Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 421 de 665Progressistas faz reunião com Firmino e alinha apoio contra COVID-19
Por Sávia Barreto
O Progressistas em Teresina realizou uma reunião virtual, na manhã desta terça-feira (07) onde discutiu, além de estratégias políticas visando a eleição municipal, maneiras de contribuir com o combate ao coronavirus. O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, participou da reunião, que contou com a presença do presidente estadual, deputado Júlio Arcoverde, e do presidente municipal, vereador Aluísio Sampaio.
Convidado de honra
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi o convidado de honra da reunião virtual que deliberou pelo reforço no apoio às ações da PMT no combate ao Covid-19. “O prefeito pediu um engajamento para a gente esclarecer as pessoas sobre a necessidade de isolamento também. Vamos preparar outras reuniões para haver uma integração dos nossos candidatos e candidatas”, informou Ciro à coluna.
Saiba que são os sucessores de Venâncio e Zé Filho na Semdec e Sejuv
Por Sávia Barreto
Os substitutos dos vereadores Venâncio Cardoso e Zé Filho na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e na pasta de Juventude de Teresina, respectivamente, já foram definidos, com publicação dos nomes no Diário Oficial do Município. Na Semdec fica o advogado Raul Lívio Monteiro Ferraz, ligado a Venâncio, e na Juventude fica o também advogado Lucas Fortes Carvalho, indicado por Zé Filho.
Veja abaixo:
Eleições 2020: estratégia esvaziou Cidadania e fortaleceu PDT
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Cidadania, Celso Henrique, queixou-se que o prefeito Firmino Filho até poderia, mas não ajudou a sigla com a indicação de nomes. Tanto foi que o partido não formou chapa para disputar as eleições de outubro. “Mudei de partido porque não tinha votos para nenhum vereador e poucos candidatos. Não ia disputar a sobra, seria suicídio politico”, justificou o ex-presidente municipal do Cidadania, José Augusto, que migrou para o PTB. Fonte da coluna revela que quem mais saiu fortalecido, inclusive com indicação de nomes por parte do prefeito, foi o PDT, que conta com o vereador Enzo Samuel, o suplente Roberto Viana, Floro Manuel (ex-PC do B) e Zé da Cruz (ex-PT).
Prefeito monta chapa competitiva e também atua contra Covid
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique (PSD), candidato à reeleição, conseguir formar uma chapa de pré-candidatos a vereador competitiva para ajudá-lo na campanha. Ele atraiu do Republicanos o líder comunitário Vilmar Torres, que se filiou ao partido do gestor e tentará uma das vagas na Câmara.
Sobre o combate ao novo coronavíru, o prefeito esteve na ala dos vendedores de frutas e verduras do mercado municipal, que passou a funcionar na Praça de Eventos.
A gestão municipal preparou o local para receber de forma mais adequada os vendedores e os clientes. "Um local amplo, arejado e organizado para oferecer as medidas de higiene necessárias à prevenção do contágio pelo Covid-19", comentou.
Morre a ex-deputada federal Myriam Portella
Por Arimatéa Carvalho
Morreu nesta terça-feira, dia 7 de abril de 2020, a ex-deputada federal Myriam Portella, também ex-primeira-dama do Piauí. Ela foi casada com o ex-governador Lucídio Portella. Myriam tinha 87 anos e era da mãe da deputada federal Iracema Portella, do Progressistas.
Ela morreu em Teresina, onde estava internada, de pneumonia. Por conta das restrições a aglomerações em velórios e enterros, não haverá velório e a despedida estará restrita a familiares.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Myriam Portela.
Confira:
Sempre a frente do seu tempo, Myriam foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal pelo Piauí, ainda em 1986, integrando ainda a bancada constituinte. Ainda na vida pública, ela comandou vários cargos importantes, entre eles a Secretaria de Ação Social e Cidadania e o Serviço Social do Estado. Uma grande figura pública que prestou relevantes serviços no Estado. Esposa do ex-governador Lucídio Portela, Myriam também é mãe da deputada federal Iracema Portela. Ela deixa saudades e um legado a favor de Teresina e a todo o Estado do Piauí. Aos familiares e amigos, prestamos todo o nosso apoio e solidariedade nesse momento de luto e dor.
O senador Ciro Nogueira usou suas redes sociais para lamentar a morte da ex-sogra.
"O Piauí hoje se despede de uma das suas mais importantes pessoas públicas, Myriam Nogueira Portella, cujo trabalho a manterá viva para sempre.Uma grande mulher e uma notável pessoa pública, Myriam Portella foi deputada constituinte e sua participação na elaboração da Constituição de 1988 contribuiu para direitos sociais e avanço em políticas públicas fundamentais. Sua formação humanística e a disposição de agir com amor ao próximo e solidariedade, fizeram dela também uma excepcional criatura humana, com grandes e destacáveis virtudes'', escreveu ele.
A deputada federal Iracema Portela disse que sua mãe era inovadora e focada em trabalhar. "Neste momento falo como filha e não apenas como admiradora da grande mulher que foi minha mãe, Myriam Portella. Herdei dela e do meu pai a paixão pela política e o respeito pelas pessoas. Quem a conheceu sabe o quanto ela era generosa, inovadora, uma mulher sempre à frente do seu tempo, focada em trabalhar para ajudar os outros. Tenho muito orgulho da trajetória da minha mãe e de ser comparada com ela, um ser humano iluminado e muito especial", afirmou.
A Universidade Federal do Piauí também lamentou o falecimento de Myriam, egressa do curso de Direito na instituição:
A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí lamenta a morte da Sra. Myriam Portella Nunes. Primeira mulher eleita deputada federal constituinte no Piauí. Advogada, egressa do curso de Direito da UFPI e ex-primeira-dama do estado. Nossos votos de pesar a toda família enlutada e, em especial, a Cassandra Portella (aposentada desta IFES) e a Deputada Federal Iracema Portella Nunes.
A família emitiu uma nota oficial comunicando o falecimento.
Leia na íntegra:
A família da ex-deputada federal Constituinte Myriam Nogueira Portella comunica seu falecimento na tarde de hoje, 07/04/2020. Myriam Portella foi deputada federal Constituinte e a primeira deputada federal pelo estado do Piauí. Foi primeira-dama do Estado entre os anos de 1979 a 1983, quando casada com o ex-governador Lucídio Portella Nunes; secretária municipal da Criança e do Adolescente em Teresina e dirigiu o diretório do PSDB na capital do Piauí.
Durante toda a sua trajetória na vida pública, realizou um grande trabalho social e foi responsável pela criação da Casa da Zabelê, instituição de apoio a meninas em situação de rua e de risco em Teresina.
Dona Myriam Portella tinha 86 anos e estava internada em um hospital de Teresina com pneumonia.
Não será possível a realização de velório, devido ao momento de quarentena em todo o país. A despedida será restrita aos familiares.
A ex-deputada deixa filhos, netos e bisnetos.
O Governo do Estado do Piauí também seu manifestou com uma nota de pesar, no qual também decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada federal.
Veja:
O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada federal, Myriam Nogueira Portela Nunes, mãe da deputada federal Iracema Portella, nesta terça-feira (7).
Myriam Nogueira Portela Nunes foi a primeira mulher piauiense a ser eleita como deputada federal, em 1986, e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.
Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense.
BIOGRAFIA
Ela nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1932 e foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal pelo estado do Piauí em 1986.
Advogada formada pela Universidade Federal do Piauí em 1978 e funcionária do Tribunal Regional Eleitoral, também foi presidente da Federação das Bandeirantes do Brasil, foi primeira-dama do Piauí durante o governo de Lucídio Portela presidindo a Comissão de Assistência Comunitária (CAC), precursora do Serviço Social do Estado (SERSE) e da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Disputou sua primeira eleição como candidata à prefeitura de Teresina pelo PDS em 1985, ficando em terceiro lugar.
Em 1986 Myriam Portela viu seu marido ser eleito vice-governador do estado na chapa de Alberto Silva e ela própria foi eleita deputada federal com cerca de setenta por cento de sua votação oriunda de Teresina, o que não impediu uma nova derrota na disputa pela prefeitura da cidade em 1988 quando, inicialmente cotada para ser vice-prefeita na chapa de Heráclito Fortes, terminou novamente na terceira posição.
Pouco antes das eleições presidenciais de 1989 anunciou seu apoio à candidatura do senador Mário Covas e se filiou ao PSDB. Em seu novo partido foi eleita suplente de deputado federal em 1990 e perdeu a eleição para vereadora de Teresina em 1992.
Nomeada secretária da Criança e do Adolescente na terceira administração Wall Ferraz em 1993, permaneceu no cargo por oito anos. Presidiu também o PSDB Mulher no estado do Piauí.
Myriam Portela figura entre as pioneiras femininas na política do estado pois foi a primeira mulher a obter o mandato de deputado federal pelo Piauí em 15 de novembro de 1986 com 27.490 votos, dos quais 18.803 (68,40%) obtidos em Teresina.
Cíntia Melo se filia ao PL e pode ser vice do prefeito Ribinha
Por Arimatéa Carvalho
O cenário político em Campo Maior está se definindo. A mulher do ex-deputado estadual Antônio Félix (MDB), Cíntia Melo, se filiou ao PL do deputado estadual Fávio Xavier e é cotada para ser a vice na chapa do prefeito Ribinha (PT), que vai buscar a reeleição na Terra dos Carnaubais. A atual vice-prefeita, Liége Cavalcante, também se filiou ao PL.
O prefeito Professor Ribinha se fortaleceu muito neste ano e conta com apoios estratégicos na cidade, além de ter conseguido unir seu próprio PT.
PSB e Patriota montam chapa em THE, Podemos e Cidadania não conseguem
Por Sávia Barreto
Quem não conseguiu formar chapa de vereador em Teresina foi o Podemos e o Cidadania. No Podemos, o senador Elmano Férrer teria chegado a sugerir que nomes como o do coronel Lídio fossem para o PTB. Se no Cidadania o presidente Celso Henrique lamenta a ausência de candidatos, o ex-vereador do partido, Dr. Lázaro – expulso da sigla – comemora que no Patriota há mais de 60 nomes. “Vou ter que fazer um corte. Com muito trabalho e dedicação montamos a chapa em 15 dias e vamos fazer no mínimo, na pior das hipóteses, dois vereadores”, frisou.
TRATORANDO
Já o PSB, que muitos especulavam que não ia conseguir formar chapa, fechou sim um bom número de interessados em disputar as eleições para vereador na capital. “Dentre os recém-filiados, 32 manifestaram interesse em candidatura nas eleições de 20. Dentre os demais já anteriormente do partido, facilmente completaremos o máximo de vagas, 43 permitidas pela legislação eleitoral vigente”, explicou à coluna o ex-governador Wilson Martins, que preside o partido. Entre os nomes está o dos delegados James Guerra e Menandro Pedro, além da coronel Júlia Beatriz.
Permanência de Samuel é vista como aposta em candidatura a prefeito
Por Sávia Barreto
A permanência do vereador Samuel Silveira (PSDB) no comando da secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania (Semcaspi) e Guarda Municipal, pegou o mundo político de surpresa na noite deste domingo, 05, com a divulgação de um vídeo feita pelo parlamentar. A coluna colheu algumas reações. Por um lado, a atitude foi classificada como "loucura", por outro, uma "jogada de mestre". Em ambas as situações os interlocutores do mundo político avaliam a aposta de Samuel como alta.
O vereador justificou sua permanência alegando que nesse momento em que o mundo enfrenta uma pandemia de coronavírus, não poderia deixar os esforços da pasta administrada por ele. A Semcaspi é uma das principais frentes de ação tanto na assistência social aos mais carentes como nas ações de fiscalização da Guarda Municipal.
SAMUEL PODERIA SER CANDIDATO A PREFEITO OU VICE DE SÍLVIO
Pelo menos quatro vereadores da base do prefeito Firmino Filho ouvidos pela coluna na noite deste sábado acreditam que Samuel Silveira poderia ter recebido do prefeito alguma sinalização de que a candidatura do PSDB ao Palácio da Cidade está em aberto após a pandemia do coronavírus. Dessa forma, Samuel teria chances de ser o candidato a prefeito no lugar de Kléber Montezuma, secretário municipal de Educação. Ou ainda poderia ser o candidato a vice-prefeito com o ex-prefeito Sílvio Mendes na cabeça de chapa.
A BANDEIRA DA CAMPANHA NÃO É MAIS A EDUCAÇÃO
Toda a pauta eleitoral do PSDB até agora foi construída em um mote: comparação da gestão municipal com a estadual, fazendo o contraponto da administração de Firmino Filho com a do governador Wellington Dias (PT) e, consequentemente, com os pré-candidatos da oposição. Dentro dessa perspectiva, Saúde e Educação eram os assuntos principais, sendo a Educação em especial um modelo positivo na visão tucana, com Kléber incorporando o símbolo de sucesso do trabalho na área.
Com o coronavírus deixando um rastro de insegurança e morte, a pauta política mudou no mundo todo, dos Estados Unidos à Brasília. Trata-se agora de saber não apenas quem vai conseguir unir logística e esforço na questão de leitos e respiradores, mas também de quem vai atender dignamente à população mais carente, os informais e todos que ficarão ainda mais vulneráveis com o enfraquecimento da economia parada pelo isolamento social imposto.
MANDETTA E SAMUEL: POTENCIAL DE ASCENSÃO
De todos os lados, cobra-se um Estado mais ativo, e a Guarda Municipal, sob a responsabilidade de Samuel Silveira, também tem papel primordial em manter a recomendação de quarentena e isolamento social. Ou seja, a bandeira mudou e se Samuel destacar-se, pode se beneficiar eleitoralmente na esteira de outros políticos no Brasil e em outros países que viram sua popularidade aumentar.
No Ministério da Saúde, o ministro Luís Henrique Mandetta viu sua popularidade atingir níveis altíssimos e nas rodas de Brasília seu nome é cogitado para estrelar uma chapa que disputará as eleições 2022 pelo Centrão. Antes da pandemia, Mandetta era um político considerado mediano. Hoje, sua aura política mudou e alcançou outro patamar.
LADO NEGATIVO: COMO FICA A CHAPA TUCANA
Esperava-se que Samuel Silveira levasse pelo menos 7 mil votos para a chapa proporcional do PSDB. Sua saída prejudica os demais pré-candidatos que contavam com esses votos para somar o quociente eleitoral, sem dúvida. Além disso, um vereador fez a seguinte análise: "Creio que ele cometeu um erro. Político sem mandato fica valendo quase nada".
SAMUEL JÁ TINHA SIDO EXONERADO
A coluna publica ainda o registro do Diário Oficial do Município que aponta que Samuel Silveira foi exonerado da Semcaspi no dia 02 de abril. Dessa forma, sua permanência no cargo foi um recuo, já que sua saída no dia 02 não chegou a ganhar publicidade. Alguns político tem apostado que a Justiça Eleitoral possa posteriormente modificar os prazos e até mesmo adiar a eleição de outubro para dezembro, portanto, a decisão de Samuel poderia não prejudica-lo a médio prazo para que tentasse permanecer em seu projeto eleitoral.
Nos bastidores, vereadores especulam também que Firmino Filho não teria aceitado a indicação de Silveira para a pasta. Considerando o momento delicado que o município vive, Firmino optaria por fazer uma indicação pessoal e técnica. O fator teria pesado na decisão.
A aguardar os desdobramentos.
Samuel desiste da reeleição e ficará na Semcaspi lutando contra Covid
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Samuel Silveira não vai disputar a reeleição neste ano. O anúncio foi feito por ele mesmo no final de semana. O parlamentar, que comanda a Semcaspi e Guarda Municipal, argumentou que nesse momento não pode abandonar os esforços feitos pela prefeitura e que incluem a pasta gerida por ele no combate ao novo Coronavírus.
Samuel Silveira vai permanecer na Semcaspi e não voltará à Câmara. Ele era um dos principais nomes da Chapa do PSDB. O secretário ainda não sinalizou quem apoiará para a Câmara.
O prefeito Firmino Filho ainda não indicou quem será seu candidato a prefeito. O secretário que sair candidato a prefeito pode ficar no cargo até junho.
Mãe e filho salvam vidas juntos na pandemia da Covid-19
Quando a enfermeira Adélia Oliveira vestiu seu uniforme do Samu em 2005 para ir trabalhar, seu filho Eduardo Cairo olhou espantado para ela e perguntou se ela era uma astronauta.
Adélia então explicou que iria salvar vidas e o menino ficou entre satisfeito e impressionado com a missão da mãe.
No domingo, 5 de abril de 2020, depois de 15 anos, Adélia novamente se vestiu com o uniforme do Samu para ir trabalhar. Mas dessa vez o filho Eduardo agiu diferente: ele também vestiu seu uniforme para ajudar a mãe na nobre tarefa. É que Eduardo agora é médico emergencista do Samu e, assim como a mãe enfermeira, ajuda a salvar vidas.
"Eu e ele estamos no mesmo plantão e é um orgulho para mim", comentou Adélia, por telefone, ao portal Meio Norte. "É um orgulho que não cabe no meu coração", completa.
No plantão de domingo, mãe e filho transportaram um paciente com suspeita de Covid-19. Ambos bem protegidos, eles prestaram o atendimento com rapidez. Mais uma missão cumprida em família.
Profissionais da linha de frente no combate ao novo Coronavírus, médicos e enfermeiros se desdobram para atender chamados também de outros tipos, como acidentes e infartos.