Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 468 de 665Gessivaldo busca apoio de Themístocles para vice-presidência da Alepi
Por Sávia Barreto
Deve acontecer nesta segunda-feira, 06, um encontro entre o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB). O assunto: vice-presidência da Alepi. Quando tudo parecida consolidado para que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, deputado Júlio Arcoverde, do Progressistas, fosse o nome de consenso para a função após a morte do deputado Fernando Monteiro, surge a tentativa de Gessivaldo de ser uma terceira via.
BUSCA POR THEMÍSTOCLES
Segundo fonte da coluna, Gessivaldo quer buscar Themístocles Filho o apoio para ser um nome de consenso em um acordo que naturalmente vai precisar envolver o Progressistas. Como a maior bancada da Alepi, dividindo a função com o MDB, o Progressistas é o partido natural a indicar a vice-presidência, tanto que a vaga de Fernando Monteiro, que era do PRTB, só foi efetivada por ter o apoio do Progressistas. Mas, a seu favor, o Republicanos tem a possibilidade de lançar (ou não) uma candidatura a prefeitura de Teresina que pode mudar os planos tanto da oposição como da situação.
JÚLIO MANTEM CANDIDATURA
Júlio Arcoverde, inclusive, admitiu à coluna que pretende sim disputar a vice-presidência. “Quero ser candidato, mas vou primeiro pedir apoio ao partido. Conto com a simpatia de alguns membros do MDB antes quero conversar com o partido”, pontuou. Nos bastidores, a avaliação é de que só um acordo maior, inclusive envolvendo as eleições municipais de 2020, seria capaz de mudar a possibilidade do Progressistas estar na vice-presidência. Mas política é um campo aberto e, como se mostrou outras vezes, há espaço para negociação de interesses, coincidentes ou conflitantes.
As opções - e os impasses - do “grupo do Patriota”
Por Sávia Barreto
O grupo do Patriota – composto por cerca de sete vereadores e suplentes – tem quatro opções na mesa: PSDB, PSL, Progressistas ou voltar para o Patriota. Os dois primeiros são os caminhos mais prováveis e a definição deve sair até 20 de janeiro. A questão é que cada vereador pensa de um jeito diferente sobre a melhor estratégia, porém, se dividirem-se, perdem força na negociação política. “Nossa tendência é ir para um grupo em que possamos eleger bastante vereadores... estamos avaliando, mas vamos definir até o final desse mês”, pontuou o vereador Valdemir Virgino.
Nome do candidato do prefeito em Demerval Lobão sai dia 24
Por Arimatéa Carvalho
Enquanto o prefeito de Teresina, Firmino Filho, adiou para fevereiro ou março o anúncio do nome do candidato a prefeito que terá seu apoio, na vizinha Demerval Lobão o prefeito Júnior Carvalho, do Progressistas, marcou data certa: dia 24 deste mês. Até o momento são 3 pré-candidatos, porém, fonte a coluna informa que pode haver surpresa.
PESQUISA, SEMPRE ELA!
O prefeito Júnior Carvalho encomendou uma pesquisa e já recebeu o resultado. E bateu o martelo que do dia 24 não passa. Nesse mesmo dia, vai ocorrer um ato de filiação do Progressistas, onde secretários municipais, ex-vereadores e lideranças políticas vão se filiar ao partido do prefeito.
Júlio Arcoverde deve ser o novo vice-presidente da Alepi
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Progressistas e também presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Júlio Arcoverde, deve ser o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Foi especulado para o cargo os nomes dos petebistas Nerinho e de Wilson Brandão, do Progressistas, mas Júlio tem posição de liderança hoje no Legislativo e os partidos não devem brigar, afinal, entrar numa disputa para perder é a pior opção. Deve ser consenso, com eleição marcada para fevereiro, na volta dos trabalhos legislativos.
Também está confirmada a posse do suplente de deputado estadual B.Sá Filho para o próximo dia 07 de janeiro, às 10h, na Alepi. B.Sá ocupa a vaga do deputado Fernando Monteiro (PRTB), falecido. Reassume como suplente, portanto, Belê Medeiros, também do Progressistas. O partido se fortalece na Alepi, já que além da cadeira de B.Sá e de Belê, também deve ocupar a primeira vice-presidência, que era ocupada por Monteiro.
Themístocles anuncia “coronel do Exército” na campanha de Dr.Pessoa
Por Sávia Barreto
O presidente municipal do MDB em Teresina, deputado Themístocles Sampaio, disse à coluna que é zero chance da chapa do MDB para disputar a Prefeitura de Teresina no pleito deste ano não ser Dr. Pessoa e Robert Rios pelo PSB. A novidade fica com o anúncio no próximo dia 25 de janeiro de um “coronel do Exército” que irá compor a campanha de Pessoa. Themístocles não quis adiantar o nome do coronel nem a função que ele vai exercer.
DR.PESSOA E O MILITAR
A avaliação de bastidores é de esse coronel poderia contribuir de duas formas: primeiro ajudando a formatar o plano de governo de Dr.Pessoa na área da Segurança Pública, fazendo um contraponto a pré-candidatura do deputado federal Fábio Abreu, que deve adotar essa bandeira na campanha. Esse foi um dos principais temas da campanha federal e mesmo que o pleito seja municipal, não deve passar batido do rol de interesses do eleitor.
PONTO COM NÓ
Segundo, porque em um país que tem o capitão Jair Bolsonaro no poder do Executivo federal, a ter forças militares na composição do governo tende a ajudar. Como se guia bastante por pesquisas, é provável que a decisão de adicionar um militar à chapa tenha algum elemento respaldado numa tendência popular do eleitorado.
Sílvio e JVC: é para valer ou para pressionar Firmino?
Por Sávia Barreto
Políticos ouvidos pela coluna avaliam que uma chapa para disputar a prefeitura de Teresina composta pelo ex-prefeito Sílvio Mendes e o ex-senador João Vicente Claudino é forte sim. Mas, detalhe: João Vicente teria que ser o candidato a vice-prefeito de fato e não indicar um nome. Se só fizer a indicação políticos da oposição avaliam que ele não se envolveria efetivamente na campanha, mesmo que levasse aliados como Elmano Férrer e grupo de tucanos tradicionais como Renato Berger e Joninha.
Persistem ainda dúvidas sobre a real intenção de Sílvio Mendes. O questionamento é se ele apenas quer pressionar Firmino Filho e mandar recado de que se o candidato a prefeito dos tucanos não for o ex-deputado Luciano Nunes (ou algum aliado seu), Mendes tem pra onde ir e levar seu time. Ou seja, se o flerte com o PTB na oposição é para valer ou não passa de uma forma de valorizar o próprio passe.
Nome de Luís Lobão não será enviado em lista de filiados do MDB
Por Sávia Barreto
Piora a situação do vereador Luís Lobão no MDB. Fonte da coluna informa que o partido, assim como as demais legendas, precisa enviar uma lista de filiados para a Justiça Eleitoral nas próximas semanas. Lobão não estará nessa lista. Segundo fonte do MDB, o problema é que “Firmino Filho quer eleger Lobão para ficar do lado dele só que no MDB”. Já Lobão alega que é filiado, cumprindo com suas obrigações e tem uma história na sigla.
Os cálculos apontam que o presidente municipal do MDB, deputado Themístocles Sampaio e o deputado João Mádison possuem 75% a 80% dos delegados do MDB. Ou seja, sem acordo com os dois, não há candidatura possível. “Só se conseguir liminar na Justiça - o que sempre é arriscado”, avaliou emedebista à coluna. O processo de expulsão do vereador, que é ligado ao ninho tucano, vai andar esse mês no MDB.
Jeová Alencar inicia nova peregrinação a Santa Cruz no dia 7
Por Arimatéa Carvalho
Em janeiro de 2019, o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, realizou peregrinação até o santuário de Santa Cruz dos Milagres, a 180km da capital. Neste ano, a nova jornada para o mesmo destino começa dia 7.
"Vamos percorrer cerca de 30km por dia e chegaremos em Santa Cruz no domingo, dia 12", explica o vereador, que recebeu muitos pedidos de integração ao grupo. Jeová não irá pela BR, mas por estradas vicinais. Ele é candidato à reeleição neste ano.
Amostragem: Gil Carlos alcança 74,57% de aprovação
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT), está chegando ao final de seu segundo mandato com uma das maiores aprovações entre todos os 224 gestores do Piauí. Ele tem, segundo o Instituto Amostragem, 74,57% de aprovação. 71,14% dos entrevistados disseram que o município está melhor em comparação ao início da gestão.
RESULTADOS
A situação fiscal equilibrada, com contas em dia, e os serviços públicos todos funcionando pesam na aprovação da gestão de Gil Carlos, além de obras de infraestrutura. O peso do gestor na escolha de seu sucessor é imenso.
Médico desiste de ser candidato a prefeito pelo Novo
Por Arimatéa Carvalho
O médico Leonardo Luz, que seria o candidato a prefeito do Novo em Teresina, divulgou nota desistindo da candidatura. Ele passou nas seletivas que o partido fez, mas pesou na decisão o fato da família ser contra sua entrada na política.
O Novo não divulgou se ficará sem candidato a prefeito na capital ou se vai selecionar o outro pré candidato que estava no páreo, o professor universitário e empresário Tonny Kerley.
NOTA
"Caros amigos e amigas,após longa reflexão nesse final de ano, resolvi retirar minha pré candidatura. Entendo que ainda não é o momento para essa jornada. Continuarei a apoiar o Novo e estarei engajado na eleição dos nossos vereadores. Abraço fraterno a todos!"
Leonardo Luz