Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 448 de 665Major fecha com Abreu, mas recebe ligação de Firmino: “Agora é tarde”
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Major Paulo Roberto contou ao blog que fechou apoio ao pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Abreu (PL). "É meu amigo e um bom candidato", disse. Na manhã de sexta-feira (21), contudo, ele recebeu ligação do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). "Agora é tarde. Cansei de esperar", disse.
Major foi convidado para ser um dos coordenadores da campanha de Fábio à Prefeitura e está avaliando se aceita. Existe mesmo a possibilidade dele não sair candidato para coordenar a campanha, mas ainda é uma possibilidade que ele está analisando. Major não ficará no PL, mas em um partido menor que vai abrigar os vereadores com mandato que estarão ao lado de Fábio. "Essa sigla eu ainda não posso falar", diz. A sigla pode ser o DEM de Roney Lustosa.
Quanto à saída dele do grupo do prefeito, Major se sentiu desprestigiado e, segundo o grupo dele, promessas feitas ainda em novembro e dezembro pelo Palácio da Cidade não foram cumpridas ainda.
Há agora a expectativa que o vereador Dr. Lázaro, que foi expulso do Cidadania, também fique com Fábio Abreu.
Luciano Hang marca visita a Mão Santa em março para anunciar loja
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), vai receber no litoral o presidente do Grupo Havan, empresário Luciano Hang, que vai instalar na segunda maior cidade do Estado uma loja da rede. A loja de Teresina já foi autorizada pela Prefeitura e as obras já vão ser iniciadas na Avenida João XXIII, na Zona Leste.
Em Parnaíba, o encontro ficou marcado para depois do dia 15 de março e Luciano irá anunciar, ao lado do prefeito, o local da loja e quantos postos de trabalho serão gerados.
Luciano gostou de saber que, assim como ele, Mão Santa é aliado do presidente Jair Bolsonaro e os dois tiveram uma amistosa conversa pelo telefone, quando então ficou marcada a visita.
Um ruído entre Fábio Abreu e o PT
Por Sávia Barreto
Tudo indica que houve um estremecimento entre Fábio Abreu e o PT, segundo duas fontes, uma da oposição e outra da base, informaram à coluna. Elas alegam que o pré-candidato a prefeito do PL estaria “de salto alto”, isso porque ele teria rejeitado a opção de ter um vice do PT. Nas pesquisas de Abreu, esse vice petista não ajudaria a conquistar votos. Porém, o PT tem estrutura, ou seja, muitos pré-candidatos a vereador para pedir votos, e isso vale muito numa eleição municipal.
Vereadores esperam Firmino se decidir antes de bater martelo em siglas
Por Sávia Barreto
A demora do prefeito Firmino Filho em definir um nome tem causado alguns efeitos colaterais nos partidos, inclusive os da sua base de apoio. É que muitas lideranças e vereadores não dão a resposta final se vão se filiar ou não em determinadas siglas porque estão esperando Firmino dizer quem é o candidato da base. Ou seja, ninguém consegue fechar chapa até agora. “Aí o Firmino quebra a gente”, desabafou líder político de partido da base sobre a especulação de que o prefeito poderia anunciar um nome só em abril.
Os motivos para Charles ser o favorito do momento na base tucana
Por Sávia Barreto
E o escolhido é...
Fontes tucanas e até mesmo da oposição confirmam que o candidato a prefeito da base em Teresina será Charles Silveira. Isso por três motivos: 1) Kléber Montezuma, o mais cotado até agora, teria alta rejeição dos professores nas pesquisas internas do PSDB. O jeito firme do gestor traz muitos resultados para a administração, mas também ocasiona essa animosidade com os professores. 2) Charles tem o perfil de agregador para atrair partidos da oposição no segundo turno.
Pensando nos debates
E 3) as pesquisas têm apontado que Dr.Pessoa tem mantido consistência de intenção de votos e até crescido, com relativa queda de Fábio Abreu. Ou seja, se o adversário principal for Pessoa, Charles é o melhor nome para os debates, pois é “suave” como o emedebista. Como bônus, pode-se acrescente-se que o ex-prefeito Sílvio Mendes apoia Charles Silveira e leva junto ala tradicional do PSDB.
Evaldo reforça time feminino com Samanta Dourado
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes segue filiando mulheres e reforçando a ala feminina do partido. Dessa vez foi a empresária Samanta Dourado, presença forte nas redes sociais e atuante na região Sudeste. "Ela já está filiada e sairá candidata a vereadora. É um nome forte", avalia Evaldo.
O time já tem nomes fortes, como a contadora Josiene Marques (presidente do Solidariedade Mulher) e a advogada e coach Karine Barros.
1ª mulher a comandar TST tem posse prestigiada por piauienses
Por Arimatéa Carvalho
Primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ministra Maria Cristina Irigoen Peduzzi fez história e foi muito cumprimentada em Brasília em sua posse. O deputado federal Paes Landim, que foi professor da ministra na UnB e a nomeou professora da Faculdade de Direito durante a gestão dele como diretor, foi abraçar sua ex-aluna.
"Um fato inédito é que o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi prestigiá-la e fez uso da palavra para convidar a nova presidente a acompanhá-lo na posse do novo presidente do Uruguai!", contou Landim.
PRESENÇAS PIAUIENSES
Além de Landim, estavam na posse de Maria Cristina a desembargadora Liana Chaib e o ex-deputado federal Heráclito Fortes. A ministra nasceu no Uruguai, mas veio morar no Brasil ao casar-se com um brasileiro e obteve a nacionalidade.
Dr. Lázaro revela apoio em Brasília; J. Augusto rebate: “Foi expulso”
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Dr. Lázaro esteve no diretório nacional do Cidadania em Brasília, na quarta-feira (19), e disse que ouviu dos dirigentes que não há motivos para sua expulsão. Ele foi expulso pelo diretório de Teresina. "Tratei com a presidência do partido e com a comissão eleitoral do Cidadania", relata. Ele diz que ouviu do diretório nacional, através do José Regis e Wobber Lopes Pinheiro, da comissão eleitoral, que o Cidadania não possui nenhum motivo para realizar a expulsão.
“Fui muito bem recebido por todos que compõem o diretório nacional, conversei com a comissão que me garantiu que vai reverter qualquer processo de expulsão que vier da estadual. Eles também me informaram que em nenhum momento o representante da municipal e da estadual esteve em Brasília conversando sobre a questão do processo de expulsão do partido”, declarou Dr. Lázaro.
"Ele já foi expulso"
O presidente do Cidadania em Teresina, professor José Augusto, disse que o processo de expulsão do vereador Dr. Lázaro seguiu toda a tramitação normal, com amplo direito de defesa. "Ele já foi expulso e não faz mais parte dos quadros do Cidadania", avisa o presidente. "Do mesmo jeito que ele esteve em Brasília, nós também estivemos e contamos com o apoio da nacional", afirma. Segundo ele, o vereador recorreu e expulsão está ainda na esfera estadual, portanto, não poderia ter chegado de fato a Brasília.
"Não vou querer o mandato"
Primeiro suplente do partido, o professor José Augusto disse que poderia assumir o mandato na Câmara de Teresina, já que Dr. Lázaro foi expulso. "Mas não vou pedir o cargo", avisa. Ele acrescenta que o parlamentar está querendo ganhar tempo para encontrar um novo partido.
Beth Lourdes: novo nome e outro visual para chegar à Câmara
Por Arimtéa Carvalho
Com o nome de Beth Lourdes, a professora Beth Cuscuz está apostando nas redes sociais para divulgar sua pré-candidatura a vereadora de Teresina neste ano.
Filiada ao MDB, a outrora empresária de entretenimento adulto repaginou também o visual e segue postando frases inspiradas nos seus perfis.
Júnior Macêdo nega ida ao Solidariedade; tendência é ficar com Abreu
Por Arimatéa Carvalho
O diretor da Fundespi Júnior Macêdo informou ao blog que não acertou filiação ao Solidariedade, como noticiado no quadro Jogo do Poder, do programa Agora, da Rede Meio Norte. Ele conversa com algumas siglas e deve anunciar sua decisão ainda nesta semana.
Júnior recebeu convites de várias siglas, de olho no potencial que ele tem para a Câmara de Teresina, incluindo PTB, Cidadania e Solidariedade. O blog apurou que ele pode optar pelo PL do deputado federal Fábio Abreu. Mesmo que não fique no PL, ele pode ir para um partido ligado ao secretário de Segurança.