Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 449 de 665Júnior Percy tem vice indicado por ex-prefeita Ivana Fortes
Por Arimatéa Carvalho
O quadro está definido em Buriti dos Lopes, município do Norte do Piauí. O prefeito Júnior Percy, do Progressistas, terá como vice em sua chapa Jarbas Filho, uma indicação da ex-prefeita Ivana Fortes. Ivana e Jarbas são do grupo político do ex-governador Zé Filho. Ou seja, Ciro e Zé Filho juntos na cidade.
Já pela oposição aparece o ex-prefeito Bernildo Val.
Solidariedade faz treinamento para as mulheres da sigla
Por Arimatéa Carvalho
O Solidariedade está apostando na alta perfomance das mulheres do partido, de olho nas eleições de 2020, quando a sigla vai compor com várias candidaturas femininas. O Soliridariedade Mulher realizou 5 treinamentos com a master coach e advogada Karine Barros. Ela, que é um nome forte dentro do partido, cotada para a Câmara dos Vereadores, como também numa possível indicação do Solidariedade para vice-prefeito, tem expertise em desenvolvimento de pessoas. A última fase do treinamento também recebeu advogadas.
Assis: “Decisão sobre Marquim Monteiro não é do diretório estadual”
Por Sávia Barreto
Há mais um embate no PT. Agora entre o presidente estadual, deputado federal Assis Carvalho e o municipal em Teresina, deputado Cícero Magalhães. O diretório municipal vai mandar a decisão sobre aceitar o grupo do suplente de vereador Marquim Monteiro no PT para o diretório estadual. Até aí tudo bem. Mas Assis disse à coluna que não tem nada a ver com decisões municipais e o diretório estadual não tem por que deliberar esse assunto: “Vi essa história na imprensa, mas isso não é normal, até me surpreendi. Não é o que o diretório estadual faz, a gente faz é articular, dialoga com o município mas não é a direção estadual que decide filiações”, frisou Assis.
10 A 0
Sobre a sucessão em Teresina, Assis Carvalho avalia que há mudança de estratégia do grupo da PMT, que teria diminuído as críticas à gestão estadual do PT, evitando comparações com a administração municipal tucana. “Ele (Firmino Filho) já mudou o discurso, você não vê mais ele comparar... Ele percebeu, porque é muito habilidoso e faz muitas pesquisas, que a gente estava ganhando de 10 a zero”.
Ciro Nogueira diz que é “impossível” não participar do pleito em Picos
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira comentou à coluna a proposta do ex-prefeito de Picos, Zé Neri, para que nem Ciro nem o governador Welington Dias estejam na disputa em Picos. A chance de Ciro não atuar ativamente na cidade é zero”“No meu caso é impossível, tenho uma dívida grande na cidade de Picos. Dos 224 municípios, é a única cidade que nunca consegui trabalhar a contento. A cidade hoje se encontra completamente abandonada em todos os sentidos e eu de mãos atadas. Não existe possibilidade de eu não participar da eleição em Picos independente da participação ou não do governador”, enfatizou.
Roncalinho ingressa no MDB e terá especial atenção de Marcelo Castro
Por Arimatéa Carvalho
Após reunião entre o ex-deputado estadual Roncali Costa Paulo; o presidente regional do MDB, senador Marcelo Castro, e o pré-candidato do partido a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ficou decidido que o filho do ex-deputado, Roncalinho, será candidato a vereador de Teresina neste ano pelo MDB mesmo.
Roncalinho estava negociando a candidatura dele Solidariedade, a convite do deputado estadual Evaldo Gomes, mas como Evaldo permanece no grupo do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), não seria viável ele ingressar na sigla e fazer oposição na campanha ao MDB.
Também houve conversas com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e com o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, para acertar a ida de Roncalinho. O senador Marcelo Castro acredita que o MDB fará 4 ou 5 vereadores e Roncalinho está cotado para ficar entre eles. Castro fará empenho especial para que isso aconteça.
O anúncio da ida de Roncalinho para o MDB será feito na terça-feira, dia 18, às 19h, na sala do presidente da Assembleia, Themístocles Filho.
Na foto aparece ainda o vereador de Teresina Luiz Lobão, que foi à casa de Dr. Pessoa para tratar de sua permanência no partido.
Fábio traz evento internacional de cultura para o Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Durante o 6° Congresso da Juventude IOV Mundial da Unesco, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, anunciou que o Piauí vai sediar no próximo ano o Festival Internacional de Folclore e Cultura Popular, da Unesco.
Fábio acompanhou os integrantes da quadrilha junina piauiense Luar do São João pela Unesco. Trata-se da melhor quadrilha junina do Brasil. "É a cultura do Piauí com destaque internacional", comentou.
Marllos fecha com prefeita Ceiça e lança Paula Geanne para a Câmara
Por Arimatéa Carvalho
Agora em Valença o palanque para a reeleição da prefeita Ceiça Dias, do Solidariedade, está montado. Ele recebeu na noite de sábado o apoio declarado do ex-deputado federal Marlos Sampaio, do MDB, em ato realizado pelo Solidariedade. Quem compõe a chapa da prefeita como vice prefeito é o ex-vereador Leonardo Nogueira , que na noite também se filiou ao SDD. O candidato a vice pertence ao grupo político do deputado estadual Franzé, do PT. No encontro ainda marcaram presença o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do partido, deputada federal Marina Santos e o vic-presidente Estadual do SDD, Marcos Venicius.
VEREADORA NA CERTA
Marllos Sampaio mostrou força política no final de semana em Valença ao lançar sua esposa, Paula Geanne, como pré-candidata a vereadora. Em um dos eventos, foram mais de 400 pessoas e no segundo, mais de mil.
OPOSIÇÃO DIVIDIDA
Pela oposição em Valença, vão disputar Carmelina do Ó (do empresário João Vicente Claudino) e Marcelo Costa (candidato do senador Ciro Nogueira). Com a divisão, o grupo da prefeita Ceiça Dias se beneficia.
Pré-candidatos a vereador do MDB prometem rebelião se Lobão ficar
Por Sávia Barreto
Em abril será enviada lista de filiados do MDB para o Tribunal Regional Eleitoral e fonte emedebista informa que o vereador Luís Lobão não deve constar nessa lista. "Ele que sabe, se ele concorrer a vereador com essa espada na cabeça não vai ser fácil para ele", destacou o emedebista à coluna. Ocorreram nas últimas semanas muitas tentativas de conciliação entre o vereador da capital e a cúpula do MDB, particularmente o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, com uma melhora nos ânimos e crescimento da tendência de permanência de Lobão no MDB.
Mas a resistência dos pré-candidatos a vereador do partido tem pesado e o processo de expulsão do vereador agora corre em ritmo acelerado. Ele deve receber a notificação esta semana. Caso Lobão não saia, os pré-candidatos prometem rebelião e deixarão a legenda, o que prejudicará a eleição do próprio Lobão. O vereador é defendido pelo senador Marcelo Castro, que tem poder nas instâncias estadual e federal da sigla. O motivo da expulsão seria o apoio de Lobão ao grupo do prefeito Firmino Filho.
Pesquisas feitas por Ciro mostram que Huck tira votos do PT no Piauí
Por Sávia Barreto
Pesquisas realizadas pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) mostram o crescimento do apresentador Luciano Huck como potencial candidato a presidente da República nas eleições 2022. Ele tem crescido justamente nas classes C, D E, onde residem majoritariamente os votos petistas. Ou seja, o apresentador compete diretamente com o PT, independente de qual seja o candidato petista. A revelação foi feita pela colunista do Estadão Eliane Catanhede, neste domingo, 17. “Assim, suas chances presidenciáveis, que ainda são uma incógnita (como a própria candidatura), dependem de sua capacidade de tirar votos do PT, para então ser levado a sério entre os eleitores de Bolsonaro. De baixo para cima”, pontua Eliane.
A colunista destaca que Ciro Nogueira começou a sentir “um declínio muito grande do PT e quis sentir para onde esses votos estavam migrando”. Dessa forma, encomendou levantamentos sem controle de amostra, em cidades representativas. O resultado surpreendeu e tem empolgado outras siglas, como o PDT, e outros estados, como Tocantins, a fazerem o mesmo: detectar a movimentação dos votos.
Segundo esses levantamentos, em Picos, o petista Fernando Haddad teve 74,74% (30.013 votos) no segundo turno e Jair Bolsonaro, 25,26% (10.143). No levantamento agora, Haddad caiu para 38,4, Huck ficou em segundo, com 24,8%, e Bolsonaro recuou para 20,1%. Em Floriano, Haddad teve 74,87% no segundo turno, com 24.011, contra Bolsonaro, 25,13%, com 8.059. Hoje, pelo levantamento, Haddad despenca para 37,9%, Huck dispara para 27,9% e Bolsonaro reduz o seu teto para 17,7%.
“Obviamente, trata-se de duas pequenas cidades de um único Estado, mas são assim que as coisas começam: daqui e dali, dando indícios, sugerindo rumos. Com o próprio Jair Bolsonaro, poucos prestaram atenção e acreditaram quando ele começou a pipocar. Deu no que deu”, pontua Catanhede.
Mão Santa recebe ministro com carnaval; ele liberou R$ 970 mil
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi recebido em Parnaíba pelo prefeito Mão Santa (DEM) com as realezas do carnaval. Ele liberou R$ 970 mil para sinalização turística em Parnaíba e prometeu mais recursos para a gestão de Mão Santa, que é alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.
A jornalista Sávia Barreto apurou que o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, também esteve em Parnaíba com o ministro do Turismo.
Ele entregou material com dados sobre os Indicadores Turísticos de Teresina. De acordo com Venâncio, uma audiência para debater investimentos no turismo da capital com o gestor federal também será marcada.