Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 481 de 665Carteira de autistas será lançada com filho representando F. Monteiro
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) está convidando para o lançamento da carteira de identificação do autista (Cia), proposta por ele para priorizar o atendimento a pessoas dentro do espectro do autismo nos estabelecimentos. O evento será na segunda, às 11h, no Salão Azul do Palácio do Karnak.
Como o parlamentar segue internado em São Paulo, com uma melhora em seu estado de saúde, ele será representado pelo filho, o suplente de vereador Markim Monteiro. Monteiro faz tratamento de saúde regular no hospital Sírio-Libanês, mas teve uma complicação recente que fez surgirem boatos em Teresina de que ele tinha sido entubado.
O veterano parlamentar tem 68 anos e está em seu 9º mandato. Ele é economista, professor, advogado e presidente da Escola de Samba Ziriguidum.
Solidariedade reúne pré-candidatas no sábado
Por Arimatéa Carvalho
O 1º Encontro Estadual de Mulheres do Solidariedade do Piauí, com o tema "Mulheres na Política", vai reunir no sábado (30), a partir das 8h, as pré-candidatas do partido e a deputada federal da sigla, Marina Santos.
A advogada Karine Barros, uma das pré-candidatas, será o destaque na programação, com duas palestras. Ela é especialista em inteligência e saúde emocional e em gestão advocatícia. Karine foi convidada pelo presidente do partido, Evaldo Gomes, para reforçar o time de mulheres em 2020, um dos mais qualificados até agora.
O dia D para Fábio Abreu e o Plano B de Anamelka: bastidores do PL
Por Sávia Barreto
“Faço um apelo para que Fábio Abreu aceite ser candidato a prefeito de Teresina”, afirmou o presidente estadual do PL, deputado Fábio Xavier em discurso ontem na Assembleia Legislativa durante o evento do PL Mulher, que consagrou a filiação da delegada Anamelka Cadena. O tom do evento era de “pressão” para que Fábio Abreu se assuma candidato a prefeito de Teresina.
O MOTE
O deputado Carlos Augusto, do PL, discursou argumentando que Fábio Abreu não deve recusar o “chamamento” do povo e usou o que parece que vai ser o mote da campanha do deputado federal para a PMT: “Por que não fizeram antes? Na saída não vale. Esse chamamento do povo ao seu nome não é por acaso... Sabemos que o tempo é o seu, mas não recuse o chamamento do povo de Teresina. Vamos abraçar a cidade”. A referência que ele fez foi em relação a possível criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública pelo Palácio da Cidade. A Prefeitura nega esse projeto, mas nos bastidores o tema foi admitido por interlocutores da base.
SAVE THE DATE
Questionado pela coluna quando iria ter uma posição sobre a candidatura a prefeito, Fábio Abreu, que costuma figurar em segundo lugar nas intenções de voto até o momento, já adiantou a data: 22 de janeiro. Esse será o dia em que o PL vai oficializar a pré-candidatura a prefeito. “Vamos anunciar nessa data o nome escolhido pelo partido e nós, como membros do partido, podemos ser anunciados. Até lá vamos fazer as visitações, ouvir as pessoas do nosso município para que nosso partido tenha uma candidatura embasada. Já é 100% certeza que o PL terá um nome”, argumentou Abreu.
PLANO B
Fonte da coluna relata que a delegada Anamelka é a vice dos sonhos mesmo. Tanto que, dependendo do cenário, ela poderia ser vice na chapa de Fábio Abreu, mas em outro partido, já que chapa pura prejudica o objetivo do partido em atrair apoio de outras siglas. O plano A é mesmo a candidatura de vereadora pelo PL, mas a possibilidade da delegada que defende a bandeira da mulher e combate à violência se unir com Abreu na chapa majoritária ainda é trabalhada nos bastidores.
Lista de Firmino se afunila: Charles ou Fernando Said
Por Arimatéa Carvalho
Entrevistado pelo blog na noite desta quarta-feira, dia 27, o vereador e superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, acredita que a lista de pré-candidatos a prefeito em 2020 na mira de Firmino Filho se afunilou e hoje apenas dois nomes surgem como prováveis: o secretário de Governo, Fernando Said, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.
Ele próprio disse que não está no páreo, preparando a chapa de pré-candidatos a vereador do PDT. Ele quer eleger 2 ou 3 nomes e tem filiado nomes viáveis.
COMISSÃO PROVISÓRIA
Sobre o futuro do PDT, Evandro Hidd diz que ainda não recebeu documento do partido indicando a formação de uma comissão provisória estadual, mas isso deve acontecer nos próximos dias. O vereador não tem interesse em assumir o PDT estadual, pois isso atrapalharia no momento a sua pré-campanha de reeleição na capital. No futuro, quem sabe.
Joaquim do Arroz acerta ponteiros para voltar ao Progressistas
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Joaquim do Arroz deve mesmo voltar ao seio do Progressistas. Na noite de quarta-feira, dia 27, o parlamentar se reuniu com o presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, e com o presidente municipal do PSDB, Edson Melo. "Estamos acertando os ponteiros para a volta de Joaquim ao Progressistas", antecipou Júlio.
Joaquim do Arroz também foi cortejado pelo MDB, que estará na oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB) em 2020, mas seguiu ouvindo os convites e dialogando. Agora, caminha para engrossar a chapa progressista. Ele era do PRP, que não atingiu a cláusula de barreira e se fundiu ao Patriota.
Ciro, Firmino e Júlio farão peregrinação de Teresina a Pau D’arco a pé
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira, o deputado estadual Júlio Arcoverde e o prefeito de Teresina Firmino Filho vão fazer o percurso saindo de Teresina até a cidade de Pau D’arco a pé. São quase 70km de distância. Eles vão participar da celebração em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que tradicionalmente acontece no mês de dezembro e reúne fiéis de todo o Piauí e Nordeste. Devem sair no dia 6 de dezembro e chegar no dia 8.
A viagem também marca ainda a plena recuperação do prefeito Nilton Bacelar. “Participaremos de uma missa para agradecer à Nossa Senhora da Conceição por esse ano de trabalho, pelo povo da cidade e, especialmente, pela recuperação do nosso querido prefeito Nilton Bacelar”, afirmou o senador. Nilton se recuperou de um câncer. Júlio Arcoverde, que foi votado pelo prefeito, vai seguir no desafio.
Themistocles: “Beth Cuscuz será eleita vereadora contra o preconceito”
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB), disse à coluna que está otimista com a pré-candidatura de Beth Cuscuz ao cargo de vereadora. Ele afirma que vai se empenhar em sua eleição e que se ela for eleita, será um recado aos preconceituosos. “Fizemos pesquisas e o teresinense não tem esse preconceito. Ela é uma professora, fez uma reunião com 150 pessoas e fez um discurso muito bom, embasado. Digo sem medo de errar: ela será eleita vereadora na nossa capital contra os preconceituosos que ainda existem, embora poucos”.
Secretário da Previdência vem defender reformas no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, vem a Teresina falar dos benefícios das reformas trabalhista, previdenciária e tributária na próxima segunda-feira, dia 2, a convite da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL).
Marinho participa do fórum “Ações para um cenário favorável ao ambiente de negócios”, a partir das 18h30, no auditório da CDL de Teresina. O acesso é livre. Ele é um dos homens fortes da equipe do ministro Paulo Guedes.
A expectativa dos pré-candidatos do PL para que Fábio Abreu se lance
Por Sávia Barreto
O evento do PL Mulher que acontece essa manhã na Assembleia Legislativa do Piauí tem como principal expectativa o lançamento de dois nomes: a delegada Anamelka, como pré-candidata a vereadora pela legenda, e o deputado federal Fábio Abreu, também secretário estadual de Segurança, cuja expectativa é que se posicione mais enfaticamente sobre a disputa de 2020 na capital.
Fábio tem sido discreto, mesmo pontuando em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, porque a pasta da Segurança é delicada e um adiantamento de posição eleitoral poderia ter efeito negativo. Os pré-candidatos a vereadores do partido, porém, querem o quanto antes assumir a bandeira e colar na imagem de Abreu.
As opções do Progressistas para candidatura a vice na chapa de Firmino
Por Sávia Barreto
Tem crescido nos bastidores a especulação sobre a candidatura a vice na chapa organizada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) para disputar o Palácio da Cidade em 2020. O maior partido da base, fora o PSDB - que deve ter o cabeça de chapa - é o Progressistas, por isso se fala na preferência da legenda. Mas o presidente da sigla, Júlio Arcoverde, diz que o momento é de cautela e aguardar a posição do prefeito. Questionado pela coluna, ele elencou as opções de vice no Progressistas: os vereadores R.Silva, Aluísio Sampaio e Graça Amorim, que vai se filiar ao partido em breve.
“A vice não será impedimento para que a gente fique junto em 2020”, frisa Júlio. Ou seja, para compor uma chapa forte, o Progressistas pode abrir mão da vice se isso atrair mais legendas competitivas ao time. Novidade: Júlio Arcoverde diz que também pode ser um nome de fora da política e sem mandato. “Temos lideranças que não fazem parte do Parlamento, mas que representam bem a sociedade piauiense, técnicos, pessoas do povo”. Vale lembrar que a suplente Luciana Sebim, que votou nos progressistas Mainha e Firmino Paulo, está quase fechada para ir ao partido também.