Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 40 de 665Enzo e Severo Eulálio juntos: MDB mira presidente, que pode ser candidato
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) é o terceiro deputado do partido do vice-governador Themístocles Sampaio a conversar com o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), nesta semana.
Oficialmente, eles conversaram sobre parcerias para que Severo ajude Teresina. Faz sentido: Severo será eleito presidente da Assembleia Legislativa no dia 1 de fevereiro para o biênio 2024/2026.
Nos bastidores, o blog apurou que cresce a expectativa que Enzo ingresse no MDB. Ele pode sair candidato a prefeito de Teresina em 2024.
Antes de Severo, Pablo Santos e Georgiano Neto já haviam visitado Enzo Samuel em seu gabinete na Câmara. E antes deles, o vice-governador.
No caso de Georgiano, no entanto, a ida de Enzo pode ser para o PSD, partido presidido por seu pai, deputado federal Júlio César.
A presença do presidente regional do PDT no encontro entre Enzo e Severo não é contraditória, afinal, o vereador Evandro Hidd é aliado político de Severo.
Ministro se reúne Oliveira e Clemilton: “Melhorias aos municípios”
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), recebeu o deputado estadual Oliveira Neto (PT), o ex-prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior (PT), e o diretor da Agespisa e ex-vice-prefeito de Amarante, Clemilton Queiroz, também do PT.
Na pauta, obras e ações para Miguel Alves. A família Oliveira vai disputar a prefeitura em 2024 contra o atual gestor, Vein da Fetraf. E a parceria com o ministro deve beneficiar Miguel Alves neste e no próximo ano.
DIRETOR CLEMILTON
Gestor com larga experiência em órgãos como a Comepi, Imepi e Fundespi, Clemilton Queiroz assumiu a Diretoria Administrativa da Agespisa na gestão de Rafael Fonteles. Liderança forte em Amarante, ele é peça-chave da eleição de 2024 na cidade.
Zé Santana deixa claro que continuará tentando vaga no TCE-PI
Por Apoliana Oliveira
Mesmo com o nome acatado para a presidência da Agespisa, Zé Santana não escondeu: seu desejo mesmo era a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí.
NA PRÓXIMA
"Desde a vaga anterior estive pleiteando, na última hora acabou sendo inviabilizada a minha eleição. E, obviamente, agora eu estava com a mesma pretensão. Mas fazer o quê. Vamos seguir em frente, quem sabe em outra oportunidade", afirmou o emedebista, que renunciou ao mandato de deputado para assumir a Agespisa, por indicação de Rafael Fonteles (PT).
PSD de Júlio César também está de olho em Enzo Samuel
Por Apoliana Oliveira
Enzo Samuel recebeu o deputado estadual Georgiano Neto (MDB) que, representando o pai, abriu diálogo com o presidente da Câmara de Teresina, com objetivo de filiá-lo ao PSD.
NOVO ENCONTRO
A conversa na presidência do Legislativo, com direito a cafezinho e suco de maracujá, para adoçar o papo, vai ter um novo momento, ainda neste mês de janeiro. Será na presença do deputado federal Júlio César (PSD), que já manifestou interesse em lançar candidatura majoritária em Teresina.
MDB define em agosto sobre apoio ou não a Dr. Pessoa
Por Apoliana Oliveira
Zé Nito não dá sinais de que retornará para a Saad Sudeste. Ao blog, disse que o momento agora é de cuidar da saúde, exigindo que o seu ritmo desacelere nos próximos meses. "Na Saad, o rojão é mais intenso. Não tem dia, não tem noite", explica.
AGOSTO
Foi o prazo dado pelo vereador ao ser questionado sobre a posição do MDB nas eleições municipais. Enfatizando sua ligação com o vice-governador Themístocles Filho, Zé Nito disse que somente em agosto o diretório irá se posicionar sobre apoio ou não ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
QUESTÃO DE TEMPO
Mas o rompimento formal da sigla com o prefeito é dado como certo. Fontes ouvidas pelo blog apontam que a suposta disputa com Joaquim Caldas, por espaços no gabinete, foi mero subterfúgio para a saída de Nito, que está na presidência do diretório emedebista na capital.
Josiene e Evaldo Gomes divulgam 6 principais metas da gestão do Esporte
Por Arimatéa Carvalho
A secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, e o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) reuniram na sede da Secretaria toda a equipe da pasta para detalhar as metas iniciais da gestão e reafirmar o compromisso com o esporte piauiense.
A Secretaria de Esportes é nova, criada na reforma administrativa aprovada no final de 2022. Antes, a Fundespi atuava na área e foi transformada em secretaria.
A secretária e o deputado informaram ao blog que as metas são as seguintes:
1 - Levar o esporte a todos os municípios do Estado;
2- Políticas de incentivo fiscal para empresas que queiram patrocinar o esporte;
3- Incentivo às práticas esportivas por Idosos;
4- Esporte como ferramenta de inclusão social;
5- Fomentar os paradesportos;
6- Gestão participativa, com todos os representantes de entidades e modalidades esportivas e a população em geral
TODAS AS IDADES
"A ideia é fortalecer as práticas já adotadas e incrementar as atividades que possam envolver cidadãos de todas as faixas etárias", diz a gestora.
"Crianças, jovens e idosos, como também pessoas com deficiência, devem se beneficiar de tudo o que o esporte pode oferecer tanto para o bem estar físico quanto mental. Com o aumento da expectativa de vida, devemos pensar em práticas esportivas voltadas para essa população que está envelhecendo, para que os mesmos possam ter mais qualidade de vida", acrescentou.
Ela disse que “ao tirar crianças e adolescentes das ruas, o esporte ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.”
Josiene Campelo falou também de uma política de incentivos fiscais para o esporte. “Precisamos implementar uma política de captação de recursos com parcerias junto à iniciativa privada e junto aos governo municipal e governo federal como forma de reativar o esporte em todos o estado”, concluiu.
Themístocles se reúne com Enzo novamente sobre política e eleição da PMT
Por Arimatéa Carvalho
O vice-governador Themístocles Sampaio (MDB) se reuniu com o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), na tarde de segunda-feira (9). Na pauta, política.
Themístocles se baseia sempre em pesquisas e tem se encontrado com o vereador com frequência. Sinal que considera Enzo viável. As conversas vão prosseguir. Enzo já sinalizou que pode ser candidato a prefeito, mas a vice não. E o vice-governador tem o filho, deputado federal Marcos Aurélio (MDB), no páreo para 2024. Como isso vai ser conciliado, a conferir.
Enzo é aliado do governador Rafael Fonteles (PT) e poderia ser o elo a ligar Themístocles com o governador numa mesma chapa.
Henrique é relator das indicações de Rejane ao TCE e Santana para Agespisa
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Henrique Pires (MDB), será o relator dos Projetos de Decretos Legislativa para a indicação dos nomes da deputada federal, Rejane Dias ao Tribunal de Contas do Estado e do ex-deputado estadual Zé Santana para presidente da Agespisa (Empresa de Águas e Esgoto do Piauí).
A reunião de apreciação dos decretos, lidos na sessão plenária desta segunda-feira (9) será amanhã (10) e o relatório do deputado será pela aprovação dos dois nomes.
Aurélio deixa PGM para disputar vaga no TJ; prefeito nomeia 9 procuradores
Por Arimatéa Carvalho
O procurador-geral do município de Teresina, Aurélio Lobão, sai do cargo na segunda-feira (9) para disputar vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Ele era indicação da OAB e ainda não se sabe se a Ordem vai manter a indicação e qual advogado será indicado.
POSSE E DESPEDIDA
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa vai empossar, na segunda-feira, nove procuradores do município aprovados no último concurso público da PGM.
Na oportunidade, também haverá a assinatura da lei que institui a Câmara Administrativa de Prevenção e Solução de Conflitos no âmbito da procuradoria do município.
A solenidade também marca a despedida do atual procurador-geral Aurélio Lobão.
Samuel vai criar núcleo para zerar papel no governo e agilizar serviços
Por Arimatéa Carvalho
O governador Rafael Fonteles vai fazer a primeira reunião com toda a equipe para passar as diretrizes e metas da gestão. Será no dia 10, terça. Ele quer uma equipe ágil, que trabalha muito e resolutiva. Uma das mensagens é que todo mundo vai trabalhar muito e ele já vem dando os sinais mostrando que sai 22h do Palácio de Karnak e já volta 7h da manhã no dia seguinte.
E algo inédito: Rafael quer adotar a política do “papel zero”. Ele quer tomar tudo digital no governo. Processos, atendimento, agendamento etc.
Essa modernização vai ficar a cargo do secretário de Administração, Samuel Nascimento (no registro com Rafael e o vice-governador Themístocles Sampaio na posse do secretariado), que já vai criar um setor exclusivo para tratar da inovação digital no governo.
PARCERIA EM BRASÍLIA
Samuel Nascimento irá a Brasília para alinhar uma parceria com ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Trata-se de uma nova pasta criada pelo presidente Lula, resultado do desmembramento do Ministério da Economia em quatro: Fazenda, Planejamento, Gestão e Indústria e Comércio. No Piauí, Samuel vai coordenar uma área em sintonia com essa implementada por Lula.