Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 487 de 665Presidente do Conselho de Saúde, Cabral se filia ao PTB
Por Sávia Barreto
Mais uma filiação de peso no PTB. Dessa vez o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Angical, Dr. Cabral, se filiou ao PTB na sede do partido na última terça-feira (12). Cabral é o presidente do Conselho Estadual de Saúde e foi convidado para se filiar ao partido pelo ex-senador João Vicente Claudino. Ele é pré candidato a vereador em Teresina e promete ser competitivo
para concorrer as eleicões de 2020.
Fábio Abreu e Xavier descartam indicar vice do PSDB: “Sem chance”
Por Sávia Barreto
O deputado federal Fábio Abreu disse que o PL terá sim candidato a prefeito de Teresina em 2020 e classifica à coluna como “sem chance” a possibilidade de o partido indicar um candidato a vice-prefeito na chapa que está sendo articulada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). No lado da situação, uma possível aliança com Abreu foi ventilada e até mesmo o nome da delegada Anamelka foi cotado para ser essa vice.
O presidente estadual do PL, Fábio Xavier, reitera a posição de Abreu e destaca que está em Brasília com a cúpula da legenda articulando a candidatura própria do partido. No final desse mês haverá um evento do PL Mulher e, tudo indica, Fábio Abreu deve se posicionar a partir daí com a postura de pré-candidato na capital.
Marden quer fim da cobrança das taxas de revogação de água e luz
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Marden Menezes apresentou na terça-feita na Assembleia projeto de lei que acaba com a taxa de religação de água e energia no Piauí. Ele considera a taxa abusiva.
"Estamos querendo proibir esse abuso essa ilegalidade, pois se o cidadão ou cidadão, por algum motivo não fez o pagamento da sua conta de água e energia e teve o serviço suspenso, quando o consumidor atualizar sua conta, pagando o que deve, ele deve ter o direito de ter o serviço fornecido automaticamente, sem ter que pagar uma taxa extra para "religar" a água ou a energia. Essas taxas forçam, agridem e tiram mais dinheiro de famílias mais humildes do nosso Estado", criticou.
Evaldo e Ciro fecham acordo em três municípios para eleições 2020
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade, e o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, têm afinado o discurso para evitar embates nas eleições 2020 no Piauí. Eles conseguiram fechar acordos em pelo menos três cidades: Barras, Luzilândia e Ilha Grande.
Em Barras, a pré-candidata a prefeita é do Solidariedade, Emília, que deve ter o apoio do Progressistas no mesmo palanque. Em Luzilândia, o prefeito do Solidariedade buscará a reeleição e terá parceria política com o Progressistas. Já em Ilha Grande, a candidata é do Progressistas, Marina, com o vice do SDD, Marquinhos.
Em Teresina, Evaldo Gomes destacou que há um consenso de que a vice do candidato indicado pelo prefeito Firmino Filho deve ser uma mulher e o SDD quer indicar o nome com o apoio do Progressistas: “Há a necessidade de um debate bem aprofundado, inclusive com o prefeito Firmino Filho, que é o condutor desse processo. E eu pedi o apoio do senador para que o SDD indique o vice e ele se mostrou bastante aberto”, frisou Evaldo.
Progressistas articula indicar vice de Mão Santa em Parnaíba
Por Sávia Barreto
Caso o ex-prefeito Zé Hamilton não seja mesmo candidato a prefeito em Parnaíba, o Progressistas vai indicar o candidato a vice do prefeito Mão Santa, que busca a reeleição. O nome cotado é o do vereador Beto, genro de Zé Hamilton. A coluna apurou que o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, já viajou duas vezes nas últimas semanas para Parnaíba visando costurar esse acordo.
Dessa forma, o senador Ciro Nogueira fica também cada vez mais próximo do grupo de oposição ao governador Wellington Dias, do qual Mão Santa é um dos principais expoentes. O cenário de 2020 é essencial na configuração que vai prevalecer em 2022. Fonte da coluna deixa claro que Ciro ainda conta com a possibilidade do governador apoiar o projeto do Progressistas para o Palácio de Karnak, mas se isso não for possível, a sigla deixa as cartas na mesa e vai buscar o máximo de apoio possível em legendas aliadas ou de oposição que possam se somar ao bloco.
Governador, deputado e APCZ lançam Expoapi na segunda-feira
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison e o presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, anunciaram que o lançamento da Expoapi 2019 acontecerá na segunda-feira, dia 18, às 7h, no parque de exposições Dirceu Arcoverde, na BR-343.
"O evento acontece de 30 de novembro a 8 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde com uma programação de leilões, julgamento de raças leiteiras, cursos, praça de alimentação e shows musicais. É uma das maiores feiras do Brasil", conta o presidente André Nogueira.
O governador Wellington Dias estará no lançamento. O Governo do Estado e Associação Piauiense de Criadores de Zebu- são os organizadores.
Luís André diz que PSL- PI não muda estratégia com saída de Bolsonaro
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do PSL no Piauí, vereador Luís André, está em Brasília dialogando com os líderes da sigla. Ele esteve reunido com o vice-presidente nacional, Antônio Ruêda, e tratou sobre o impacto da saída do presidente Jair Bolsonaro da sigla. Segundo André, a estratégia do partido se mantém a mesma no Piauí. “Vamos ter candidatos a prefeito e vice nas principais cidades, mas tudo depende das pesquisas. Queremos nomes competitivos”, frisou o vereador.
Jair Bolsonaro informou que deixa o PSL para fundar um novo partido. O fundo partidário, no entanto, segue no PSL e será alvo de disputa judicial. No Piauí, por conta de pendências em contas eleitorais anteriores, o PSL ainda não havia recebido recursos, mas Luís André ressalta que já ficou acordado um apoio financeiro e liberação do fundo para a legenda disputar as eleições 2020 no estado.
Neto do Angelim vai se afastar da CMT e Roberto Viana assume
Por Sávia Barreto
O vereador Neto do Angelim (DC) deve se afastar da Câmara Municipal de Teresina. Ele tem problemas de saúde e aguarda um laudo médico para sair de licença por quatro meses. “Tenho embolia pulmonar e preciso fazer exames e um cateterismo”, informou Angelim à coluna. Em seu lugar assume o suplente Roberto Viana, ligado ao movimento que representa os garis.
Governo premia 10 melhores secretarias e órgãos públicos de 2019
Por Arimatéa Carvalho
O Governo do Estado criou um ranking de boa gestão e premiou as 10 melhores secretarias e órgãos públicos durante o ano de 2019.
A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) foi uma das premiadas. O anúncio ocorreu no 3° Fórum Piauiense de Controle Interno, realizado na capital. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias e foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE).
Durante o Fórum foi discutida a importância dos canais de ouvidoria, e outros temas voltados para a administração pública. Além disso, ocorreu a entrega do Prêmio Eficiência do Controle Interno, oferecido pelo Governo do Estado aos dez órgãos que tiveram melhor desempenho no ano de 2019, com base no índice de eficiência do controle interno, medido pela CGE.
"A Fundespi conquistou a nona posição, e é motivo de alegria o reconhecimento, eu dedico esse prêmio aos nossos servidores, eles têm desempenhado um trabalho com afinco, competência e muita responsabilidade, esse resultado demonstra isso", destacou Clemilton Queiroz, presidente da Fundespi.
Progressistas vira alvo de prefeitos para filiação em 2020 no Piauí
Por Sávia Barreto
O evento de filiação do Progressistas realizado nesta segunda-feira marcou a entrada oficial do ex-deputado Elizeu Aguiar na sigla em Teresina. Ele estava filiado ao PSL e tem potencial de 4 mil votos na disputa por uma das vagas na Câmara de Vereadores. O Progressistas trabalha para fazer, no mínimo, quatro vereadores na capital, mas planeja chegar a seis nomes. O evento também serviu para mostrar o que ainda vem aí: o deputado pedetista Flávio Júnior, por exemplo, não só compareceu como também sentou na mesa de honra. Ele deve mesmo ir para o partido junto com o pai, deputado federal Flávio Nogueira.
A vereadora Graça Amorim, do Partido da Mulher Brasileira, é outra que vai para a sigla assim que a janela partidária abrir. O senador Ciro Nogueira destaca que são muitos os prefeitos que desejam se filiar na sigla. Tantos, que Ciro e o deputado Júlio Arcoverde, presidente da legenda no Piauí, precisam fazer uma espécie de seleção: “Precisamos de pessoas que tenham identidade com o partido”, pontuou Nogueira.
O partido é preferencial porque o senador Ciro Nogueira tem interlocução em Brasília e participação no Governo Bolsonaro. Os prefeitos piauienses enxergam uma chance de conseguir mais recursos para suas cidades num momento de crise fiscal.
“MEU GOVERNADOR”
"Olá meu governador", disse o prefeito Firmino Filho ao receber o senador Ciro Nogueira para uma reunião, no bairro Pedra Mole, com presidentes e representantes das Associações das Hortas Comunitárias de Teresina no último final de semana. Ciro Nogueira retribuiu com um sorriso no rosto e respondeu: "Meu governador". No interior, Ciro é muito cobrado por prefeitos para que se candidate ao Palácio de Karnak. Já o prefeito Firmino Filho, se fizer o sucessor em Teresina, terá cacife para focar no projeto estadual.