Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 486 de 665PT fará reuniões semanais para fechar estratégia em Teresina
Por Sávia Barreto
Recém-empossado presidente municipal do PT em Teresina, Cícero Magalhães, adiantou à coluna que o partido está focado em implementar um calendário de reuniões para discutir estratégias das candidaturas majoritária e proporcional na capital. Terá, para isso, reuniões todas as terças.
A legenda está com a chapa quase pronta, somando 41 nomes de pré-candidatos a vereador em Teresina. Eles querem chegar a 44 nomes ao total. “Estamos otimistas e é possível após a vitória da saída do Lula... o PT vai disputar com força em Teresina e no Piauí como um todo”, argumentou Magalhães. O PT também vai montar um grupo de trabalho para fechar um plano de governo que o deputado Fábio Novo, pré-candidato a prefeito, vai apresentar na disputa em Teresina.
Bolsonaristas que iriam para PRTB migrarão para o Aliança Pelo Brasil
Por Sávia Barreto
O grupo de bolsonaristas Capitão Anderson, formado por pré-candidatos e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no Piauí, foi convidado a assumir o PRTB da capital após intenso desgaste e expulsão do PSL local. No entanto, o grupo alega que depois das intervenções feitas por Marquinhos Monteiro, filho do presidente estadual do partido, Fernando Monteiro, nada ficou definido e formalizado. O cientista político Wesley Demes (foto abaixo), que iria presidir o PRTB em Teresina, informou à coluna que o destino dos bolonaristas agora é o Aliança Pelo Brasil, sigla que Bolsonaro está montando.
“No Aliança só não entraremos se não formos aceitos, como aconteceu aqui no PSL do Piauí. Assim, continuamos sempre seguindo o presidente Jair Bolsonaro e defendendo suas bandeiras e pautas, independente de onde ele estiver. E, especificamente, aqui no Piauí vai depender muito também de quem assumir a frente do partido em formação”, argumentou Wesley Demes. A tendência é que a advogada Rubenita Lessa presida a nova legenda de Bolsonaro em solo piauiense. Mas o nome do senador Elmano Férrer (Podemos) também foi especulado. O senador já se adiantou e negou a pretensão.
Segundo Demes, há um “sério risco” de que quem possa assuma a direção do APL seja o mesmo grupo que “se diz apoiador de Bolsonaro e lá atrás ficaram ao lado do presidente estadual do PSL, Luís André, onde votaram nele e no seu grupo para que assumissem o partido como um todo, até mesmo com a possibilidade de apoio ao prefeito de Teresina, Firmino Filho”. Ou seja, no PSL ou fora dele, os membros das diversas correntes de direita do Piauí seguem em conflito por espaço político – e não seria diferente no cerne da formação do Aliança Pelo Brasil.
Karnak rebate Firmino e diz que criticas são “eleitorais para 2022”
Por Sávia Barreto
A temperatura está elevada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina. Ou melhor, entre o prefeito Firmino Filho e seus secretários, como Kléber Montezuma, e interlocutores do Palácio de Karnak, como o deputado estadual Franzé Silva e o deputado federal Assis Carvalho. Firmino, por exemplo, pontuou que o governo usa a desculpa da gestão federal para se omitir a respeito de investimentos e ações em Teresina. Além disso, o tucano indicou que a Saúde gerida pelo Estado é um “matadouro” em alguns hospitais e que os petistas que criticam a prefeitura, na verdade estão apontando “o dedo sujo” para o Palácio da Cidade.
Fonte do Palácio de Karnak retrucou Firmino em contato com a coluna. Segundo ela, o Governo do Estado entende que todas as manifestações do prefeito Firmino Filho “são com cunho eleitoral a fim de se posicionar como um possível candidato a governador em 2022”. Representante do primeiro escalão do governo estadual entende que o tucano quer se projetar rivalizando com o governador Wellington Dias
Pois atualmente Firmino estaria abordando muito mais as questões estaduais do que as próprias do município. Entre os exemplos vistos pelo Karnak como um excesso de atenção na direção equivocada, estaria a possível criação de uma secretaria municipal de Segurança Pública, sendo que isso, constitucionalmente, é de competência do Estado.
Prefeitura, ICMbio e pescadores fazem mutirão na Pedra do Sal
Por Arimatéa Carvalho
30 homens a serviço da Prefeitura de Parnaíba, mais pescadores, moradores, ICMBio e a iniciativa privada promovem na manhã deste sábado um mutirão da limpeza na Praia da Pedra do Sal, após a verificação no feriado de que manchas de óleo estão chegando à praia.
Segundo a Prefeitura, a água não está contaminada e, por isso, a praia está liberada para banho neste final de semana. As manchas foram jogadas na areia pela maré, mas de acordo com técnicos da Prefeitura os banhistas não correm perigo. No feriado já houve vistoria do local.
Deputado e secretário anunciam UTI no hospital de Campo Maior
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu (PL) e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, assinaram na quinta-feira o termo que autoriza a abertura do processo licitatório para a construção da UTI adulto do Hospital Regional de Campo Maior. O recurso para a obra no valor de quase R$ 1,7 milhão foi destinado pelo parlamentar e já foi liberado.
O projeto prevê a construção de 10 leitos já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e agora segue para a licitação. “Nós sabíamos da necessidade dessa obra porque no hospital não há nenhum leito de UTI, então vai beneficiar muito a população daquela região”, destacou Fábio Abreu.
Durante o encontro o deputado anunciou ainda a destinação de recursos para a construção de uma UTI infantil. “Estou estou muito feliz dar essa notícia ao secretário Florentino Neto que vai ser um passo muito importante para o avanço da saúde do nosso estado”, disse o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu.
Florentino Neto explica que, apesar de ser um hospital regional, ainda não tinha uma UTI. O secretário agradeceu também ao prefeito Professor Ribinha por ajudar na conquista. Florentino acrescentou que agora vai elaborar o projeto a ser apresentado à Caixa para a obra da UTI infantil.
A convite do prefeito e de olho em 2022, Firmino vai a Oeiras no fds
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Zé Raimundo, do Progressistas, se reuniu com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), na quarta-feira no Palácio da Cidade e conversaram sobre suas experiências administrativas, além de política.
Zé Raimundo convidou Firmino pra ir a Oeiras este final de semana participar de evento sobre educação e de caráter literário na primeira capital. Firmino vai.
O tucano já percorre, sempre que possível, cidades do interior do Estado para tornar seu nome mais conhecido e assim catapultar uma candidatura a governador em 2022.
Stanley Freire recebe convite para se filiar ao PSDB
Por Sávia Barreto
O vereador da capital Stanley Freire foi convidado pelo vereador Edson Melo para se filiar ao PSDB. “Stanley é convidado especial! Com aval do prefeito Firmino”, disse Edson à coluna. Stanley confirmou o convite e disse que está avaliando. Ele tem como opção se filiar ao Solidariedade ou ao Patriota. Mas tudo também passa pela candidatura do pai, Silas Freire, que se articula para disputar a prefeitura de Teresina pelo Republicanos.
Os bastidores da viagem de W.Dias e governadores do Nordeste à Europa
Por Sávia Barreto
Os governadores do Nordeste estão com viagem marcada para este final de semana com destino a Europa. Eles irão visitar três países: Itália, França e Alemanha. A coluna apurou que nos bastidores havia um receio de que essas viagens causassem um certo estranhamento com o governo federal, pois o próprio presidente da França, Emmanuel Macron, gostaria de receber os governadores do Nordeste. Para lembrar, ele rivalizou com o Bolsonaro há pouco tempo por conta da preservação da Amazônia e com críticas ao governo brasileiro por causa das queimadas.
Os governadores nordestinos não querem passar a mensagem de contraponto ao governo federal nessa missão internacional. Os governadores pressentiram que poderia haver, inclusive, um boicote das embaixadas brasileiras no exterior aos governadores, de forma a não darem apoio oficial aos gestores.
Foi para evitar isso e ganhar o apoio do governo federal que alguns governadores do Nordeste, entre eles o governador Wellington Dias, estiveram na terça-feira com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em Brasília. Dias foi escalado pelo consórcio Nordeste para intermediar o caso e melhorar a relação com o Governo Federal. Ou seja, foi o governador encarnou o papel de bombeiro. E deu certo!
TJ-PI decide anular eleição da Mesa Diretora da Câmara de Valença
Por Sávia Barreto
O Tribunal de Justiça do Piauí anulou nesta quarta-feira, 13, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Valença. Segundo a decisão judicial, os vereadores que assumiram após decisão do Tribunal Superior Eleitoral não seguiram o regimento interno e a lei orgânica do município. De acordo com a denúncia, eles não teriam seguido o devido processo legal e praticado constrangimento ilegal contra os vereadores Lucivaldo Monteiro e Leilivan Martins. Os dois eram cotados para assumir os cargos de presidente e vice presidente da Câmara.
A decisão do desembargador Oton Lustosa Torres, determina que o juízo de 1° grau da comarca de Valença deve empossar imediatamente os vereadores como presidente e vice-presidente do Legislativo Municipal.
Grupo de Lobão pressiona por ação de Marcelo e cobra gratidão
Por Arimatéa Carvalho
O grupo político do vereador Luiz Lobão quer que o senador Marcelo Castro engrosse a voz e use do seu poder e prestígio para manter Lobão na chapa de vereadores do MDB. O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, já disse diversas vezes que não tem lugar para o vereador na chapa de 2020, enquanto Marcelo sai em defesa do amigo Lobão.
No entanto, Lobão e seu grupo não estão seguros que a opinião de Marcelo vai prevalecer e, por isso, cobram do senador medidas enérgicas para Lobão não ser excluído. O principal argumento é que Lobão mergulhou de cabeça na eleição de Marcelo em Teresina e chegou a hora do senador retribuir na mesma medida.
Para complicar ainda mais, se Lobão sair do MDB a situação dele se complica, pois não há opções para ele ingressar.