Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 493 de 665Novo presidente do PTC esclarece que Scheyvan não será candidato lá
Por Sávia Barreto
O novo presidente do PTC no Piauí, capitão Edmar, informa à coluna que o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, não será candidato a vereador pelo PTC, conforme já havia reiterado o deputado Evaldo Gomes, que preside o Solidariedade. Scheyvan (foto) deve ser candidato por lá. “Assumimos a presidência estadual e já estamos trabalhando na formação da comissão provisória estadual e composição da municipal, e o nosso teto será de 1500 votos”, afirmou Edvan.
Titulares voltarão às secretarias mas Pablo, Flávio e Brandão ficam
Por Sávia Barreto
Os deputados titulares devem começar a voltar para as suas pastas como forma de atender aos suplentes. Tudo começa com o petista Fábio Novo, que retornará para a secretaria de Cultura, dando espaço ao suplente B.Sá, do Progressistas. A petebista Janaína Marques e o emedebista Zé Santana não devem criar impasse, pois no caso de Santana, especificamente, sua esposa, Ana Paula, deve ser candidata a prefeita em Uruçuí. O problema do governador Wellington Dias atende pelos nomes dos deputados Pablo Santos, Flávio Nogueira Jr e Wilson Brandão.
No caso de Pablo, a coluna apurou que o médico dermatologista quer manter sua atuação profissional e a de parlamentar, o que fica inviável sendo o gestor da Fundação Hospitalar. Já Flávio Jr enfrentaria dificuldades com a pouca estrutura da pasta de Turismo, enquanto Wilson Brandão se viu obscurecido na secretaria de Mineração. Um dos parlamentares que poderia contribuir para o governador equacionar a questão é Fábio Xavier (PL), que pode assumir a secretaria de Cidades. Procurado pela coluna, Fábio informou que não foi acionado pelo governador mas que está à disposição para contribuir.
Firmino x Jeová: farpas trocadas por causa de pesquisa eleitoral
Por Sávia Barreto
O duelo do prefeito Firmino Filho com o vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, tem um novo capítulo. Isso porque Firmino criticou o excesso de pesquisas eleitorais nesse período: “Não existe pesquisa... quem está a um ano da eleição faz apenas avaliação de popularidade. O que se faz é teste de popularidade e vende como algo sério, isso não é pesquisa. As pesquisas só vão começar em maio”, acredita o prefeito. Ele classificou os levantamentos como “bobagem”: “Todo esse rearranjo é só de quem deseja viabilizar uma pré-candidatura. Isso é bobagem. Como fazem muitas, devem ter dinheiro sobrando. Uma pesquisa não sai por menos de R$ 30 mil. É até bom ver de onde vem esse dinheiro", indicou.
Mas Jeová não deixou por menos. O presidente da CMT apoia o ex-deputado Dr. Pessoa para a Prefeitura de Teresina na disputa de 2020 e o MDB costuma tanto fazer como divulgar pesquisas corriqueiramente, já que Pessoa lidera os levantamentos de intenção de voto. Segundo Jeová, todos os partidos, incluindo o PSDB, fazem pesquisas a cada 15 dias, mas os tucanos não as divulgam por só terem candidatos “pé de chumbo”: “O prefeito tem 10 candidatos e quem tem 10 não tem nenhum. Tem que respeitar a estratégia de cada um, ninguém é menino, tem que parar com esse discurso para a população, tem que ter um discurso sincero e verdadeiro”, disse Alencar.
Rubenita só fica no PSL se Bolsonaro continuar: “Se sair, sairá”
Por Sávia Barreto
Na reunião da última segunda-feira no PSL ficou definido que o partido terá dois pré-candidatos a prefeitura de Teresina: o atual presidente municipal Valter Lima, e a advogada Rubenita Lessa. O resultado com o nome do escolhido será divulgado em coletiva de imprensa em dezembro. Mas tem um detalhe: Rubenita disse que só fica no PSL se o presidente Jair Bolsonaro continuar (o que hoje parece algo distante de se vislumbrar na briga fratricida no partido). “Se sair, sairá”, disse Luís André sobre Rubenita.
Segundo Luís André, após a definição do candidato “todos irão declarar apoio, inclusive os vereadores”. O recado não poderia ser mais claro, já que a vereadora Teresinha Medeiros é do time de Firmino Filho de carteirinha. “Caso não o faça, que siga em outra linha”, avisou o presidente estadual do PSL, que tem o apoio do presidente nacional, Luciano Bivar.
Viagem de W.Dias ao Sínodo em Roma terá apenas dois assessores
Por Sávia Barreto
Essa semana, o governador Wellington Dias viaja para Roma, onde participa do Sínodo da Amazônia e terá encontro com Papa Francisco, representando governadores do Nordeste. Ele irá na sexta-feira e retorna na terça-feira. A comitiva de Dias é composta apenas por ele, um ajudante de ordem e um assessor. A informação que chegou a circular em alguns sites e redes sociais de que a comitiva seria formada por 40 pessoas é falsa. Dias costuma viajar com comitivas enxutas, somando apenas aqueles que efetivamente vão ajudar no trabalho.
Evaldo filia 11ª mulher ao Solidariedade: “Meta são 14 candidatas”
Por Sávia Barreto
A décima primeira mulher a se filiar ao Solidariedade para disputar a eleição 2020 em Teresina é Daniele Medeiros, suplente de deputada federal pelo Avante em 2018. “Vamos ter 14 mulheres e nosso projeto e ousado. Quero eleger quatro vereadores e entre esses quatro, uma mulher. Daniele será a surpresa da eleição”, afirmou Evaldo, que mais cedo havia filiado a administradora de empresas e mestra em Políticas Públicas, Anastácia Barroso. Mas Evaldo avisa: segue sonhando com a indicação da vaga de vice da chapa formada pelo prefeito Firmino Filho.
Scheyvan deve sair candidato a vereador pelo PTC
Por Arimatéa Carvalho
Presidente da Fundação Wall Ferraz por indicação do presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, o suplente de vereador Scheyvan Lima deve sair candidato a vereador da capital no próximo ano pelo PTC.
O partido, que já foi presidido no Estado por Evaldo, voltou à sua esfera de influência novamente e Scheyvan vai ajudar a montar a chapa de pré-candidatos a vereador, sendo ele próprio um nome que soma e pode colocar o PTC com chances reais de fazer pelo menos um parlamentar.
Evaldo segue firme e forte com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), inclusive pleiteando indicar uma mulher como vice na chapa que vai representar o grupo do tucano.
Fábio Xavier filia Maninha no PL e faz discurso duro contra Kim
Por Sávia Barreto
Mais uma filiação de peso no Partido Liberal, dessa vez a da vice-prefeira de Luís Correia, Maninha, que deixou o PTB para se filiar ao PL no último final de semana. Ela está rompida politicamente com o prefeito Kim do Caranguejo, que vai se filiar ao Progressistas. Maninha conta com o apoio do governador Wellington Dias (PT). Vale kembrar que o PL está realizando filiações por todo o Estado. Maninha disputará a prefeitura da cidade contra o candidato de Kim. Na solenidade de filiação, estavam nomes da linha de frente do PL, como o deputado Fábio Xavier, presidente estadual da legenda no Piauí, e o deputado Dr. Hélio.
“Depois que você for prefeita, audite e prenda ele (Kim do Caramguejo). Coloque ele no lugar onde tem que ficar. Não podemos admitir que um município que arrecada muito, não tenha um pingo de eficiência do dinheiro que vem para esse município. Isso é uma piada, uma administração leniente com o povo”, afirmou Fábio Xavier em discurso duro contra Kim.
Teresa diz que suplentes vão definir se Sérgio Bandeira vai para PV
Por Sávia Barreto
A deputada e presidente estadual do PV, Teresa Britto, afirma que as conversas para que o suplente de deputado Sérgio Bandeira filie-se ao PV dependem bastante da aceitação dos demais membros da sigla. “Sérgio é uma boa aquisição, mas passa pelo crivo dos suplentes. Já temos uma vereadora, outras lideranças e para alguém entrar tem que passar pelo crivo das pessoas que fazem o partido. Ou seja, é preciso o aval dos suplentes”, argumentou Teresa.
Sérgio é filho do vereador da capital Ricardo Bandeira e a confirmação de sua candidatura significará que Bandeira pai não será candidato pelo PSL. A família ainda está ponderando qual caminho seguir e Sérgio segue tentando formar uma chapa no Podemos ou avaliar outras opções, como o PSDB e o Patriota.
Rejane Dias visita família que será beneficiada com CEIR em Parnaíba
Por Sávia Barreto
A deputada federal Rejane Dias (PT) aproveitou sua passagem por Parnaíba para as solenidades do Dia do Piauí e foi pessoalmente na casa de uma família que será beneficiada com os serviços do Centro Especializado de Reabilitação (CER) que está sendo construído no município. Rejane conheceu a família e os levou para conhecer a estrutura do novo centro. A obra, que é feita com emendas parlamentares de Rejane vai atender a demanda da região litorânea e fará com que as pessoas com deficiência da região não precisem mais se deslocar para a capital para ter um atendimento de qualidade.