Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 43 de 665Flaviana não para nem no Natal e Florentino elogia: “Boa articulação”
Por Arimatéa Carvalho
A assistente social Flaviana Veras, mulher do deputado federal eleito Florentino Veras (PT), está em plena atividade desde a campanha eleitoral. Ela tem arregaçado as mangas e continua ajudando as comunidades parnaibanas.
Por todo o mês de dezembro, vem realizando a campanha Natal da Gratidão, que tem juntado em torno de si um conjunto de voluntários que vão aos bairros com ela em caravana. Em todos os lugares a chegada tem sido de muita festa e alegria.
ARRECADAÇÃO E DOAÇÃO
Flaviana pede presentes e arrecada cestas básicas, fazendo em seguida doações a entidades. Artistas têm se juntado ao trabalho e realizam pequenos shows com atividades lúdicas nas comunidades, sem deixar faltar a companhia de um Papai Noel que comparece a todos os eventos do lado da anfitriã, completando o brilho da época.
"BOA ARTICULAÇÃO"
“É unânime hoje em Parnaíba a avaliação positiva da força, da resistência e da boa articulação de Flaviana”, declara Florentino Neto. Na última semana, segundo ele, ela passou também a visitar os veículos de comunicação para falar do trabalho que vêm desenvolvendo.
Olavo no BNB, Rejane no TCE e Zé Santana na Agespisa e federal em 2026
Por Arimatéa Carvalho
Com a aposentadoria de Olavo Rebelo no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a deputada federal Rejane Dias (PT) irá para a vaga, após confirmação pela Assembleia Legislativa da indicação que será feita pela governadora Regina Sousa. Olavo assumirá diretoria no Banco do Nordeste.
No lugar de Rejane assume na Câmara dos Deputados o primeiro suplente da federação entre PT, PV e PCdoB, deputado federal Merlong Solano (PT).
Na Agespisa, para onde Merlong indicou Ariane Benigno, irá o deputado estadual Zé Santana (MDB), que tinha preferência anteriormente pela vaga de Olavo no TCE.
E mais: Zé Santana será candidato a deputado federal em 2026 com os apoios diretos de Rejane Dias e do senador eleito e futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
O blog apurou que Rejane já sinalizou para prefeitos ligados a ela no Sul do Piauí que eles aguardem orientação sobre o nome que ela irá apoiar em 2026. Esse nome será o de Zé Santana.
Nos bastidores, havia a especulação que a filha de Rejane e W. Dias, Yasmim, poderia ser a candidata no lugar da mãe, mas Yasmim tem mostrado grande desembaraço auxiliando o pai e deve exercer ainda mais poder sobre ele a partir de agora.
Marcelo Castro se recusa a sentar com Ciro em churrascaria de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O senador Marcelo Castro (MDB) se viu diante de uma saia-justa no sábado (24) em Teresina. Ele foi convidado a almoçar em churrascaria da Avenida Lindolfo Monteiro, zona Leste da capital, pelo irmão Beto Castro. Aceitou. No local estava o senador Ciro Nogueira (PP), que se dirigiu à mesa para falar com Beto.
Percebendo a situação, Marcelo rapidamente se levantou e, educadamente, inventou uma desculpa para sair do restaurante. O encontro foi apenas visual.
Um ingrediente a mais é que o filho de Humberto Castro, sobrinho legítimo de Marcelo, postou na rede social foto com Ciro Nogueira elogiando o senador que é rival declarado de seu tio. Climão.
Os dois senadores se elegeram em 2018 fazendo dobradinha, mas brigaram porque Ciro seguiu com o presidente Jair Bolsonaro e passou a atacar o PT do Piauí, aliado de Marcelo.
Ciro é o ministro da Casa Civil até o dia 29 deste mês e Marcelo o relator do Orçamento de 2023, grande parceiro de Lula.
Publicamente, os dois passaram a trocar farpas cada vez mais ácidas. Portanto, não convidem para a mesm churrascaria Marcelo e Ciro.
Evaldo sobre escolha de Lula: “Wellington é o ministro do Bolsa Família”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade no Piauí, divulgou na quinta-feira (22) em suas redes sociais um card onde chama o senador eleito e diplomado Wellington Dias de "ministro do Bolsa Família". A declaração de Evaldo se deve à escolha feita pelo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva pelo nome do piauiense para comandar o ministério do Desenvolvimento Social.
Wellington Dias já tem pronto, na gaveta, um grande projeto que amplia o Bolsa Família, qualificando os beneficiários para o mercado de trabalho e dando a oportunidade também de abertura do próprio negócio.
"SÁBIA ESCOLHA"
"O nosso presidente Lula fez uma sábia escolha. Tenho certeza de que Wellington fará um bom trabalho a frente do programa que sempre foi o carro chefe de Lula, que é o Bolsa Família. Vai ficar marcado como o 'Ministro do Bolsa Família'".
Átila se despede da Câmara após 8 mandatos: Sempre fui dedicado à educação
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Lira (PP) fez um discurso de despedida da Câmara dos Deputados após 8 mandatos. Ele destacou que sempre foi o deputado da educação e agradeceu aos professores piauienses. "Eles me ajudaram em todos esses mandatos". O parlamentar tem 75 anos de idade.
Átila Lira lembrou que foi um deputado constituinte e participou da criação das leis do Fundeb, Fundef, ECA, Piso Nacional dos Professores, PROUNI e escolas técnicas federais, entre outras matérias relevantes para a educação.
VASTA EXPERIÊNCIA
Átila Lira listou que foi secretário estadual de Educação no Piauí nos governos Hugo Napoleão, Freitas Neto e Wilson Martins, além de ter sido secretário de Educação Técnica no Governo FHC.
Ele afirmou que espera que o Brasil se una para reduzir as desigualdades sociais. "Trabalhei com todos os governos, de direita e de esquerda", comentou.
AGORA É COM ÁTILA FILHO
Embora Átila Lira tenha se aposentado da Câmara, o empresário Átila Filho foi eleito neste ano pelo mesmo partido do pai, o PP. Atuante no ensino superior privado do Piauí, Átila Filho também tem a educação como foco.
Rafael vai anunciar publicamente que apoia Franzé agora e Severo depois
Por Arimatéa Carvalho
O governador eleito Rafael Fonteles vai anunciar publicamente na terça-feira (20) que seu candidato à presidência da Assembleia Legislativa é o petista Franzé Silva para os dois primeiros anos e Severo Eulálio (MDB) para os dois seguintes.
Essa foi a maneira que Rafael encontrou para solucionar a crise entre seu partido e o MDB, que está transformando a bancada de sete deputados do Progressistas, da oposição, em protagonista do processo.
No estilo Segue o Líder, Rafael espera unir a base em torno dessa fórmula. Da parte do MDB, a tendência é concordar sem problemas. Da parte do PT, a conferir.
Florentino escuta problemas de estudantes e promete interlocução com MEC
Por Arimatéa Carvalho
Alunos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) relataram problemas no funcionamento do campus de Parnaíba ao deputado federal diplomado Florentino Neto (PT). O encontro ocorreu no campus.
Em sua fala inicial, Florentino falou de sua emoção de voltar a UFDPAR como deputado federal diplomado, já que foi na instituição que deu os seus primeiros passos na política estudantil. “Estou emocionado por Deus me dar oportunidade de voltar a esta instituição como Deputado, já que tudo começou aqui, quando participei da fundação do Centro Acadêmico de Administração e fui presidentes do Diretório Acadêmico 3 de março”, destacou.
Florentino ouviu a manifestação dos estudantes e ficou a par dos problemas e enfrentados. A instituição ainda não tem seu estatuto devidamente estabelecido, onde os alunos vivenciam problemas estruturais e de manutenção, intensificados pelos cortes financeiros impostos às instituições de ensino superior pelo Governo Federal.
Os acadêmicos defendem ampliação da participação nos conselhos, aumento e regularidade de pagamento das bolsas, mais laboratórios, equipamentos com manutenção regular, ampliação dos campos de prática e estágio, a construção de um hospital universitário, a ampliação da capacidade operativa do Restaurante Universitário e a reimplantação da residência universitária.
DIÁLOGO NO NOVO MEC
Florentino Neto entende que o Estatuto e a Eleição para Reitor devem ser os primeiros objetivos de uma luta pela melhoria da UFDPAR e disse aos estudantes ter muita esperança numa interlocução com a próxima gestão do MEC para que a UFDPAR tenha uma pauta de solução de seus problemas, com a construção de possibilidades de avanços que são imprescindíveis para a comunidade universitária e para a região.
Flávio Júnior sobre aliança MDB e PP na Alepi: “Rafael não vai gostar”
Por Apoliana Oliveira
O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PT) duvidou da aventada aliança entre MDB e Progressistas, em busca da presidência da Mesa Diretora da Alepi. "Acredito que o MDB não tenha coragem", aponta o petista.
DESAFIO
"Você já viu o MDB fora do governo? Será a primeira vez e eu não acredito", completou Flávio, evidenciando que o movimento, mesmo para uma eleição interna, colocaria o MDB na oposição ao governo Rafael Fonteles (PT).
Para Nogueira, o futuro governador pode e deve se envolver na eleição da Mesa. Ainda mais agora, com a possibilidade de uma candidatura do Progressistas de Ciro Nogueira ser lançada. "Acredito que ele não vai gostar", conclui.
Wilson Brandão deve ser candidato na Alepi unindo MDB e PP contra Franzé
Por Arimatéa Carvalho
Os 9 deputados do MDB resolveram não aceitar a imposição feita pelo PT de ficar na presidência da Assembleia Legislativa pelos próximos quatro anos e não somente os dois primeiros, cedendo depois para que Severo Eulálio seja eleito. A reação foi radical.
O grupo convidou o deputado Wilson Brandão (PP) para disputar a presidência. A conta é a seguinte: os 9 votos do MDB e os 6 do PP (Aldo Gil já declarou voto em Franzé) somam 15, suficientes para eleger Brandão. Ele é mais velho que Franzé e em caso de empate o primeiro leva.
O MDB está reunido na manhã desta segunda-feira (19) para confirmar a estratégia.
O governador eleito Rafael Fonteles (PT) ainda luta pelo consenso. Diante do protagonismo da oposição, ele pode entrar mais fortemente nas conversas.
SEVERO: "Não convidamos Wilson Brandão"
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB), candidato a presidente da Assembleia pelo MDB, informou ao blog às 10h desta segunda-feira (19) que não procede o convite que teria sido feito pelo partido ao deputado estadual Wilson Brandão (PP) para disputar a eleição junto com a bancada emedebista.
Enzo se veste de Papai Noel e distribui presentes no Água Mineral
Por Arimatéa Carvalho
"Uma noite mágica". Assim classificou o presidente eleito da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), sua ação de Natal no bairro Água Mineral, na Zona Norte da capital.
Um caminhão iluminado com luzes de natal e um Papai Noel dançarino acompanhado de personagens de filmes marcaram a passagem do vereador e sua equipe na noite de sábado (17), com a tradicional entrega de presentes para as crianças do bairro.
A região da Água Mineral tem atenção especial do parlamentar, pois é seu território e grande colégio eleitoral.