Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 492 de 665Saiba detalhes da viagem do governador Wellington Dias ao Vaticano
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias participa neste final de semana, na Itália, de uma série de atividades ligadas ao Sínodo da Amazônia, evento realizado pelo Vaticano em que discute o tema “Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia”. Participam do evento os governadores dos estados da região da Amazônia Legal, como Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Antônio Waldez Goés (Amapá), Flávio Dino (Maranhão), além de representantes dos demais países que compõem a Amazônia, como Colômbia, Bolívia e Peru.
Porque Wellington participa se não tem floresta Amazônica no Piauí?
Wellington Dias participa do evento como representante do Consórcio Nordeste. Ele foi escolhido pelos governadores da região, que apontaram o Piauí como estado que melhor preserva o meio ambiente, inclusive com legislações sobre o tema. Fora da Amazônia, o Piauí é a unidade federativa que mais tem florestas naturais preservadas. Uma lei estadual obriga que os proprietários de áreas rurais preservem 30% da área, dez pontos percentuais do exigido pela legislação federal, que é de 20%.
Outro diferencial do Piauí é que ele foi o primeiro a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas. O Piauí tem ainda 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória pelo setor público e também há o programa Ativos Verdes, que prevê o desenvolvimento de ações pelos países signatários para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa.
O Piauí possui hoje mais de três milhões de hectares protegidos através da criação das Unidades de Conservação (UC), que representam 12,5% do seu território. Esse percentual demonstra um aumento de 300%, só nos últimos dois anos.
Nesta segunda-feira (28), o governador fará uma apresentação na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, dentro da programação da Cúpula de Governadores da Amazônia – Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O evento acontece no dia seguinte ao encerramento do Sínodo sobre a Amazônia.
O encontro é uma iniciativa do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A) e da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. O objetivo é discutir caminhos e compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, tendo como marco conceitual os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e, em especial, a mensagem do Papa Francisco e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia.
Assis Carvalho é escolhido novo presidente do PT por unanimidade
Por Sávia Barreto
O deputado federal Assis Carvalho foi reeleito, por unanimidade, presidente do PT Piauí. Por acordo, o vereador Dudu Borges, retirou o nome dele da disputa. E Assis, que tinha a ampla maioria de delegados eleitos, foi aclamado. A votação aconteceu na abertura do 7° Congresso do PT no final de semana, mas a posse só acontece no mês de janeiro. Prestigiaram o evento a governadora em exercício, Regina Sousa, a deputada federal Gleisi Hofmann, presidenta nacional do PT, e o vice Paulo Teixeira, também deputado federal, o senador Marcelo Castro (PMDB), Osmar Júnior (PC do B) e Lourdes Melo (PCO).
Solidariedade prepara evento estadual com mulheres para dezembro
Por Sávia Barreto
O Solidariedade está levando a sério a filiação de mulheres para o pleito de 2020, tanto que realizou um café da manhã no final de semana. O partido presidido pelo deputado estadual Evaldo Gomes está focando na indicação de uma candidata a vice na chapa que será montada pelo prefeito Firmino Filho. “A meta é construir um forte movimento no Piauí. Elas decidiram realizar um encontro estadual no dia 7 de dezembro com forte apoio da direção nacional do movimento feminino do Solidariedade”, pontuou Gomes.
Firmino Filho debate gestão em SP durante evento com Luciano Huck
Por Arimatéa Carvalho
Novos modelos de governança urbana foram pauta na 12ª edição do Encontro de Líderes, encerrado na sexta-feira pela Comunitas, em São Paulo. O prefeito Firmino Filho participou do evento, que tem como objetivo fomentar, através de uma gestão pública sustentável, o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “São discussões de alto nível, que só nos enriquecem e nos instigam a buscar novas alternativas para melhorar cada vez mais a gestão do município”, pontuou o prefeito, que é convidado a participar do evento há seis anos.
Huck e Jereissati presentes
Empresários, gestores públicos e especialistas participaram dos debates no evento. Luciano Huck e Carlos Jereissati Filho destacaram a contribuição de todos para fortalecer e qualificar as discussões. A ideia é fortalecer, por meio da troca de experiências, análises e pontos de vista diversos, a transformação sustentável da gestão pública. O ex-secretário municipal de Educação de Teresina, cientista político Washington Bonfim, integra o time de especialistas em Planejamento e Gestão Pública da Comunitas.
Deolindo diz que projeto de Samuel se deve à críticas da oposição
Por Sávia Barreto
O vereador Deolindo Moura (PT) quer que o papel da oposição seja reconhecido na implementação do projeto “Teresina Protege”, sob gestão do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Samuel Silveira. “Samuel vai colocar as câmeras nos bairro é por causa das críticas construtivas e opiniões da oposição aqui na Câmara Municipal. Porque no início a proposta do projeto era fazer o monitoramento das BRs e não das comunidades. E como vereador e cidadão de Teresina fico muito satisfeito dele ter mudado de ideia”, elogiou, alfinetando.
Prendam logo
O senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) fez um pronunciamento em defesa da prisão em segunda instância durante o terceiro dia de julgamento do tema no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar justifica que será um retrocesso no combate à corrupção, caso os ministros optem pelo fim da prisão em segunda instância. “Não é possível continuar presumindo inocência quando os fatos e as provas demonstram a responsabilidade do acusado”, afirmou o senador, afinado não só ao Governo Bolsonaro, mas principalmente à pauta anticorrupção do partido que tem como principal nome o senador Álvaro Dias, cuja principal bandeira é pró-Lava Jato.
João Madison diz que faltam com respeito com Dr.Pessoa por sua origem
Por Sávia Barreto
As críticas do prefeito Firmino Filho às pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Teresina continuam rendendo. O deputado João Madison (MDB) saiu em defesa dos levantamentos que o MDB tem feito e que apontam a liderança do ex-deputado Dr.Pessoa no atual cenário da corrida pelo Palácio da Cidade. “Cada um tem sua estratégia e o MDB tem a sua. Todo partido faz e o MDB tem recursos para isso... E o prefeito sabe que ele faz também, mas talvez ele não queira colocar na mídia porque não lançou ainda o candidato dele. Mas nós que já temos nosso candidato, que vai muito bem nas pesquisas, temos o total interesse de ver isso mostrado para a população”, justificou.
Chacota não
Madison também criticou os ataques que Dr.Pessoa estaria recebendo pelo jeito mais simples de se portar. “Porque ele vem de uma família simples, pobre, as pessoas não tem o respeito que deveriam ter pelo Dr. Pessoa. Algumas pessoas tenham denegrir sua imagem, mas Dr.Pessoa é um homem honesto e sério”, afirmou o deputado, lembrando ainda que Pessoa tem estado, segundo ele, “mais calmo e preparado”. De fato, o ex-deputado tem demonstrado um comportamento mais polido, retratando o comprometimento partidário em aparar arestas e lapida-lo para a corrida eleitoral.
Fábio Xavier responde R.Silva: “Não vi conseguir voto com cadeia”
Por Sávia Barreto
O vereador R.Silva (Progressistas) faz críticas constantes ao governo Wellington Dias (PT) na tribuna da Câmara Municipal de Teresina. Até aí, nenhuma novidade. Mas ele tem centrado fogo nos últimos dias ao deputado federal e secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, que é colocado como pré-candidato a prefeito de Teresina. R.Silva pontuou que acha errado o deputado se ausentar da secretaria para assumir as funções em Brasília temporariamente, reclama que as demandas dos vereadores não são atendidas pelo secretário e ainda afirma que ele estaria usando a máquina pública em prol de se beneficiar eleitoralmente. O presidente estadual do PL, deputado Fábio Xavier, retrucou com ênfase.
Prêmio de cadeia
“O vereador é detentor de mandato e pode falar o que bem entender. Agora eu tenho acompanhado o trabalho do Fábio Abreu e não vi ele usando a secretaria para fazer campanha. Até porque a secretaria de Segurança pode dar em campanha é cadeia. E não vejo conseguir voto com cadeia”, argumentou Fábio Xavier sobre R.Silva. Ele acrescentou: “Ele tem que avaliar direitinho se essas críticas tem fundamento. Mesmo com todas as dificuldades que o Piauí e o Brasil passam, vemos que o Piauí ainda é um lugar seguro para se morar”. Para o deputado, Fábio Abreu deve realmente colocar-se de modo público como pré-candidato a prefeito “em breve”.
Ciro na lista dos mais influentes. Firmino diz que ele é gigante
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) está entre as lideranças mais influentes do Congresso Nacional em 2019, de acordo com relatório produzido pela empresa de consultoria Arko Advice. A influência do senador no cenário nacional e o prestígio no governo se traduz em mais dinheiro para o Piauí. Ele é o parlamentar que mais conseguiu recursos para os 224 municípios do Estado. Ao longo do seu mandato no Senado, mais de 2,5 mil obras foram viabilizadas por Ciro. "Não adiantaria nada ser considerado um dos mais influentes se isso não resultasse em benefícios para o Piauí", resumo Ciro.
Firmino: Ciro é um gigante
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), aliado de Ciro, disse que não há surpresa na lista da Arko Advice. "É uma confirmação do que os prefeitos e a população do Piauí já sabem: o senador tem sido um gigante na alocação de recursos para o Piauí".
Os planos A, B e C de Firmino para 2020
Por Sávia Barreto
Fonte que esteve com o prefeito Firmino Filho traçou o seguinte cenário: Kléber Montezuma seria o candidato ideal na visão do prefeito para que o grupo da situação confronte o deputado federal Fábio Abreu (PL) na disputa pelo Palácio da Cidade. Já Charles Silveira é o melhor para rivalizar se o adversário principal for Dr. Pessoa (MDB). O pedetista Evandro Hidd corre por fora, mas não é carta fora do trabalho. A dúvida de Firmino é sobre como dar a cara da gestão tucana a ele, que é um aliado novo.
Líder de engenheiros no Estado será candidata a vereadora
Por Arimatéa Carvalho
A presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) no Piauí, Socorro Seabra, será candidata a vereadora de Teresina pelo Solidariedade. Trata-se da primeira mulher a comandar a entidade de uma profissão marcadamente masculina no Brasil, que é a engenharia civil. Além disso, Socorro é vice-presidente nacional da mesma entidade.
Querida e respeitada na área de engenharia, Socorro já presidiu a Mútua, caixa de assistência dos engenheiros e agrônomos do CREA-PI, além de ter experiência como gestora na Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).
O convite foi feito pelo presidente do partido, deputado estadual Evaldo Gomes. Ela reforça o time feminino da sigla, que terá 14 candidatas a vereadora no próximo ano. Ela é um nome qualificado.