Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 44 de 66512 deputados do PT comunicam a Rafael que querem os 4 anos e MDB já sabe
Por Arimatéa Carvalho
Os 12 deputados do PT comunicaram ao governador eleito Rafael Fonteles (PT) que aceitam os 9 votos do MDB, mas não cedem a presidência da Assembleia daqui a 2 anos para o deputado Severo Eulálio (MDB) ou qualquer outro nome. O PT calculou que já tem 21 votos para o deputado Franzé Silva (PT) e não faz sentido negociar dois anos agora e depois depois para outra sigla.
O governador eleito Rafael Fonteles ouviu os argumentos dos deputados do PT e se reuniu com Severo Eulálio na tarde de sábado (17). Ele repassou o que ouviu, mas segue tentando um consenso.
Severo não pôde se reunir com o futuro líder do Governo Rafael na Assembleia, deputado estadual Fábio Novo (PT) n tarde de sábado, mas na segunda-feira os dois se encontram para uma tentativa de acordo que seja boa para ambos os lados.
Diante da decisão dos 12 deputados do PT, parece restar ao MDB negociar espaços e diretorias.
Fortalecido com Lula, Solidariedade empodera mulheres no Piauí em evento
Por Arimatéa Carvalho
Fortalecido nacionalmente após a fusão com o PROS e com a perspectiva de emplacar Paulinho da Força como ministro dos Esportes no Governo Lula, o Solidariedade também busca se fortalecer no Piauí.
O Diretório Estadual do Solidariedade realizou no sábado (17) o movimento “Lidera Piauí – Elas Podem Mais 2022”, através do Solidariedade Mulher.
A solenidade levou palestrantes, autoridades e personalidades que falaram sobre políticas que possam incentivar a aumentar a representatividade feminina nas Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Congresso.
“Oportunidade para incentivarmos as mulheres a entraram para a política, discutir temas pertinentes”, afirmou Evaldo Gomes, presidente do partido.
A futura secretária estadual de Esportes, Josiene Marques, destacou a importância da participação das mulheres na política.
Fábio Novo é diplomado para 4º mandato e deve ser líder de Rafael Fonteles
Por Ari Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) recebeu, na noite de sexta-feira (16), o diploma entregue pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí aos candidatos eleitos nas últimas eleições. Ele segue agora para seu quarto mandato de deputado.
“Foram mais de 35 mil piauienses que escolheram nosso nome nas urnas. Isso aumenta a nossa responsabilidade e compromisso para trabalhar e melhorar a qualidade de vida dos piauienses. Esse é meu quarto diploma e fico muito feliz em estar entre os escolhidos em uma eleição histórica e muito disputada em todo o país”, diz Fábio Novo.
O deputado, que segue ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa por mais quatro anos, afirma que vai defender projetos em favor da educação e da cultura, do meio ambiente, da valorização de categorias profissionais, das minorias e da defesa dos animais.
Fábio Novo foi eleito para o seu quarto mandato com 35.510 votos. Natural de Bom Jesus-PI, jornalista e pedagogo, ele ocupou seu primeiro mandato de deputado estadual titular em 2010, se reelegendo nas eleições seguintes.
Em 2015 assumiu como secretário Estadual de Cultura, onde se destacou pelas melhorias e construções de novos teatros e casas de cultura por todo o Piauí, conquistando o titulo de um dos secretários mais atuantes do governo Wellington Dias. Em 2020, Fábio Novo foi candidato a prefeito de Teresina, conquistando 47.573 votos.
O deputado deve ser o líder do Governo Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa. Essa informação foi apurada por este blog.
Franzé Silva recebe adesão de Aldo Gil para presidente da Assembleia
Ananias Ribeiro
O deputado estadual Franzé Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira, dia 16, o apoio do deputado Aldo Gil (Progressistas) na eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
A base governista caminha para o consenso no entorno de Franzé. No entanto, o candidato tem recebido apoio inclusive fora da base do governo na Alepi. Além de Aldo Gil, Franzé já tinha recebido o apoio do deputado Jeová Alencar (Republicanos).
Themístocles se despede após 8 mandatos e ganha “sede” da Alepi de presente
Por Arimatéa Carvalho
Ao se despedir da Assembleia Legislativa, o presidente Themístocles Sampaio (MDB) ganhou uma réplica do prédio da Alepi que foi entregue por um dos servidores mais antigos da casa, José Maria. Ele é um dos principais responsáveis pelo serviço de manutenção no Palácio Petrônio Portela. A réplica é uma obra da artista plástica Fátima Campos.
A escolha de Zé Maria para entregar a lembrança foi dos próprios servidores. Ou seja, Themístocles sai, mas leva a Alepi consigo. Ele se emocionou em vários momentos dos eventos de quarta-feira (14), mas conteve as lágrimas. Ele ficou por oito mandatos como presidente da Casa.
Themístocles será diplomado como vice-governador do Piauí na sexta-feira (16) e tomará posse no dia 1º de janeiro. A posse (na Assembleia) e transmissão do cargo de governador para Rafael Fonteles (no Palácio de Karnak) acontecem a partir das 7h, pois Rafael pretende ir a Brasília para a posse de Lula e o espaço aéreo de Brasília será fechado.
Merlong quer alterar lei de transição para garantir avião da FAB a eleitos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) apresentou proposta na Câmara para a alteração da lei que regulamenta o processo de transição governamental.
O parlamentar quer que seja incluída a possibilidade de uso de aeronaves da FAB na infraestrutura disponibilizada pela União para candidatos eleitos à presidência e vice-presidência da República e membros da equipe de transição.
REGRAS
De acordo com o projeto apresentado pelo deputado, o uso dos aviões da FAB seria exclusivamente para as atividades de transição, incluindo deslocamento em território nacional e internacional, caso necessário.
“A lei nº 10.609/2002, que rege o processo de transição entre governos, confere ao candidato eleito a prerrogativa de uma estrutura em Brasília com equipe técnica, espaço físico e equipamentos. Mas não há um regramento para o uso de aeronaves da FAB. É importante que se estabeleça uma previsão legal para isso", argumenta.
Polêmica durante a COP27
O deputado citou o caso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi ao Egito em missão oficial em novembro para participar da COP27, conferência do clima da ONU, a bordo de um avião do empresário José Seripieri Junior.
“Por não haver previsão legal para uso de aviões da frota brasileira, Lula precisou pegar uma carona no avião de um amigo. Foi uma polêmica. Precisamos lembrar que um presidente eleito não tem direito de usar aeronaves da União e precisa cuidar da sua segurança. Caso o nosso projeto de lei seja aprovado, os próximos presidentes eleitos não precisarão de carona e nem de custear suas viagens com recursos próprios”, pontuou o parlamentar.
Vereadores de Belém do Piauí fazem homenagem a Severo por obras na cidade
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) recebeu moção de congratulação da Câmara de Vereadores do município de Belém do Piauí.
"Agradeço aos vereadores da nossa querida Belém do Piauí por ter sido agraciado com uma Monção de Congratulação concedida pelo Legislativo Municipal", comentou o parlamentar.
O requerimento foi do vereador Bernardino, tendo sido aprovado por unanimidade pelos demais colegas.
"A monção de congratulação reconhece nossa atenção ao município de Belém do Piauí e a sua população que, por meio dos votos de confiança, contribuíram para nossa reeleição", acrescentou Severo.
"Esta é, sem dúvida, uma grande honra para minha trajetória e servirá ainda mais como motivação para eu que eu dê sempre o meu melhor pela cidade", finalizou.
Estiveram presentes também o prefeito Ademar Bezerra, o vice-prefeito Tico, vereadores, secretários, lideranças locais e demais homenageados.
Encontro de Detrans: Luana trará modelos de sucesso para Detran do Piauí
Por Arimatéa Carvalho
A futura diretora-geral do Detran, Luana Barradas, se reuniu na segunda-feira (12) com o superintendente de de Trânsito do Ceará, Maximiliano Quintino, e com o diretor de Veículos, Raimundo Oman. Ela disse que o encontro faz parte do processo de coleta de informações, conhecimento de boas práticas e metodologias de sucesso de outros Detrans do Brasil.
TRABALHO DURO
"Estamos buscando informações e conhecendo experiências e práticas de sucesso em outros estados para dar continuidade ao trabalho e implantar cada vez mais eficiência aos serviços prestados pelo Detran à nossa população", afirma Luana, indicação da deputada estadual Ana Paula (MDB) para o Detran.
Florentino para Toninho: “Vamos defender pautas municipais em Brasília”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto esteve na sede da APPM acompanhando a apuração da eleição que definiu o novo presidente da entidade para o biênio 2023/2024. O prefeito de Caridade do Piauí, Atoniel Silva, conhecido com Toninho de Caridade (PSD), foi eleito para o cargo.
Florentino disse que Toninho da Caridade é um jovem articulado e determinado. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios, principalmente na área da saúde, que me identifico muito. Como deputado federal pretendo envidar esforços para ajudar os gestores a superar as dificuldades que todos encontram em seus municípios. Vim aqui trazer os cumprimentos e também o compromisso com a futura gestão da APPM de contribuir com o que for necessário”, explicou.
PAUTAS MUNICIPAIS
“Há muitas pautas municipais e os prefeitos necessitam do apoio dos deputados e entes federativos para trabalhar com mais tranquilidade”, afirma o deputado federal eleito.
Líder do prefeito Pessoa mostra livro de cabeceira: 'O Grande Conflito'
Por Apoliana Oliveira
Com um empréstimo e vetos do Orçamento de 2023 na pauta da Câmara Municipal, a dois dias do recesso legislativo, o vereador Antônio José Lira, líder do prefeito Dr. Pessoa, tem na mesinha de cabeceira o livro "O Grande Conflito", de Ellen G. White.
SEM VILÕES
Defensor de mais recursos para a região Sudeste, um dos seus "conflitos" era votar pela derrubada dos vetos do Executivo sem arranjar briga com a opinião pública, nem arriscar o mandato. Foi salvo pelo consenso entre a Prefeitura e a Câmara, que concordou com a derrubada dos vetos por questões técnicas.