito a acusações de parte a parte e até palavrões. A pequena oposição a Mão Santa tentou conter o riso, mas foi difícil.