Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 420 de 665Novo secretariado de Firmino: mais mulheres e mantendo indicações
Por Sávia Barreto
Com a saída de secretários e superintendentes municipais para disputar a eleição deste ano, o prefeito Firmino Filho lançou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 08, a lista com o novo secretariado. A coluna apurou que todos os gestores que saíram mantiveram suas indicações para o comando dos órgãos.
Há três novidades: a primeira é a saída oficial do Solidariedade da base de Firmino, já que o deputado Evaldo Gomes, que havia indicado Scheyvan Lima para a Fundação Wall Ferraz, entregou os cargos e rompeu politicamente com Firmino Filho. No lugar de Scheyvan ficou Heline Santos, ligada à ex-presidente da FWF e que ocupava o cargo de superintendente, Samara Pereira. Samara é um nome técnico e vai disputar agora uma vaga como vereadora pelo PSDB.
A outra novidade é justamente o número de mulheres, que subiu consideravelmente. No lugar de Daniel Pereira, o Daniel do Asfalto, a responsável pela coordenação de asfaltamento da Prefeitura de Teresina agora é a técnica da pasta Camila Moura de Saboia Medeiros. Na Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) a nova gestora é mulher, Cláudia Alves e no Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), assume Tandra Maria Furtado Matias.
Não há ainda indicações dos substitutos da SDU Sul e da Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina (Prodater), cujos gestores saíram para disputar a eleição, Paulo Lopes e Edu Aguiar, respectivamente.
Veja a lista completa abaixo:
Secretaria Municipal da Juventude – Semjuv
- Secretário: Lucas Fortes Carvalho
Ex-secretário: vereador Zé Filho
Fundação Wall Ferraz – FWF
- Presidente: Heline Silva Santos
- Superintendente: Maria Hildeny Alves Pereira Dantas
Ex-presidente: Scheyvan Lima
Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom
-Secretário Executivo: Cristiano de Souza Leal
Ex-secretário: ex-vereador Chico Wilson
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdec
- Secretário: Raul Lívio Monteiro Ferraz
Ex-secretário: vereador Venâncio Cardoso
Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano – ETURB
- Presidente: Cláudia Alves Zarur Rocha
Ex-presidente: vereador Caio Bucar
Instituto de Previdência do Município de Teresina – IPMT
- Presidente: Tandra Maria Furtado Matias
Ex-presidente: Paulo Dantas
Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste – SDU Sudeste
- Superintendente: Isaac Samuel Pereira de Meneses
- Superintendente Executivo: Carlos Eugênio Escórcio Dias
Ex-superintendente: vereador Evandro Hidd
Fundação Municipal de Cultura Monsehor Chaves – FMC
- Superintendente Executivo: Paulo Henrique Sousa Dantas
Ex-superintendente: Abiel Bonfim
Coordenação de Asfalto
Ex-coordenador: Daniel Pereira
Nova coordenadora: Camila Moura de Saboia Medeiros
Sem indicação: Prodater e SDU - Sul
Piauí adapta protocolo e usará cloroquina em pacientes com coronavírus
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o governador Wellington Dias está acatando protocolo do governo do Ceará para o uso de cloroquina em pacientes contaminados pelo coronavírus. Fonte do Governo informa que cientistas e médicos do Piauí já pegaram o protocolo do estado vizinho e estudam a necessidade de alguma adaptação.
Durante reunião com o COE, nesta quarta-feira (8), o chefe do executivo estadual autorizou a compra dos medicamentos. “Autorizei ao secretário de Saúde, Florentino Neto, a partir de orientação do Comitê de Organização Emergencial (COE), a compra de mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina. Autorizei também a compra da azitromicina para compor o coquetel”, disse o governador.
No protocolo já usado no Ceará e Pará, as substâncias são administradas no estágio inicial da Covid-19, com o objetivo de fazer com que os primeiros sintomas não evoluam para as perigosas infecções pulmonares. Neste caso, é utilizado um coquetel com base em hidroxicloroquina e azitromicina.
A cloroquina tem sido utilizada experimentalmente em casos confirmados de Covid-19 em vários lugares do mundo e é um medicamento é usado originalmente para tratamentos de malária e doenças reumáticas.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou na terça-feira que a pasta ainda não pode orientar um uso amplo da cloroquina em casos de coronavírus, mas ressaltou que os médicos têm autonomia para receitar o medicamento —e devem se responsabilizar pela prescrição.
O presidente Jair Bolsonaro avaliou demitir Mandetta para substituí-lo por um nome técnico que seja defensor da utilização da substância, sobre a qual Bolsonaro tem repetidamente insistido.
“Não somos mais da base do Firmino”, afirma Evaldo Gomes
Por Sávia Barreto
"O Solidariedade está fora da Prefeitura de Teresina e da base do Firmino. Não pertencemos mais à base", informou o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do partido, à coluna. Com a divulgação no Diário Oficial do Município dos novos secretários e superintendentes dos órgãos municipais, o Solidariedade entregou o espaço que tinha na Fundação Wall Ferraz.
Questionado pela coluna que candidato deve apoiar nas eleições 2020, Evaldo disse que o momento não é de discutir política. "Nossa preocupação é com o combate ao coronavírus", frisou. Nos bastidores, fala-se que o partido pode indicar o candidato a vice-prefeito de Fábio Abreu (PL).
Landim pede a Mandetta a criação do Hospital Federal de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Paes Landim (PTB) solicitou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandettal, a criação do Hospital Federal de Parnaíba, nos moldes do HU da UFPI, em Teresina. Ele argumentou, em sessão virtual da Câmara dos Deputados, que Parnaíba tem cerca de 170 mil habitantes e o novo hospital atenderá pessoas de diversas cidades do Piauí, Ceará e Maranhão.
Landim destacou que nesse momento de investimentos para conter a pandemia do novo Coronavírus um HU em Parnaíba é necessário. "Nesse contexto de crise na área de saúde, eu quero fazer essse apelo ao ministro da Saúde e demais autoridades da saúde para a urgência de ter um hospital universitário federal em Parnaíba", afirma, pois a rede existente na cidade não atende a população.
Ele explica que os alunos do curso de Medicina em Parnaíba iriam desenvolver suas atividades na instituição, junto com os profissionais, garantindo material humano qualificaco para seu funcionamento.
Fábio Abreu e Moro discutirão ações da segurança e coronavírus
Por Sávia Barreto
O deputado federal e secretário de Segurança Pública Fábio Abreu se reúne nesta quarta-feira com o ministro da Justiça Sérgio Moro e demais secretários de Segurança dos estados. O encontro virtual tem o objetivo de discutir temas relacionados ao combate ao COVID-19 e a segurança pública, tendo em vista tanto a necessidade de fiscalização do isolamento social, quanto o receio de que detentos libertados por medidas judiciais possam vir a reincidir em práticas delituosas.
Setor industrial lamenta morte de Nogueira Neto
Por Arimatéa Carvalho
A diretoria do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) divulgou nota lamentando a morte do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI), Nogueira Neto.
Os industriais destacam que, além de amigo leal, ele tinha destacado papel na luta por um ambiente saudável e propício ao empreendedorismo.
Nogueira Neto morreu de Covid-19 na terça-feira, dia 7 de abril, em Teresina, após ser internado com sintomas da doença no final de março no Hospital Unimed Primavera.
Nogueira Neto é a 5ª vítima fatal de Covid-19 no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar, confirmou ao blog que o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Nogueira Neto, foi a quinta vítima de Covid-19 no Piauí. Ele morreu na terça-feira, dia 7 de abril, após permanecer internado no Hospital Unimed Primavera com suspeita da doença desde o final de março.
Primo do senador Ciro Nogueira, Nogueira Neto era pré-candidato a prefeito de Pedro II neste ano. Como presidente do Creci-PI, era um árduo defensor da categoria.
Prefeito agora tem 8 dos 9 vereadores da Câmara em Monsenhor Gil
Por Arimatéa Carvalho
Em Monsenhor Gil, com o fim das trocas de partido, o prefeito João Luiz (PSD) ficou em situação muito confortável. Ele consolidou a base aliada e agora tem o apoio de 8 vereadores do total de 9 da Câmara. O partido do gestor, o PSD, ficou com 5 vereadores e o PTB com 3.
A vereadora Eliane Moura, líder do prefeito na Câmara e presidente do PTB, garante que a base está unida em prol reeleição do prefeito João Luiz.
Fábio Dourado destina R$ 402 mil em emendas para combater coronavírus
Por Sávia Barreto
O vereador da capital Fábio Dourado, do Solidariedade, destinou o valor de R$ 412.052,50 referente as emendas parlamentares para a Fundação Municipal de Saúde. O dinheiro será usado na compra de ventiladores mecânicos e equipamentos de proteção individual. “Nesse momento precisamos priorizar a saúde, unir forças e fazer a nossa parte, para que possamos passar o mais rápido possível desde momento de crise”, destacou Dourado.
Combate ao coronavírus:WDias é ouvido Dória e governadores sobre ações
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias ganhou projeção nacional novamente com suas declarações de que o Governo Federal não estaria enviando os recursos e materiais prometidos para o combate ao coronavírus. À medida que Wellington vem se posicionando nacionalmente, cresce também seu prestígio entre governadores e lideranças nacionais. Nesta terça, o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia ligou para Wellington para saber sua opinião sobre a condução da votação do Plano Mansueto. Outro que ligou para Dias para pegar conselhos foi o governador de São Paulo, João Dória.