Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 480 de 665Elmano e Sérgio Bandeira visitam obra do viaduto do Mercado do Peixe
Por Sávia Barreto
“Essa deve ser a sexta visita que fazemos às obras do viaduto do Mercado do Peixe. Já estivemos lá até com o ministro Tarcísio de Freitas. As obras estão a todo vapor e devem ser entregues em março, com a presença do presidente Bolsonaro”, informou o suplente de deputado Sérgio Bandeira, a respeito da visita que realizou ao viaduto do mercado do Peixe junto com o senador Elmano Férrer (Podemos), articulador de recursos para a obra.
W.Dias é cotado para disputar contra Bolsonaro em 2022
Por Sávia Barreto
Para o deputado federal Vicentinho (PT-PI), que recebeu título de cidadão piauiense na Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias é um dos nomes fortes no PT para disputar as eleições de 2022 ao Palácio do Planalto contra o presidente Jair Bolsonaro. Além de Dias, Vicentinho cita o ex-presidente Lula, que enfrenta problemas com a Lei da Ficha Limpa e está inelegível, o ex-candidato a presidente Fernando Haddad, e o governador da Bahia, Rui Costa. “Onde Wellington vai, é recebido com muito carinho e muito respeito. Sou capaz de ousar e dizer que Wellington é um dos nomes prováveis à candidatura a Presidência da República”, argumentou.
Lages: Ciro é igual mulher que não se separa pra não dividir as coisas
Por Arimatéa Carvalho
O ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Ronaldo Lages, enviou novo áudio através de whatsapp se "defendendo" de áudios anteriores nos quais ele supostamente conversa com o senador Ciro Nogueira sobre as eleições municipais do próximo ano e sobre a candidatura de Ciro a governador em 2022. Ciro não reconheceu a veracidade das conversas, mas Ronaldo não negou e ainda se explicou em novo áudio.
"O Ciro é igual mulher que não gosta mais do marido, mas não se separa para não dividir as coisas", filosofou o ex-prefeito no novo áudio. "Eu não fiz de intenção, ele sabe disso. Somos amigos há 30 anos. Não fiz de propósito (a divulgação dos áudios). Agora, ele tem de assumir as coisas. E o Wellington Dias sabe disso", garante a liderança.
"Ciro toda vez fica em cima do muro, por isso ele nunca foi governador. Ele tem de chegar para o Wellington Dias e dizer: 'Wellington, tu vai foi governador 4 vezes e agora eu também quero ser'. E acabou-se! Ele não vai perder nada com isso", aconselha Ronaldo Lages.
"Eu não quero mais saber dessas conversas velhas. No dia em que mandarem um áudio pra mim, eu vou logo dizer: rapaz, vão pra lá com essas conversas de vocês!", promete Ronaldo, para tristeza dos blogueiros e comentaristas políticos.
PS: a foto é do Jornalesp.com
Empresa anuncia voos que incluem Fernando de Noronha, Parnaíba e Jeri
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias visitou em Parnaíba o Salão do Turismo da Rota das Emoções, quando foi anunciado que a empresa Passaredo Linhas Aéreas vai iniciar operação interligando Fernando de Noronha, Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba e Barreirinhas. No estande do projeto Conheça o Piauí, W. Dias usou o óculos virtual para viajar por lugares turísticos do Piauí, alguns deles de grande beleza mas pouco conhecidos.
"Você imagina Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba, Barra Grande, mas tem muito mais do que isso. Cidades históricas como Parnaíba. É um lugar que quem vem ama e o mundo está atrás de novos destinos", disse W. Dias sobre a Rota das Emoções.
Juiz libera obra do novo hospital de Picos; S. João terá investimentos
Por Arimatéa Carvalho
O juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, suspendeu liminar e liberou a retomada das obras do novo hospital de Picos. A paralisação ocorreu em 2016. O secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, comemorou a decisão divulgando vídeo na noite de sexta-feira. Ele lembra que o hospital vai melhorar a saúde da região e já existe emenda de R$ 35 milhões do deputado federal Assis Carvalho (PT) para a obra.
INVESTIMENTO EM SÃO JOÃO
O secretário Florentino Neto se reuniu com o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT). Eles acertaram novos investimentos no hospital estadual Teresinha Nunes de Barros, que atende a cidade e municípios próximos.
Júlio “estranha” vazamento de áudio de Ciro e Karnak não responderá
Por Sávia Barreto
“O governador e nenhum membro do Governo quer entrar nesta discussão”, informou fonte do Palácio de Karnak a respeito de supostos áudios do senador Ciro Nogueira (Progressistas) vazados esta semana com diálogos que trazem articulações para 2022 envolvendo o governador Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho e a montagem de chapa com o Progressistas liderando. Ou seja, Wellington vai seguir mantendo a linha diplomática e nem ele nem seus principais secretários farão críticas ou ponderações públicas a respeito do tema.
PULGA ATRÁS DA ORELHA
Já o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, primeiro pondera a veracidade dos áudios, que também podem ter sido editados ou tirados de contexto, e segundo, coloca um questionamento sobre a fonte do vazamento, que seria Ronaldo Lages, policial civil e ex-prefeito do município de Nossa Senhora dos Remédios.
PERA BEM AÍ
“Tem ver se realmente é verdade, agora não sabia dessa intimidade política do Ciro com o Ronaldo, até porque ele, Ronaldo, nunca votou em nenhum deputado progressista. Eu mesmo faço política lá contra o ex-prefeito Ronaldo. O Progressista lá vota em mim e na deputada Iracema Portella, por isso estou estranhando”, argumentou Júlio Arcoverde.
Lista atualizada: os mais cotados para serem apoiados por Firmino
Por Sávia Barreto
Colhendo com as fontes privilegiadas, que estão no dia-a-dia da base de Firmino, a coluna informa a lista atualizada dos candidatos que o prefeito tem à disposição para lançar à sua sucessão. Há dúvidas, mas o primeiro lugar oscila entre o secretário de Educação Kleber Montezuma e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira. O secretário de Governo, Fernando Said, vinha correndo bem por fora mas deu uma recuada por conta de vetos de grupos opositores a ele na base.
HÁ CHANCE
Mas nada está fechado e o prefeito Firmino Filho tem ouvido boas recomendações a respeito do nome do ex-deputado tucano Luciano Nunes (que contaria com o apoio do ex-prefeito Sílvio Mendes). O problema é que Firmino e Luciano se distanciaram nas últimas eleições estaduais e paira dúvidas sobre a confiança de um em outro. Os vereadores Evandro Hidd e Samuel Silveira não são carta fora do baralho, porém são opções mais remotas em comparação aos medalhões já citados.
Republicanos: partido está pressionado entre W.Dias e Firmino
Por Sávia Barreto
A coluna apurou com fonte do Palácio da Cidade que a possível pré-candidatura a prefeito de Teresina pelo Republicanos do apresentador Silas Freire, pode ter sido vetada pelo Palácio de Karnak, unindo na estratégia o PT e o MDB do deputado estadual Themístocles Sampaio. O Republicanos, antigo PRB, faz parte da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) e também do governador Wellington Dias (PT), mas o presidente estadual da legenda, o deputado pastor Gessivaldo Isaías, tem ligação mais forte com o Karnak.
SOMOS NEUTROS
Já o vereador Levino de Jesus é a liderança do Republicanos mais próxima a Firmino. “O Republicanos não vai apoiar candidatura de ninguém. Se não tiver candidato próprio, apoiará o candidato do prefeito Firmino Filho”, informou Levino à coluna. A ideia inicial era que a candidatura do Republicanos fosse do leque da base de Firmino, assim como na oposição há vários nomes em busca do mesmo objetivo com uma eventual união apenas no segundo turno.
PLANO A, B OU C
Mas segundo fonte da coluna que tem participado das conversas na base de Firmino, a candidatura de Silas teria várias opções de se consolidar independente do Republicanos. Um dos caminhos seria o PSL, cujo candidato até o momento, o empresário Valter Rei das Motos, ainda não decolou nas pesquisas de intenção de voto. Outra opção viável seria o Patriota. No Solidariedade a situação fica mais difícil porque a legenda do deputado Evaldo Gomes não abre mão de indicar a vice do candidato a prefeito de Firmino Filho.
OLHA O BALÃO
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirma que do Republicanos não guarda boas recordações. “Levei um balão. Nem o Levino nem o pastor Gessivaldo me apoiaram”, disse à coluna. Oficialmente, a sigla marchou com Pessoa nas eleições 2018, mas realmente apenas o suplente de deputado Silas Freire era visto nos atos de campanha ao lado do então candidato a governador de oposição a Wellington Dias.
Quanto mais, melhor: estratégia da oposição contra candidato tucano
Por Sávia Barreto
Articulador político na oposição, o presidente da Câmara, vereador, Jeová Alencar falou à coluna sobre a estratégia do grupo contrário ao prefeito Firmino Filho e diz por que o ideal é ter pelo menos dois candidatos competitivos contra o nome que será apoiado por Firmino. “Já estão projetando 2022 e mal terminou esse ano... é necessário ter o pé no chão. Teresina é grande. Se polarizar, pode se decidir no primeiro turno. Por isso é importante ter mais de duas candidaturas competitivas e temos que trabalhar para ter mais de duas candidaturas competitivas e nos unir no segundo turno”, avaliou.
Para Jeová, o tema do pleito do ano que vem será mobilidade urbana: “Será um dos pontos cruciais no debate. Essa integração, no meu entender, já nasceu morta. Todo dia trocam linha, ônibus são sucateados, donos de empresas falidos e a Strans não faz nada, aliás, faz, multa todo mundo todo dia. Cadê os programas educativos da Strans?”, questionou Jeová, que já foi presidente do Detran-PI.
Câmara faz homenagem a personalidades; Jeová escolhe líder comunitário
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara de Vereadores de Teresina entregou na noite de quinta-feira a honraria Mérito Legislativo a personalidades que contribuem positivamente para a capital. Cada um dos 29 parlamentares escolheu uma pessoa para entregar a medalha.
O vereador Jeová Alencar, presidente da Casa, homenageou no plenário José Ommati o grande líder da região do bairro Santa Teresa, Chico Chaves, com a Medalha Mérito Legislativo pelos. "Ele tem 40 anos de serviços prestados na sua região", explicou Jeová.