Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 462 de 665MDB lança Dr. Cristiano em Cocal e João Mádison defende o nome
Por Arimatéa Carvalho
O MDB lançou Dr. Cristiano para a Prefeitura de Cocal da Estação nas eleições deste ano. O deputado estadual João Mádison, junto com o herdeiro, João Filho, foram à cidade para reforçar a pré-candidatura e abraçar lideranças da região. O médico disputa pela oposição.
"Dr. Cristiano é o melhor nome para Cocal com certeza e estaremos juntos neste ano", comentou o parlamentar.
O prefeito da cidade é Rubens de Sousa Vieira, do PSDB. Em novembro de 2019, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) pediu o afastamento dele e de outros dois servidores. A ação civil pública foi ajuizada pelo promotor Francisco Túlio Ciarlini Mendes, pelo motivo de fraudes em licitações. A ação é resultante da Operação Escamoteamento, de 2016.
PL de Fábio Abreu encara desafio de montar chapa de vereadores
Por Arimatéa Carvalho
A chapa de pré-candidatos a vereador de Teresina do PL se reuniu com o deputado estadual Carlos Augusto e, para quem foi à reunião, algo ficou evidente: do jeito que está hoje, ela não tem força para eleger mais do que um vereador. Os dois candidatos que têm força de verdade são a delegada Anamelka Cadena e o médico Leonardo Eulálio. Júnior Macêdo, diretor da Fundespi, que ainda avalia o convite, também somaria muito. Mas é preciso reforçar o time substancialmente. Aí reside o problema.
O reforço no PL seria o ingresso dos vereadores Joaquim do Arroz e Neto do Angelim, além do suplente de vereador e delegado James Guerra, hoje na chapa do MDB. No entanto, uma parte dos pré-candidatos teme a entrada deles e ameaça abandonar o barco. Eis um dilema para o pré-candidato a prefeito Fábio Abreu resolver até março. Ele precisa reforçar a chapa sem afastar os que já estão acertados.
Nos bastidores, os líderes da sigla defendem que a força da candidatura de Fábio Abreu a prefeito elege dois vereadores sem dificuldade e um terceiro é provável. Mas não custa lembrar que se trata de uma caminho de mão dupla. Ele também precisa de uma chapa forte para ajudar na sua eleição ao Palácio da Cidade.
Jeová garante que Dr.Pessoa participará dos debates: “Ele não foge”
Por Sávia Barreto
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar, esclarece que teve um quadro de arritmia cardíaca após exame de saúde realizado na semana passada. “Fiz uma caminhada de Teresina a Santa Cruz dos Milagres, à pé, mais de 170 quilômetros e quando fui fazer um exame de endoscopia, tive uma arritmia. Até brinco que foi’ quebranto’”.
NÃO FOGE À LUTA
Jeová também garantiu que o pré-candidato a prefeito do MDB, Dr. Pessoa, vai participar dos debates televisivos durante a campanha: “Dr. Pessoa não é homem de fugir de embate nenhum. Há dois anos ele participou de uma campanha para o Governo do Estado e participou dos debates todos. Ele quer mesmo é debater”, frisou o vereador.
Vice-presidência da Alepi: consenso é sobre nome de Júlio
Por Sávia Barreto
Como tudo na Assembleia Legislativa, a busca pelo entendimento é sempre a saída mais desejada ao invés do confronto direto. Salvo se algo extraordinário ocorrer, já é consenso que o vice-presidente da Casa, a ser escolhido na eleição de fevereiro é o progressista Júlio Arcoverde e não Gessivaldo Isaías.
“Ass coisas avançaram muito. Sempre disse que queria ser candidato, mas através de um consenso. Conversei já com o pastor Gessivaldo e colegas de outros partidos e até o final da semana devemos ter um entendimento”. Júlio também comenta a questão da indicação do candidato a vice-prefeito na chapa organizada por Firmino, deixando claro que ela não é empecilho para o Progressistas ficar no grupo.
SEM EMPECILHOS
Nos bastidores, alguns tucanos demonstram pé atrás com o espaço crescente do Progressistas na relação com Firmino – especialmente em um cenário onde o partido indique Washington Bonfim como candidato. ”Firmino tem uma vantagem de ter vários nomes competitivos, capazes, são seus secretários, ex-secretários. Temos que aguardar a escolha do prefeito, que será em março, até onde a gente sabe. Só depois, tratar de vice. A escolha do vice todo partido quer ter, mas não será empecilho para apoiarmos qualquer candidato escolhido pelo prefeito”, pontuou Júlio.
Dúvida na base e o “liquidificador” tucano
Por Sávia Barreto
A coluna ouviu de uma fonte do PSDB, um tucano “raiz”: “Sabe quando você bota as acerolas no liquidificador e bate? É como a gente está sobre essa história do candidato do Firmino”. Ou seja: todo mundo se batendo. Estava marcada para acontecer ontem uma reunião com alguns desses tucanos conservadores para discutir a (não) indicação de Firmino Filho à sucessão no Palácio da Cidade.
UM FÔLEGO
Os conservadores ganharam sobrevida, já que Firmino teria encomendado duas pesquisas para esse mês de janeiro e só vai fazer o anúncio oficial do candidato em março. Quem está na jogada: Marco Antônio Ayres (que não deve ser descartado, afinal, comanda pasta que tem direcionamento do asfalto, lixo e luz), Washington Bonfim (se reuniu com Firmino no final de semana), Kléber Montezuma e Charles Silveira.
Sebastião Ribeiro Martins abre Ano Judiciário na segunda, 20
Por Arimatéa Carvalho
O Tribunal de Justiça realiza na segunda-feira (20), às 9h30, a abertura do Ano Judiciário 2020. O ato acontece no auditório do pleno do TJ e será comandado pelo presidente do Tribunal, desembargador Sebastião Martins, com as presenças dos desembargadores e de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, como o governador Wellington Dias (PT).
Após puxão de orelha, ministro virá para agenda com Mão Santa
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Mão Santa recebeu telefonema do Palácio do Planalto pedindo desculpas pela descortesia do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que cumpriu agenda na cidade e sequer convidou o prefeito para um encontro.
Mão Santa foi informado pelo Planalto que o ministro será mandado novamente para, dessa vez, cumprir agenda com o gestor. Aliás, tem de ser logo: o ministro talvez não alcance o Carnaval no cargo.
Na visita sem o prefeito, antes do puxão de orelha, o ministro circulou ao lado do governador Wellington Dias (PT), dos deputados Flávio Nogueira e do ex-prefeito de Parnaíba e atual secretário estadual da Saúde, Florentino Neto. Ele anunciou a liberação de recursos para o turismo no Estado, em especial para a Serra da Capivara. O ministro conheceu o Delta do Parnaíba.
Marina Silva está em Teresina e participa de convenção da Rede
Por Arimatéa Carvalho
A ex-ministra e ex-candidata a presidente Marina Silva, da Rede, está em Teresina, onde participa neste sábado da convenção municipal da sigla. A Pastora Graça, ex-candidata a deputada federal 2018, está hospedando Marina na capital.
Pastora Graça, que se tornou grande amiga da ex-candidata, obteve 2.286 votos para a Câmara na última eleição e é hoje o nome mais ligado à ambientalista. "Estamos hospedando Marina e, dentro desse passeio, ela veio apoiar a convenção municipal", afirmou ao blog.
Sob o comando de Laurentino, Unidade Popular terá candidatos no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O TSE homologou e o Brasil ganhou um novo partido de esquerda, o Unidade Popular. No Piauí, o ex-vereador de Teresina Pedro Laurentino está no comando da agremiação. À coluna, Laurentino informou que haverá reunião no começo de fevereiro para definir as candidaturas a prefeito de Teresina e também a montagem de uma chapa de vereadores. Ele avalia que há tempo hábil para viabilizar as candidaturas na capital.
MAIS À ESQUERDA
O Unidade Popular é um partido de esquerda independente, que critica, inclusive, o PT. Pedro Laurentino faz parte da executiva nacional e deve comandar o processo eleitoral este ano no Piauí. A ideia é ter candidaturas próprias nas capitais.
Jardim do Mulato: Aírton nega divulgação de foto da esposa de vereador
Por Sávia Barreto
Após a polêmica envolvendo a divulgação de fotos íntimas da esposa do vereador Pitu, da cidade de Jardim do Mulato, o prefeito Aírton Veloso se pronunciou afirmando que quem tirou e publicou as imagens foi o próprio marido da vítima, não tendo o prefeito nenhuma relação com o caso. “Se não fosse pra ninguém ver que não tivesse colocado a imagem em seu perfil próprio, para que todos a vissem. Essa foto também foi tirada pelo marido desta mesma senhora. Não foi a minha pessoa que colocou essa imagem que estão vinculando a mim, foi o próprio cônjuge”, afirmou Veras.
O prefeito questiona a vinculação com o seu nome na polêmica e acredita que isso ocorreu pelo seu cargo eletivo: “E eu que não postei estou pagando por isso, só porque sou prefeito? Não foi eu que ordenou. E se a pessoa acha que está falando e fazendo isso pra repercutir politicamente aqui no município, está muito enganada, porque nosso trabalho não se baseia em críticas ou difamações. Não tenho tempo para picuinhas e fuxicos, só tenho tempo para trabalho, trabalho e mais trabalho”, pontuou Aírton Veloso.