Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 433 de 665Progressistas registra filiações de 100 vereadores no Piauí
Por Sávia Barreto
Desde a data de abertura da janela partidária, o Progressistas já registrou a filiação de mais de 100 vereadores em todo o Piauí. Até a manhã de quinta-feira (20), foram 109 filiações em pelo menos 35 cidades. A expectativa é a de que, mesmo em meio a pandemia de coronavirus, esse número aumente até o fechamento da janela.
TODO CUIDADO É POUCO
Para evitar a disseminação do vírus, cada diretório tem realizado as filiações de forma independente e fica um funcionário na sede do Progressistas em Teresina, cuidando dos trâmites. Por Whatsapp, duas pessoas estão em contato com os vereadores interessados em ingressar na legenda presidida pelo senador Ciro Nogueira.
Sem nenhum caso de Covid-19, Timon fecha ponte para Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, decidiu fechar por tempo indeterminado a Ponte Metálica, que liga Teresina à cidade maranhense. A interdição é para quem for da capital do Piauí para o outro lado. Ou seja, os timonenses ainda poderão vir pela ponte.
Em Timon (MA), assim como no restante do Estado, não há casos confirmados de Covid-19. O Maranhão é o único Estado do Brasil sem casos. Em Teresina há quatro casos.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Dmtrans), Ronaldo Gonçalves Júlio, anunciou que a interdição começa às 7h de sábado (21) e não tem data para reabrir. A decisão, segundo ele, foi "em face da atual situação de combate à disseminação do Covid-19".
As outras duas pontes que ligam as duas cidades permanecem liberadas, por enquanto.
A Prefeitura de Timon informou que fará barreiras sanitárias tanto na Ponte Metálica quanto nas duas demais pontes que ligam as duas cidades.
Confira a nota da prefeitura:
A Prefeitura Municipal de Timon informa que a Ponte Metálica estará parcialmente interditada por tempo indeterminado a partir deste sábado (21/03). A ponte estará liberada somente no sentido de quem sai de Timon para Teresina, uma medida adotada somente para facilitar o controle do fluxo e evitar congestionamento, uma vez haverá barreira sanitária realizando fiscalização.
Não haverá interdição da Ponte Nova, nem da Ponte da Amizade. Portanto, essas duas pontes permanecem com acesso livre nos dois sentidos, havendo apenas barreira sanitária para fiscalização de veículos vindos de outros estados.
Aproveitamos para reiterar a orientação para que todas as pessoas evitem ao máximo saírem de casa, a menos em caso de real necessidade.
50% dos trabalhadores de call center de Teresina devem operar de casa
Por Arimatea Carvalho e Sávia Barreto
Após uma série de denúncias dos trabalhadores de telemarketing a respeito das normas de funcionamento das empresas em tempos de pandemia de coronavírus, o prefeito Firmino Filho determinou, por meio de decreto, que as empresas de call center e telemarketing de Teresina deverão adequar a partir de segunda-feira (23) o seu funcionamento para manter 50% dos seus funcionários em trabalho remoto, ou seja, de casa. A medida faz parte do decreto Nº 19.538 que dispõe sobre a intensificação de ações para o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
ATENÇÃO AOS RISCOS
“Sabemos que estas empresas empregam muitas pessoas na cidade de Teresina, e com certeza, há riscos em mantê-las trabalhando na sua totalidade de forma presencial. Então, a recomendação é que essas empresas continuem o seu funcionamento, sendo que 50% de trabalhadores de cada uma delas deverá desempenhar suas funções em casa”, explica o prefeito Firmino Filho.
VENÂNCIO DESTACA EMPREGOS
Segundo Venâncio Cardoso, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, as empresas de call center geram milhares de empregos na cidade e a preocupação deve ser redobrada nesses lugares.
“De forma acertada, o prefeito Firmino baixou esse decreto que está de acordo com as recomendação nacionais e internacionais para conter a expansão do vírus. O serviço de call center também poderá colaborar, diminuindo o número de pessoas que vai atrás de serviços presenciais, como uma reclamação de falta de luz, água, tudo podendo ser resolvido por essas empresas por telefone. Esperamos também que medidas de limpeza e higienização, com orientação de boas práticas e a disponibilização de álcool em gel, sejam adotadas por estas empresas”, destaca.
Fábio Novo destina R$ 400 mil para proteger profissionais de saúde
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual licenciado, Fábio Novo (PT), está destinando R$ 400 mil em emendas parlamentares para a Secretaria Estadual de Saúde. O recurso deve ser utilizado na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais que estão atuando nos hospitais regionais do Estado.
“O momento é grave. Já temos quatro casos de coronavírus confirmados no Piauí. Nunca vivemos nada parecido. Nós seguiremos em quarentena, mas os profissionais da saúde estão na linha de frente e precisam estar seguros e protegidos para seguirem cumprindo suas missões”, afirma Fábio Novo.
O deputado e atual secretário estadual de Cultura também fala da necessidade de unir esforços nesse momento, para conter o avanço do coronavírus. “Vimos o encontro do governador do Estado, Wellington Dias, com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para anunciar novas medidas e somar esforços. Nosso partido aqui é a saúde e nossa preocupação é salvar vidas”, completa.
Nessa sexta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou quatro casos de coronavírus no Piauí. Mais cedo, o Governo do Estado publicou mais um decreto que limita funcionamento de bares, restaurantes e shoppings de Teresina. Além disso, será controlado o tráfego de pessoas que saem e que entram no Piauí, principalmente vindas de estados que já têm casos notificados da doença.
“A melhor medida é ficar em casa. Quanto menos circulação em massa, melhor. Os países que adotaram o isolamento já conseguiram reverter a curva de infectados. Vamos conseguir também”, finaliza Fábio Novo.
Sem presença de pessoas devido ao Covid, Júnior Macêdo se filia ao PSD
Por Arimatéa Carvalho
Com chapa formada e possibilidade do partido fazer até o quarto vereador, o PSD foi a escolha do pré-candidato a vereador Júnior Macêdo.
O jovem que já disputou nas eleições de 2016, obtendo quase 1.500 votos, assinou nesta sexta-feira, 20, a sua ficha de filiação no partido do deputado estadual Georgiano Neto.
Coronavírus: atendendo as orientações dos órgãos de Saúde, Júnior decidiu fazer a sua filiação de forma restrita na sede do partido, sem a presença de correligionários e amigos.
Clemilton: Desconheço pesquisa e estranho meu nome não aparecer
Por Arimatéa Carvalho
Sobre nota publicada pela coluna Primeira Mão, a respeito de pesquisa eleitoral em Amarante colocando o prefeito Diego Teixeira (Progressistas) na dianteira, o presidente da Fundespi e pré-candidato da oposição, Clemilton Queiriz, afirma que "causou-me estranheza a nota que trata da sucessão do município de Amarante, pois desconheço qualquer pesquisa registrada no TRE, para tal informação, e causou-me ainda mais espanto, a não observância do meu nome, Clemilton Queiroz".
ÚLTIMA ELEIÇÃO
Clemilton Queiroz lembra que na última eleição ele perdeu por apenas 58 votos. "Destaco ainda que até o final do ano passado, em todas as sondagens e ou pesquisas realizadas, eu pontuava na frente de todos os candidatos que estão postos até o momento, e com relação à rejeição, nessas mesmas sondagens, todos os meus possíveis adversários pontuam com a rejeição quatro vezes superior à minha. Talvez, isso justifique o esquecimento do meu nome na referida nota", finaliza.
Reitor da UFPI repudia fake news de que ele é um dos 3 com Covid-19
Por Arimatéa Carvalho
O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Arimatéia Dantas, repudiou as fake news de que ele é um dos três piauienses com Covid-19 no Piauí.
O reitor Arimatéia Dantas Lopes não é o terceiro caso de Covid-19. Ele não tem sintomas da doença e está em casa, muito bem de saúde. A professora e jornalista Jaqueline Dourado falou com ele na noite de quinta-feira (19). "A única coisa que incomoda são as fake news espalhadas pela rede", diz.
Franzé e Firmino Paulo unem PT e Progressistas em Lagoa Alegre
Por Arimatéa Carvalho
Definido o quadro em Lagoa Alegre do Piauí. De um lado, apoiada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), está a advogada Lucinete Oliveira. O grupo da advogada inclui ainda o Progressistas do deputado estadual Firmino Paulo, que indicará o cabela de chapa ou o vice. O médico Osaelzinho será o candidato ou então o vice de Lucinete. Pesquisas e negociações vão definir qual dos dois será o escolhido.
Lucinete e Osaelzinho disputarão contra o prefeito Carlos Magno, que tem o apoio do presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB).
No registro, o governador Wellington Dias, o deputado Franzé Silva, a advogada e o pré-candidato a vereador Laélcio Nunes Costa.
COVID-19: decreto do Governo do PI suspende atividades e limita fluxo
Por Sávia Barreto
O Governo do Estado divulgou no início da noite desta quinta-feira, 19, o decreto com as medidas para que o estado combata a disseminação de coronavírus. O decreto é mais rígido que a versão inicial que circulou no início da tarde. O Decreto de Suspensão proíbe a realização de eventos e estabelece o fechamento de bares, cinemas, restaurantes, shoppings academias, casas de espetáculo, clínicas de estética e saúde bucal, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas ao atendimento de urgência e emergência.
O decreto legisla ainda sobre o controle das fronteiras estaduais. Policiais militares, agentes federais e do exército, bem como guardas municipais devem ser destacados para garantir controle nas entradas. A preocupação é manter sob alerta a entrada de pessoas potencialmente contaminadas e que não tenham sido submetidas ao período de isolamento social determinado pelo Ministério da Saúde, que é de sete dias.
Confira abaixo os pontos do decreto na íntegra:
"Art. 1o Fica determinada a suspensão:
I – de todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética;
II – das atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência;
III – de eventos esportivos;
IV – das atividades comerciais em shopping centers.
Parágrafo único. A suspensão das atividades e eventos determinada neste artigo terá
vigência a partir das 24 horas do dia 20 de março de 2020.
Art. 2o Fica determinado o controle de fluxo de pessoas nas divisas do Estado.
§ 1o O controle de fluxo de pessoas será exercido pela vigilância sanitária estadual, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e municipais, e com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.
§ 2o Os órgãos envolvidos no controle de fluxo de pessoas deverão solicitar a colaboração da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
§ 3o O controle de fluxo de pessoas será exercido por meio de abordagem das pessoas que cruzarem a divisa estadual, as quais receberão orientações e determinações expedidas pelo serviço de saúde com objetivo de conter a contaminação pelo novo coronavirus.
Art. 3o Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação".
CALAMIDADE PÚBLICA
O governador Wellington Dias decretou estado de calamidade pública no Piauí, em decorrência da pandemia da Covid-19 que aflige todo o planeta. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira após reunião com o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Jonas Moura; prefeito do município maranhense de Timon, cidade vizinha à capital, Luciano Leitoa, além dos secretários de Estado da Saúde, Governo e Fazenda, Florentino Neto, Osmar Júnior e Rafael Fontelles, respectivamente.
MEDIDAS EXCEPCIONAIS
O decreto estabelece que as instâncias competentes ficam autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias para se contrapor à disseminação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. “O principal objetivo é agilizar as ações, para que dentro do Piauí possamos trabalhar em um cenário que vai além da urgência e da emergência, garantindo as condições de recursos humanos e financeiros, voltados para o objetivo de lidar com os efeitos do coronavírus em nosso estado”, destacou Dias.
DECRETO VAI PARA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
“O que queremos é evitar situações em que outros estados já chegaram. A forma para evitar isso é a prevenção. O fato concreto é que se houver uma propagação sem controle, não haverá profissionais e leitos suficientes. Quero aqui pedir a compreensão da população”, avalia Wellington Dias. As medidas adotadas vão ao encontro com o estabelecido pelo Ministério da Saúde. O documento será enviado ainda hoje para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde deve ser apreciado e votado pelos parlamentares que compõem aquela Casa.
TRANSPORTE PÚBLICO
Em Teresina, Governo e Prefeitura discutem um plano de transporte público que possa diminuir o trânsito de pessoas fora dos horários de pico. O prefeito da capital reforçou o compromisso público em assegurar a saúde dos piauienses e agradeceu aos esforços dos profissionais que trabalham no enfrentamento à crise.
“Em momentos de crise como esse, onde a vida de todos está em risco, não podemos nos deixar dividir por questões políticas e partidárias. Exatamente por isso que estamos aqui juntos para enfrentar essa crise. Cabe a cada um de nós buscar fazer o seu papel. Todo trabalhador de saúde para nós é precioso e nós nos orgulhamos do trabalho de cada um deles. Mas não é apenas um orgulho solto, mas nós temos que dizer para cada um deles que o destino de mais de três milhões e piauienses depende muito do empenho, dedicação e máximo compromisso deles”, disse Firmino.
MUNICÍPIOS NO INTERIOR
Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o momento requer foco total de todos os prefeitos piauienses. “Hoje, observando nossa equipe, ficou claro que realmente essas medidas são realmente necessárias. Enquanto representante dos municípios, quero me dirigir a todos os prefeitos do Piauí e pedir para que fiquem muito atentos a todas essas medidas que foram tomadas hoje e que são imprescindíveis de que cada prefeito tenha esse cuidado lá na ponta. Juntos rogamos a colaboração de todos os outros órgãos, como o Ministério Público e também o poder judiciário.”
COOPERAÇÃO COM TIMON
A necessidade de cooperação entre os poderes também foi lembrada pelo prefeito de Timon, Chico Leitoa, que reforçou a delicadeza do momento. “Esse é um trabalho de cada um daqueles que acreditam no tamanho que esse momento exige. A cidade de Timon vai precisar desse trabalho e apoio do Estado do Piauí e da cidade de Teresina, para que nós todos juntos possamos dar as mãos e vencer esse momento”.
Ciro admite que eleições podem se adiadas por causa do covid-19
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) admitiu à coluna que as eleições deste ano podem ser adiadas por conta da epidemia de coronavírus. “Não existe uma definição quanto a isso mas é uma possibilidade, e uma possibilidade bem real”, destacou. Ele também avaliou o pacote do Governo Federal com medidas econômicas para compensar a retração: “É uma retração econômica jamais vista na história do Brasil. Temos que criar mecanismos para evitar um aumento gigantesco do desemprego que vai haver”.