Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 41 de 665Rafael cita nomes brilhantes do Piauí e se reúne com Nunes Marques na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
Durante a entrega do título de cidadania piauiense ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, o governador Rafael Fonteles marcou presença e destacou ser uma honra prestigiar o presidente da instituição.
Rafael comentou que, a partir de agora, ele se torna piauiense e se soma aos brilhantes nomes do Piauí na área do Direito brasileiro, como Marcos Vinícius Furtado Coelho, o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, a ministra do TST, Liana Chaib.
Neste registro feito no gabinete de Franzé Silva, presidente da Alepi, Rafael Fonteles com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, que é teresinense.
STF decide e PI deixará de pagar R$ 315 milhões de empréstimos por 90 dias
Por Arimatéa Carvalho
E já na primeira semana de 2023, uma boa notícia para o Piauí. Em nova decisão do STF, o Piauí conseguiu prorrogar por, pelo menos, mais 90 dias dias o pagamento das parcelas de contratos de empréstimos adquiridos, tendo como garantidor a União.
O valor economizado deve chegar a R$ 315 milhões que poderão ser utilizados em investimentos em educação, saúde e segurança.
PERDAS
A ação, ajuizada pela Procuradoria Gera do Estado do Piauí (PGE-PI), sob o acompanhamento do procurador Flávio Coelho de Albuquerque, decorre da redução das alíquotas do ICMS, imposta pela Lei 194/2022, e que afetou a arrecadação estadual ano passado.
O impacto negativo na receita piauiense foi de quase meio bilhão de reais, conforme dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI).
Isabel Fonteles vai coordenar Pacto pelas Crianças e fortalece Vinícius
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Vinicius Nascimento (PT), junto com o governador Rafael Fonteles e a médica Isabel Fonteles, se encontraram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília e trataram sobre parceria para o lançamento do projeto "Pacto pelas Crianças", que o Governo do Piauí deve lançar em breve e ter a médica Isabel como coordenadora.
UNIÃO DE 2 AÇÕES
A iniciativa Pacto pelas Crianças, que foi desenvolvida por Dr. Vinicius quando ele era diretor do Hospital Infantil, une os programas Pró-Infância e Médico na Escola, garantindo que um maior número de municípios seja atendido e contemplando mais mães e crianças piauienses.
O fato da primeira-dama coordenar um projeto amplo a partir de iniciativas do deputado estadual Dr. Vinícius fortalece a posição do parlamentar na disputa interna pela preferência como candidato a prefeito de Teresina pelo PT em 2024.
Nomes como deputado estadual Fábio Novo e o deputado federal Merlong Solano também estão no páreo.
Osmar Júnior e W Dias: dupla segue unida agora em plano nacional
Por Arimatéa Carvalho
Os piauienses Wellington Dias e Osmar Júnior, companheiros de longas jornadas na política piauiense, têm mais um desafio juntos no novo governo de reconstrução do presidente Lula: enfrentar a fome e a miséria que atinge milhões de brasileiros.
A convite do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o advogado Osmar Júnior assumiu a Secretaria Executiva do Órgão com a missão de ajudar o Governo Federal a garantir melhores condições de vida ao povo, com programas sociais inclusivos que ajudem a mudar o cenário de desamparo e abandono em que vive a população mais carente.
Wellington Dias e Osmar Júnior possuem uma parceria de longos anos, seja como militantes de esquerda, governador e vice-governador, governador e deputado federal e por último, como governador e secretário de Governo. Em todas as missões que exerceram lado a lado, a dupla trabalhou de forma afinada e em sintonia.
Agora, eles vão trabalhar juntos, mais um vez, no Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Pasta ficará responsável pelo Cadastro Único, a base de dados dos programas sociais do governo, com a missão de tirar o Brasil do mapa da fome, pela segunda vez, pelo comando do presidente Lula.
Chapa Enzo e Elzuila é cotada para 2024, em busca de apoio do Karnak
Por Apoliana Oliveira
Empossado presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel (PDT) entrou de vez na lista de pré-candidatos a prefeito de Teresina. E, conforme apurado pelo blog, já tem até nomes cotados para a composição majoritária. Um deles é o da vereadora Elzuila Calisto (PT).
Enzo poderia disputar pelo próprio PDT ou pelo MDB do vice-governador Themístocles Filho, que prestigiou a posse da nova Mesa Diretora da Câmara, na noite desta segunda-feira (02) e tem a cada dia estreitado a relação com o parlamentar.
"Estarei sempre a disposição para trabalhar por Teresina, mas é muito cedo para fazer qualquer conjectura. No momento certo, as decisões mais apropriadas serão tomadas. Devemos pensar em primeiro lugar no bem de Teresina", respondeu a petista ao Primeira Mão.
APOIO DE RAFAEL
Enzo esteve na linha de frente na campanha de Rafael Fonteles em Teresina. E nomes forte do novo governo estiveram na posse do presidente da Câmara, como Marcelo Nolleto (Segov) e Chico Lucas (Segurança), o segundo também cotado para concorrer pela base petista em 2024.
O vereador pedetista já tem pavimentado sua aliança com Fonteles, e não seria difícil ter o apoio do Karnak na investida rumo ao Palácio da Cidade.
PT QUER LIDERAR CHAPA
Dificuldade mesmo seria convencer parte do PT de Teresina, que deseja ter um candidato a prefeito, encabeçando a chapa. E já tem nomes nesta lista: Fábio Novo, Merlong Solano e Dr. Vinícius, por exemplo.
Alepi 2023: Evaldo como vice de Franzé, oposição com poder e MDB zangado
Por Arimatéa Carvalho
O novo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), acompanhou em Brasília a posse de Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento Social. Na plateia, sentou ao lado de Limma (PT) e Evaldo Gomes (SDD). Aliás, Evaldo foi convidado pelo PT para ser o vice de Franzé a partir de fevereiro. Ele topa. Assim, neste registro vê-se o presidente e o vice juntos.
MDB ZANGADO
Em novo round da briga entre PT e MDB devido à presidência da Alepi, os deputados do MDB querem que Franzé garanta para eles a vice-presidência (Georgiano Neto) e a secretaria-geral (João Mádison). Se isso não acontecer, na chapa de Severo Eulálio (MDB), para o biênio 2004/2026, os petistas também não terão esses espaços.
OPOSIÇÃO
Já o presidente Franzé Silva tem acordo prévio com a oposição para ceder a secretaria-geral. Resta saber se o acordo ainda vales mesmo depois que PT e MDB chegaram a um consenso, afinal, juntos eles têm 21 votos e não precisam da oposição.
Reunião dos espaços federais: Dias com Dnit e Marcelo com Codevasf e Funasa
Por Arimatéa Carvalho
A bancada federal do Piauí se reuniu em Teresina no sábado (31) para definir a ocupação de espaços federais no Piauí e nacionamente, mas não houve acordo e uma nova rodada de conversas está marcada para depois das posses.
O futuro ministro do Desenvolvimento Social, senador eleito Wellington Dias (PT), deve indicar o Dnit e o senador Marcelo Castro fica com a Codevasf nacional e com a indicação local da Funasa.
O deputado federal Júlio César (PSD), o mais votado entre os federais, também tem interesse na Funasa. Ele estava acompanhado da esposa e suplente de senadora Jussara Lima (PSD), que ocupará o lugar de W. Dias no Senado.
Por telefone, o deputado federal Flávio Nogueira (PT) questinou o critério de distribuição: primeiro o senador de mandato (Marcelo) e depois o senador eleito (W.Dias) e, em seguida, os deputados por ordem de votação.
A seguir essa fórmula, Júlio César, Francisco Costa, Castro Neto e Rejane Dias indicam primeiro entre os federais. Um dos deputados presentes na reunião comentou com o blog que tudo caminha para uma solução, exceto pela posição de Flávio Pai. "Ele pode causar encrenca", resumiu.
A deputada federal Rejane Dias (PT) estava do lado do primeiro suplente de deputado federal Merlong Solano (PT), que deve ocupar a vaga dela em definitivo até meados de janeiro, quando ela assume no TCE-PI a vaga do agora aposentado Olavo Rebelo.
O vice-governador eleito, Themístocles Filho (MDB), estava representando o filho, deputado federal Marcos Aurélio (MDB).
Luiz Carlos Everton está na equipe de W.Dias no MDS; Rafael estará na posse
Por Arimatéa Carvalho
Ex-presidente da Codevasf e diretor da agência de fomento do Governo do Estado, o técnico Luiz Carlos Everton foi recrutado pelo futuro ministro Wellington Dias (PT) e irá integrar sua equipe direta no Ministério do Desenvolvimento Social a partir da próxima segunda-feira (2).
O ex-deputado federal e ex-secretário de Governo Osmar Júnior também estará com Wellington no Ministério.
RAFAEL FICA PARA POSSE
O governador eleito Rafael Fonteles (PT) irá a Brasília no domingo (1), após tomar posse em Teresina, para ver Lula assumindo o governo.
Rafael fica na capital federal para as posses dos ministros Wellington Dias, Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Flávio Dino (Justiça) na segunda-feira (2).
Agora é oficial! Aposentadoria de Olavo Rebelo é publicada em diário
Por Arimatéa Carvalho
Saiu no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado desta quinta-feira (29), a aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo. Agora, o TCE irá oficiar à governadora Regina Sousa (PT) sobre a vacância e ela pode indicar a deputada federal Rejane Dias (PT) já nesta sexta-feira (30) para aprovação pela Assembleia Legislativa.
O conselheiro Olavo Rebelo vai assumir diretoria no Banco do Nordeste, mas a política parece chamá-lo. Ele participou na quarta-feira (28) do aniversário da cidade de Joaquim Pires, onde o nome dele é citado como candidato a prefeito em 2024.
Ele conversou com populares e amigos durante a final do campeonato de futebol que é tradicional nos festejos da cidade. Também no evento o deputado federal Merlong Solano (PT), que irá assumir a vaga de Rejane Dias na Câmara dos Deputados.
Fábio Novo será o líder do Governo Rafael na Alepi e já atua informalmente
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) será o líder do Governo Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa. O convite já foi feito e aceito. Informalmente, Novo já tem articulado para o futuro governador entre seus pares no Legislativo e costurou a aprovação de matérias de interesse de Rafael.
Com boa articulação e respeitado, Novo foi avaliado nos bastidores do Palácio Petrônio Portella como a escolha certa para fazer a interlocução do Palácio de Karnak com os 30 deputados.
REFORMA É VANTAGEM
Rafael assume no domingo (1º) com uma vantagem em relação às gestões de Wellington Dias (PT): a reforma administrativa já está toda aprovada pela atual legislatura. Assim, ele começa a comandar o Estado com a modelagem que ele escolheu previamente.
Na gestões de W.Dias, as reformas demoravam até meses para serem implementadas na máquina de fato.