Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 469 de 665Rompimento de Progressistas e PT não será em 2020
Por Sávia Barreto
Quem acredita que o senador Ciro Nogueira e o governador Wellington Dias estão em vias de rompimento, deve repensar. Fonte da coluna ouviu de progressista graduado que apesar da nítida divergência política em diversos municípios, da visão diferente de administração (sendo Ciro mais liberal) e dos projetos eleitorais que caminham para rumos opostos quando se trata de 2020 e 2022, Ciro e Wellington não pensam em dar o primeiro passo - não em 2020 - para terminar a parceria política.
Há interesse dos deputados do Progressistas em permanecerem com espaço na administração estadual, e há interesse do governo petista em ter Ciro Nogueira como articulador de peso do Piauí em Brasília. Tudo ferve em banho maria.
Antônio José Lira comenta possível saída de Berger: “Não somos bucha”
Por Sávia Barreto
Já sobre a possibilidade de uma revoada de ex-tucanos irem com Sílvio Mendes para o PTB, o ex-vereador Antônio José Lira disse que confirmada a partida de Renato Berger do PSD, será “providencial”. “É um grande candidato, grande amigo, porém, se Sílvio sair candidato, a ida do Renato com ele seria providencial, lógica e sensata, afinal, não nascemos para sermos buchas”, alfinetou possivelmente em relação a vereadora Cida Santiago, que compõe na chapa do PSD junto com ele.
Tiago Vasconcelos diz que portas do PSD estão abertas para Sílvio
“As portas do PSD estão abertas para filiação de Sílvio Mendes”, informou à coluna o presidente municipal do PSD em Teresina e coordenador da chapa proporcional da sigla, Tiago Vasconcelos. Sílvio já tem conversa agendada com o ex-senador João Vicente Claudino e pode ir para o PTB. O namoro com o MDB, especialmente através do senador Marcelo Castro, nunca foi totalmente encerrado. Se for para o PSD, MDB ou PTB, um fato é certo, será pela oposição a disputa pela prefeitura de Teresina.
EM TEMPO
Após seis anos em que o Incra do Piauí não conseguia recursos de Brasília para obras de infraestrutura, Tiago Vasconcelos, superintendente do órgão no estado, destaca que obteve financiamento em Brasília para contemplar 10 assentamentos em sete municípios. O curioso é que a autorização no valor de R$ 3 milhões saiu no dia 31 de dezembro de 2019, no apagar das luzes do ano. O montante não estaca previsto no orçamento e nem emenda parlamentar ou de bancada, contando com o apoio do deputado federal Júlio César (PSD) e articulação local.
As metas de W.Dias para 2020
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias já começou as agendas do ano fazendo planejamento para 2020. Ele quer focar no equilíbrio financeiro e garantia de investimentos em todo o estado de forma segmentada por territórios. Dias começou ontem a passar as orientações para parte da equipe mais próxima, como o secretário de Governo, Osmar Júnior, de Fazenda, Rafael Fonteles e de Comunicação, Alisson Bacelar, e lançará metas para cada órgão.
Chapa Sílvio-JVC pela oposição pode ter apoio de W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
A informação caiu como uma bomba sobre o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura. A articulação é para formar uma chapa com o ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido) como candidato a prefeito e o ex-senador João Vicente Claudino (PTB) como vice. Detalhe: pela oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB).
Sílvio se filiaria ao MDB, a convite do senador Marcelo Castro, ou ao próprio PTB, e contaria com o apoio do governador Wellington Dias (PT). Dessa forma, essa seria a chapa das oposições: Sílvio e JVC com o apoio de Marcelo e W. Dias.
E DR. PESSOA?
A coluna questionou à fonte do Palácio de Karnak como ficaria a candidatura de Dr. Pessoa, já lançada pelo presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB). Resposta: "Você não notou que nos últimos dois meses o Dr. Pessoa mergulhou e o MDB não anda mais fazendo muito barulho com a pré-candidatura?". A esperar os próximos movimentos.
PESQUISA DEFINITIVA
O prefeito Firmino Filho vai escolher o nome para a Prefeitura a partir da pesquisa que está sendo feita agora na capital e será entregue a ele em janeiro. Nas últimas pesquisas, o nome do ex-prefeito Sílvio Mendes apareceu com percentuais que não animaram o núcleo duro de Firmino.
Ex-ministro e ex-presidente têm encontro sobre política e economia
Por Arimatéa Carvalho
Em viagem ao Uruguai para passar o Ano Novo, com sua Michele, o ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa recebeu para almoço na segunda-feira, em Montevideo, o ex-presidente José Mujica. São amigos de longa data.
Els conversaram sobre conjuntura política, econômica e social no Uruguai, Brasil e outros países da América Latina, e sobre as mudanças políticas e acirramento ideológico que divide povos em todo o mundo. José Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 é considerado em todo o mundo como um exemplo de humildade e integridade.
Liderança tradicional de União sairá candidato em 2020
Por Arimatéa Carvalho
Assim como vem acontecendo em Teresina, onde lideranças experientes tomaram coragem e vão sair candidatos em 2020, em União algo semelhante ocorreu: o líder Vilmar Torres, que milita há mais de 20 anos e já ajudou prefeitos como Gustavo Medeiros, José Barros e atual, Paulo Henrique, será candidato a vereador no próximo ano.
Vilmar Torres integra um grupo de cerca de 20 candidatos do Republicanos que pode eleger até dois nomes. Vilmar tem forte atuação no povoado David Caldas, um dos mais conhecidos da cidade.
Themístocles rebate Firmino após ser “perdoado”:“Eu que devia perdoar”
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB), rebateu em conversa com a coluna a fala do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que disse “perdoar” Themístocles. A declaração de Firmino ocorreu em entrevista especial exibida no quadro “Jogo do Poder” no programa “Agora” da TV Meio Norte, nesta segunda-feira, 30. Mas, para Themístocles, a fala não condiz com a realidade.
“Ele não tem nada que me perdoar. Eu é quem devia perdoar o Firmino, e não o contrário”, frisou Themístocles. O presidente da Alepi lembra que o desentendimento entre os dois foi “político” e decorrente da eleição para presidência da Casa, quando Themístocles disputou a reeleição contra o deputado do PT Fábio Novo, apoiado por Firmino Filho e o governador Wellington Dias. Themístocles venceu, mas o apoio de Firmino foi visto por ele como uma interferência de um Poder no outro.
“Tenho imagens dele pedindo votos para o Fábio Novo em reuniões. O Firmino tem um problema de memória, por isso ele vai perder a eleição em 2020”, pontuou Themístocles Sampaio, que apoia o ex-deputado Dr.Pessoa à prefeitura de Teresina. Pessoa tem liderado as pesquisas de intenção de voto. Firmino ainda não definiu o nome que irá apoiar.
Themístocles Filho ressalta que após a eleição da Alepi foi procurado por Firmino Filho e restabeleceram os laços políticos com a indicação do ex-reitor da Universidade Federal do Piauí, Luíz Júnior, ao cargo de vice-prefeito do tucano. Hoje Lúís Júnior está rompido com o grupo emedebista e deve disputar uma cadeira de vereador pelo PSDB.
Sai Walter, entra Nel: PSL em Teresina tem novo presidente municipal
Por Sávia Barreto
O PSL tem um novo presidente municipal em Teresina, é o empresário Manoel Lopes, o Nel, líder do movimento de direita “Avança Piauí”. Nel assume o lugar do pré-candidato a prefeito da capital pela legenda, o empresário Walter Rei das Motos, que agora vai se dedicar exclusivamente à campanha.
“A mudança foi feita em perfeita harmonia com o Walter e eu vou cuidar em fortalecer nossa chapa de vereadores e impulsionar a candidatura majoritária do Walter”, adiantou Nel em conversa com a coluna.
Walter assumiu o lugar de capitão Anderson, falecido em acidente de carro a caminho do litoral do Piauí, quando organizava a visita do presidente Jair Bolsonaro à Parnaíba.
Fábio reassume mandato de federal e C. Augusto para a Segurança
Por Arimatéa Carvalho
Com a saída do secretário estadual de Segurança Pública, deputado federal Fábio Abreu, para ser candidato a prefeito de Teresina, quem assume a pasta é o deputado estadual Carlos Augusto, do PL. A saída dele abriria vaga para a comunista Elisângela Moura na Assembleia, mas Fábio Novo (PT) também deixará a Cultura para cuidar de sua candidatura a prefeito e, com isso, ele reassume obrigatoriamente o mandato na Alepi.
Os deputados podem ser candidatos, mas precisam se manter nos mandatos. A saída de Fábio implica em reassumir em Brasília e tirar Paes Landim (PTB) do gabinete. A coluna apurou que Fábio Abreu pretende reassumir em Brasília antes mesmo do prazo, em abril. Como haverá dezenas de deputados federais candidatos, a Câmara deve funcionar em regime especial, deixando tempo para as campanhas nas cidades.
NO MESMO LUGAR
Caso o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) saia candidato a prefeito de Floriano, como o blog já mencionou, ele permanece na Alepi. Ainda não será dessa vez que o ex-governador Zé Filho (PSDB), primeiro suplente da oposição, vai assumir vaga.