Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 496 de 665PT fará reunião na terça para marcar definição de candidatura
Por Sávia Barreto
A Executiva do PT se reúne nesta terça-feira, 15. A pauta é clara: será marcada a reunião do diretório municipal em Teresina que definirá a candidatura a prefeito da sigla no pleito de 2020. O partido está entre os deputados Fábio Novo, Franzé Silva e o ativista social Júnior do MP3. O favorito é Novo, tanto pelas pesquisas de intenção de voto, como pelo apoio interno. Nos bastidores, especula-se que a provável data da reunião do diretório seja no dia 25 de outubro, mantendo a expectativa do governador Wellington Dias, que é definir um nome antes de novembro.
“Entendemos que essa é uma instância partidária que pode fazer essa definição. Estamos buscando um acordo entre os três pré-candidatos mas certamente a reunião do diretório é um balizador. O PT faz oposição há mais tempo aqui, sem querer desmerecer qualquer outro partido e temos que fazer essa definição o mais rápido possível”, argumentou o vereador Deolindo Moura.
Rejeitado no DC, Neto do Angelim rebate: “Eu já estava aqui”
Por Sávia Barreto
Com um novo grupo político tentando organizar uma chapa no Democracia Cristã (DC), o vereador da capital Neto do Angelim, informa que segue filiado ao partido e ainda não definiu se deixará a sigla para se filiar ao Patriota. O grupo do DC já avisa que não quer o vereador no partido, pois isso atrapalharia os cálculos para eleger pelo menos um representante no pleito do próximo ano. Mas Neto reitera que já estava lá antes do time do suplente Geraldo Jarques chegar.
“Esse pessoal está chegando agora e já estão me encontrando filiado ao partido. Se há essa conjuntura para formar um grupo, podemos ficar sim no partido”, disse Neto, que aproveitou para criticar os tetos: “Com essa história de teto, vai chegar uma hora em que vão bater no teto e voltar. Nunca vi isso de um partido não querer voto”.
Números de nova pesquisa Amostragem fortalecem Fábio Novo
Por Arimatéa Carvalho e Sávia Barreto
Os petistas têm na pesquisa Amostragem desta segunda-feira (14) no Jornal Meio Norte e neste portal a certeza já especulada que o deputado estadual Fábio Novo é o melhor nome do PT para disputar a Prefeitura de Teresina em 2020. Mal foi lançado, há um mês, o jovem petista já aparece em terceiro lugar na preferência dos teresinenses, deixando o colega de Assembleia Legislativa Franzé Silva para trás.
Fonte do blog no PT considera que é apenas questão burocrática que Franzé recue da candidatura para apoiar Novo. O plano é dividir para conquistar. Ou seja, ter várias candidaturas fortes na oposição contra o nome apoiado por Firmino Filho (PSDB), que já entra favorito. Assim, um segundo turno seria inevitável e, nele, as oposições se uniriam contra os tucanos e progressistas de Ciro Nogueira.
Deputado e senadores do PI no Vaticano: Flávio se encontra com Sarney
Por Arimatéa Carvalho
Único parlamentar do Piauí na comitiva de 14 deputados federais que foi ao Vaticano para a canonização de Irmã Dulce, Flávio Nogueira postou em suas redes sociais um vídeo em que afirma que o evento foi uma celebração "bonita que entroniza a Irmã Dulce, que agora passa a ser chamada de Santa Irmã Dulce dos Pobres". Nogueira também se encontrou com o ex-presidente José Sarney e aproveitou para conversar com o veterano político.
Entre todos os políticos poderosos com os quais se relacionou, Sarney foi o único que conseguiu uma concessão da santa: ela colocou o nome dele em uma das alas do hospital Santo Antônio, que ela fundou em Salvador (BA). Isso quando ele estava no auge da impopularidade. Sarney conta que nunca conseguiu dizer um não para a religiosa, que era uma das poucas pessoas que detinha o número do telefone vermelho da mesa do então presidente Sarney, restrito a meia dúzia de autoridades.
DOIS SENADORES
Os senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Elmano Férrer (Podemos) também foram ao Vaticano, pelo Senado. Ambos também destacaram a emoção que envolveu a canonização.
Diretor da Fundespi e lideranças definem projetos esportivos
Por Arimatéa Carvalho
O diretor de Desportos da Fundespi, Júnior Macêdo, alinhou junto a integrantes do Moveligas, que reúne lideranças comunitárias de diversos bairros e regiões da capital, projetos esportivos para as comunidades. "Recebemos integrantes do Moveligas e representantes do bairro HBB, na Zona Leste de Teresina, e tratamos de projetos para beneficias essas populações", explicou o diretor.
Júnior Macêdo é pré-candidato a vereador de Teresina no próximo ano e está em conversações com partidos como o PL do deputado federal Fábio Abreu. Ele considera Júnior um nome bastante viável e já o coloca em sua lista de pré-candidatos.
Como fica o PSL do Piauí caso Bolsonaro deixe o partido
Por Sávia Barreto
A possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro deixar o PSL levantou questionamentos sobre o partido no Piauí. A avaliação que se faz é a de que os bolsonaristas estão fragmentados no estado. Os que levantaram a bandeira conservadora bem antes da eleição não têm espaço no diretório comandado pelo vereador Luís André. Como a briga nacional é entre Bolsonaro e o presidente da legenda, Luciano Bivar, no Piauí Luís André está tranquilo até agora.
É que André é ligado a Bivar. Se o atual presidente nacional mantiver o domínio da legenda, o vereador de Teresina pode manter-se seguro no cargo. Caso Bolsonaro ascenda, aí o diretório do Piauí pode cair nas mãos do coronel Nixon Frota ou de Rubenita Lessa.
Pegando o valor total de 480 milhões de reais que o PSL Nacional poderá receber em 2020 e aplicando esse percentual de 15% para os diretórios, seria algo próximo de 72 milhões de reais divididos para as 27 unidades federativas. Hoje o Diretório Regional do Piauí ficaria com algo em torno de 3 milhões de reais, aproximadamente. Daí explica-se o fato de o vereador Luís André estar correndo nos municípios para formar diretórios, apresentar números e ter acesso a esses recursos, já que a legenda está com a prestação de contas atrasada ainda de gestões passadas.
A repercussão no Karnak da fala de Kléber Montezuma
Por Sávia Barreto
Não caiu bem no Palácio de Karnak a fala do secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, a respeito da Educação estadual. Kléber apontou má gestão de recursos públicos em uma queda de braços com o vereador de Teresina Edilberto Borges, o Dudu. Fonte do Governo lembra que o governador Wellington Dias não tem histórico de críticas públicas aos problemas da Prefeitura de Teresina. Os secretários estaduais também são comedidos em relação a PMT. “O Governo vê a prefeitura como parceiro e não como adversário. Lamentamos por ver que eles não entendem da mesma forma”, disse interlocutor do Governo.
É importante lembrar que os Palácios da Cidade e do Karnak tem uma longa relação de parceria administrativa que trouxe bons frutos aos piauienses. Um exemplo é a Ponte Estaiada, que foi construída com o apoio do Governo, a duplicação da Ponte Wall Ferraz e a ampliação da Ponte da Primavera. Além disso, dezenas de servidores da saúde que atuam no Hospital de Urgência de Teresina são cedidos pelo Governo do Estado e, sem eles, o serviço ficaria comprometido.
Vereadores de oposição judicializarão contra PMT por causa de emendas
Por Sávia Barreto
A Procuradoria da Câmara Municipal de Teresina vai protocolar uma ação contra a Prefeitura da capital alegando que as emendas parlamentares de vereadores da oposição não foram implementadas. O presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (PSDB), relata à coluna que desde 2017 vem tentando que o município aplique suas emendas. Jeová é de oposição ao prefeito Firmino Filho. A ação também contempla outros parlamentares, como Dudu (PT) e Major Paulo Roberto (sem partido).
“A população nos cobra que a gente traga recursos para as regiões da cidade que temos atuação, e sem as emendas, que são impositivas e deveriam ser aplicadas independente de opção política, não temos opção a não ser judicializar”, pontuou Jeová Alencar. Ele relata ainda que quando as emendas são colocadas em prática, terminam tendo a autoria de vereadores da base e não da oposição.
Animado por pesquisa, MDB quer lançar Gilberto Albuquerque em 2020
Por Arimatéa Carvalho
Pesquisas eleitorais feitas pelo MDB mostraram grande potencial de votos para o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e ex-diretor do HUT, Gilberto Albuquerque. Por isso mesmo, o partido quer que ele saia candidato. Gilberto era ligado ao prefeito Firmino Filho, mas a relação esfriou desde que Gilberto foi tirado do comando do HUT.
No HGV, a gestão de Gilberto Albuquerque já produziu resultados de curto prazo: o número de cirurgias triplicou, merecendo elogios do deputado estadual Pablo Santos (MDB), que indicou o médico através da Fundação Hospitalar, do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e do meio médico em geral.
Solidariedade já tem 9 mulheres na chapa
Por Arimatéa Carvalho
Com a pré-candidatura da líder comunitária Nayra, do Grande Dirceu, o deputado estadual Evaldo Gomes chegou a nove mulheres na chapa de pré-candidatos a vereador do partido. Serão 14 mulheres na chapa do Solidariedade. "A presença feminina no nosso partido é efetiva", avisa o deputado.
Evaldo também pretende lançar candidatos a prefeito em 20 cidades do Estado no próximo ano, fortalecendo assim o Solidariedade em todo o Piauí.