Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 287 de 665Rafael terá coordenadores do Pro Piauí em todas as regiões do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda e coordenador do programa Pro Piauí, Rafael Fonteles, vai ter apoio de diversos coordenadores espalhados pelo Estado. A ideia é ter um coordenador regional do Pro Piauí para cada território de desenvolvimento. Essas pessoas irão acompanhar e monitorar o andamento das obras e passarão para Rafael o status de cada ação. Rafael também começa a colocar o pé na estrada logo após o carnaval para acompanhar pessoalmente o andamento das ações que estarão sob sua condução.
ARAUJINHO EM PICOS
O secretário pretende mostrar que tem capacidade de gerenciamento e garante que todas as obras que ficarem sob sua responsabilidade serão entregues. Os coordenadores estão sendo definidos, mas já foi escolhido o empresário Araujinho na região de Picos. Araujinho (PT) disputou a prefeitura da cidade em 2020 contra o atual gestor, Gil Paraibano (PP).
PDT se reforça com vereadores nas 2 principais comissões da Câmara
Por Arimatéa Carvalho
Surpresa na eleição proporcional de 2020 na capital, com três vereadores eleitos (Evandro Hidd, Enzo Samuel e Alan Brandão), o PDT repetiu na formação das comissões da Câmara de Teresina a boa performance. Enzo Samuel é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e também integra a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, de grande relevância.
Já Alan Brandão está na Comissão de Finanças e Orçamento, também poderosa. "Estamos na composição nas duas principais comissões, de Legislação e na de Orçamento", comenta o presidente municipal, Evandro Hidd.
Elzuila Calisto defende preservação do prédio do Sanatório Meduna
Por Sávia Barreto
A vereadora Elzuila Calisto (PT) reuniu-se, nesta quinta-feira (04), com o diretor do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), Wellington Camarço, discutindo a respeito do prédio do Sanatório Meduna, que corre o risco de ser demolido. Ela defende a preservação do patrimônio histórico e se comprometeu a auxiliar no que for preciso. “Proteger o Meduna é proteger a história da psiquiatria nacional e a história de Teresina também, que está ligada culturalmente ao prédio. Já estive em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para mais informações e vamos cuidar da nossa cidade”, afirma Elzuila.
O CAU/PI vai ingressar com o pedido de tombamento do prédio, como explica Wellington Camarço. “Vamos entrar com as medidas legais para garantir a proteção do prédio, que é da sociedade piauiense e brasileira. O Meduna não precisa ser destruído, mas sim retomar as atividades, precisa de uma utilidade. Iremos até a última instância para que o prédio seja preservado”, disse o diretor.
Um mês da gestão de Dr.Pessoa: quem é influente, ruídos e bastidores
Por Sávia Barreto
O raio-x da gestão política do prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB) nesse primeiro mês, feito por vereadores e deputados ouvidos pela coluna, mostra que o mundo político sente-se de certa forma “esnobado” pelo prefeito eleito. E pode cobrar um preço por isso. Embalado na popularidade que lhe alçou ao Palácio da Cidade, Pessoa tem recebido mais populares e pessoas avulsas do que políticos em seu gabinete. Para observadores da cena política, isso pode trazer impasses futuros logo mais: seja na tramitação de projetos na Câmara Municipal, seja na articulação direta com Brasília na busca dos necessários recursos federais.
O contato direto com o povo é estilo do prefeito, e bem-vindo. Só que o diálogo com os representantes populares - ou seja, os vereadores e deputados - também é. Não deveriam ser excludentes, avaliam.
Fritura
Os homens fortes da gestão hoje são Adolfo Nunes, na secretaria de Governo e Robert Rios, o vice e secretário de Finanças. João Henrique, no Planejamento, vem sendo alvo de fritura interna. Muito próximo a Dr.Pessoa está o secretário de Comunicação, Lucas Pereira. Em ascensão e com interlocução privilegiada está o filho, o advogado João Duarte Pessoa, o Pessoinha, que pode em breve assumir uma secretaria maior. Há resistências internas ao protagonismo de Pessoinha. Mas o advogado, hoje na Eturb e na secretaria de Juventude, tem sido uma voz que busca a ponderação e o consenso político no diálogo com o pai.
Morde e assopra
Outra avaliação é a de que Adolfo Nunes tem uma personalidade bem parecida com a do próprio Dr.Pessoa, o que dificulta o diálogo com os políticos e outras figuras públicas. Na gestão tucana, o então prefeito Firmino Filho era mais árido no trato pessoal, mas tinha logo ali nas secretarias de Governo e Comunicação o diplomático – e respeitado até pela oposição – Fernando Said. O famoso “morde e assopra”. Na gestão Pessoa, está prevalecendo o “morde, morde”, reclamam os políticos.
Ruídos
Também é fato que houve estremecimento na relação com o MDB. Mas a sigla, formada por experientes políticos, tem optado por evitar qualquer polêmica pública de embate com o prefeito. Ao contrário do que se pensava após a eleição, a articulação com a Câmara sofre de ruídos. Isso porque Jeová Alencar (MDB), presidente da Casa, tem total influência sob os vereadores. É realmente o líder da maioria. Mas por conta do sentimento "antipolítica" que reina no Palácio da Cidade não consegue levar essas demandas adiante e no Legislativo o clima é de insatisfação geral nos bastidores.
Exemplos
Na história recente da política brasileira, basta lembrar do impasse entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o então presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, para ligar o sinal amarelo a respeito do desfecho de uma relação conturbada com o Legislativo. Ou lembrar do ex-presidente Lula, que saiu do cargo com aprovação superior a 80% e, na época, era tido como um mestre nas articulações com os políticos dos mais diferentes espectros. Sabia ouvir e mesmo negando as demandas que chegavam a ele, conseguia manter os aliados em sua pronta defesa. Cabe a Pessoa fazer os ajustes e adaptar - ou não - o rumo nesse natural período de adaptação de uma nova função no Executivo da capital.
Dudu e Venâncio no comando da CCJ e o recado sobre a reforma de Pessoa
Por Sávia Barreto
A dupla de comando da Comissão de Legislação da Câmara Municipal de Teresina é formada por um tucano e um petista: Dudu, presidente, e o vereador que também é advogado, Venâncio Cardoso, vice. Os outros membros são Enzo Samuel e Aluísio Sampaio. Um grupo afinado, e fora Dudu, todos parlamentares com atuação improtante na gestão de Firmino Filho. Ou seja, mostra que a composição de uma das comissões mais importantes tem nomes que não são aliados de primeira hora de Dr.Pessoa. Nos bastidores, avalia-se que é preciso ter pelo menos três nomes ligados a si para poder determinar os rumos de uma comissão. É o caso de Jeová Alencar, já que os membros da Comissão de Legislação são todos próximos a ele.
Recado enviado
Na fala do vereador Dudu à coluna, é possível entender o tom que os vereadores tem dado à relação do Executivo com o Legislativo: “Nós vamos analisar as matérias pelo princípio da legalidade, mas também da fiscalização, porque sou vereador. Queremos continuar nessa harmonia com o Executivo. Votei com o Dr.Pessoa, mas sem esquecer a independência”, frisou Dudu. A reforma administrativa do prefeito, por exemplo, não deve tramitar com tanta pressa assim: “Não vamos atropelar o processo, doa a quem doer”, frisou o petista.
“Base de Jeová”: Formação de comissões expõe fratura CMT x Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
A presidência das comissões na Câmara de Vereadores de Teresina revela fratura na "base de Dr.Pessoa” e na “base de Jeová”. Traduzindo: o presidente da Câmara Municipal tem nomes nos principais espaços por onde os projetos do Executivo devem passar antes de serem votados em plenário.
O fato é revelante porque mesmo sendo do mesmo partido do prefeito Dr.Pessoa, Jeová Alencar é tido como o principal articulador e porta-voz dos vereadores, podendo direcionar e articular a posição de um grupo significativo de parlamentares. Como há muitos descontentes com a divisão de espaços e diálogo entre Executivo e Legislativo, a previsão está longe do céu de brigadeiro para os primeiros e importantes meses de administração do prefeito e "diálogo" deve ser a palavra de ordem para equacionar a questão.
Themístocles, Marcos Aurélio e Ivanária se reúnem com ministro em BSB
Por Sávia Barreto
Os deputados estaduais Themístocles Filho e Henrique Pires, a prefeita de Esperantina Ivanária Sampaio e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio reuniram-se em Brasília com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O Diretor Geral do DNIT, General Santos Filho, também estava presente.
“Tratamos sobre a continuidade da obra da BR222 que está sendo executada pelo Exército no Piauí. A conclusão dessa obra vai gerar grande desenvolvimento na região por onde ela passa, além de encurtar distâncias e facilitar o escoamento de produção agrícola. Nos manteremos firmes no acompanhamento dos trabalhos e na busca dos recursos para que seja finalizada o mais breve possível”, destacou Marcos Aurélio Sampaio.
Pessoinha quer tornar autossuficiente usina de asfalto de Teresina
Por Sávia Barreto
O secretário municipal de Juventude e presidente da Eturb, João Duarte Pessoa, o Pessoinha, está cumprindo intensa agenda administrativa e política. Nesta quarta-feira, visitou a usina de asfalto da Prefeitura de Teresina no Povoado Alegria: “Vamos tornar a usina de asfalto autossuficiente pra atender a necessidade do município”, adiantou Pessoinha à coluna. A missão foi repassada a ele pelo prefeito Dr.Pessoa, que pretende dar maior resolutividade à gestão da Eturb. Para observadores do mundo político, a postura é a de quem será efetivado na pasta.
O “pente-fino” de Dr.Pessoa nos gastos dos secretários com cartões
Por Sávia Barreto
A coluna recebeu relatório feito pela administração de Dr.Pessoa apontando para gastos do cartão corporativo de um secretário municipal que deu o que falar nos corredores do Palácio da Cidade. É que o cartão sob responsabilidade desse gestor - que não teve a identidade revelada - usado para fins administrativos e com limite médio de R$ 2 mil, teria sido verificado verificado com pagamentos de combustível fora do Piauí, incluindo o estado da Bahia no itinerário.
A situação teria deixado o prefeito Dr.Pessoa bastante contrariado, pois ele tem ressaltado a necessidade da contenção de gastos durante esse período de crise econômica e pandemia. Segundo fonte, o gestor explicou ao prefeito que os gastos foram realizados por um funcionário, sem autorização. Esse funcionário já foi exonerado.
Alinhado com Jeová, Bruno comandará comissão de temas prioritários
Por Arimatéa Carvalho
Em primeiro mandato e único vereador do PTB, Bruno Vilarinho ficou bem na fita na formação das comissões da Câmara. Ele irá presidir a Comissão Planejamento Urbano, Transporte e Acessibilidade (o prefeito Dr. Pessoa falou que essas são prioridades de sua gestão) e integrará as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e ainda Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira e Ordem Econômica. Muito ligado ao presidente Jeová Alencar, já é chamado pelos colegas de o "queridinho do presidente", em tom de brincadeira.