Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 402 de 665PSD organiza estratégias após Simone ser diagnosticada com COVID-19
Por Sávia Barreto
Apesar da pré-candidata do PSD à prefeitura de Teresina, Simone Pereira, ter sido diagnosticada com COVID-19, o partido segue se articulando para a disputa eleitoral na capital. Os integrantes da sigla realizaram uma reunião virtual na última semana visando fechar as estratégias para encarar a campanha em tempos de distanciamento social. “Falamos sobre os cuidados necessários frente a pandemia, a agenda política do Congresso, incluindo a previsão de data para o pleito eleitoral desse ano, o novo formato da pré-campanha. E ainda tivemos uma palestra sobre o poder da presença como fator de decisão do eleitor”, explicou à coluna o presidente municipal do PSD, Tiago Vasconcelos.
Stand By
Segundo Tiago, a pandemia já havia causado alguns atrasos na evolução e construção das plataformas, antes mesmo de Simone adoecer. “Apresentamos uma estratégia voltada para as redes sociais e vamos ver se há algum efeito prático”. Já as discussões sobre o vice de Simone estão, segundo Vasconcelos, em “stand by”. O adiamento do pleito, de acordo com ele, é visto como “prudente, racional e oportuno” nesse contexto de pandemia.
Apoio direto de W.Dias a candidatura de JVC em THE depende do cenário
Por Sávia Barreto
Sobre a possível candidatura a prefeito do ex-senador João Vicente Claudino, fonte do Palácio de Karnak acredita que um apoio direto do governador Wellington Dias (PT) a JVC “depende do cenário”. “As candidaturas da base são bem-vindas”, afirmou o interlocutor do governador. A observação nos bastidores é que João Vicente precisa ser “mais objetivo” para passar segurança aos apoiadores se sua candidatura é para valer.
Veja como está funcionando o hospital de campanha da Prefeitura
Por Arimatéa Carvalho
O hospital de campanha Padre Pedro Balzi, da Prefeitura de Teresina, vai atender em seus 86 leitos clínicos os pacientes com Covid-19 encaminhados pelas unidades básicas de saúde, UPAs e hospitais municipais, fazendo depois a distribuição dos casos mais graves para o Hospital do Monte Castelo e HUT. Ele será um hospital de retaguarda e realizará o monitoramento do estado de saúde de cada doente.
A explicação foi dada pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB) no sábado (23), em resposta a dúvidas que surgiram a respeito do funcionamento do hospital, que já foi aberto.
O prefeito Firmino Filho anunciou que os 70 respiradores aguardados não foram entregues pela empresa, que cancelou a transação. A Prefeitura tenta comprar os equipamentos de fornecedores no Brasil e na Turquia.
O hospital de campanha do Verdão, do Governo do Estado, que deve abrir na próxima semana, também não conseguiu instalar respiradores e servirá, igualmente, como hospital de retaguarda.
Citado por Damares em reunião, W.Dias responde: “Entrego a Deus”
Por Sávia Barreto
Citado na reunião ministerial de 22 de abril pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o governador Wellington Dias (PT), respondeu em vídeo no final desta sexta-feira (22), afirmando que entrega "a Deus para que cuide dela". Damares disse que Dias é um exemplo de violador dos direitos humanos, pois assinou decreto permitindo que a polícia invada as casas dos piauienses sem mandato. O trecho consta no vídeo liberado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Melo.
"É lamentável essa declaração da ministra, e mais do que isso, sempre a tratamos com todo o respeito no Piauí. Eu entrego a Deus para que cuide dela", pontuou Wellington, que explicou o contexto do decreto. "Na época fizemos um decreto que tinha como base a lei federal 13.979, que exigia que o estado para ter acesso a recursos da área da emergência, a gente vivia uma situação de enchentes. Mandaram uma minuta para atender aos municípios e assinei de boa fé, a OAB nos alertou e imediatamente fiz a operação. No Piauí, a área da segurança só entra numa casa para salvar vidas", explicou.
THE: Filiado ao PSDB, Washington Bonfim deve ser candidato a prefeito
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira, o deputado Júlio Arcoverde e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 22. Na pauta, o tema da pandemia, claro, mas foi inevitável falar de política. Com o nome do ex-progressista Washington Bonfim cada vez mais cotado para ser o candidato da prefeitura à sucessão de Firmino, a reunião confirma a união de PSDB e Progressistas em prol de um nome competitivo para disputar o Palácio da Cidade.
Filiadíssimo
A mudança foi discreta e sem levantar a atenção, mas Washington Bonfim se filiou ao PSDB no final do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Ou seja, é um tucano de novo depois da passagem pelo Progressistas, o que é mais um indício de que ele será o substituto do secretário de Educação Kléber Montezuma na disputa eleitoral.
Tudo mudou
Kléber já tinha começado um trabalho profissional de posicionamento de imagem, incluindo as redes sociais, mas a avaliação nos bastidores é que com a pandemia o melhor nome para se trabalhar é o de um técnico com formação mais ampla, como Bonfim, que é professor da Universidade Federal do Piauí na área de Políticas Públicas e cientista político. Antes da pandemia, estava decidido que a bandeira dos tucanos seria a Educação e Montezuma era o melhor nome para representa-la.
Por que ele
Washington já foi secretário de Educação e Planejamento nas gestões tucanas e estava morando em São Paulo, onde trabalhava na formulação de políticas públicas para uma entidade privada. Sempre foi o preferido de Firmino, que vê nele uma versão política sua.
Resistências
No início de janeiro, Firmino e tucanos da velha guarda venceram resistências e definiram que Kléber seria o candidato, vencendo o principal adversário interno, o ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira (que tinha o apoio da maioria dos políticos e vereadores) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (que se saía melhor nas pesquisas de intenção de voto). Outro nome que chegou a ser ventilado pós-pandemia foi o do vereador e secretário de Assistência Social e Cidadania, Samuel Silveira. Mas pesou contra ele a falta de apoio interno no PSDB.
Em vídeo, Damares ataca W. Dias: “Violador dos direitos humanos”
Por Arimatéa Carvalho
Na reunião ministerial de 22 de abril, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ataca o governador Wellington Dias (PT), afirmando que ele é um exemplo de violador dos direitos humanos, pois assinou decreto permitindo que a polícia invada as casas dos piauienses sem mandato. O trecho está no vídeo que o ministro do STF Celso de Mello liberou na tarde de sexta-feira (22).
Quando ela cita Wellington como exemplo de suposta violação de direitos humanos, o presidente Jair Bolsonaro pergunta se ele assinou mesmo o decreto. "Ele assinou?", pergunta. "Assinou! A polícia poderá entrar na casa sem mandato", responde a ministra ao chefe.
Damares fala que vai pedir a prisão de governadores e prefeitos, embora não cite nomes.
No dia 14 de maio, 22 dias depois da reunião na qual atacou W. Dias, Damares visitou o Piauí. À época, pareceu estranho ela vir conhecer o protocolo de atendimento a doentes da Covid-19 na cidade de Floriano, já que a ministra não é da Saúde (Nelson Teich caminhava para a saída da pasta).
Parecia um recado de Jair Bolsonaro a Teich a presença de Damares em Floriano, mas ela tinha já esse histórico não conhecido de indignação contra o governador do Piauí.
Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro
Por Arimatéa Carvalho
As lideranças partidárias do Senado e da Câmara entraram em acordo e irão votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro. Nas cidades onde houver segundo turno, a data é 20 de dezembro.
O consenso foi em torno da proposta do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares. "Como se trata de emenda constitucional, ficou decidido que a votação do acordo não será virtual, mas presencial", revela o deputado federal Paes Landim.
A eleição presencial será em junho, pois o deputado revelou ao blog que as sessões voltam ao plenário no próximo mês. Na Alepi do Piauí, as sessões também voltam em junho, dia 1.
Com a alteração da data das eleições, os deputados Fábio Abreu (PL) e Fábio Novo (PSDB) também poderão adiar seus retornos à Câmara e Assembleia, respectivamente, para o mês de agosto. Se a data se mantivesse em 4 de outubro, eles teriam de voltar dia 1 de junho. Ambos são pré-candidatos a prefeito de Teresina.
Por parte do grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB), o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, também pode transferir sua saída da pasta para agosto. Além disso, o vereador Samuel Silveira (PSDB) pode disputar a reeleição. Ele havia desistido da disputa para permanecer na Semcaspi, mas nos bastidores se comenta que Samuel se arrependeu de não ter se desincompatibilizado.
"A proposta de transferência para 6 de dezembro deve passar sem problema", avalia Landim.
Alepi deve retomar atividades no dia 01 de junho, junto com TJ-PI
Por Sávia Barreto
A ideia do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí é retomar os trabalhos presenciais no órgão junto com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público do Estado e o Tribunal de Constas do Estado. “O que o TJ-PI decidir, guiado pelo Conselho Nacional de Justiça, nós vamos seguir. Ficou acertado de voltarmos juntos no dia 01 de junho”, pontuou Themístocles à coluna. As normas foram estabelecidas: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, teste de temperatura em quem entra e apenas duas entradas.
Chega de feriado
“Eu disse ao governador era favorável a começar a reabrir o comércio dia 01. Dei minha opinião ontem em videoconferência com ele e outras entidades. Ele disse que ia seguir a opinião dos médicos da secretaria de Saúde”, frisou o presidente da Alepi. Ele destacou que o recesso parlamentar de julho deve ser suspenso, assim como ocorreu no Senado Federal. “Já teve muito feriado. Por mim só existia um feriado, Natal”.
Themístocles sobre adiar eleições: “É o começo da ditadura”
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB), mantém a posição contrária ao adiamento das eleições municipais deste ano. O mundo político segue dividido sobre o tema. Os senadores Elmano Férrer (Podemos), Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB), têm em comum a defesa da coincidência das eleições e a prorrogação dos mandatos até 2022. Já tramita no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria de Elmano nesse sentido.
“Os presidentes da Câmara e do Senado já disseram que não teria prorrogação de mandato, quem defende isso quer tudo de ruim acontecendo no nosso país. Em uma eleição municipal tem menos fila do que nas casas lotéricas. Quem defende adiar eleição faz por interesse pessoal, não defende o povo de coisa nenhuma, seja lá quem for. Quer dizer de outra maneira que o povo do Brasil vai morrer, não tem coragem e fica com essa história. Adiar eleição é o início de uma ditadura”, destacou Themístocles à coluna.
Servidor público que está indo trabalhar será testado para Covid-19
Por Arimatéa Carvalho
Pelo menos 10% dos servidores públicos estaduais passarão por testes rápidos para Covid-19. Entre ativos e inativos, o Governo do Piauí tem quase 100 mil servidores, mas a prioridade será para aqueles que estão no serviço presencial.
O secretário estadual de Administração, Merlong Solano, explica que a ação é uma parceria da SeadPrev com a Secretaria de Saúde (Sesapi). "Serão 60 testes diários, em média", adianta Solano.
Ele explica que realizará o agendamento de servidores a partir da solicitação encaminhada pelos órgãos. "O agendamento não será individual, mas por órgão. Cada órgão deve entrar em contato com a Sead, apresentando a sua demanda. É importante frisar que as secretarias devem priorizar aqueles que estão trabalhando presencialmente. Precisamos cuidar desse servidor que está se expondo para que a população não fique desassistida", explica Merlong.
O fornecimento dos testes está sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde. O secretário Florentino Neto destaca que a medida tem como objetivo identificar rapidamente possíveis casos de Covid-19, o que permitirá o adequado acompanhamento do servidor, bem como diminuir o risco de contaminação dentro dos órgãos.
A testagem será realizada no Posto Médico, localizado no pátio da SeadPrev, Bloco I do Centro Administrativo, de segunda a sexta, apenas mediante horário agendado. A testagem de servidores da Saúde permanecerá descentralizada, uma vez que continuará sendo feita na unidade em que o servidor atua.