Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 488 de 665Jardim do Mulato: Moisés lança pré-candidatura com apoio de Xavier
Por Sávia Barreto
Moises Moraes foi lançado oficialmente como pré-candidato a prefeito no município de Jardim do Mulato. A pré-candidatura a prefeito do jovem de 22 anos vem sendo viabilizada e defendida pelos grupos políticos do MDB e PL, contando com o apoio integral do presidente estadual da sigla Fabio Xavier, e o deputado federal Fábio Abreu.
Fábio Xavier, por sinal, é filho da cidade vizinha (Regeneração) e afirma ter interesse direto na eleição municipal de Jardim do Mulato. Moises Moraes é membro do diretório estadual do PL e também preside a Juventude Estadual do partido.
Tucanos aguardam vice indicado por Fábio: nome pode ser Anamelka
Por Arimatéa Carvalho
O Palácio da Cidade trabalha com a viabilidade do deputado federal Fábio Abreu indicar o(a) vice na chapa do candidato do prefeito Firmino Filho em 2020. E já tem até nome: o da delegada Anamelka Cadena. Ela é cotada para ser candidata a vereadora pelo PL, mas o grupo de Firmino vê nela uma vice dos sonhos: mulher, empoderada, símbolo da luta contra a violência que atinge as mulheres, articulada e com boa popularidade.
Os tucanos avaliam que Fábio Abreu não vai entrar numa aventura pela Prefeitura de Teresina sem o apoio do governador Wellington Dias, quem tem no deputado estadual Fábio Novo o nome já escolhido pelo PT. Fábio poderia terminar a eleição em terceiro e sair da disputa menor do que entrou. Além disso, o deputado teria a garantia de grande participação na gestão da capital.
Evandro reforça time feminino com Daniele Eulálio
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd anunciou nessa segunda-feira a filiação de Daniele Eulálio ao PDT e a pré-candidatura dela à Câmara de Vereadores de Teresina em 2020. O nome reforça o time de candidatas do partido para o próximo ano. O anúncio foi feito ao lado do marido de Daniele, o ex-vereador Urbano Eulálio.
Evandro Hidd pretende eleger três vereadores na capital em 2020, incluindo mulheres. Ele vem montando um time com grande viabilidade eleitoral.
Deputado lança candidatos a prefeito em Piracuruca, Barras e C. Maior
Por Arimatéa Carvalho
A oposição se uniu em Piracuruca e lançou o vereador Franklin O Garoto para a prefeitura em 2020. O lançamento foi no final de semana. O deputado estadual Evaldo Gomes disse que o parlamentar do Solidariedade tem grande força popular. "Seguimos na nossa tarefa de construir chapas competitivas com candidatos a prefeito nas maiores cidades do Estado", lembrou.
Em Piracuruca, a fórmula é simples: de todos os candidatos que a oposição lançar, quem estiver melhor até as convenções será o nome que vai unir e representar todos os grupos.
Em Barras, Evaldo lançou a presidente da Câmara de Vereadores, Emília, como pré-candidato a prefeita. Em Campo Maior, o jornalista Arnaldo Ribeiro é o nome do partido para prefeitura.
Ciro e Firmino: juntos e shallow now
Por Arimatéa Carvalho
Tem sido cada vez mais frequente as andanças do prefeito Firmino Filho com representantes dos Progressistas. A aproximação é, sobretudo, com o senador Ciro Nogueira. Firmino não esconde a gratidão à Ciro pelos recursos viabilizados pelo senador progressista para obras e projetos em Teresina. Do outro lado, Ciro é só elogios a gestão de Firmino na capital.
Vale lembrar que Ciro não esconde de ninguém as pretensões de ter o prefeito como candidato a governador e já fez inúmeros convites para que Firmino se filie ao Progressistas. Nesse domingo, os dois estiveram juntos, novamente, em reunião com horticultores na região da Pedra Mole e reforçaram a parceria administrativa que tem trazido resultados positivos para a capital.
Sociólogos do Piauí se organizam e repudiam ataques
Por Arimatéa Carvalho
Os sociólogos piauienses se reuniram no sábado (09), fizeram uma avalição da conjuntura política e social do país e marcaram para o dia 14 de dezembro a eleição para nova direção do Sindicato dos Sociólogos e Sociólogas do Estado do Piaui.
"A categoria se reorganiza para enfrentar os ataques que vem sofrendo os profissionais de sociologia, principalmente, os que estão trabalhando na educação e estão em sala de aula. São ameaças de diminuição de salários, extinção da disciplina de sociologia no ensino médio e até patrulhamento ideológico por parte do Governo Federal", falou o sociólogo Messias Júnior, que faz parte da comissão que organiza a reconstrução do SINDSOL no Piauí.
Lula diz a Wellington que quer voltar ao Piauí e tomar banho de mar
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente Lula conversou com o governador Wellington Dias. “Lula agradeceu todo apoio e carinho que sempre recebeu do povo do Piauí, mandou um grande abraço ao nosso povo e disse que quer visitar o Piauí e tomar um banho no Delta do Parnaíba!!!”, resumiu Dias.
Saída de Bolsonaro força PSL cogitar compor com PSDB em Teresina
Por Sávia Barreto
A provável saída do presidente Jair Bolsonaro do PSL deve impactar – e muito – a legenda no Piauí. Para começar, o partido que teria necessariamente um candidato a prefeito em Teresina por conta da estratégia de Bolsonaro de ganhar espaço político no Nordeste, agora estuda compor com o grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB). Os vereadores do PSL, Luís André, Ricardo Bandeira e a suplente Teresinha Medeiros, possuem participação na administração tucana e teriam que romper com Firmino caso permanecessem o voo solo em 2020.
Além disso, o partido não conseguiu nomes viáveis eleitoralmente nessa altura do campeonato. A advogada Rubenita Lessa, por exemplo, que é uma forte liderança de direta no estado, vai se filiar onde o presidente da República estiver. Ou seja, deixará também o PSL. O empresário Valter Lima, presidente municipal do PSL, não tem apelo popular. Indicar o vice na chapa costurada por Firmino parece ser um plano ambicioso, pois legendas maiores e com mais estrutura almejam o mesmo. Por outro lado, o PSL tem maior fundo partidário – que ainda não chegou ao Piauí por pendências da antiga gestão da sigla – e o maior tempo em rádio e televisão. A briga será boa.
Hoje, o pragmatismo reina e a visão que vem ganhando corpo no PSL é a de que é preciso atrair suplentes e lideranças para formar uma chapa proporcional competitiva e ao lado do grupo da base em Teresina isso seria menos complicado. “Em política ninguém pode dizer nunca. Iremos a Brasília na próxima semana conversar com a direção nacional. Vamos saber como vai ficar a questão do presidente e essa crise entre o PSL e o presidente, conversar sobre o futuro do partido”, argumentou o vereador Luís André.
Lula livre: o impacto na política do Piauí da soltura do ex-presidente
Por Sávia Barreto
Entre as principais implicações da saída de Lula da cadeia está a influência que o petista tem sob o eleitorado nordestino, que segundo pesquisas já divulgadas, desaprova com mais ênfase o governo Bolsonaro e onde os governadores da região fazem oposição ferrenha ao presidente. Como 2020 é um ano eleitoral, e caso Lula permaneça solto até lá, deve aproveitar para viajar o país e ajudar a organizar a oposição que se viu enfraquecida com a ascensão política de grupos mais à direita.
Justamente por causa da popularidade, na campanha de 2018 a maioria dos políticos nordestinos evitava fazer críticas diretas a Lula, mesmo o petista já estando preso. No próximo ano, especula-se que o ex-presidente possa subir em muitos palanques e desequilibrar a balança eleitoral para candidatos de esquerda.
Como toda ação gera uma reação, é hora de observar qual será a postura do presidente Jair Bolsonaro. Ele já havia sinalizado a aliados que pretendia eleger prefeitos nas cinco maiores cidades dos estados nordestinos, incluindo o Piauí. De um modo ou de outro, será Lula x Bolsonaro.
W.Dias vai com Regina, Assis e Osmar Jr se encontrar com Lula em SP
Por Sávia Barreto
Com o ex-presidente Lula solto, o governador Wellington Dias (PT) terá agenda com o principal líder do Partido dos Trabalhadores em São Paulo no final de semana. Dias vai em voo comercial com o deputado federal Assis Carvalho, a vice-governadora Regina Sousa e o secretário estadual de Governo, Osmar Júnior. Wellington é próximo ao ex-presidente e até já convidou Lula a se casar com a socióloga paulista Rosângela Silva, no Piauí. Agora com o petista livre e podendo se deslocar pelo país, o Piauí tende a ser um pouso seguro para Lula, já que o estado deu historicamente votações expressivas ao PT nas eleições presidenciais em que o partido disputou e Lula segue sendo querido pela população.