Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 491 de 665Teresinha Medeiros x Dudu: “cochilada” foi alvo de farpas na Câmara
Por Sávia Barreto
A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) deu uma invertida no vereador Dudu (PT) durante a sessão que ocorreu a votação do pedido requerimento com informações sobre a integração feito pelo vereador Jeová Alencar (PSDB). Teresinha pediu para que o requerimento fosse lido para ela entender melhor a proposta antes de votar. Porém, Dudu interrompeu e disse que os vereadores não poderiam “cochilar”, tinham que ficar atentos à votação, alegando que após iniciar a votação as matérias não poderiam mais ser discutidas. Teresinha não deixou barato. A vereadora respondeu e disse que não era ela que ficava cochilando e virando notícia em grupo de WhatsApp. Ah tá.
Merlong reassume secretaria na próxima terça, dia 5
Por Arimatéa Carvalho
Merlong de volta.
O deputado federal Merlong Solano (PF) confirmou à correspondente do Grupo Meio Norte em Brasília, Ranyele Veloso, que volta a ocupar o cargo de secretário de Administração e Previdência na próxima terça-feira, dia 5 de novembro. Assim, o segundo suplente, Paes Landim, reassume a vaga na Câmara dos Deputados.
Merlong, assim como Fábio Abreu (PL) fez antes, assumiu o mandato para fazer a destinação de emendas suas para obras no Estado, além de acompanhar a tramitação de projeto de lei de sua autoria sobre a tributação de energias limpas favorável aos estados produtores.
Texto de Viviane sobre Lula tem repercussão nacional; ele elogiou
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente Lula gostou e se emocionou ao ler texto publicado na rede social pela superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, intitulado "Saudades desse Brasil", no qual ela aproveitou o aniversário de Lula para comparar o país atualmente com aquele das gestões do petista. A equipe de Lula também ficou impressionada com a repercussão da postagem, que eles reproduziram.
Viviane não é artista nem política, mas mesmo assim a postagem na rede social dela própria tem mais de 21 mil curtidas e quase 2 mil comentários. No Piauí, Viviane comanda uma das partes mais bem-sucedidas das gestões de W. Dias, as parcerias público-privadas (PPPs).
Rafael Fonteles: Não sou candidato a nada
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, diante da colocação do nome dele no quadro Jogo do Poder como candidato a governador em 2022, afirmou que está fora dessa discussão. "Não sou candidato a nada em 2022 e não estou me envolvendo em nada nas eleições de 2020", afirmou.
Ele foi citado pelo deputado estadual João Mádison (MDB), durante sua participação no programa Agora, como um bom nome para a sucessão do governador Wellington Dias e também foi apontado como apoiador da pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo (PT) à Prefeitura de Teresina em 2020. "A minha única preocupação é com as finanças estaduais. Nada mais", finalizou.
Karine Canabrava se filia ao SDD e disputará cargo de vereadora em THE
Por Sávia Barreto
A advogada Karine Canabrava, esposa do delegado Ademar Canabrava, se filiou ao Solidariedade e disputará a eleição de vereadora em Teresina. O presidente da sigla, deputado Evaldo Gomes, lembra que já são 15 mulheres filiadas ao SDD apenas na capital. O partido se preocupa com a cota de gênero estipulada pela legislação e quer mulheres competitivas na disputa, dessa forma, Karine só soma.
Por que Rafael Fonteles se tornou o “queridinho” para 2022?
Por Sávia Barreto
Até mesmo entre os membros de outros partidos aliados ao governador Wellington Dias, o nome do secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, é “queridinho” para a sucessão no Palácio de Karnak em 2022.
A avaliação é de que o Governo do Estado terá serviço para mostrar até lá por conta dos recursos de empréstimos e outras articulações, como a que envolve o pré-sal, para cair nos cofres públicos. Isso deve gerar uma série de obras e investimentos. Fonteles é um nome petista de raiz, mas articulado com o empresariado e tido como técnico.
No PT, o movimento que quer viabilizar Regina Sousa para 2022 é visto como mais ideológico e menos pautado na articulação política com as demais siglas.
Araujinho se reúne com Ciro Nogueira e encontro repercute em Picos
Por Sávia Barreto
O empresário Araujinho, que é cotado para se filiar ao PT e ser o candidato a prefeito pela situação lá em Picos, esteve no evento do Progressistas que contou com a participação do senador Ciro Nogueira no domingo passado e lançou o vice-prefeito Dr Naerton pré-candidato a prefeito em Sussuapara, munícipio pertinho de Picos. Essa ida de Araujinho para cumprimentar o maior desafeto do Padre Walmir, que é o senador Ciro, gerou repercussão em Picos.
Mui amigos
A coluna descobriu que não ficou nisso o encontro de Araujinho e Ciro Nogueira. Há cerca de 20 dias, quando Ciro participou do velório da mãe do prefeito Firmino Filho em Teresina, foi Araujinho quem recebeu o senador no aeroporto. Fonte que esteve no local disse que viu Nogueira e o empresário saindo no mesmo carro. Em Picos, parte dos petistas quer Araujinho como candidato da situação, enquanto a oposição também tenta atrair o sogro do secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles. A oposição capitaneada por Ciro une forças contra o PT na cidade.
Ciro recebe caneta azul e afirma: “É para ajudar o Piauí”
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, mantém uma regular agenda de filiações e lançamentos de pré-candidaturas. O volume é tão acentuado que ele tem de se dividir com o senador Ciro Nogueira. No final de semana, enquanto Ciro lançava o vice-prefeito de Sussuapara, dr. Naerton, como pré-candidato a prefeito, Júlio lançava o vice Erismar em Aroazes para a prefeitura. Vários vereadores, suplentes, o ex-prefeito Ferdinand e o diretor geral do Detran, Arão Lobão (que é da cidade), também estavam no evento.
CANETA AZUL, AZUL CANETA
Em Sussuapara, o senador Ciro Nogueira ganhou uma caneta azul, alusão à música do cantor maranhense Manoel Gomes que explodiu na internet brasileira. A brincadeira começou quanto a suplente de deputada estadual Belê Medeiros disse que Ciro usava a canetal azul para trazer recursos para o Piauí inteiro, chegando a citar os versos da cancão.
O pré-candidato a prefeito Naerton deu a canetal azul a Ciro, que postou em suas redes sociais: "a caneta segue azul ajudando a população do Piauí desde sempre".
Henrique avisa: Themístocles é quem decide
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Henrique Pires disse ontem quais são as regras dentro do MDB: o deputado mais votado em cada cidade define a candidatura a prefeito em 2020 naquele município. O recado fortalece o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, o mais votado em Teresina. Assim sendo, na capital a palavra final é de Themístocles. Em Picos, por exemplo, Severo Eulálio foi o mais votado e cabe a ele comandar as negociações. Em Floriano e Altos, será o deputado estadual Zé Santana, enquanto Piripiro fica com o deputado estadual João Mádison e assim vai.
E MARCELO?
O problema dessa fórmula externada por Henrique Pires é que ela retira bastante poder do presidente estadual do MDB, senador Marcelo Castro, que ficaria vendo os deputados decidirem nas cidades os rumos do partido. Mesmo que tudo seja conversado, acordado, não deixa de ser um esvaziamento de poder.
FATOR PESSOA
Em Teresina, Marcelo Castro insiste em dizer que o próprio Henrique Pires e Luiz Lobão são pré-candidatos a prefeito, assim como Dr. Pessoa. A insistência parece ter irritado o grupo ligado a Themístocles, que já avisou que o candidato é Dr. Pessoa.
Cidadania traça estratégia para eleições no Nordeste
Por Arimatéa Carvalho
Celso Henrique, presidente estadual do Cidadania 23, representou o Piauí no Congresso Nacional Extraordinário do Cidadania, no final de semana, em Brasília. "Tivemos encontro com o senador e presidente do partido em Sergipe, Delegado Alessandro Vieira, e tratamos de estratégias partidárias de crescimento no Nordeste, bem como da tão falada CPI da Toga, que tem o senador como um dos defensores para sua concretização", explicou Celso.
Em Teresina, o Cidadania pretende eleger de 2 a 3 vereadores no próximo ano e a chapa já está sendo montada pelos diretórios.