Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 288 de 665Prefeita Dinair anuncia PPP da iluminação pública em Timon (MA)
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso (PSB), participou presencialmente da abertura do Ano Legislativo da Câmara Municipal. Na mensagem aos vereadores , a prefeita elencou as prioridades de sua gestão. Dinair disse que vai colocar em prática projetos importantes para a população timorense, como a criação do Plano Diretor da cidade e uma Parceria Público- Privada na área da iluminação pública.
Manter o equilíbrio fiscal ,mesmo nestes tempos difíceis de pandemia, também é meta da prefeita Dinair.
CÂMARA DIVIDIDA
Dos 21 vereadores da Câmara de Timon, 11 estão na oposição e 10 na base da prefeita, pelo menos nesse começo de gestão. Ou seja, a prefeita precisará de habilidade para negociar as pautas importantes com os parlamentares e evitar um relacionamento conturbado, como muitas aconteceu na gestão do ex-prefeito Luciano Leitoa.
Fernanda Gomes assume Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Esporte
Por Sávia Barreto
A vereadora Fernanda Gomes, eleita a terceira mais bem votada, galgou espaço na estrutura do Legislativo e já ocupa o cargo de presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Com postura combativa - conforme avaliado pelos próprios colegas - a parlamentar do Solidariedade prometeu trabalhar buscando um diálogo com a população para fortalecer o esporte amador. Ela também deve destacar mais ainda a educação municipal em diálogo frequente com os profissionais da educação no sentido de valorizá-los, além de trazer o poder público do setor da cultura mais próximo dos artistas.
Pablo se destaca como interlocutor entre prefeitos e órgãos do Estado
Por Arimatea Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos tem sido um grande interlocutor dos prefeitos com os órgãos da gestão estadual. Nesta quarta-feira, 03, ele acompanhou o prefeito de Palmeirais do Piauí, Baltazar Campos (PTB), e de Novo Oriente, Afonso Sobreira (PP), em visita ao diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.
“O objetivo é estreitar as relações, de modo que os gestores possam relatar a situação dos seus municípios e suas prioridades aos órgãos competentes e, assim, conseguir melhorias para a população no que se refere a obras de infraestrutura”, disse Pablo Santos.
ABRIR CAMINHOS
Dentre as principais reivindicações dos prefeitos estão obras como a construção de vias de acesso, como estradas vicinais, interligando comunidades da zona rural à sede do município; ou ainda obras de pavimentação, como calçamentos, que não só melhoram o aspecto urbano da cidade, mas também facilitam a mobilidade e o acesso a serviços públicos.
Vinício Ferreira integra Comissão de Finanças da CMT
Por Arimatea Carvalho
O vereador Vinício Ferreira ( Avante) integra a Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Teresina. A comissão foi formada na manhã desta quarta-feira(3), na abertura do ano legislativo da Casa e será presidida pelo vereador Luís André ( PSL)
“Como integrante da Comissão de Finanças e Orçamento e dentro da minha prerrogativa de vereador, a minha missão é zelar pelo desenvolvimento do município e resguardar a boa aplicação de seus recursos”, destaca o vereador Vinício Ferreira.
Esse é o primeiro mandato de Vinício Ferreira, eleito com 2.589 votos. Entre as atribuições da comissão estão examinar e emitir parecer sobre Projetos de Lei relativos a matéria orçamentária e tributária, com destaque para o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias, o orçamento anual e as contas apresentadas anualmente pelo prefeito, pela Mesa Diretora da Câmara e pelo Tribunal de Contas do Município.
Evandro Hidd faz oposição light: “bons resultados através do diálogo”
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) chegou a ser cotado para ser líder da oposição a Dr. Pessoa na Câmara de Teresina. Mas foi logo avisando que não fazia sentido: o líder tinha de ser do PSDB, que aliás tem a maior bancada (quatro). Uma prova que fará oposição light é o elogio ao secretário de Desenvolvimento Urbano (Semduh), Edmilson Ferreira, ao visitá-lo junto com líder comunitária.
CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE
"Os bons resultados sempre vem através do diálogo. E assim será nosso mandato junto à população ajudando a construir soluções concretas para nossa cidade. Estivemos com o secretário e com a líder comunitária do Loteamento Parque Manoel Evangelista, dona Adalgisa, que busca soluções para as demandas da comunidade", explicou Evandro Hidd.
Dudu pode ir para Defesa Civil na reforma de Wellington Dias
Por Sávia Barreto
O vereador da capital Dudu (PT) pode ser o novo secretário estadual de Defesa Civil. Segundo fonte ligada ao Karnak, a pasta teria sido oferecida ao vereador, mas não foi prontamente aceita. O governador Wellington Dias deve concluir algumas mudanças na gestão até março. O petista tem planos de disputar o cargo de deputado estadual e almeja um espaço de alcance estadual para se projetar. A Defesa Civil era uma pasta tradicionalmente indicada pelo falecido deputado Fernando Monteiro. O Detran ainda é uma opção para Dudu, mas outros políticos estão na disputa.
Criado por Franzé na Seadprev, programa dará 500 moradias a policiais
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Franzé Silva (PT) é um dos mais empolgados com o lançamento do Residencial Tiradentes, com cerca de 500 apartamentos para policiais militares e servidores públicos do Estado. É que o empreendimento faz parte do Programa Habitar Servidor, concebido por Franzé quando foi secretário de Administração no período de 2015 a 2018.
O Estado entrou com o terreno para diminuir o preço da unidade imobiliária. “No caso do Residencial Tiradentes, foi uma permuta que fizemos com a PM, que cedeu o terreno onde está sendo construída a nova maternidade e a SEAD cedeu o terreno próximo ao Zoobotânico”, pontuou o parlamentar.
O recado de Pessoa após mudança na Eturb e climão com João Henrique
Por Sávia Barreto
A repentina saída de Caio Bucar do Governo de Dr.Pessoa pode até ser revista, mas o recado que o prefeito quis passar aos secretários está mantido. O próximo a ser dado como certo fora do Palácio da Cidade é o secretário de Planejamento, João Henrique.
Climão
A gota d’água, segundo fonte palaciana, foi o fato de João ter recebido o prefeito no aeroporto em Brasília quando aconteceu a visita a Jair Bolsonaro. O problema é que ele não havia sido convidado para a viagem, teria ido por conta própria e ainda levou ao encontro de Pessoa o candidato de oposição a Bolsonaro na presidência da Câmara, Baleia Rossi. Ficou um climão daqueles.
Não é bem assim
O fato comentado nos bastidores é que João Henrique e Adolfo Nunes seguem em lados distintos. E há queixas de deputados e vereadores sobre o modo como Aldofo supostamente teria tratado esses políticos ao recebê-los. João Henrique, mesmo enfraquecido nesse momento, ainda é um nome de credibilidade na gestão de Dr.Pessoa e tem força no MDB. Ou seja, para alguns aliados não pegaria bem para o prefeito se desfazer de um nome com a experiência de João Henrique. Seria uma mensagem de difícil digestão para parte do mundo político.
Dias coloca ex-vereadora Cida Santiago como nova coordenadora estadual
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias exonerou Sâmio Falcão Mendes do cargo de coordenador geral da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, nomeando para o lugar dele a ex-vereadora Cida Santiago (PSD).
Cida trabalha há mais de 20 anos com a política de combate e prevenção às drogas e através de seus dois mandatos de vereadora de Teresina é autora de diversas leis sobre o tema, entre elas o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas.
A troca pode ser considerada uma pequena antecipação da reforma administrativa que o governador deve implementar no mês de março, no mais tardar em abril.
Fábio Abreu quer auxílio emergencial de volta por pelo menos 4 meses
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) se reuniu em Brasília com o deputado Chiquinho Brazão (Avante - RJ), que é autor do projeto de lei que pede a prorrogação do auxílio emergencial por 4 meses, no valor de R$ 600,00. Abreu assumiu o compromisso de buscar o apoio da bancada federal do PL para aprovação do projeto. "Temos de voltar com o auxílio emergencial para atender milhões de brasileiros que dependem desse dinheiro", comentou ao blog.