Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 450 de 665Pablo reassume a Fundação anunciando investimentos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Pablo Santos (MDB) voltou à Fundação Hospitalar e anunciou novos investimentos para o HGV e o Hospital de Picos. Já como presidente, ele e o diretor do Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque, entregaram o certificado de mérito "Amigos do HGV", a profissionais e autoridades políticas que contribuíram de forma relevante para o hospital em 2019. Um dos ganhadores foi o deputado federal e secretário de Segurança, Fábio Abreu.
No último ano, o HGV recebeu recursos financeiros de emendas parlamentares. Na lista de homenageados, também está o senador Marcelo Castro, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio e o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho. Além dos políticos, foram homenageados profissionais de saúde.
Para Pablo, "é uma satisfação homenagear os profissionais que dedicam boa parte do seu tempo para levar um pouco da sua experiência acadêmica e médica para outras pessoas que irão estar atendendo ao Sistema Único de Saúde . Em 2020, também estaremos focados na questão de investimentos para melhorar a qualidade dos leitos e ampliar o número de serviços do HGV".
Vereador quer liberação de estacionamento para quem for ao cinema
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Ítalo Barros quer isenção de estacionamento para usuários de cinema em shoppings de Teresina. Projeto nesse sentido foi apresentado por ele na Câmara de Vereadores. A medida vale apenas para quem sair da sessão depois das 22h.
"Quando você compra o ticket para a última sessão, que geralmente acontece às 22h, o usuário somente utiliza os serviços do cinema, não sendo contemplado com os demais serviços ofertados pelos shoppings, sendo desnecessária a cobrança de estacionamento, já que se paga um ingresso para ter acesso ao cinema, e que geralmente já é bem caro", argumenta.
Tiago Vasconcelos confirma conversa com Walter Rei das Motos no PSD
Por Sávia Barreto
O empresário Walter Rei das Motos anunciou sua saída do PSL e não será mais candidato a prefeito – algo de certa forma já esperado, pois o grupo do PSL marcha com Firmino Filho e Walter reclamava de falta de apoio do partido à candidatura própria. A coluna apurou para onde ele vai: será o PSD. O presidente municipal do PSD em Teresina, Tiago Vasconcelos, confirmou Walter o procurou com o intuito de ingressar no PSD levando um grupo de pré-candidatos a vereador. “Walter é um grande empresário, cidadão de bem e pessoa respeitada em nossa cidade. Abrimos um canal de diálogo para ver a possibilidade de levar um grupo qualificado para o PSD”, pontuou Tiago.
Raio-X da base de Firmino: quem sobe e quem desce
Por Sávia Barreto
O prefeito Firmino Filho vai receber pesquisas internas de intenção de voto até dia 20, antes carnaval. Deve passar até início de março conversando com aliados e vereadores. Enquanto isso, Charles Silveira está se articulando e Kléber Montezuma aguardando e acreditando por uma eventual posição favorável do prefeito. Washington Bonfim está praticamente fora porque foi vetado por Sílvio Mendes. Já Marco Antônio Ayres estaria, segundo fonte tucana, ligando para lideranças pedindo apoio para sua indicação. Evandro Hidd corre por fora. Mas pode ser uma opção. E Fernando Said já avisou a Firmino que não tem interesse em ser candidato.
Venâncio mostra indicadores turísticos de Teresina para ministro
Por Sávia Barreto
O secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, esteve na manhã de sexta-feira (14), em Parnaíba, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro. Na oportunidade Venâncio entregou material com dados sobre os Indicadores Turísticos de Teresina. De acordo com Venâncio, uma audiência para debater investimentos no turismo da capital com o gestor federal também será marcada. O ministro está no Piauí para conhecer o Delta do Parnaíba e a Rota das Emoções. Ele liberou R$ 1 milhão para investimentos na sinalização de atrativos turísticos de Parnaíba.
Pedido de Fernando Monteiro a W.Dias pode fazer Marquim ir para o PT
Por Sávia Barreto
Há dois motivos para que o grupo de Marquim Monteiro seja aceito no PT, apesar da gritaria dos radicais contra a ida do suplente de vereador para o partido. O motivo racional é que a chapa proporcional do PT em Teresina está perdendo nomes com densidade, entre eles Conceição Andrade e Humberto Coelho. Se Marquim fosse, não iria sozinho, levaria gente para engrossar a “cauda” do PT. Fora que com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, fortaleceria o grupo de Wellington Dias contra Ciro Nogueira para 2022.
O LADO DA EMOÇÃO
O segundo motivo é emocional. Fonte que esteve com o governador relata que ocorreu um pedido do falecido deputado Fernando Monteiro para que Wellington orientasse e não abandonasse o grupo político de Monteiro - grupo este que marcha com Wellington Dias há várias eleições. O governador teria ficado sensibilizado.
A questão é: os petistas vão colocar em risco 2022 e peitar o governador?
Ciro retruca Assis sobre vitória no pleito de 2018:“Só pode ser piada”
Por Sávia Barreto
Mais um capítulo do duelo PT e Progressistas. O deputado Assis Carvalho disse na semana passada que sem o PT, o senador Ciro Nogueira não teria ganhando a eleição de 2018. “Ganhamos as eleições de 2022 sendo adversário do PP, ganhamos as eleições de 2006 sem o PP. Recebemos pela primeira vez o apoio do PP em 2014 e somos gratos por esse apoio. Se não fosse a aliança do PP com o PT em 2018, Ciro Nogueira seria senador? Não quero acreditar que ele acredite que seria senador sem o apoio do PT”, cutucou Assis.
HA- HÁ - HA
“Queria saber se o Assis está dando uma de João Claudio Moreno... porque só pode ser piada isso!”, respondeu o senador Ciro Nogueira à coluna. O grupo do Progressistas avalia nos bastidores que a parceria Ciro/Wellington foi importante mas credita a vitória em 2018 ao trabalho realizado nos municípios ao longos dos anos na atração de recursos públicos vindos de Brasília para obras e projetos no Piauí.
FOGO AMIGO
E veio do PT o fogo amigo contra Assis Carvalho: “Ciro não deve nada ao PT, já que remunerou os cabos eleitorais petistas, vide Assis. É estranho esse estremecimento do Assis com o Ciro, já que Assis foi o maior cabo eleitoral do Ciro dentro do PT”, destacou Júnior do MP3, petista histórico, colocando mais lenha na fogueira.
O nome dela é Josiene: conheça a cotada para vice do candidato da base
Por Sávia Barreto
A bolsa de apostas para a escolha do pré-candidato a prefeito da base de Firmino Filho segue intensa, assim como a de vice. Após assumir a presidência municipal do Solidariedade em Teresina, Josiene Marques tem se cacifado para ser indicada candidata a vice-prefeita na chapa de Firmino Filho, sendo uma indicação do presidente estadual do partido, deputado Evaldo Gomes. Além ser secretária da Mulher do partido, ou seja, com histórico de atuação na política, Josiene tem um perfil discreto, mas aguerrido, e soma no currículo experiência acadêmica na área de contabilidade e gestão pública.
Canindé: uma surpresa na lista tríplice de Firmino?
Por Arimatéa Carvalho
A lista tríplice de Firmino Filho para a candidatura a prefeito pelo PSDB pode conter uma surpresa chamada Francisco Canindé, secretário de Finanças e queridinho dos vereadores.
Ele já foi superintendente da SDU Leste, secretário-executivo de diversas pastas, secretário de Administração e está nas Finanças, de onde saiu o prefeito Firmino Filho na primeira vez que disputou o Palácio da Cidade.
Canindé é tido como tucano raiz, "leve", confiável 100% e tem o apoio de todos. Rejeição próxima de zero, portanto. Ele tem o mesmo perfil técnico do secretário Marco Antônio Ayres, também um tucano raiz que vem de outras gestões e já passou por diversos cargos. Assim como Canindé, Ayres é da confiança de Firmino (e ainda é ligado a Sílvio Mendes).
W.Dias reúne secretários nesta sexta e passará prioridades
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias reúne toda sua equipe de governo nesta sexta (13), no auditório da Secretaria de Cultura, para discutir e apontar para a equipe o planejamento de ações do ano e as prioridades da gestão. Na reunião o governador também deverá passar orientações aos gestores sobre condutas vedadas em ano eleitoral.