Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 401 de 665Marcelo Castro teve celular hackeado e alerta para mensagens suspeitas
Por Sávia Barreto
O telefone/WhatsApp do senador Marcelo Castro (MDB) foi clonado. Familiares e amigos informam que receberam mensagens não enviadas pelo senador. A assessoria do senador destaca que qualquer contato (mensagens ou até ligações) feitas do antigo número devem ser consideradas suspeitas. “Já estamos tomando as devidas providências e as autoridades policiais farão a investigação do caso”, informou a assessoria de Marcelo Castro.
PMT sinaliza cautela para anunciar cronograma de abertura do comércio
Por Sávia Barreto
A Prefeitura de Teresina tem sinalizado cautela redobrada para anunciar o cronograma de reabertura do comércio em Teresina, que pode ser diferente das datas que serão anunciadas pelo Governo do Estado. Dos 200 leitos na capital, 124 são ocupados por pessoas de fora de Teresina, sendo boa parte do interior do estado e do Maranhão. A Prefeitura reconhece que há um aumento do isolamento social causado pelas medidas do Governo estadual, como o lockdown parcial no final de semana, além dos feriados prolongados.
Depende da curva
Somado a isso, o teresinense tem tido mais parentes e amigos diagnosticados com a doença, tornando o vírus uma ameaça concreta e motivando a população a ficar em casa. A curva de contaminados segue ascendente, com um pequeno decréscimo de velocidade na última semana. Não há, no entanto, perspectiva de implementar um lockdown na cidade. Mas a ideia de rodízio de veículos em Teresina não está descartada. O decreto está na gaveta do prefeito Firmino Filho para ser utilizado caso ocorra crescimento na curva de contaminados.
Evaldo defende ações de W.Dias contra coronavírus: “Momento de união”
Por Sávia Barreto
Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Evaldo Gomes parabenizou o governador Wellington Dias (PT) e manifestou apoio pelas medidas adotadas até o momento no combate ao coronavírus. Ele destaca que o Piauí é o estado com o menor número de casos de Covid-19 no Nordeste e cita ainda a queda na taxa de contaminação no estado. “Melhor do que discutir a eleição, se será em outubro, novembro ou dezembro, é discutir as políticas de combate ao coronavírus, é fazer como o governador Wellington Dias que no meu ponto de vista está de parabéns pelas medidas adotadas, fez com que o Piauí fosse o estado do Nordeste com menos contaminados”.
Vamos dialogar
Segundo Evaldo Gomes, as medidas como isolamento social e fechamento de fronteiras, foram essenciais para que o número de contaminados caísse no Piauí. “O governador investiu na área da Saúde, fez 30 mil testes. Conseguiu o aumento de leitos, passamos de 150 leitos para 247. Agora é o momento de discutir a economia, que passa por um momento difícil por consequência do coronavírus. O diálogo entre o Governo do Estado e a Assembleia, que aprovou projetos importantes. Há necessidade da união e do diálogo, porque só assim venceremos o coronavírus”, argumentou o deputado.
Ciro fará live com ministro do Turismo para discutir pós-pandemia
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) participa de uma live com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, nesta quarta-feira as 16h, a convite de Erlich Cordão, da Rede Pense Piauí Turismo. À coluna, o senador lembrou que o turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia. Ele vislumbra, no entanto, que com o medo das pessoas viajarem para o exterior e o dólar altíssimo, estados como o Piauí podem se aproveitar disso para fortalecer o turismo interno.
Bem articulado
“Precisamos do apoio do ministro, ele é um grande amigo meu e acredito que possa fazer bom trabalho, ver qual a visão do Ministério do Turismo pós-pandemia”, frisou Ciro Nogueira, que tem mostrado força de articulação junto ao Governo Federal após indicar a direção do FNDE, órgão ligado ao Ministério da Educação com capilaridade e orçamento bilionário.
Sem turismo de negócios pós-pandemia, Teresina precisa se reinventar
Por Arimatéa Carvalho
O turismo de negócios que movimenta diversos setores da economia em Teresina vai ter uma queda brutal após o pico da pandemia do novo coronavírus. Hotéis, locação de veículos, transporte individual de passageiros, bares e restaurantes estão entre os segmentos mais impactados com a queda no número de visitantes. A avaliação do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, é que Teresina terá de se reinventar.
"No mundo dos negócios, muitas viagens serão substituídas por videconferências e reuniões remotas", antecipa o vereador do PSDB. Infelizmente, ele tem razão. A pandemia da Covid-19 vai significar um imenso desafio econômico para Teresina.
O parlamentar cita estudos recentes que mostram que as viagens tenderão a ser de curta ou média distância, com queda no tráfego aéreo.
Dr. Lázaro: máscaras do hospital da PMT são artesanais e ruins
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Dr. Lázaro (Patriota) visitou o Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, da Prefeitura de Teresina, e saiu criticando os equipamentos de proteção individual (EPIs). "Eu recebi reclamações dos profissionais de saúde que trabalham lá", afirmou à coluna o vereador, que é médico e integra a comissão de fiscalização da Câmara de Vereadores dos gastos com a pandemia da Prefeitura de Teresina. Ele é o autor da proposta de criação da comissão.
QUALIDADE QUESTIONADA
Dr. Lázaro gravou um vídeo no hospital mostrando as face shields (máscaras de proteção facial). "Elas são improvisadas, parece artesanal, ruim. O profissional de saúde usa e cai por cima do paciente", critica Dr. Lázaro. Ele revelou que há 12 pessoas internadas no hospital de campanha da Prefeitura, que fica dentro do campus da UFPI.
Alepi deve seguir TJ-PI e adiar volta presencial após dia 14
Por Sávia Barreto
Com a decisão da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) de determinar nesta segunda-feira (25), a prorrogação do regime de teletrabalho no Poder Judiciário piauiense até o dia 14 de junho, a Assembleia Legislativa do Piauí deve seguir o mesmo. O presidente da Alepi, Thsmístocles Sampaio, já havia adiantado à coluna que o Legislativo estadual só retorna as atividades presenciais junto com o Poder Judiciário.
Governo nega cronograma divulgado para reabertura do comércio no Piauí
Por Sávia Barreto
O Governo do Estado informou à coluna, através da assessoria de imprensa, que as datas de um cronograma para reabertura do comércio no Piauí que circulam na mídia e redes sociais não procedem, sendo uma proposta do setor empresarial sem o martelo batido pelo Estado. Há estudos sendo elaborados, mas nenhuma data foi fechada até agora. O que há de certo do plano de retomada é que a equipe de Governo estudou e organizou os grupos e áreas econômicas e o risco de contágio de cada setor.
Agora, está finalizando a elaboração de um protocolo sanitário que as empresas e negócios deverão se adequar ao voltarem às atividades. Ou seja, cada setor terá procedimentos a seguir e vai ser preciso o comprometimento de cada setor para que a reabertura seja feita com sucesso.
A previsão é que esse plano seja oficialmente apresentado no dia 02 de junho, considerando o tempo de adequação para as empresas, com projeção para funcionamento gradual dos setores após o dia 08 de junho.
Podemos quer indicar vice de JVC e faz ressalva sobre alianças na base
Por Sávia Barreto
Um grupo de empresários se filiou ao Podemos de Teresina antes do fim do prazo de ingresso daqueles que pretendem disputar a eleição deste ano. Entre eles está o empresário Arthur Feitosa, atual presidente do Podemos em Teresina. Ele destaca que o grupo está alinhado e disposto a contribuir para a candidatura a prefeito do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) na capital, inclusive com a indicação de um vice.
“Colocamos a possibilidade de indicar o companheiro de chapa do PTB nas eleições municipais, mas isso não seria imposição para acompanhar a candidatura dele. O João Vicente pode negociar com outras agremiações esse lugar”, frisou Arthur à coluna. A única ressalva do Podemos é que não ocorra aliança com siglas ligadas ao Governo do Estado.
“Não aceitamos nos compor a nenhum partido da base aliada do governador, do PT e aliados do PT, por uma orientação do comando nacional do partido e a maior liderança nacional, Álvaro Dias. A ideia inicial nossa é fazer oposição respeitável às práticas de gestão pública do Palácio de Karnak e da Cidade”, frisou Feitosa.
Enzo: empresários de Teresina têm, sim, de fazer testes de Covid-19
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Enzo Samuel (PDT) diz que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), acerta quando cobra que as empresas dos serviços essenciais façam testagem em seus funcionários para Covid-19. As empresas entraram na Justiça pedindo a suspensão do decreto do prefeito impondo a testagem.
Para Enzo Samuel, que é advogado trabalhista, o decreto beneficia não somente o trabalhador, mas também ao consumidor e ao próprio empresário: “Em relação ao trabalhador será garantido que o mesmo não seja colocado em risco. Em relação ao empresário, que não haja contaminação no seu setor e posteriormente paralisação da atividade comercial. E ao consumidor, que, com certeza, dará preferência aos estabelecimentos que garantirem mais segurança na relação de consumo”, detalhou.