Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 283 de 665Deputado João Mádison alinha obras para 7 cidades em uma semana
Por Arimatéa Carvalho
Um desenho da intensa movimentação dos deputados com seus prefeitos e lideranças com vistas a 2022: em uma semana, o deputado estadual João Mádison (MDB) se reuniu e alinhou obras e serviços para sete cidades: Boqueirão, Barras, Currais, Cocal, São Miguel do Fidalgo, José de Freitas e Teresina.
"Todos são amigos e gente que trabalha para levar avanços aos municípios", comenta. Aqui, com o presidente do Idepi, Leonardo Sobral, parceiro forte para a realização das obras, a vice-prefeita de Barras, Cinara Lages, e o marido dela, vereador Roberto Lages.
Aliados incentivam Dr.Pessoa a disputar Karnak em 2022 pelo PDT
Por Sávia Barreto
Duas fontes distintas confirmam: um interlocutor do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB) teria buscado o PDT nacional para sondar a possibilidade de migrar para o partido, tendo o comando total da sigla no Piauí. Na avaliação de políticos ouvidos pela coluna, esse movimento é tido como um passo para Pessoa se credenciar a uma disputa ao Palácio de Karnak em 2022 como terceira via.
Terceira via
Pessoa não teria por que buscar uma nova sigla agora se não fosse para construir um projeto eleitoral alternativo ao que se desenha no momento. Até agora, o prefeito não se vinculou - nem atacou - Ciro Nogueira ou Wellington Dias. Esse é mais um fato que confirma a informação obtida pela coluna de que Dr.Pessoa já estaria sendo incentivado por alguns grupos do Palácio da Cidade a sair em campanha no ano que vem.
Ou seja, como o prefeito precisa de ajuda federal e estadual para apresentar uma administração positiva na capital, não deve criar inimigos nesse momento. Mas, por outro lado, também não pode se vincular demais a nenhum dos eventuais opositores em 2022.
Conjecturas a mil
A avaliação feita nos corredores do Palácio da Cidade é a de que haverá segundo turno no pleito de 2022 e ele terá um candidato de esquerda versus um de direita, sendo o Progressistas o representante dessa última corrente ideológica. Por isso, seria natural que Pessoa migrasse para o PDT, sigla de esquerda. Por acreditar no desgaste do PT no Piauí, há quem esteja próximo ao prefeito e aposte que Pessoa consiga capturar o eleitorado que votou em Wellington nas últimas quatro eleições vitoriosas do petista. Esse leque de alianças contaria com partidos da base de Dias, como o PSD na vice, por exemplo.
Cícero Magalhães:“PT não está insatisfeito pois não tem cargos na PMT”
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do PT em Teresina, deputado Cícero Magalhães, avisa à coluna que “o PT não está insatisfeito com Dr.Pessoa porque não tem cargo nenhum na Prefeitura”. Ele responde à nota em que foi apontada a insatisfação dos vereadores do partido com o espaço dado ao PT na gestão de Dr.Pessoa em Teresina. “O partido votou no Dr. Pessoa mesmo contra a vontade dele e são os vereadores que estão na gestão”, enfatizou Cícero. Ou seja, é a bancada municipal e não o PT que possui participação na gestão de Dr.Pessoa.
Pera bem aí
Já o ex-candidato a vereador e membro da direção do PT, João Pereira, segue a linha conciliatória: “O PT continua na parceria administrativa. O PT nunca reivindicou cargos ao Dr. Pessoa. O que o PT busca é o melhor serviço à população, por isso nosso governador fez uma parceria administrativa. Isso aí (insatisfação) é uma posição isolado de um ou outro vereador”, argumentou João Pereira à coluna.
Evaldo quer Rafael Fonteles no SDD: “O povo precisa de jovialidade”
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Solidariedade no Piauí, deputado Evaldo Gomes, já desenha a chapa de 2022 do Solidariedade. O parlamentar pensa em nomes de peso na disputa para a Câmara Federal, como os deputados federais Marcos Aurélio Sampaio (MDB) e o Fábio Abreu (PL): “Marcos Aurélio cabe perfeitamente no nosso projeto e as portas continuam abertas para Fábio Abreu”, frisou Evaldo, que prefere não adiantar detalhes da estratégia da sigla nesse momento, mas garante que tanto a bancada estadual quando a federal será turbinada.
MARCELO É MUITO BOM...
Quando o assunto é chapa majoritária, Evaldo Gomes é enfático e avisa que já escolheu um lado: o do governador Wellington Dias (PT). Mesmo elogiando o senador Marcelo Castro (MDB), cotado para ser cabeça de chapa da base governista, ele separa maiores adjetivos ao secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, a quem convida para se filiar ao SDD.
... MAS RAFAEL É ÓTIMO
“Rafael pode disputar a eleição de governador pelo Solidariedade. É um nome que cabe bem em qualquer partido político. Rafael tem o perfil e capacidade de governar bem o estado do Piauí. E é jovem, o povo precisa de jovialidade, de pessoas que tenham essa visão, conhecimento e preparo. Rafael é um homem muito habilidoso politicamente, se relaciona bem com todos os deputados, seja de Governo ou de oposição e transita bem dentro da classe política”, elenca Evaldo Gomes.
MUITA CALMA NESSA HORA
Quanto à posição do MDB, de que um partido não pode ocupar duas vagas na chapa majoritária – ou seja, o PT não poderia ter a cabeça de chapa e a candidatura ao Senado – Evaldo Gomes minimiza e aposta no diálogo: “Tudo pode ser conversado e essa questão de partido é secundária nesse momento”.
Pablo Santos retorna à Assembleia Legislativa
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) retornou à Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 12, depois de estar à frente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). “Retorno à assembleia legislativa para dar continuidade ao meu segundo mandato, priorizando a atividade parlamentar, em especial, no que se refere à fiscalização das ações do governo, à elaboração de leis e, principalmente, representar bem a população que me elegeu”, disse Pablo Santos.
De acordo com o deputado, outro motivo que o levou a retornar é poder acompanhar mais de perto as suas bases eleitorais. “Saímos de uma eleição municipal atípica e mesmo assim, ajudei, como deputado, a eleger muitos prefeitos e vereadores, lideranças municipais que precisarei estar mais presente para ajudar a fazer uma boa gestão municipal”, frisa.
Durante o período à frente da Fepisehr, Pablo Santos se dedicou exclusivamente à instituição, promovendo várias reformas nos hospitais Getúlio Vargas, em Teresina, e Justino Luz, em Picos, ambos administrados pela Fundação, melhorando a infraestrutura das unidades, especialmente em 2020, com a pandemia.
“Administrar 110 leitos de UTIs em dois hospitais públicos foi uma tarefa árdua e exigiu muito trabalho e dedicação. Além disso, a pandemia também exigiu a implementação de ações estratégicas no que se refere a administração hospitalar, aos fluxos de atendimentos, formação e capacitação das equipes, adaptações físicas e logísticas, dentre muitas outras ações no cuidado e proteção a todos que precisassem dos nossos serviços. Não foi fácil, mas ficou um legado de bons resultados, que, certamente, a população foi a maior beneficiada. O trabalho vai continuar, agora, com um novo gestor, que também é da área da saúde e dará o seu melhor”, disse Pablo Santos.
A gestão da Fepiserh ficará a cargo de Ítalo Rodrigues, farmacêutico, ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia, e funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O novo presidente já foi apresentado ao governador e na ocasião eles definiram algumas ações que deverão acontecer em breve, como a inauguração de 20 novos leitos e uma ala de cirurgias cardíacas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), além do Centro de Parto Normal e Casa da Gestante no Hospital Justino Luz, em Picos. “Pretendemos continuar o excelente trabalho realizado pelo deputado Pablo Santos”, afirma Ítalo Rodrigues.
Bancada do PDT se reúne com Ciro, que quer grupo ao lado dele em 2022
Por Arimatéa Carvalho
A bancada municipal do PDT de Teresina esteve em Brasília (DF) reunida com o senador Ciro Nogueira em busca de recursos para projetos importantes, de infraestrutura, que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos teresinenses. "Estamos trabalhando em todas as frentes, em busca de recursos para projetos que farão a diferença na vida da nossa gente", garantiu o vereador Evandro Hidd. Além do vereador Evandro Hidd, estiveram no encontro os vereadores de Teresina Alan Brandão e Enzo Samuel.
"ESPERO QUE SIM"
O senador Ciro comentou a reunião com o PDT dizendo que espera que o partido fique no grupo dele em 2022. Embora nacionalmente o PDT seja de esquerda, no Piauí o partido é de centro, aliado do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) e do próprio senador.
Vereador Vinício Ferreira avisa, de novo, que não será secretário
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Vinício Ferreira informou à coluna que o Avante vai se reunir para indicar o nome a ocupar a Secretaria Municipal da Defesa Civil, que será criada na reforma administrativa de Dr. Pessoa na Câmara. Mas uma decisão já está tomada pelo parlamentar: "Eu não serei o secretário". O indicado surgirá de consenso partidário, um nome com perfil técnico.
O nome do vereador já foi citado várias vezes como opção para ocupar a nova pasta pelo partido, mas ele novamente diz que isso não vai acontecer.
Regina e Fábio Novo garantem implantar Lei do Patrimônio Vivo
Por Arimatéa Carvalho
Sempre alinhado e muito próximo da vice-governadora Regina Sousa, o deputado estadual Fábio Novo já se reuniu com a gestora no primeiro dia como governadora em exercício. Estava no encontro o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery. "Tratamos sobre a regulamentação da lei estadual do patrimônio vivo, que tem o intuito de proteger os mestres da nossa cultura popular", explica.
Regina recebeu a minuta do decreto que regulamenta a lei e se comprometeu em fazer o encaminhamento para garantir a regulamentação o mais rápido possível.
Dr.Pessoa responde insatisfeitos na gestão:“Portas abertas ao diálogo”
Por Sávia Barreto
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB), responde aos insatisfeitos – tanto secretários como vereadores, que reclamam por mais espaço na gestão: “Já conversei com todos e continuo conversando, acho que essa insatisfação só está na televisão. Quem quiser conversar por causa de insatisfação, as portas estão abertas. Os Poderes são independentes e eu, prefeito, quero andar em harmonia com os outros Poderes”, argumentou Dr.Pessoa à coluna.
Menino prodígio: Rafael se lançará nas redes sociais após carnaval
Por Sávia Barreto
Após o carnaval, novidades na disputa de 2022. O mundo político já conhece Rafael Fonteles, mas agora a persona pública do secretário de Fazenda será apresentada ao grande público através das redes sociais. Rafael não tem perfil oficial em nenhuma plataforma, mas acompanha tudo de perto, sem aparecer.
Pessoalmente, é discreto. E se se prepara para se lançar a um novo mundo, de maior exposição e escrutínio. Agora, terá conta no Twitter, Facebook e Instagram, onde apresentará suas reuniões, viagens e entrega de obras pelo Pró-Piauí. A imagem de Rafael, segundo fonte privilegiada, será a do jovem prodígio, que faz acontecer e dar certo tudo aquilo em que toca.