Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 461 de 665Consenso fechado com Júlio: eleição para vice da Alepi será dia 04/02
Por Sávia Barreto
O consenso está fechado e a eleição tem data para acontecer: dia 04 de fevereiro será a escolha do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. O presidente da Casa, Themistocles Sampaio, confirmou à coluna a convergência pelo nome do deputado progressista Júlio Arcoverde.
Vale lembrar que foi articulada uma candidatura do deputado do Republicanos, Gessivaldo Isaías, mas após acordo nos bastidores, o nome de Gessivaldo foi retirado a favor de Júlio. “Foi um acordo do passado onde os Progressistas indicaram o vice-presidente, deputado Fernando Monteiro. Aconteceu uma fatalidade, ele faleceu, e no meu entender os Progressistas deveriam continuar com a indicação”, explicou Themístocles.
Dr.Lázaro responde Celso Henrique: “Ele teve votação ridícula”
Por Sávia Barreto
O vereador Dr.Lázaro comentou à pedido da coluna a decisão da comissão de ética do partido que decidiu expulsa-lo. Ele diz que a expulsão é fruto do “desespero” de Celso Henrique, presidente estadual, em tentar ser vereador. “Não fui notificado mas se for um fato com certeza vou recorrer e reverter esse resultado em Brasília”, pontuou. “Antes diziam que não iam expulsar mas o estatuto garante a minha candidatura. Agora inventaram mais essa. É o desespero do presidente Celso Henrique no afã de ser vereador. Ele deveria era conquistar votos nas comunidades para o cidadania, como eu faço”, avisou.
Celso x Lázaro
Lázaro ainda fez referência à última votação de Celso Henrique como candidato a deputado estadual: “Saiu candidato a deputado federal e teve uma votação ridícula”. Celso respondeu: “Minha questão com o senhor Lazaro será judicial, não tenho nada a ver com decisão do comissão de ética. Sou presidente estadual do Cidadania, o presidente municipal é o professo Augusto. Ele terá que provar o que disse”, argumentou o presidente da legenda.
Deputado Oliveira Neto fortalece PH em Sigefredo Pachêco
Por Arimatéa Carvalho
No município de Sigefredo Pacheco, a oposição do atual prefeito Oscar Bandeira (Progressistas), o pré-candidato a prefeito Paulo Henrique, o PH, segue fortalecido com o apoio do deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23).
O parlamentar retornou ao município para evento com a comunidade e disse que PH é o nome da vez para vencer as eleições do dia 4 de outubro na cidade.
TRE pode cassar Padre Valmir nessa quinta-feira
Por Arimatéa Carvalho
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga nessa quinta-feira (23), a partir das 8h, a cassação do prefeito de Picos, Padre Valmir (PT), por abuso do poder econômico nas eleições de 2016. Segundo a denúncia, feita pelo ex-prefeito e candidato derrotado Gil Paraibano (Progressistas), o padre usou de asfaltamento para influenciar o resultado da eleição.
O padre já foi cassado pelo juiz eleitoral José Airton M. de Sousa, da 62ª Zona Eleitoral, em julho de 2018, mas recorreu ao TRE. A advogada Andreia Araújo, uma das mais experientes em direito eleitoral do Piauí e que atua para Gil Paraibano, está otimista que a decisão não será reformada.
Caso o prefeito seja cassado hoje, assume a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Hugo Victor (MDB), até que eleições suplementares sejam realizadas. A questão do uso do asfalto para influenciar eleição pode sofrer um revés se ele for cassado hoje, pois abre precedentes de condenação.
Hugo Victor na prefeitura representa um fortalecimento do MDB na cidade.
Comissão de ética do Cidadania decide por expulsão de Dr.Lázaro
Por Sávia Barreto
A coluna descobriu que o relatório da Comissão de Ética do Cidadania saiu. E o resultado surpreende zero pessoas: o vereador da capital Dr.Lázaro foi considerado “infiel” ao partido por prestar declarações na imprensa contra os dirigentes e a sigla. O parecer foi pela expulsão. Lázaro apresentou atestado médico, justificativa, etc, mas não adiantou. Agora será convocada por edital a Executiva do diretório municipal, que irá votar o relatório. A tendência é pela expulsão. A cúpula do Cidadania não conta com Lázaro nos cálculos para formar a chapa de vereadores da legenda.
Família Monteiro: Marcos Aurélio para vereador e Marquinhos, deputado
Por Arimatéa Carvalho
A família Monteiro deu uma demonstração de força política e capilaridade em Teresina em evento no Sesc Ilhotas, em Teresina. Unida e com mais de 300 lideranças presentes, a família definiu seu futuro político da seguinte forma: o médico oftalmologista Marcos Aurélio Monteiro será candidato a vereador da capital neste ano, enquanto Marquinhos Monteiro sairá candidato a deputado estadual em 2022. Eles são herdeiros políticos do deputado estadual Fernando Monteiro, que morreu de câncer de fígado aos 68 anos de idade.
Marcos Aurélio é um médico experiente e já testado nas urnas. Em 2018, ele foi candidato a deputado federal pelo PRTB. Marquinhos Monteiro, por sua vez, é suplente de vereador na capital. O primeiro é sobrinho de Fernando, enquanto o segundo é filho.
"Vamos tudos juntos para um mesmo partido. Estamos analisando qual será ele", explica Marcos Aurélio. "Iremos ficar nós dois (Marquinhos) e toda a família Monteiro unida no mesmo partido", conta. "Estamos estudando várias possibilidades partidárias", afirma. Marquinhos entrou no Progressistas, mas pela declaração do tio, pode sair. Ou ele entrar na sigla.
Edson Melo nega veto do PSDB a W.Bonfim como candidato da base
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do PSDB, vereador Edson Melo, falou de algumas indefinições na chapa de vereadores do PSDB. Os tucanos esperam ainda a filiação de dois vereadores com mandato. Ele cita Neto do Angelim, por exemplo, mas a coluna apurou que o caminho mais provável para Luís Lobão também é o ninho tucano. Edson comentou ainda a escolha do candidato a ser apoiado pelo prefeito Firmino Filho.
Mesmo dizendo que não existe veto ap progressista Washington Bomfim, fala de Melo é perceptível a demarcação de espaço para alguém que seja considerado “tucano raiz” (o que Bonfim não é, segundo os filiados tradicionais, pois filiou-se ao Progressistas e se afastou da gestão do PSDB em Teresina): “Ele é filiado ao Progressistas... é um bom nome, não existe veto a prováveis candidatos pelo PSDB”.
Neto do Angelim sobre ausência em evento de Fábio Abreu: 'Trabalhando'
Por Sávia Barreto
O vereador Neto do Angelim enviou imagem s à coluna para justificar sua ausência no evento de lançamento oficial do nome de Fábio Abreu como pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PL. Um tucano afirmou que a situação do vereador é difícil. Isso porque o sentimento generalizado na base de Firmino Filho é que Neto não pode estar tão próximo do deputado coronel Carlos Augusto (um dos coordenadores da campanha de Fábio Abreu) e ao mesmo tempo ter apoio de Firmino.
O equilibrista
Para Neto do Angelim há dois caminhos: ou ele se filia ao PSDB e tem o apoio do prefeito (mas perde o de Carlos Augusto) ou se filia ao PL com apoio de Carlos Augusto (e perde o apoio do Firmino). “O Neto quer dá uma de equilibrista. Mas não tem como”, disse esse tucano reservadamente. Angelim já disse que fica com Firmino. Mas os tucanos pedem prova e cobram a filiação na chapa tucana - que é recheada de medalhões com muitos votos.
Genro de Zé Hamilton pode ser vice de Mão Santa
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), convidou o vereador Beto Teles (Progressistas) para ser seu vice na chapa de reeleição deste ano. Detalhe: Beto é genro do ex-prefeito Zé Hamilton, candidato das oposições. O vereador agradeceu ao convite de Mão Santa e não descartou ser o vice do gestor, ou seja, existe a possibilidade real.
Nos bastidores, já se falava que o Progressistas poderia indicar o vice do prefeito, num cenário com Zé Hamilton desistindo da disputa. Independente disso, contudo, Mão Santa avança rumo a uma composição que quebraria das pernas da oposição.
W. Dias em Esperantina: “A obra desencantou”
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, fizeram visita técnica à obra do estádio de futebol de Esperantina, que começou em 2012 mas nunca passou de 20% das obras concluídas. Na gestão de Clemilton, os outros 80% andaram rápido e a inauguração acontece no final de março. "A obra era encantada. Desencantou", comentou Wellington.
"Ao chegarmos à Fundespi, fizemos o distrato com a construtora antiga e realizamos todo o trâmite burocrático para contratar a segunda colocada, que começou em novembro e já vamos entregar a obra", resumo o presidente Clemilton Queiroz.