Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 489 de 665Ciro Nogueira pode filiar mais dois prefeitos no Progressistas
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira foi assistir o jogo do Flamengo na casa do prefeito de Palmeiras Reginaldo, ao lado do deputado Flávio Nogueira, do assessor Trabulo Jr e do prefeito de Santo Inácio Tairo Mesquita. A coluna apurou que os dois prefeitos são os próximos a se filiarem no Progressistas, na longa lista de gestores municipais que já fazem parte do time do partido. Além disso, segue sendo costurada a ida de Flávio Nogueira e Flávio Júnior do PDT ao Progressistas. Aguarda-se apenas que a direção nacional do PDT libere ou expulse Flávio Nogueira. O deputado federal foi punido por votar a favor da reforma da Previdência contra a orientação da legenda.
Presidente anuncia que Albertão vai aumentar capacidade para 25 mil
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Fundação de Esportes do Piauí, Clemilton Queiroz, se reuniu com o Corpo de Bombeiros para uma visita técnica ao Estádio Albertão. A visita foi motivada e acompanha também por representantes de times, torcedores e pela Federação de Futebol do Piauí.
11 MIL A MAIS
Clemilton conta que a intenção é, após identificação de alguns pontos e os devidos ajustes, aumentar a capacidade do estádio. Hoje o limite é de 14 mil torcedores, segundo o presidente da Fundespi. A expectativa é que, após a execução desses ajustes, esse número chegue até 25 mil.
DC tem novo comando, com Gustavo Senado e Edu Aguiar
Por Arimatéa Carvalho
Saiu o documento com a nova executiva do Democracia Cristã (DC) em Teresina. Gustavo Senador é o novo presidente, até dezembro de 2020. O primeiro vice-presidente é o policial Leonardo Aguiar, irmão do suplente de vereador e presidente da Prodater, Edu Aguiar (aqui, os dois irmãos em Teresina durante a posse de Edu). Edu Aguiar ainda está no Patriota, é primeiro suplente e vai para o DC em março.
O primeiro tesoureiro é Julimar Alves da Silva, suplente de 2.100 votos. E o quinto vice-presidente é o líder comunitário Elizeu Moreira Silva, o Moreirão. O grupo de Gustavo e Edu Aguiar é bem montado e com diversos nomes competitivos para a Câmara de Teresina em 2020.
Silas pode lançar candidatura independente do Republicanos
Por Sávia Barreto
Se o Republicanos não quiser candidatura própria à prefeitura de Teresina, o apresentador Silas Freire pode sair em outro partido na disputa eleitoral. Ele tem figurado em pesquisas de intenção de voto e não amarra o projeto de candidatura exclusivamente ao partido presidido pelo deputado Gessivaldo Isaías. O Republicanos, assim como outras siglas da base de Wellington Dias, também apoiam o prefeito Firmino Filho em Teresina. E pode chegar o momento em que terão que decidir por apenas um lado.
Caio Bucar x Edson Melo: tucano não quer Bucar no PSDB
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o veterano vereador tucano Edson Melo teria dito a alguns vereadores, que se o também parlamentar Caio Bucar entrar por uma porta no PSDB, ele sai por outra. Caio tem cerca de 8 mil votos e Edson tem 6 mil, segundo estimativa com dados das últimas eleições. Resta a Caio a filiação ao Progressistas ou ao Republicanos. Mas no Republicanos a situação não é fácil pois o próprio vereador Levino de Jesus ainda não formou chapa e pode até mesmo migrar para o PSDB. Para completar, não está certo se o Republicanos terá mesmo candidato a prefeito de Teresina, como vinha se ventilando.
O fato é que mesmo com Edson Melo não querendo, Caio Bucar pode ir sim para o PSDB. Depende só de Firmino Filho. Caio é visto como um vereador mais “independente” e até compor com a oposição não seria descartado - pelo menos por parte da oposição. Avalia-se que o partido do candidato cabeça de chapa, no caso o PSDB, deve mesmo ter que ceder mais na formação de uma aliança maior para as eleições. Ou seja, não pode negar-se a aceitar nomes de políticos aliados que precisam compor uma chapa. O impasse continua.
Charles Silveira x Said: grupos estariam rivalizando por espaço
Por Sávia Barreto
É fato, os grupos do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, e do secretário municipal de Governo, Fernando Said, tem rivalizado e vereadores já fazem nos bastidores críticas a um e outro. O verdadeiro motivo por trás do distanciamento de ambos seria a disputa por poder político, já que tanto Said quanto Charles são homens fortes da administração do prefeito Firmino Filho e citados tanto em pesquisas como por parlamentares e lideranças como pré-candidatos na corrida eleitoral de Teresina em 2020. Publicamente, os dois negam a pretensão de disputar a PMT.
Segundo fonte da coluna com acesso ao Palácio da Cidade, Fernando Said ganhou mais espaço na Prefeitura quando assumiu a secretaria de Governo, aliando influência na pasta da Comunicação, hoje chefiada pela jornalista Dulce Luz. Said, portanto, tirou espaço de Charles na PMT, especialmente na gestão de servidores terceirizados. Vale destacar que além da super pasta de Saúde, Charles Silveira comandou antes a secretaria de Governo e mesmo após deixar a pasta ele tinha ascendência na resolução de questões de envolvendo a interlocução política.
Uma avaliação feita por um político experiente aponta que apenas Charles Silveira, Kleber Montezuma e Evandro Hidd eram mesmo competitivos para a disputa municipal na base. Isso porque eles são os nomes que mais tem a confiança de Firmino Filho. Foi dado um espaço para que Charles se movimentasse politicamente mas as pesquisas não empolgaram e foi justamente nesse vácuo que Fernando Said cresceu. Todos, no entanto, estão no páreo, com atual favoritismo para Said e Hidd no atual cenário.
Gessivaldo muda tom e diz que candidatura de Silas não está fechada
Por Sávia Barreto
Causou estranhamento a mudança de posição do presidente estadual do Republicanos, Gessivaldo Isaías, sobre a candidatura própria do partido. O nome do jornalista Silas Freire, filiado à sigla, figura bem em levantamentos de intenção de voto. Mas não é suficiente para Gessivaldo, que aponta o próprio nome e o do vereador Levino de Jesus como opções para uma candidatura própria. Ele ressalta que a decisão só ocorrerá após pesquisas encomendadas pelo próprio partido.
“Às vezes dizem que vai ser o Silas, mas temos que ver uma pesquisa porque não sabemos se os teresinenses querem o deputado Silas como representante, então tem meu nome, o do Levino e o Silas. O certo é que um dos três será decidido após uma pesquisa e levado ao diretório. Até fevereiro ou março, com o time em campo já e concorrer no primeiro turno”, argumentou Gessivaldo. Nos bastidores, aponta-se uma resistência ao nome de Silas Freire por setores da Igreja Universal do Reino de Deus, a qual Gessivaldo e o Republicanos são ligados.
Secretaria municipal de Segurança poderia ser criada para Abreu na PMT
Por Sávia Barreto
O deputado federal Fábio Abreu segue como a bola da vez na disputa eleitoral. O secretário estadual de Segurança Pública filiado ao PL continua sendo alvo de atenção por parte do Palácio da Cidade. O grupo do prefeito Firmino Filho, segundo fonte ligada a Fábio, ainda almeja que o deputado deixe a intenção de disputar a Prefeitura de Teresina para integrar, através de indicações, a administração tucana.
A Abreu teria sido oferecida uma secretaria municipal de Segurança Pública, a ser criada. Questionado pela coluna, o secretário de Governo, Fernando Said, relata não ter informações sobre a criação de uma pasta específica nesse segmento.
Fábio Abreu é visto pelo Palácio da Cidade como o adversário mais duro e com potencial de crescer para a disputa de 2020.
Prefeitos do Progressistas lideram lista na Firjan no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
Das 224 prefeituras do Piauí, duas delas administradas por gestores filiados ao Progressistas estão em 1º e 2º lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal - IFGF. São elas, respectivamente, Uruçuí e Oeiras. Administradas pelos prefeitos Progressistas Dr Wagner e Zé Raimundo, Uruçuí e Oeiras despontam no índice que contribui com o debate sobre a eficiência da gestão fiscal.
"É um reconhecimento ao nosso trabalho ter o município de Uruçuí alcançado o primeiro lugar em Gestão Fiscal dentre todos os municípios piauienses. Para chegarmos a esse nível de organização administrativa e fiscal inicialmente tivemos a sorte de contar com uma equipe empenhada e técnica nos vários setores da máquina pública", disse o prefeito de Uruçuí, Dr Wagner.
Charles Silveira nega filiação ao PDT
Por Sávia Barreto
Uma das especulações que surgiram após os desabafos públicos do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, é a de que Silveira poderia se filiar ao PDT e tentar um caminho solo longe do PSDB na disputa para 2020. Questionado pela coluna, Charles negou a possibilidade.
Na bolsa de apostas a respeito da preferência do prefeito Firmino Filho, ainda figuram com destaque o vereador Evandro Hidd, muito ligado a Charles Silveira, e Fernando Said. Firmino tem ouvido bastante os vereadores e lideranças para saber quem eles consideram melhor, mas o próprio prefeito não revela quem ele considera ser o melhor.